Dicas

5 dicas para uma casa organizada!

22/03/2017

casa organizada

Sempre me considerei uma pessoa organizada, mas com alguns momentos meio rebeldes, digamos assim. Nunca tive que ouvir minha mãe dizer “Thais, vai arrumar teu quarto que tá uma zona”, por exemplo, ao passo que, às vezes meio desanimada da vida, deixava a bagunça se acumular até baixar a Micaela Góes que existe em mim novamente, hahahaha!

A verdade é que, depois que vim morar sozinha (logo mais completo 2 anos nesse apê!), senti a necessidade de ser mais vigilante com a minha própria forma de dispor as coisas pela casa. Vejam, uma coisa é ter que arrumar um quarto – outra bem diferente é ajeitar as coisas em nada menos do que cozinha/lavanderia, 3 salas (jantar, TV e escritório), 2 quartos (de dormir e closet) e 2 banheiros!

Não, não moro numa mansão, hahahaha! Apesar de o apartamento ser relativamente pequeno, se for deixando a zona se acumular meu trabalho multiplica por 9, entendem? Por isso, coloco, a partir de agora, 5 dicas bem práticas para uma casa mais organizada! Bora lá!

5 dicas para uma casa mais organizada

#1 Tudo em seu lugar

Observem que se a gente tiver um lugar bem definido para colocar tudo o que temos, vai ficar infinitamente mais fácil de devolver algo que foi tirado da posição original para uso. Por isso, aqui em casa, meus documentos e papéis estão em pastas, cada gaveta da cozinha abriga uma categoria de utensílios, o closet tem espaços bem certinhos para cada tipo de roupa – e por aí vai.

#2 Tirou, devolveu

Essa dica tem tudo a ver com a primeira: quando tirar algo do lugar original, é preciso fazer o caminho contrário depois do uso! E para isso eu me policio de verdade – geminiana que sou, corro muito o risco de ficar sambando na minha própria liberdade e deixar sutiã em cima do sofá, copo no quarto, grampo de roupa na sacada, etc. Aí já viram, né, a casa fica um pardieiro!

#3 Mas e a mesa do escritório?

Já li bastante essa pergunta vinda de vocês por aí. Minha mesa é bem minimalista, mas CLARO que ela fica bagunçada enquanto estou trabalhando – afinal, criatividade não se exercita num ambiente todo certinho, né? Faço sempre toda a zona que for preciso, mas religiosamente, ao fim do dia, coloco tudo de novo no lugar certo – e, de quebra, ainda passo um paninho no vidro, que fica todo marcado!

#4 Sobre as coisas chatas

Tem umas tarefas domésticas que são um pé no saco, tipo lavar louça, arrumar a cama, passar uma vassoura no chão (não sei vocês, mas eu odeio, hahahaha)… Só que né, uma hora ou outra a gente vai ter que fazer! Por isso tenho me obrigado a realizá-las com frequência, assim não preciso deitar numa cama bagunçada, lidar com toda a louça da casa na pia e com uma montoeira de pó e cabelo no chão.

#5 Organização é para todos

É lógico que manter a casa organizada fica infinitamente mais fácil se isso depende apenas de uma pessoa. Quando se mora com amigos, família ou parceiro(a), é preciso que essas demais partes sejam também responsáveis pela manutenção da ordem. Por isso, sintonizar as coisas é fundamental. Tenho certeza de que quando os benefícios forem percebidos não vai ser assim tão árduo dividir as tarefas!

Para mim, uma casa organizada é sinônimo de organização interna, sabiam? Acredito mesmo no poder da ordem para que a gente se sinta mais feliz, confiante e preparada para tudo. Fora que dá para economizar um tempão localizando as coisas!

Espero que tenham gostado – quem tiver alguma dica infalível me conta nos comentários, please?

Imagem: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Márcia Daniella 22/03/2017 às 16:05

    Tô lendo Marie Kondo e já achei que me ajudou bastante. Amei seu post! É mais um incentivo pra eu tomar jeito, rs, rs. Ou melhor, pra minha casa tomar jeito, rs, rs.

  • responder Julia Kubrusly 22/03/2017 às 16:05

    Eu sou muito desorganizada (apesar de virginiana, vc vê hahahaha), muito mesmo, mas por incrível que pareça, não deixo a bagunça se acumular na casa toda não, só meu quarto que fica zoneado mesmo… com certeza porque é a parte da casa que mais fico… então bagunça tem muito por aqui (e eu até queria ser mais organizada, mas convivo bem com a bagunça rs), mas sujeira não… não uso a desorganização como desculpa pra não limpar a casa não… claro que no dia da faxina tem que dar uma organizada, então não fica coisa no chão e tals, mas dentro do armário… hahahah

    • responder Luciana 22/03/2017 às 16:14

      Sou uma virginiana igualzinha!!

  • responder Vânia 22/03/2017 às 17:24

    Oi Thaís! Eu adoro organizar as coisas, mais do que limpar. Mas, uma coisa leva a outra não é mesmo? Gosto bastante de visitar as lojas de utilidades domésticas, sempre que posso entro em uma, já achei soluções para pequenas bagunças só de ver organizadores, e outros acessórios simples e que fizeram a diferença, como cabide de porta ou organizador de maquiagem. Também sou fã do livro a Mágica da organização, vc já leu?

    http://www.ziperchique.com.br/2017/03/6-edicao-da-beauty-week-os-saloes-mais.html

  • responder Claudia lopes 22/03/2017 às 17:57

    Meninas
    Por favor
    Podem me ajudar
    Qual melhor anti idade vocês indicam ?
    Estou usando skinceutcals blemish + age defense
    Faz um ano dermato me indicou
    Mais pelo que vejo ele seria mais para acne
    Tem outros da skin mais caros infelizmente, mais que parecem surgir mais efeito
    Ja testaram ?
    Qual vcs usam ?
    E para área dos olhos ela me passou physiolitf da avene
    Tenho 33 anos
    Beijos
    Obrigada

  • responder Monique 22/03/2017 às 18:22

    Adorei essas dicas, coloco algumas em prátia em casa e realmente são pequenas coisas que fazem a diferença, sobretudo quando se e, por natureza, uma pessoa bagunceira.

    Adoro esse tipo de post Thaís!
    beijo

  • responder Myrian 22/03/2017 às 22:00

    Adorei as dicas, mas sou uma desordeira por natureza. Agora, acho organização e disciplina fundamentais, s´po que ainda não consegui chegar lá…rs

  • responder Elisa Alecrin 23/03/2017 às 02:28

    Passei a ser mais organizada (ou menos bagunceira) de uns tempos pra cá. Se tá tudo muito bagunçado ao meu redor eu nem consigo começar a trabalhar. Fico confusa, perdida. Pra executar bem minhas tarefas percebi que era imprescindível eu manter as coisas em ordem. Tem funcionado. Mas daí fiquei duas semanas doente, perdi o ritmo e tô tentando recuperar. Não tá fácil, mas vai rolar uma hora ou outra.

  • responder Michele Bdz 23/03/2017 às 08:28

    Socorroooooooooooo… e como faz quando a casa já tá virada num pardieiro e nem sei por onde começar?
    Fiquei um tempo bem desligada e desgostosa com minha casa.. resultado? Tá uma zona generalizada…

    e pior q nem sei como fazer pra deixar tudo no seu devido lugar… :/

  • responder Carolina 24/03/2017 às 11:46

    Bem isso, viu!? Estou morando sozinha (com meu noivo) a três meses e também sigo a risca estes pequenos detalhes. Fazem toda a diferença pra um ambiente agradável de morar! hehe Beijos

  • responder Leituras da semana | Frugalidades 26/03/2017 às 10:00

    […] ? 5 dicas para uma casa organizada […]

  • responder Miriã Andrade 31/03/2017 às 21:11

    Depois que fui morar sozinha a organização meio que deixa a desejar, haha, mas na medida do possível a gente consegue organizar as coisas! Adorei as dicas! 😉

  • responder A casa está uma zona! Por onde começo? 19/07/2017 às 20:31

    […] Quem tá sempre de olho no blog sabe que no começo do ano fiz um post com 5 dicas para uma casa organizada – se você não viu, manda bala, tá aqui! […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB