Dicas Maquiagem

Batons mate: 5 dicas para aplicar

07/04/2015

Já tem alguns anos que os batons mate – primeiro os tradicionais, e agora, mais recentemente, suas versões líquidas que secam nos lábios – estão com tudo. Tanto que era raríssimo há algum tempo encontrar versões nacionais boas e em conta, hoje em dia, felizmente, podemos dizer que o negócio mudou. E muita gente deixa comentários para a gente aqui no blog ou manda por email algumas dúvidas sobre como aplicar os batons mate.

Como já tinha feito um post com dicas para aplicar os líquidos, hoje resolvi fazer um mais geral. Mas sempre lembro isso por aqui: minhas dicas são básicas e são as coisas que eu faço no dia a dia, já que praticamente só uso esse tipo de batom. Não tenho nenhum truque mirabolante nem nada do tipo, mas vamos lá:

Aplicando batons mate – Hidrate

Não tem jeito, os batons mate são realmente secos, eles jamais vão te dar a mesma sensação nos lábios de um batom cremoso. É uma questão de costume mesmo. E além disso, eles marcam muito mais as pequenas imperfeições e pelinhas – se os lábios estiverem super secos ou rachados do frio, por exemplo, é melhor deixar para lá. 

batons mate

Ou seja, se você mantém seus lábios sempre bem hidratados, aplicar e usar um batom mate será muito mais fácil. Eu tenho hidratantes labiais espalhados por tudo, na bolsa, na minha mesa de trabalho, no banheiro, nos bolsos dos casacos, na mesa de cabeceira… Para mim já um hábito, uso mesmo toda hora e se acontecer de eu sair de casa sem nenhum, vou precisar comprar um no caminho, haha. 

batons mate

Mas é importante lembrar: existem vários tipos de balms e hidratantes labiais – se eu estou em casa ou me arrumando para sair, uso sempre um mais potente e cremoso (tipo Bepantol) e deixo agindo, mas quando vou aplicar o batom, tiro tudo com um lencinho ou toalha e aplico outro, que seja mais sequinho. Meus preferidos para isso são os da Burt’s Bees e o amarelinho da Nivea. Isso porque se você tentar passar o batom por cima de um balm super cremoso, o batom vai ficar sambando e vai perder suas características mate, logo, seria mais fácil ter passado logo um batom cremoso.

Aplicando batons mate – Esfolie

batons mate

Essa é uma prática que só fui descobrir recentemente, nunca achei que fizesse muita diferença, mas mordi a língua, faz sim. Não é algo para fazer todos os dias, mas sim quando você quer usar um batom específico e está com os lábios meio ressecados. Algumas marcas como Mary Kay e Lush têm seus esfoliantes labiais já prontos (só usei o da Lush e amei, o resultado é incrível, os lábios ficam super lisinhos), mas obviamente ninguém precisa comprar um produto para isso se não quiser – é só fazer o seu em casa misturando açúcar cristal em um pouquinho de mel ou azeite de oliva. 

Além disso, também dá para fazer uma esfoliação diária mais leve com a toalha – essa eu faço sempre, em geral quando vou tirar o hidratante labial para aplicar o batom. É só passar uma toalha nos lábios – não pode ser daquelas mega macias ou não vai surtir efeito, e também não pode passar forte demais por motivos óbvios, ou seja, você vai acabar com a pele ao redor dos lábios avermelhada. 

Aplicando batons mate – Escolha bem o batom

batons mate

Existem variações de textura de um batom mate para outro – tanto entre marcas diferentes quanto dentro da mesma marca. O Diva, da MAC, por exemplo, para mim é mais mate que o Honeylove, e ambos são da gama dos mate. Então, se você não se deu bem com um, não quer dizer que não vai encontrar um do qual goste mais. Apesar de eu adorar o Ruby Woo, meu vermelho favorito na verdade é o Cruella, da Nars, porque acho mais confortável nos lábios. 

Quer saber quais são meus cinco batons vermelhos preferidos? Clica aqui!

Aplicando batons mate – Contorne e corrija

batons mate

Algumas pessoas gostam de aplicar batons mais escuros com pincel – eu não gosto, sou da opinião que se estou passando um vermelhão, quero que ele fique vermelhão e não semi-vermelho. Acho que aplicar com pincel tira um pouco da intensidade da cor – mas novamente, isso é questão de preferência pessoal. Outras ainda se sentem mais seguras fazendo o contorno com um lápis – acho que ajuda a deixar a aplicação mais precisa, mas sou preguiçosa e nunca faço.

A única coisa que eu faço quando aplico o batom e vejo que borrou um pedacinho é corrigir direto com corretivo – só pego um tantinho com pincel (uso o da Tracta mesmo, para mim não tem melhor e é Photoshop num potinho) e aplico onde borrei. Também dá para aplicar em todo o contorno dos lábios, se você quiser que o contorno dos lábios/batom fique super preciso.

Aqui tem meus batons mate nacionais preferidos.

Aplicando batons mate – Desencane

batons mate

Sapatilha | Cruella | Gastonberry

Outro dia fiz um comentário por aqui num post dizendo que se o rímel borrou, é só limpar e seguir em frente, sem drama, e juro, quase fui crucificada. Mas como sou brasileira e não desisto nunca, vou insistir nessa: gente, o batom borrou? Não ficou bom? Não combinou? Não se sentiu segura? Sem drama, é só limpar e aplicar de novo, trocar de cor, etc… Maquiagem é isso, é diversão, é trocar o vermelho pelo roxo, é poder limpar em dois minutos. Eu já tenho tantas coisas na vida com as quais me preocupar e me estressar, vou me irritar por causa de um batom? Eu decidi que não e sou feliz assim. 🙂

Gostaram? Quem tem mais dicas?

você pode gostar também destes posts

46 comentários

  • responder Fernanda Gabriela 07/04/2015 às 11:12

    Faço exaaatamente a mesma coisa que você! Engraçado é que os batons matte combinam horrores com o inverno e é, justo no frio, que nossos lábios ficam detonados e não rola usar batom seco. Por isso que tem que caprichar muito na hidratação, muito mesmo!!!!! No invernão lascado, não consigo usar não, mas no outono e no calor: me jogo. 🙂

  • responder Heloisa Carvalho 07/04/2015 às 11:20

    Hidratante é essencial mesmo! Revezo entre o BabyLips e o Burt’s (todo dia, toda hora). A esfoliação faço com o mesmo esfoliante do rosto 😛 não sinto necessidade de ter um produto específico pois faço com pouca frequência. Os batons “tradicionais” não tem problema pra mim, já os líquidos… Ainda não me acertei com o Sapatilha!

  • responder Letícia Lumi 07/04/2015 às 11:31

    A melhor coisa que as indústrias de cosméticos inventaram: Batons Mattes! É um amor eternoooo, fica chique, dura mais, e no meu caso que sofro com pele oleosa não escorre!

    É isso aí Marina! Não gostou? Tira! Borrou? Limpa!
    As pessoas andam tão estressadas que acabam descontando com bobeiras né? Por uma vida mais leve geeeenteeee! hahahahaha

  • responder Erika/SP 07/04/2015 às 11:35

    Batom matte é VIDA!..hehe…Os da MAC então….ai,ai,ai é amor total!!! Eu sempre passo o Bepantol labial antes de dormir e nunca mais meus lábios ficaram rachados…mto bom! 🙂

  • responder Flávia Marcandalli 07/04/2015 às 11:43

    Arrasou!!!!

  • responder Luiza Laier 07/04/2015 às 11:43

    Adorei o post e as suas dicas.Amo o protetor labial Mel e Leite da Nivea,principalmente quando uso algum batom retro matte da MAC.

  • responder Isabel 07/04/2015 às 11:58

    Não tenho necessidade de hidratar profundamente, só o Burt´s e o amarelo da Nivea já dão conta do recado pra mim. Pra esfoliar, uso o esfoliante St. Ives.

  • responder Laís Chagas 07/04/2015 às 12:02

    Faço exatamente do jeito que você mostrou! E sou alok do protetor labial. Uso o do Bepantol, da Nivea (com mel) e o da Maybelline.
    Amo os batons Matte da MAC, em especial o Ruby Woo e o All Fired Up.
    E acredito que maquiagem é se jogar! Tira, passa de novo, muda a cor… Sou bem assim!

    Adorei o post =)

  • responder Claudia 07/04/2015 às 12:02

    Diquinha besta, mas que funciona: antes de passar o batom matte, aplica o balm de preferência, espera um pouco e pressiona um lencinho removedor de oleosidade nos lábios. Ele tira o ‘óleo’, mas a sensação de hidratação fica!
    Quando borro, uso um lencinho removedor de maquiagem ou cotonete embedido em demaquilante, super prático 🙂

  • responder Fiama 07/04/2015 às 12:02

    Adorei as dicas! Quando o batom é escuro realmente é mais difícil, mas concordo com você Marina, ficou ruim? Tira e tenta de novo!

  • responder Gili 07/04/2015 às 12:06

    Belo post, garotinha! Meus lábios são o deserto do Saara e nunca esfoliei! Se vc diz que faz diferença, eu acredito! Vou adotar essa prática!

  • responder Michele Bdz 07/04/2015 às 12:12

    Adorei as dicas!!!!!
    E estou louca pra comprar o ‘Sapatilha’.

  • responder Priscila 07/04/2015 às 12:55

    Gostei muito das dicas!!
    Eu esfolio umas 3x por semana…tenho o da MK e o da Lush (o da Mary Kay é bem mais potente na minha opinião).
    Para hidratar uso o Nivea de latinha e durante o dia mantenho com o EOS.

  • responder Mônica 07/04/2015 às 13:23

    Ai como amo batons matte!!! Os cremosos não tem mais vez para mim!
    Marina,já viu as 5 novas cores dos líquidos matte da dailus?
    Bjs.

  • responder Letícia 07/04/2015 às 13:34

    Adorei o post! :*

  • responder Bruna Veiga 07/04/2015 às 14:42

    Tenho muita dificuldade em passar batons matte, apesar de amá-los.
    Sei que tenho pecado na hidratação, acabo esquecendo, mas meu problema nem é muito esse, na verdade, quando vou passar sempre acho que ficou meio torto, não é nem que eu borre, a sensação que dá é que está torto mesmo. Estou começando a achar que minha boca é torta rsrs

  • responder Luciana 07/04/2015 às 14:44

    Eu amoooo batom matte, mas sempre uso os tradicionais, ainda não me aventurei pela versão líquida.
    Meus lábios sempre tem uma pelinha extra e eu cultivo o mal hábito de morder. Esfoliar é muito bom, tenho que tornar rotina.

  • responder Lucia 07/04/2015 às 14:50

    Eu esfolio os lábios com o esfoliante de rosto, e pouco e de vez em quando. Não sofro com ressecamento nem no inverno, parece que dei sorte, rsrs. Embaixo dos batons mate, gosto de usar aquele protetor labial da Natura ou o 8 Hour da Elizabeth Arden, ambos são sequinhos e têm proteção solar.

  • responder Andrea 07/04/2015 às 15:11

    Muito bom o post!! Entendo bem isso de ser crucificada por nada (hahaha), pq comentei outro dia que dependendo da marca do batom mate, como a MAC por ex, eu usava um balm por baixo para evitar a descamação dos lábios e ouvi tanto bloblobló de algumas amigas que juro que não entendi ainda a revolta! Mas, o meu preferido é o Damned tb da Nars, muito confortável msm! Os da MAC acho lindas as cores mas nada confortável hihihi e ando muito apaixonada pelos da Quem disse Berenice? Tanto os mates qto os mate veludo, eita coisa BBB esses batonzinhos!

  • responder Stella 07/04/2015 às 15:28

    Eu amo batons mate, são os que ficam mais lindos. Adorei as dicas, já faço a maioria. Preciso começar a esfoliar, nos lábios, nunca fiz.
    Mas o Sapatilha ainda não consegui, nem com reza brava. Mas eu também sou brasileira e ainda não desisti.

  • responder Marina G. 07/04/2015 às 16:11

    Para mim, o que mudou a vida na hora de aplicar batons matte foi o combo esfoliação e hidratação! Nunca mais tive problemas!
    Ah, por sinal, adorei a dica da esfoliação diária com a toalha, vou adotar!

  • responder Sylvia Aline 07/04/2015 às 16:13

    sem hidratação e esfoliação não tem como usar um batom matte e ficar digno.

  • responder Marcia 07/04/2015 às 17:08

    Boas dicas, e uma ‘história de maquiagem’: depois de me desentender com o sapatiha e o allegro da Dailus, tipo: por, tirar, borrar, limpar, tirar tudo e tentar outro, me acertei com os moços! Para mim, além de hidratar, o que evitou manchas na aplicação foi o seguinte: faço o contorno dos lábios com um pincel usando o batom líquido, na hora de aplicar, mão leve. O pincel da Dailus não é uma brastemp, e se você aplica muita força, o batom saí manchado. Aplicando com mais leveza e velocidade não mancha nem na primeira aplicação, e olha que eu sou o gasparzinho e a minha boca é rosa claro o que torna batons escuros um desafio.

    • responder Luíza 07/04/2015 às 20:08

      Oi, Márcia! Tenho o mesmo problema com boca rosada e resolvo passando uma leve camada de base ou corretivo antes de aplicar um protetor labial sequinho (gosto dos da Nivea). Só aí sim é que aplico o batom líquido. Isso “neutraliza” a cor dos lábios e funciona! 😉

    • responder Marcia 09/04/2015 às 17:45

      Luíza valeu, vou tentar!

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 07/04/2015 às 17:52

    Estou querendo fazer a esfoliação com açúcar e mel, mas até agora deu preguiça heheheh. Estou sem um balm bom na hora de aplicar batom mate, e acaba passando manteiga de cacau, mas o resultado não fica tão bom. O batom passa para o cremoso q:
    Mas enfim, adorei as dicas, Marina 😀

  • responder Márcia Daniella 07/04/2015 às 20:40

    Graças as dicas de vcs, já melhorei muito minha performance de aplicação dos mates!! Valeuuuuu

  • responder Priscila 07/04/2015 às 20:48

    Marina, vou fazer uma confissão publica: Quando comecei a ler o CDD te achava a mais”chatinha” mas entendi que é a sua timidez e na verdade vc é tão legal quanto a Sabrina e a Thais e então essa impressão foi se desfazendo. Hoje eu percebo pelos seus textos coisas que vc fala sobre como encarar a vida no qual hoje em dia tenho me identificado e procurado praticar: Descomplique! Portanto, me desculpa pelo pré julgamento que fazia mentalmente (não, nunca entrei aqui pra fazer uma crítica, se eu não gosto, simplesmente pulo para o próximo post), essa temporada na França está sendo muito enriquecedora e suas colocações descomplicadas e bem resolvidas me faz ser cada dia mais fã do Coisas de Diva.
    Beijos e sorte em sua caminhada!

  • responder vanessa 07/04/2015 às 22:06

    Meus labios são mto secos e a maioria dos batons ficam marcados em mim, não sei explicar…ficam “listras” verticais. Mesmo hidratando antes, esfoliando, etc etc etc. Por esse motivo uso mais nudes normais e só, mas tenho mta vontade de usar batons mais fortes e matte, só que fica feio 🙁

  • responder viviane 07/04/2015 às 22:26

    Eu amo batons Mate uso sempre o baby lips para hidratar , eu só tive um problema com os batons mate da marca Pq eles derretem muito fácil.

  • responder Ines Ferreirs 07/04/2015 às 22:56

    Fazia tempo que eu não escrevia nada por aqui apesar de acompanhar o blog, mas desta vez eu queria dizer que concordo com você Marina. Pra que tanta preocupação com algo que é pra divertir. Realmente, nós temos muito mais como que nos preocupar . Beijos a todas.

  • responder Miriã Andrade 08/04/2015 às 00:08

    Dicas ótimas, Marina! Com certeza serão super úteis mesmo! 😉

  • responder Verônica 08/04/2015 às 08:20

    Que cor é essa do batom da Contém 1g?

  • responder Sthefanie Cunha 08/04/2015 às 10:36

    Na minha opinião o casamento perfeito é o batom prep+prime lip da mac com qualquer batom mate.

    Não precisa de lenço nenhum, em 1 minuto ele seca e seus lábios ficam prontos para receber o batom.
    Passei um batom retro matte com ele antes do almoço e na hora da janta ainda tinha batom.
    E outra, o batom vai saindo por igual dos lábios.

    Minha dica é vai comprar um batom da mac mate ou retro mate, compre antes um prep+prime lip

  • responder Bárbara Miranda 08/04/2015 às 12:01

    Faço as mesmas coisas 🙂 achei que eu era a unica pessoa que esfoliava a boca com a toalha rs pq as vezes saio do banho e vejo que esta com pelinhas, mas estou sem tempo pra esfoliar, ai não tenho dividas rs
    Tenho passado bepantol todas as noites antes de dormir, minha boca sempre fica muito ressecada pq tenho mania de ficar passando a lingua e depois disso não fica mais.

  • responder Denise 08/04/2015 às 13:07

    Uso o hidratante da Burts Bee antes de dormir. Os lábios ficam hidratados para o batom matte do dia seguinte.

  • responder Ana Luiza 08/04/2015 às 17:17

    Boa tarde meninas! Qual o nome dessa canetinha da Vult?

  • responder Karine 08/04/2015 às 18:05

    Ei Marina. Acho que nunca comentei aqui pelo blog, mas dessa vez não quero deixar passar.
    Estou ficando muito “chateada” de saber da reação de algumas leitoras. Gente, por favor, PAREM! Já vi inúmeros posts (da Sá, da Marina, da Thais – em relação a viajar, morar fora, tipo de corpo etc) dizendo de reações desagradáveis de vocês e isso não está sendo legal. Claro que todos temos o direito de discordar do que está sendo apresentado, mas poxa, vamos ser educados e não atacar as meninas? Obrigada!

    De toda forma isso tem um lado positivo, pois antes desses “ataques” vocês não escreviam de maneira tão pessoal (pelo menos essa é a minha impressão, e estou simplesmente amando conhecer um pouco mais de vocês!
    Um beijo grande para vocês!

  • responder Bárbara Sobral 08/04/2015 às 23:31

    As dicas foram ótimas, e também sou do tipo de manter a boca hidratada o tempo todo, mas meu mal é ficar mordendo os lábios quando estou tensa. Depois disso sou obrigada a dar férias as opções mate.

  • responder Polyana 09/04/2015 às 00:37

    Para mim tá bem mais fácil aplicar um mate. Uso um balm da Eos antes, tiro o excesso com um lenço de papel e aplico o batom. Notei que tirando todo o excesso do aplicador, a cor fica mais uniforme 😉

  • responder Renata 09/04/2015 às 23:53

    Tenho amado os batons da quem disse berenice!! E so passar e ser feliz

  • responder Camila 14/04/2015 às 20:59

    Ma, to com uma dúvida, e se passar um lipbalm por cima se ficar muito secão, diminui a duração, prejudica a cor?

  • responder Van R. 15/04/2015 às 11:48

    Eu sou tão vidrada em lipbalm que passo sempre e sempre, mesmo por baixo de batom hidratante. Virou hábito. E eu nunca usei melhor esfoliante labial do que a boa e velha misturinha de açúcar com mel. Já usei (bons) produtos industrializados e nem se compara.

  • responder Karina Ayres 22/04/2015 às 14:54

    Arrasou nas dicas, o negócio é treinar e não deixar pra tentar 1h antes de sair para o compromisso.

  • responder Daniela 25/04/2016 às 18:21

    Eu passo o protetor da nívea primeiro(gosto do azul), espero um pouco ou tiro o excesso, passo um corretivo e por último o batom. Se passar o protetor labial após o corretivo ele não hidrata direito e o corretivo seca muito a boca. Sempre uso corretivo porque o tom da minha boca escurece muito os batons. Pra mim dá super certo.

  • responder Carlos Medeiros 18/05/2016 às 14:52

    A Empresa com que trabalho acabou de lançar Batons Matte E Cremosos, e são TOP de Mercado.
    Contém Filtros Solares, Vitamina E e um conjunto de derivados da Manteiga de Karité e Ceras Naturais que combatem o ressecamento dos lábios. Contém Ativo Phytolan que promove maciez, proteção e hidratação duradoura, a combinação de seus pigmentos garantem um efeito especial dando mais sensualidade e glamour.
    Tenho imagens dos Batons (produto) e do efeito nos lábios, é só me chamar no Whatsapp que mando imagens 🙂
    (21)975730339

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB