Dicas

#thaisdonadecasa: 5 dicas para um dia a dia em ordem!

31/01/2018

O post de hoje é dedicado a um dos meus temas preferidos: morar sozinha! Mas quem ataca dessa vez é a #thaisdonadecasa! hahahaha Nele, quero dar 5 dicas para um dia a dia em ordem. Vem comigo!

Acho que já devo ter comentado por aqui algumas coisas do tipo antes, mas tenho certeza de que nunca reuni tudo num lugar só. O intuito é ajudar as marinheiras de primeira viagem a estabelecerem uma rotina agradável dentro de casa, sem estresse!

dia a dia em ordem

#1 Sujou, limpou

Parece tão básico sugerir isso, não é? Mas para alguém procrastinadora nem tanto! Eu mesma já fui essa pessoa. Hoje, vejo que a máxima do “sujou, limpou” é a que mais me ajuda aqui em casa. Não tem mais drama com nada! Exemplo: em vez de enfrentar um caminhão de louça pra lavar à noite, eu distribuo tudo em pequenas quantidades ao longo do dia, conforme vou sujando. Inclusive, estou aprimorando a técnica de cozinhar e ir lavando as coisas junto! Me sinto a minha mãe e é maravilhoso, hahahaha!

#2 Limpeza pesada x manutenção

Uma casa com menos tráfego de pessoas (leia-se: apenas você vivendo nela) precisa de muito menos limpeza do que se imagina. Aqui no meu apê, a diarista vem a cada 15 dias para limpar tudinho. Aí, quando dá uma semana que ela veio, eu mesma faço uma manutenção, que inclui dar um talento nos banheiros e na cozinha (coisa básica) e tirar o pó dos móveis se precisar. Algo que faço praticamente todo dia é passar aspirador – o meu é um da Makita sem fio, excelente pra isso! – por causa daquelas “lãzinhas” de pó que se formam no chão e dos cabelos que perco a rodo. Isso me toma 10 minutos!

#3 Saiu, arrumou

Esse tópico se parece bastante com o primeiro pela mecânica da coisa! Da mesma maneira que aqui é “sujou, limpou”, o “saiu, arrumou” também se faz presente. Muita gente me pergunta como é que minha casa está sempre organizada e isso é simples! Toda vez que faço uma baguncinha num cômodo (exemplo: maquiagens espalhadas na bancada enquanto me arrumo), antes de sair dele paro e coloco cada coisa em seu lugar. O mesmo vale pro escritório no fim do dia, pra cama quando acordo… Dá para usar pra tudo! Assim você evita aquele bolo de coisa para fazer de uma vez só, que desgasta qualquer um.

#4 Tarefas domésticas distribuídas

Tenha um dia certo para lavar as roupas, outro para ir ao supermercado e assim por diante! Quando você sabe que tem aquilo para fazer, simplesmente faz! Deixando tudo aleatório, corre-se o risco de não ter aquela camisa limpa ou ficar com a geladeira vazia, por exemplo! Aqui em casa eu lavo roupa duas vezes por semana por questão de espaço. E supermercado faço picadinho duas vezes por semana também porque carregar um monte de sacola de uma vez só estava me matando lentamente, hahahaha!

#5 Comida da semana

Nossa, isso tem salvado a minha vida! Parar uma vez por semana para cozinhar é uma beleza – faço toda sujeira de uma vez só e não preciso me preocupar com almoço/jantar nos dias mais corridos. Não sou muito da arte de congelar, mas como a geladeira é pouco aberta por aqui tudo se mantém firme e forte para consumo. Coloco as coisas em potinhos e vou me servindo de acordo com a vontade do dia. Essa dica é boa para quem trabalha em casa ou leva marmita pro trabalho!

Ah, Thais, mas você trabalha em casa!

Alto lá, mocinha! hahahaha Trabalhar em casa não significa que eu paro aleatoriamente no meio do dia para fazer tudo isso não! Da mesma maneira como quem trabalha fora age, tenho os momentos certos para cuidar das coisas por aqui – senão me perco e fico nessa função! Muitas das sugestões que estão nesse post aprendi com a minha mãe, que criou 3 filhos enquanto trabalhava fora e estudava à noite. Ou seja, tem jeito pra tudo sim e ela é meu maior exemplo (como é que sozinha vou deixar de fazer?).

Espero ter ajudado você a colocar o dia a dia em ordem com essas dicas! <3

Foto: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

15 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 31/01/2018 às 10:07

    otimas dicas mulher
    Serve ate para donas de casa, e eu que moro com meus pais ajudo a manter o ordem da casa assim, e ensino minha sobrinhas que sempre estão po la fazer isso
    beijos linda

  • responder Maiara 31/01/2018 às 13:35

    Thais, qual o modelo mesmo do aspirador? Entendi que é sem fio mas sabe qual é o modelo? Menina, o tanto de cabelo que cai não tá escrito! Obrigada!

  • responder Julia 31/01/2018 às 14:48

    As pessoas falam mal da rotina, mas ela tem proposito e ajuda bastante neh? Claro nao da pra se deixar engolir por ela, mas ela eh tao importante pra gente nao se afogar na bagunca…

  • responder FERNANDA LUCENA 31/01/2018 às 14:57

    Esse post era o que eu precisava pra desafogar minha vida!
    Tava falando esses dias que precisava de uma ‘luz’ pq n aguento mais ficar pra lá e pra cá em casa, limpando e arrumando. Sei q c uma criança de 3 anos em casa a bagunça é garantida mas qria uma forma de minimizar e poder aproveitar mais estar em casa!

    Bjooos

  • responder Fernanda Luz 31/01/2018 às 19:18

    Otimo ! Me ajudou muito

  • responder Fernanda Luz 31/01/2018 às 19:20

    Muito obrigada ! Ajudou muito

  • responder Daniele Rosa 01/02/2018 às 17:05

    Adorei as dicas, a pesar de não morar sozinha (marido e filha de 3 anos), vou aproveitar pra rever minha rotina, acho q vai agilizar bastante!

  • responder Aline 03/02/2018 às 12:03

    Thais, qual o modelo do aspirador? Procurei pela marca mas existem vários tipos… obrigada!

  • responder Leituras da semana | Frugalidades 04/02/2018 às 13:21

    […] ? 5 dicas para manter a casa em ordem no dia a dia […]

  • responder Livia 18/02/2018 às 02:15

    Esse aspirador é de qual modelo?? A bateria dura bem e ele limpa direitinho?? Preciso de um vertical e adoraria saber se esse é bom! Obrigada!

    • responder Thais Marques 19/02/2018 às 13:11

      Livia, é um aspirador da Makita que funciona a bateria. Super prático, recomendo! 🙂

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB