Publieditorial

*Desabafa: como lidar com assédio masculino?

30/07/2015

Pense bem: quantas vezes você não atravessou uma rua para evitar um grupo de homens, porque sabia que iam mexer com você? Ou deu a volta na quadra para evitar passar na frente de um bar ou de uma obra e não ter que lidar com olhares ou assédio masculino? Ou já teve que ouvir desaforos de um cara na balada porque você conversou numa boa, mas depois resolveu voltar a dançar com as amigas?

Outro dia mesmo vi um vídeo de uma garota norte-americana que resolveu fazer um experimento sobre isso: ela resolveu se filmar enquanto andava pelas ruas de Nova York justamente para mostrar o assédio masculino e o resultado foi assustador – em dez horas, mais de cem homens a assediaram verbalmente. E nessa conta nem entram os assobios e piscadas, viu? Ou seja, esse é um problema que mexe com todas nós, independente de onde vivemos – estamos todas juntas nesse barco. Não gostamos dessa situação, mas como mudá-la?

Sei muito bem (e acredito que vocês também) que temos os mesmos direitos de ir e vir que qualquer homem, mas às vezes não vale a pena se estressar ou se incomodar, e é por isso que às vezes também atravesso a rua mesmo sabendo que não deveria. É uma questão complexa, mas que merece ser discutida para que nossas filhas e netas vivam mais livremente. Sem medo.

Esse é mais um dos temas que Carefree propõe para a gente discutir na campanha Desabafa Entre Amigas, uma websérie criada justamente para por em debate vários assuntos como esse do post. A marca acredita que é mais fácil a gente superar nossas inseguranças juntas, debatendo e discutindo assuntos que são parte do nosso dia a dia, ou vai dizer que você não se sente melhor quando desabafa e ouve em resposta um “eu tambéééém!’. Parece até que o problema diminui, né?

E vocês, o que pensam do assunto?

você pode gostar também destes posts

36 comentários

  • responder Moniq 31/07/2015 às 00:32

    É uma bosta mesmo e nem podemos falar nada, senão, dependendo do cara, ainda corremos risco. Esse post me lembrou a tática do dentinho, depois pesquisem!

  • responder Fernanda 31/07/2015 às 00:58

    É realmente um incômodo, mas não acho que a gente (mulheres) tem que ficar desabafando sobre isso, e sim que os homens tem que ser incluídos nessa questão. Já briguei diversas vezes com meu namorado porque ele falava (fala) “ah vai, para de reclamar. No fundo você gosta, se sente gostosa.” São eles que tem que aprender que não é gostoso, é um incômodo e que sentimos medo quando estamos sozinhas na rua e vem um monte de homem mexer.

    • responder Heloisa Carvalho 31/07/2015 às 08:13

      Como se a gente precisasse de um estranho falando algo nojento pra gente se sentir “gostosa”, né? Empatia zero desse rapaz… O meu marido não entendia porque as mulheres reclamavam (mas não dizia que a gente gostava), mas depois que eu contei as minhas experiências, ele percebeu o quão ruim é e até fala sobre isso com os colegas que ainda não “caíram na real”.

  • responder Raissa Bellei Folador 31/07/2015 às 01:15

    Aproveitando a deixa pelo post ser patrocinado pela Carefree, Marina, Thaís e Sabrina: alguma de vcs já usou coletor menstrual da inciclo? Qual a opinião a respeito? Acho que vou adquirir esse mês. Alguma de vcs leitoras tb já usou? Acompanho diariamente o blog <3

  • responder Karla ludwig 31/07/2015 às 02:53

    Eu já criei até fobia de andar na rua
    Quando eu saio ..eu coloco um fone no ouvido e óculos escuros …só pra nao me estressar
    Tem certos tipos de roupa que eu tento evitar de sair …tenho o bumbum grande
    Sempre saio com um casaco ou blusa pra tapar .

    Tenho nojo de cantada!

    • responder Luciana 11/04/2022 às 07:59

      Sofro dese mesmo mal!Ter o bumbum grande!Fico tão triste se eu pudesse não tinha nada!?

      • responder Luciana 11/04/2022 às 08:03

        Sofro desse mesmo mal!Ter o bumbum grande!Fico tão triste se eu pudesse eu não tinha nada!O pior que moro em frente a um bar e a uma oficina,sofro agressões verbais todos os dias.Nunca dei motivos para isso.Eu não aguento mais,estou pensando em mudar de cidade .?

  • responder Izabel 31/07/2015 às 06:47

    Ser mulher em qualquer parte do mundo ainda é difícil.
    É indignante ser colocada em posição de objeto, inferior a um homem.
    Infelizmente ainda sou pessimista e não acredito que as coisas vão mudar tão cedo.

  • responder Márcia Daniella 31/07/2015 às 07:35

    É uma das coisas mais lamentáveis que os homens praticam. E já ficou comprovado que eles fazem isso em vários tipos de circunstância e cultura. É algo muito triste. Um debate sobre o assunto é sempre bom, já que somos vítimas disso a vida toda.

  • responder Michele Bdz 31/07/2015 às 08:00

    Lamentável isso!
    Infelizmente é uma realidade!!!
    Aqui em Curitiba essa violência (porque pra mim é uma violência) está tomando proporções que eu nem imaginava que um dia veria..

  • responder Heloisa Carvalho 31/07/2015 às 08:09

    Eu desabafo mesmo, mas é na cara do animal que falou alguma m****. Também já estou ficando com fobia de sair na rua, só por saber que eu posso estar de burca que ainda assim algum ~ser~ vai falar alguma coisa. Acho que mais do que falar entre mulheres, temos que falar com os homens do nosso convívio, eles tem que perceber o quão desprezível é esse tipo de atitude.

  • responder gleika bernardo 31/07/2015 às 09:15

    ai ai..essa eh uma das piores coisas que os homens de uma maneira geral praticam..independente de cultura e nivel de escolaridade…pior foi uma vez ter que escutar…ai mas, se ninguem mexesse nao era pior…aff..

  • responder Juliana Gonçalves 31/07/2015 às 09:25

    sempre me senti muito mal com esses “olhares” e “cantadas” recebidas por aí, e o que mais me dói é ver meu irmão fazer isso. eu falo, eu explico, eu digo que é assédio, que é errado e até mesmo criminoso, mas ele insiste em dizer que não faz nada de errado, que não tá atacando ninguém, apenas “admirando a beleza”. assim como a maioria dos homens, ele não aprendeu que admirar uma mulher e assediá-la são coisas distintas, e volta e meia reproduz esse comportamento horroroso.

    acho que a gente tem que desabafar sim até porque já ouvi muitas mulheres falando que as tais cantadas são boas pra nossa auto-estima (!!!!), que se vc passa por uma obra e nenhum pedreiro te “elogia” é pq tem algo de errado contigo, e se algo mais grave acontecer é pq a mulher fez por merecer (roupa mto curta, ou mto decotada, ou qq outra coisa)! absurdo TOTAL. tem que conversar a respeito pra explicar que tá errado isso, temos que expor essa situação pra convencer homens e mulheres que não é legal ser assediada na rua, na balada, em qualquer lugar.

    atualmente trabalho num lugar com maioria esmagadora masculina (uns 7 homens pra cada mulher) e, infelizmente, almoço só na minha sala com meus colegas de setor. nas primeiras semanas, tentei comer no refeitório com a galera; mas dentre os que vinham conversar apenas por educação ou pra fazer amizade, percebia uns caras estranhos meio que com segundas intenções e por conta disso desisti da convivência. até cheguei a achar que era neura minha, exagero ou algo do tipo, mas ouvi dos meus colegas de longa data (HOMENS) que é assim mesmo, sempre foi e sempre será: os caras não podem ver mulher que se assanham e perdem a noção, e eles inclusive me recomendaram estar sempre acompanhada por alguém de confiança.

    horrível, né? mas é a realidade.

    • responder Ana 31/07/2015 às 11:33

      Marina, fico muito feliz que você e as meninas venham trazendo essas discussões importantes e fundamentais para o blog. Só tenho a agradecer. Precisamos falar mesmo sobre essas coisas mesmo, para que filhas e netas sejam livres, ou um pouco mais, talvez. Mas sobretudo, prestar mais atenção nos amigos, namorados, maridos, filhos e netos. Não dá mesmo para ter filho com um cara que vai querer perpetuar essa porcaria toda com os filhos.

      Muito bem colocado, Juliana. E quanto a parcela das mulheres que dizem gostar do assédio, eu tenho certeza que também ficam com medo, acredito muito que falem isso para causar e falam isso sem pensar. Porque é uma coisa horrorosa e violenta. É puro controle e não tem absolutamente nada a ver com “apreciação”.

      Essa semana mesmo fui assediada por um velho asqueroso numa loja. Ele tinha acabado de assediar a moça do caixa e veio me assediar. Falei um monte na orelha dele e o patife ainda acha que eu tinha que agradecer o assedio, eles acham que o escudo da idade os protegem. E não que isso fizesse alguma diferença, mas: eu estava com o meu namorado do lado. Nada freia o abuso desses desgraçados.

  • responder Fernanda Gabriela 31/07/2015 às 10:15

    Isso é algo cultural e grotesco. Cabe a nós ensinar aos mais novos os valores do respeito e da consideração. Eu, normalmente, até evito me arrumar muito ou sair de saia/vestido quando vou a certos lugares. Até no trabalho vejo esse assédio acontecer (quem trabalha atendendo ao público sabe do que eu falo) e é ultrajante.

  • responder Julia 31/07/2015 às 10:32

    Engraçado me peguei pensando sobre isso ontem, como tem gente que acha que isso faz bem pra auto estima? E muito constrangedor, é nojento e péssimo. Não só quando falam algo ou quando olham sua bunda é horrível! Me sinto muito mal de andar na rua por isso, eu evito certa roupas também.

  • responder joyce ribeiro 31/07/2015 às 12:05

    Eu não mudo mais o meu percurso por causa de um grupo de homens ou uma obra na rua, somente mudo quando vejo que pode ser perigoso, como assalto etc.
    Antigamente eu ia para o outro lado da rua para evitar esses tipos de “cantadas”, quando passo na frente de uma obra ou bar e alguém mexe comigo só respondo “me respeita”.
    Apenas isso. E eles se calam.
    Acho que precisamos revidar esses assédios, e não mudar o percurso ou apenas ouvir calada.
    Quando menor minha mãe apenas me falava “ignora, anda mais rápido e ignora.” Raramente faço isso hoje em dia.

  • responder Bárbara Miranda 31/07/2015 às 12:08

    Ótima ideia da Carfree! Vou da uma conferida!
    Tbm odeio essa cantadas nojentas…trabalho perto de um estadio de futebol, então nos dias de jogo é uma tortura voltar pra casa, além do transito tem esses caras idiotas. Mas o que me supreendeu foi uma situação que aconteceu no ultimo jogo. Quando sai estava tudo muito cheio, fiquei em um canto esperando meu taxi chegar e todos que passavam mexiam comigo, até que passou um grupo de homens e um deles soltou um “elogio” e o amigo deu um tapa nas costas dele e falou pra ter mais educação. Achei a atitude incrível!A vdd é que não deveríamos ficar surpresa com homens educados, mas do jeito que estão as coisas…

  • responder Paola Alves 31/07/2015 às 13:13

    Quando vou passar em algum lugar que tem um grupinho de homens já fico até tensa, afe! To adorando essa campanha e acho que isso deveria ser propagado no meio deles também, sabe? Blogs masculinhos, revistas masculinas.. http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Ana 31/07/2015 às 14:19

    O foda é que não importa a gente falando pros homens que NÃO GOSTAMOS, eles acham que a gente tá mentindo e que gostamos sim! Dá muito ódio! E aí usam argumento de “tem mulher que gosta” pra justificar incomodar TODAS as mulheres. Quando me dizem isso eu falo que tem homem que gosta de fio terra, por isso as mulheres podem sair fazendo fio terra em vc e em todos os homens? Geralmente eles se calam, rsrsrs.

  • responder Alba 31/07/2015 às 14:35

    Acho que discutir esse assunto é sempre muito importante, porque é preciso dar um basta nessa estupidez. Não é agradável, não é lisonjeiro, e mulher alguma se sente melhor após ser comparada com um pedaço de carne exposto numa vitrine de açougue.
    Só me parece inadequado uma empresa de produtos de higiene pessoal, no caso, protetores íntimos de calcinhas!, levantar a discussão. Isso deveria partir de órgãos públicos que trabalham em defesa da mulher, como as DEAMs (delegacias da mulher) entre outros.
    A questão é grave e é uma violência e precisa ser encarada desta forma. Só com medidas de punição, poderemos nos livrar dessa praga.

  • responder Rafa 31/07/2015 às 15:27

    Olha, eu já ouvi muito isso na rua, muitooooooooo msm. Esses tempos atrás até um índio, daqueles que vende balaio na rua, sabe, me assediou. Depois desse dia, jurei pra mim msm que não calaria a boca mais e seja quem for, eu vou revidar. Já li muito sobre o assunto, me informei e m inteirei mais. Sou Advogada e já estou com a resposta na ponta da língua para dar para o primeiro engraçadinho que se atrever a falar qualquer merda. Ando tão p. da vida com isso que vou fazer Bo sim de assédio. Se a gnt se calar, isso não vai diminuir nunca. Homem precisa ter mais noção do que fala. Gente na boa, paquerar é uma coisa, assediar é outra. Não me calo mais. Nem que isso em custe caro. Tô nem aí se o marmanjo quiser vir bater boca ou me agredir, é até bom pq daí já vamos td num bolo só pra delegacia e fazemos já um BO! rs. Sou do tipo que ando com gás de pimenta na bolsa que um amigo meu delegado me arrumou. Se eu estiver num metrô lotado e um fdp desse me passar a mão, não hesito em soltar o gás. Sou dessas e falo msm. Respeito é bom e eu gosto.

  • responder Soninha 31/07/2015 às 23:03

    Odeio, sei que deveria me impor, mas não consigo.
    Confesso q sou uma das que atravessam a rua qdo vejo um “grupinho”.
    Construção então nem se fala: já mudei meu percurso zilhões de vezes só prá não passar em frente às obras e na ciclovia (eu vou e volto do trabalho de bicicleta), uso a tática dos óculos escuros.
    Bar também: atravesso a rua.
    É horrível isso.
    Já trabalhei em montadora e em obras dentro de uma Refinaria e confesso: seu eu perdia o horário de almoço com alguma amiga eu pedia um lanche para comer na mesa só prá não ter que enfrentar aquele refeitório monstro com centenas de homens engolindo as pobres 30 mulheres….
    É uma bos… mesmo !

  • responder Ariane 01/08/2015 às 10:01

    Isso é algo cultural, e acho que mais fácil de acontecer em países subdesenvolvidos e/ou de tradição patriarcal. O Brasil se encaixa nas duas hipóteses, não é à toa que a Lei Maria da Penha tenha um índice de ocorrência tão grande, os homens ainda acham que a mulher é um objeto (boa parte deles, pelo menos, mas não se deve generalizar) e as tratam como propriedade. É uma triste realidade que em pleno século XXI ainda tenhamos que lidar com isso, mas a liberdade da mulher, pensando bem, foi conquistada não faz tanto tempo e no mundo as coisas demoram para se solidificar. Acho que, em parte, é a educação desses futuros “homens” que influencia para que ajam com essa falta de caráter e respeito, pois educação se aprende em casa e é obrigação dos pais. Às vezes até a mãe incentiva esse comportamento machista. É preciso ter cuidado na educação das crianças.

  • responder Vanessa 02/08/2015 às 00:23

    É nojento mesmo. E o que mais me deixa indignada é quando falamos o quanto isso ofende e, mesmo assim, as pessoas (principalmente outras mulheres) acham normal e bom pra auto estima. Vontade de resetar o mundo!

  • responder Fernanda 02/08/2015 às 15:50

    O pior de tudo é que muitas vezes esse comportamento abusivo começa na infância. Menininhos de 4 ou 5 anos começam a falar bobagens e os familiares, inclusive as mães, acham “engraçadinho”. Tenho uma amiga que tem o costume de responder as cantadas na mesma moeda. E é incrível sair com ela na rua e ver como os homens, quando recebem como resposta um sonoro “gostoso é vc”, “ô lá em casa digo eu”, ficam desconcertados e envergonhados. O que falta para a humanidade é se colocar no lugar do outro.

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 02/08/2015 às 20:31

    Não sei como os homens ainda não se tocaram nisso! É ridículo, nojento, e etc ouvir cantadas na rua! Já tive que mudar minha rota para evitar isso!!

  • responder Thais 03/08/2015 às 07:44

    Olá Marina, publiquem mais sobre o tema! Evitar não é solução, temos que discutir mais e confrontar (pacificamente!) esses comportamentos.
    O site brasileiro thinkolga.com possui até uma campanha contra o assédio, vale a pena a leitura e divulgação! Boa semana! Beijos.

  • responder Marina G. 03/08/2015 às 11:26

    Atualmente não tenho passado mais tanto por isso, pois ando mais de carro e em ambientes menos propícios ao assédio, mas quando era adolescente andava bastante a pé e de ônibus e odiava quando os caras faziam aquelas cantadas ridículas! Pior ainda era quando eu estava com a minha mãe e chamavam ela de “sogra”. Morria de vergonha!

  • responder Débora 03/08/2015 às 14:37

    Alguns dias atrás estava indo malhar, um cara olhou pra trás quando passei por ele e quase quebrou o pescoço, e fez um comentário tanto quanto indelicado (não lembro direito mas acho que foi “que isso, hein?”). Fiquei sem reação, apenas continuei andando constrangida e com uma baita vergonha. Nesse momento um outro rapaz de carro passou e gritou para o que tinha me assediado: “respeita a moça rapaz!”. Depois disso ao invés de ficar triste me senti feliz, pois vi que existem homens que além de não ter atitudes como essas, ainda estão dispostos a não tolerar quando esses gestos vêm do mesmo gênero.
    Quem dera se todos fossem assim…

  • responder Miriã Andrade 03/08/2015 às 20:46

    Eu passava por isso quando mais adolescente, quando andava mais a pé e tal e como sou muito tímida tentava fugir desse assédio de todas as maneiras, mas realmente nem sempre era possível. Infelizmente ainda somos vítimas desse tipo de assédio e de piores proporções.

  • responder Julia Kubrusly 04/08/2015 às 01:41

    Claro que desabafar é bom, mas só isso não adianta não, isso é uma questão cultural que precisa ser modificada. Na criação dos homens, nas piadas e comentários machistas e no atendimento à mulher. Já deixei de ir na polícia prestar queixa por medo de ser questionada pelo tamanho do meu short. Eu ando com a roupa que eu quiser, mesmo se eu estiver pelada ninguém tem direito sobre meu corpo. Ma assusto vendo a quantidade de piadas que incentivam cada vez mais a cultura do estupro, temos que nos unir sim, mas para fazer algo bem maior do que apenas desabafar.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder caroline viana 05/08/2015 às 14:29

    situação terrível
    infelizmente sinto que isso mais parte dos homens mais velhos, apesar de caras de todas as idades fazerem o mesmo ato nojento… como foi dito acima a cultura do estrupo se fortalece aí
    mas creio que nem tudo está perdido, há muitos homens de verdade que sabem respeitar as mulheres como estas merecem

  • responder Kassia marques 07/08/2015 às 00:55

    Nossa eh horrível uma situação constrangedora que temos que passar eu evito o possível dou uma volta inteira só pra não ter que ouvir assédios! Acho muita falta de respeito.

  • responder Renata 09/08/2015 às 21:05

    É uma situação bem chata!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB