Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

A quem quero enganar: eu adoro sapatos! Não sou lá uma Claudia Raia com a minha coleção porque quando gosto de um par uso até destruir, hahahaha! Fora que estamos falando de um acessório que não é necessariamente barato, né? Mas a verdade é que, escolhendo bem, dá para ter poucos e bons e no armário e usar em várias ocasiões!

Tipos de salto

Pensando nisso, meu post de hoje traz um dossiê completinho sobre os tipos de salto. Também sugiro onde usar cada um! Lembrem-se de que não tem regra e todo deve usar aquilo com que se sente bem. São apenas ideias para quem fica às vezes um pouco perdida na hora de escolher entre tantas opções!

Flat

tipos de salto

Os saltos flat aparecem em sapatilhas e rasteirinhas e são bons para quem não está com vontade de adicionar centímetros à altura. As sapatilhas são ótimas para o dia-a-dia, inclusive no trabalho! Em festas, vale apostar nos modelos de bico fino ou oval, em materiais nobres e com aplicações de pedraria, por exemplo. Já as rasteirinhas costumam ter propósito mais informal. Geralmente, têm associação com dias quentes e ocasiões descontraídas. Mas rola colocar em ocasiões especiais também (vejam no link a seguir)!

Nesse post, mostro 22 modelos de flats para festa, entre sapatilhas e rasteirinhas.

Kitten heel

tipos de salto

Kitten heels são saltos finos de 3,5 a 5 centímetros levemente curvados. O estilo foi popularizado pela atriz Audrey Hepburn durante os anos 60, apesar de seu surgimento ser associado às adolescentes da década anterior que ansiavam por usar saltos altos. Estamos falando de um clássico que fica excelente em coquetéis, festas e também na rotina de trabalho, por ser mais confortável que os saltões. No começo eu implicava um monte com eles porque achava que não eram nem lá, nem cá. Mas que besteira! Querem ficar chiques? Vão de kitten heel!

Stiletto

tipos de salto

Ou o mais impossível de andar, hahahaha! Equilibrar-se num par de stilettos requer muita prática e ó, bato palmas para quem consegue sem querer tirar 5 minutos depois. Finos e muito altos (podendo passar dos 15 centímetros), eles são comumente associados à sensualidade feminina – mas o que é sexy está na cabeça de cada um de nós, homens ou mulheres, né? Que aguenta ficar nas alturas pode escolher usá-los num dia mais formal no trabalho, apesar de serem comumente vistos em scarpins e sandálias glamourosas de festa.

Grosso

tipos de salto

Saltos grossos podem vir baixos ou altos, dependendo do modelo do calçado em questão. Em botas e sapatos fechados, quando baixos, conferem mais peso ao visual, o que pode ser bem interessante dependendo do propósito de cada uma (por exemplo, acho bacana algo mais “sério” nos pés fazendo contraponto a uma roupa levinha). Quando altos, em scarpins e sandálias, dão força ao look (pelo menos na minha cabeça). Ficam super bem em situações do dia-a-dia quando se quer mais conforto, mas, ainda assim, altura.

Anabela

tipos de salto

Anabelas não são como plataformas. A diferença está nas alturas: enquanto plataformas possuem o salto distante do chão em todo o comprimento da sola, anabelas são mais altas perto dos calcanhares e flats perto das pontas dos pés. Ficam lindíssimas em forma de espadrilles, conferindo toque romântico ao visual. Acho uma opção interessante para ocasiões informais, como almoço com as amigas, um passeio com os pais ou aquele cinema com o namorado. Ultimamente não tenho visto tantas para vender, mas quem tem no armário pode aproveitar!

Procurei colocar os tipos de salto mais comuns que vemos por aí. Diria que esses são os mais clássicos! Mas também existem outros, como o vírgula, o cone, o geométrico… E assim vai. Quem tiver dúvidas, me conta nos comentários!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
15 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Márcia Daniella

    Também amooo sapatos. Infelizmente nunca fui boa em me equilibrar em saltos muito finos, mas acho belos.

  2. Deise

    Qando era adolescente conheci o modelo kitten hell como salto de velha kkkkk, ai agente vai ficando mais velha e quando lê a matéria percebe que tem um no armário… chocada!!!!!!!

    • HAHAHAHAHAHAHAHA, guria, eu era igualzinha. Odiava na adolescência, hoje adoro!

  3. lurdes

    Muito bom o post,muito bem explicado. Tira a dúvida de muitas mulheres,inclusive a minha. Amo sapatos.

  4. Priscila

    Hahaha eu também achava o kitten hell de velha…mas como proceder se você não aguenta usar salto alto mas não quer ficar na simples sapatilha? Apela pro de velha haha

    • Pô, é chique, vai? Coisa de mulher madura! hahahaha

  5. como sempre..Vcs arrasam nas dicas MARA
    mais eu sou fã de uma sapatilha e rasteira,

  6. Anna

    Eu trabalhava de stilletos, desde sempre, mesmo antes de ter carro e andar de bus e metrô. Aí fiquei grávida e na consulta de 7 meses a médica falou: “que sapato de salto é esse? Tá doida? Tire já”.
    Pois bem, só fui por outro no batizado dela com então 6 meses, simplesmente morri. Gente que dor.Não sei como lembrei o meio de andar…. e agora como estou trabalhando de casa, não uso nunca! E a sapateira tá cheia deles, mas não dou mais conta pq só corro e ainda tem a bb. Mas ainda amo, quando saiu a vip da Flavia Alessandra fui correndo pra Arezzo comprar o sapato dela…nunca usei!

  7. Gabriela R. Salomon

    Eu simplesmente não gosto de usar salto alto. De nenhum tipo. Não me sinto bem, então prefiro os saltos baixos. Nada como uma sapatilha *o*

  8. Fernanda Gabriela

    Meu salto preferido é o anabela!!!!!! Acho lindo, feminino e nada afetado, sem contar que não cansa tanto os pés.

  9. Dificilmente uso saltos, já fui do tipo que abre mão do conforto pra ter sapato bonito, mas hoje em dia prefiro o mais confortável. Só uso salto em festa mesmo… até pq minha realidade sempre inclui andar muito e correr atrás de ônibus.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  10. Vanessa

    Acho lindo saltos altos, mais para o dia a dia prefiro a sapatilha. Já sou alta, quando uso salto fico me achando mais alta ainda.

  11. Miriã Andrade

    Adoro saltos, mas estou num momento mais sapatilha mesmo, hehe.

  12. amo demais os saltos..
    pena que a dor me impossibilita de usar mais vezes!! :/