Dicas Filmes

5 filmes baseados em fatos reais pra você dar aquela choradinha hoje!

02/07/2017

Se tem uma coisa que eu adoro é assistir a filmes baseados em fatos reais (seja contados antes em algum livro ou inéditos pro cinema)! E como andei vendo 2 desse tipo recentemente, resolvi fazer uma listinha de 5 – extensível para mais sempre! – dos que me emocionaram. Aproveita que hoje é domingo, pega a pipoca e dá aquela choradinha gostosa também!

filmes baseados em fatos reais

Intocáveis (2011)

Não confunda esse com “Os Intocáveis” (1987), aquele filme do Brian de Palma que traz Robert De Niro como Al Capone, um gângster que existiu de verdade também. Esse longa é ótimo, mas não é o caso aqui! Tô falando apenas de “Intocáveis” (2011), um filme francês que conta a história de amizade entre um cara da periferia de Paris – hilário, por sinal – com um tetraplégico milionário. O filme é muito sensível e bonito – chorei feito criancinha assistindo! Vi que está disponível no Telecine Play, dentro do NET Now, que é o que tenho aqui em casa, e também no Netflix.

Lion: Uma Jornada para Casa (2016)

Vamos falar de um filme que me fez chorar nível hard! Não tinha visto “Lion” (2016) quando estreou nos cinemas, então corrigi esse terrível erro dias atrás. Que longa mais lindo, sério! Ele conta a história verdadeira de um menino que se perdeu da família ainda pequeno e é adotado por pais australianos. Depois de anos vivendo bem, ele se dá conta de que precisa reencontrar suas origens. Menção honrosa para o ator mirim que interpreta Saroo quando criança – meu Deus, que criaturinha mais FOFA! <3 O filme está disponível para locação no NET Now por R$ 5,90 e tem ~DE GRÁTIS~ (pra assinantes, claro) no Netflix.

Na Natureza Selvagem (2007)

Esse é um favorito dos aquarianos! hahahaha Brincadeiras à parte, “Na Natureza Selvagem” (2007) é excelente para nos fazer lembrar do nosso lugar de privilégio no mundo – e olhar com mais empatia para tudo e todos que nos cercam. Christopher McCandless decide abandonar a zona de conforto e desaparecer pelos Estados Unidos em busca de quem é em essência. Depois de muitos encontros e aventuras, adota um novo nome: Alexander Supertramp. O filme é muito bonito e, para alguns (como eu), traz revelações importantes sobre a própria vida. Disponível no Netflix.

12 Anos de Escravidão (2013)

Me dói só de imaginar a época da escravidão tanto aqui quanto fora do Brasil. Agora pense em assistir a um filme baseado em fatos reais em que uma pessoa negra, já livre, é capturada e vendida como escrava – e assim permanece por 12 anos! Esse longa é extremamente tocante e muito difícil de assistir. Tem cenas bastante realistas, de cortar o coração. Mas, como o título mesmo sugere, há uma redenção ao fim. Prepare a cabeça (e o lencinho) para esse se quiser assistir! “12 Anos de Escravidão” (2013) está no Netflix e no Telecine Play.

O Discurso do Rei (2010)

Nossa, me lembro de ter assistido a esse filme no cinema e ficado muito emocionada (ao fim, devo dizer). Ele trata da história de um rei inglês – George VI – que enfrentou, de verdade, problemas sérios de gagueira, o que o impedia de falar em público. Depois de um tratamento de choque com um especialista – que rende momentos bem engraçados, inclusive – ele precisa encarar seu primeiro desafio: posicionar o reino em relação à guerra iminente. Colin Firth está perfeito nesse longa, PERFEITO! “O Discurso do Rei” (2010) é mais chatinho de encontrar, mas a nossa leitora Amanda disse que entra esse mês no Netflix, olha que beleza (valeu, guria!). <3

E então, gostou das indicações? Qual dos filmes baseados em fatos reais é seu favorito de todos os tempos?

Aproveita esse domingo cultural e rola a tela para baixo porque a Marina indica num post 5 autoras mulheres que ela adora ler!

você pode gostar também destes posts

30 comentários

  • responder Andressa 02/07/2017 às 14:42

    Lion é demais <3

  • responder Amanda 02/07/2017 às 18:48

    O Discurso do Rei entra esse mês na Netflix

  • responder Virgínia 02/07/2017 às 23:38

    Como assim disponível de “graça” no netflix e net now? Ambos são serviços pagos rs.

  • responder Mel 03/07/2017 às 09:27

    Thaís!! 2 filmes tb baseados em fatos reais e q eu recomendo demaaaais são: Livre, com a Reese Whiterspoon, ela tá MARAVILHOSA!! E o filme realmente mexe com vc… E o q eu assisti esse fds é Temple Grandin, não é novinho, mas olha.. que filme!! Chorei bicaaas.. com a Claire Danes, tb maravilhosa!! Assiste e me fala! Esse segundo, faz vc ver certas coisas com outros olhos! É isso… Bjão!!

    • responder Thais Marques 03/07/2017 às 16:06

      Mel, adorei as dicas! Não vi nenhum desses e já estão anotados aqui! <3

  • responder Adriana 03/07/2017 às 09:54

    Os filmes “Até o último homem” e “Invencível”tbm são muito bons….e Lion é muuuito legal!!bjs Thaís

  • responder Márcia Daniella 03/07/2017 às 10:53

    “Intocáveis” é mesmo muito lindooooo

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 03/07/2017 às 10:58

    acredita que nunca gostei de filmes baseados em fatos reais?
    exatamente pela maioria ter final triste
    beijos sua linda

    • responder Thais Marques 03/07/2017 às 16:11

      Mas menina, nem sempre são, viu? Tirando um deles, todos têm um final muito bonito! 🙂

  • responder Michele Bdz 03/07/2017 às 11:18

    Lion é mesmo de chorar… assiti por recomendação da Lara Nesteruk e amei!!

  • responder Carina 03/07/2017 às 12:03

    Quero muito ver O Discurso do Rei! quando parei pra pensar, que descobri: é sobre o pais da Rainha Elizabeth! Vi a série “The Crown” e adorei! O Rei George é um dos personagens mais marcantes, pra mim.

  • responder Fabiana 03/07/2017 às 12:06

    Oi Thais,
    Eu amo filmes baseados em fatos reais, mas confesso que eu preciso me preparar psicologicamente para os dramas, mexem demais comigo.
    Assisti Into the Wild semana passada e gostei muito do filme, mas confesso que a história me deixou brava com o personagem. Ele é um cara muito teimoso e como mãe me deixou brava!
    Ontem assisti Lion e achei ainda melhor, chorei horrores, mas vale cada lágrima, que filme lindo.
    Vou ficar uma semana remoendo cada cena.
    Já assisti os outros também e fiquei com vontade de rever o Discurso do Rei, porque confesso que não me lembro mais.
    Esse Intocáveis é simplesmente perfeito, é um filme muito sensível e bonito, difícil até acreditar que seja baseado em fatos reais.
    Beijos
    Fabiana

    • responder Thais Marques 03/07/2017 às 16:18

      Também preciso de um certo preparo psicológico, como você! hahahaha O 12 Anos de Escravidão foi TENSO! Beijo, querida!

  • responder Xica 03/07/2017 às 13:06

    Lion e Intocáveis <3 assisti os 2 várias vezes e sempre choro, lindos <3
    Na natureza selvagem tb, sou aquariana!! hahaha , verdade, esse filme é ótimo e tb chorei mto, que trilha sonora tb, tudo de bom!
    Já anotei pra ver os outros 2… Doze anos de escravidão já fiquei comovida de ver o trailer..
    Outros filmes mto bons são "Até o último homem", que já foi citado nos comments, e O homem que viu o infinito, como o Dav Patel mesmo ator de Lion, vale a pena!

  • responder Isabel 03/07/2017 às 14:15

    Assisti O Discurso do Rei e adorei. Até me identifiquei um pouco com a gagueira! Realmente Colin Firth está ótimo.
    12 Anos de Escravidão é excelente! Lupita Nyong’o me fez chorar nas duas vezes que assisti. Recomendo fortemente o livro também!

  • responder MARCELA A OLIVEIRA 03/07/2017 às 15:33

    Sem querer ser chata mas já sendo… baseado em histórias reais ou em fatos (se o reais). Se é fato é pq é real. Aprendi depois de anos cometendo esse erro nos meus textos…

    • responder Thais Marques 03/07/2017 às 15:34

      É um vício de linguagem mesmo e acabei me esquecendo disso, hehehehe

  • responder Júlia M. 03/07/2017 às 22:11

    Já adicionei todos na minha listinha!
    Mudando de assunto..
    Thaís, vi o post da busca do gloss perfeito que não cola nem transfere .. ele existe!
    É da marca lip sense… Você pode esfregar a boca em qualquer lugar que não sai nem cola! Experimente!!

    • responder Thais Marques 10/07/2017 às 12:04

      Júlia, tem razão! Outra leitora me lembrou deles no post! QUERO/PRECISO, hahahaha!

  • responder Raquel 04/07/2017 às 09:40

    Estou em casa por conta de uma mega gripe e vendo essas preciosidades. 12 anos de escravidão é fantástico. Agora tô vendo Lion.

  • responder Miriã Andrade 10/07/2017 às 13:20

    Ainda não assisti nenhum desses, e olha que tem alguns clássicos aí, né?! Vou aproveitar que estou de férias e assistir! 😉

  • responder Mike De Paula 13/10/2023 às 22:00

    Obrigado pelas dicas, ainda não conhecia Na Natureza Selvagem

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB