Corpo

Operação Madrinha de Casamento: segunda semana (+receita!)

03/02/2015

Opa, opa! Eis que completei a segunda semana da minha operação madrinha de casamento! Agora que já escolhi algumas opções de vestidos da Tutta, fiquei ainda mais motivada a continuar firme e forte no propósito. Eles ainda não chegaram para eu experimentar, mas estou aqui contando os minutos para virem logo – assim posso verificar o quando a boa alimentação já fez diferença e o que está faltando perder.

Foi uma semana tranquila porque estou recebendo a maior força de todo mundo ao meu redor (inclusive de vocês!). Minha mãe, além de fazer os almoços mais coloridos do mundo, ainda bate suquinhos naturais para eu tomar! Ok, admito: sou mimada por ela mesmo! hahahaha

Meu namorado também entrou na vibe e cozinhamos várias coisinhas leves e gostosas, como o sanduíche natural ali da montagem. Muita gente pediu a receita, mas não tem segredo, né? Pão integral, iogurte desnatado sem açúcar para dar aquela molhadinha, atum ralado em água (nada de óleo!), cebola picadinha, cenoura ralada, queijo branco, alface em tiras e tomatinhos. Monta tudo e pronto!

Enfrentei uma prova de fogo pra dieta no sábado, dia do casamento de outros amigos nossos com direito a massas, carnes, polenta frita (aiii!) e uma mesa de doces de dar água na boca. Foi difícil me controlar, mas fiz um prato bonito com salada, escolhi uma carne e coloquei um pouco de massa porque #nãosouobrigada, hahahaha! Também comi a polenta e alguns doces. Bebi, dancei e me diverti. Comparado às minhas glutonices em outras festas que já fui, até que não me saí assim tão mal. Resolvi me permitir e coloquei a pontinha do pé na jaca!

O importante é voltar à programação normal no dia seguinte – e foi o que fiz! Ontem me rematriculei (ALELUIA) na academia e hoje volto a fazer exercício. Não adianta, esse fator é importantíssimo para o sucesso da minha empreitada saudável, então bora lá!

E, como eu sei que vocês curtem nossas receitinhas, aí vai o passo a passo de um bolo de banana sem glúten inventado pela minha mãe! Não tenho intolerância, mas agora tento evitar a farinha refinada, que dá uma inchada boa na região abdominal. Vejam só e, se forem tentar em casa, não esqueçam de tirar foto e colocar a #vinocoisasdediva! A gente adora acompanhar o que saiu por lá.

Primeiro passo

Unte uma forma retangular funda (aquelas de pão!) com óleo ou margarina. Coloque também uma camada fina de farinha sem glúten – nesse caso, usamos uma mistura da marca Aminna que leva farinha de arroz, fécula de batata e fécula de mandioca. Pré-aqueça o forno a 180 graus.

Segundo passo

Coloque no liquidificador 3 bananas prata picadas, 2 ovos inteiros, 1 copo de iogurte desnatado sem açúcar (o que usamos tem conteúdo de 170 gramas), 2 colheres de sopa de açúcar mascavo e 1 colher de sopa de óleo. Bata até que os ingredientes se misturem bem. Depois, adicione 2 medidas de farinha sem glúten, usando o próprio copo do iogurte. Liquidifique novamente, até se transformar numa massa homogênea. Então, coloque canela a gosto e uma colher de sopa de fermento em pó, batendo levemente.

Terceiro passo

A massa não deve ficar nem muito grossa nem muito fina. Se estiver líquida demais, coloque um pouco mais de farinha (antes do fermento, ok?). Leve ao forno pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos – pode ser mais ou menos, dependendo da potência. Espete um palito de dente para ver o ponto da massa.

E pronto! O bolinho fica uma delícia, recomendo para quem está evitando o glúten. Na minha casa faz o maior sucesso!

Quem quiser acompanhar minhas peripécias no mundo fitness com a operação madrinha de casamento pode seguir a gente no Instagram: @coisasdediva. Tem sempre uma dica e um conteúdo novo! E partiu terceira semana!

você pode gostar também destes posts

61 comentários

  • responder Izabel 03/02/2015 às 13:40

    Legal, adorei a receita do bolo. Eu amo bolos, mas como tenho o colesterol um pouco alterado e também intolerância à lactose, sempre vivo buscando receitas saudáveis, vou fazer esse com iogurte sem lactose. Bjs Thais

  • responder Márcia Daniella 03/02/2015 às 13:40

    Adorei!!! Quero me inspirar para só colocar também a pontinha do pé na jaca. Por enquanto, tô enfiando o pé e já tá chegando nos joelhos, kkkkk. Receita ótima!!! Vou tentar fazer. Obrigada pelo exemplo e sucesso na operação madrinha de casamento.

  • responder Bruna 03/02/2015 às 13:45

    Thais, tô doida pra você expetimentar os vestidos e mostrar pra gente, são muito lindos, você vai arrasar! Continua firme e forte aí e se joga na academia, realmente faz toda diferença, né?! (:

  • responder Heloisa Carvalho 03/02/2015 às 13:54

    Com uma mãe dessas fica até fácil fazer dieta! A minha só se limitava em reforçar como eu estava gorda e cheia de celulites… A vantagem é que, assim como ela, sempre tive uma auto-estima imensa e isso nunca me abateu =* só mandava beijinho no ombro cada vez que ela falava isso, rsrsr. Ah, e eu já emagreci 12KG, não ~apenas~ por estética, mas sim por conta da saúde.

  • responder Mônica 03/02/2015 às 14:02

    Como não gosto de banana,o que mais me chamou atenção no post,foi esse guardanapo(seria um guardanapo?)lindooo de flores,rsss!
    Isso aí,Thaís! E que venha a terceira semana!!!
    Bjs!

  • responder Sandrinha 03/02/2015 às 14:05

    Adorei a receita de bolo de banana, é minha fruta preferida.
    Vou tentar achar essa farinha e começar a “domesticar” o povo lá de casa para não usar o glúten. 🙂

  • responder Julia Kubrusly 03/02/2015 às 14:07

    O bolo tá bem bonito mesmo, deu até vontade de provar, pena que moro com meu namorado e ele não gosta de banana, aí eu teria que comer o bolo inteiro, não seria nada light.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 03/02/2015 às 14:08

    Ahhh, que fome! Falei para minha mãe sobre a lasanha de abobrinha mas ainda não rolou 🙁 quem sabe essa do bolo dê certo, porque ela adora (eu tbm) de bolos assim 😀
    Boa sorte, Thais 🙂 Vai dar tudo certo 😀

  • responder Lilian 03/02/2015 às 14:13

    Para variar um pouco o sanduíche faça de frango desfiado…calma…calma…eu explico…kkk….cozinhe o peito de frango na panela de pressão por 15 min, após o início do tch tch tch, tire a pressão e a água, feche a panela com o frango dentro (tá?) e agite a panela umas cinco vezes e……a mágica acontece, quando abrir a panela o frango estará lá todo desfiadinho parecendo que nossa vovó desfiou com todo amor e carinho…Faça lá e depois me conte….
    Eu fiz escondidinha para não ser a loka da internet e que vai acreditando em tudo…kkkk…vai que dá errado! mas depois que deu certo espalhei para o mundo!!!!

    • responder Karina Ayres 03/02/2015 às 14:21

      Dá super certo mesmo, eu vi a mágica acontecer, exatamente como a vovó desfia, só que não dura o dia todo e a mão não cansa!!

    • responder Marina G. 03/02/2015 às 14:31

      Adorei a dica!! Vou tentar desfiar assim!

    • responder Fernanda Gabriela 03/02/2015 às 15:33

      Que supeeer! E eu ainda na época das cavernas desfiando com garfo e faca. 😐 Valeu, Lilian!

    • responder Lilian 03/02/2015 às 16:20

      Talvez se inverter a ordem não cause confusão…após o início do tch tch tch cozinhe por 15 minutos…..kkkk

    • responder Lilian 03/02/2015 às 16:25

      O peito deve estar cortado de acordo com o tamanho dos fiapos que vc quiser….se não cortar vai ter fiapo com 5cm…kkkk..corte cada peito em uns 3 a 4 partes.

    • responder Erika/SP 03/02/2015 às 16:59

      Oi Lilian! Eu vi essa dica lá no programa da Rita Lobo no Gnt!! Mto legal!!

    • responder Polyana 03/02/2015 às 19:54

      Eu vi a Ana Maria Braga fazendo isso e deu certinho. 🙂

    • responder Thais Marques 06/02/2015 às 13:44

      Show! E super funciona, né? 🙂

  • responder Roberta Martins 03/02/2015 às 14:22

    Oi Thais!!Como vai??
    A maioria dos sanduíches naturais leva maionese,poder substituir por iogurte
    é uma boa,né?Já experimentei diversas receitas com a farinha sem glúten e não
    estranhei,acho que vale experimentar!Agora,esse bolo de banana…Que tentação!
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Karina Ayres 03/02/2015 às 14:24

    Delícia mesmo essas receitas, eu entrei na dieta Dukan, então essas coisas só em futuro não muito breve! Mas estou gostando!

  • responder Lady Cat 03/02/2015 às 14:40

    Eu tb ando na onda sem glúten. Obrigada por compartilhar essa receita

  • responder Paola Alves 03/02/2015 às 15:15

    Tbm faço isso em festas hahahaha mas não me privo não viu? Diminu sim, mas se tenho vontade de algo como e sigo feliz =) http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  • responder Fernanda Gabriela 03/02/2015 às 15:32

    Humm comi um bolo bem parecido com esse que vc fez, mas ele tinha farinha, o que ele não tinha era açúcar, pois a intenção foi de que o próprio doce da banana fizesse o papel. Achei ótimo! Coloca um melzinho em cima e ui ui! deliii!!! Firme e forte, Thais! Torcendo!

  • responder Rute Gonzaga 03/02/2015 às 15:40

    Eu tambem tenho enfiado meu pè inteiro na jaca, preciso começar a colocar sò a pontinha kkkkk, e aproveitando a oportunidade gostaria de dar os parabens as tres divas por serem tão sinceras com nòs leitoras, vcs sempre tão nos contando sobre seus defeitos, seus medos e anceios, isso nos mostra que ser diva è ser humana, com erros, defeitos, a cada dia sou mais fã desse blog e de vcs, bjs

  • responder Caciane 03/02/2015 às 15:49

    Thaís, gostei das dicas, continue firme e forte e que venha a terceira semana.
    Bjussss.

  • responder nathalia 03/02/2015 às 16:41

    Adorei a receitinha!! Também uso essa farinha, e ela é ótima!! Fiz um bolo com cacau em pó que ficou sensacional… mas daí tem que colocar o açucar mascavo mesmo, senão fica amargo..

  • responder Michele Bdz 03/02/2015 às 16:50

    Comecei hj minha operação #Gostosapracarai e estou vendo seu progresso e me inspirando…

    Bora ter uma vida mais saudável! 🙂

  • responder Erika/SP 03/02/2015 às 17:01

    Ai Thais, fiquei com vontade de experimentar esse bolo!! Valeu pela receita!! 😉 Foco, força e fé!

  • responder Laís Ferracini 03/02/2015 às 17:48

    Thais queria ter sua força de vontade!! Continue firme e nos contando tudo do seu processo!

  • responder Juliana Gama 03/02/2015 às 18:18

    Isso mesmo, Thaís! Firme e forte no projeto madrinha de casamento! Eu sempre dou umas escorregadas..:/ Batata frita no almoço é minha perdição! hahahahah

  • responder Mylena Peres 03/02/2015 às 19:06

    Amanhã será dia de testar o bolo da mãe da Thais aqui em casa!!

  • responder Polyana 03/02/2015 às 19:55

    Adoro bolo de banana. E como cortei o glúten, essa receita veio na hora certa. Valeu, Thais 😉

  • responder Fiama 03/02/2015 às 21:03

    Aaaah eu amo bolo!

  • responder Stella 03/02/2015 às 21:51

    Eu não como nada de banana (só a fruta mesmo) então vou somente apreciar a foto do bolo, mas o sanduiche e o método para desfiar frango eu adorei! Thaís, força aí no projeto, foco na academia e que venha a semana 3.

  • responder Fernanda Penido 03/02/2015 às 22:37

    Recomecei o exercício ontem, Thais! Hoje estou toda dolorida, mas com a sensação de dever cumprido! 😉

  • responder Beatriz Formiga 03/02/2015 às 23:08

    Thais, uma boa também é colocar aveia na massa! Vou dar uma olhadinha como é e aviso por aqui.. Minha sogra faz com aveia e sem farinha alguma, não sei de que jeito, mas fica ótimo e ajuda muito quem tem problemas de intestino preso ????

    • responder Lilian 04/02/2015 às 09:26

      e se puder substituir por farelo de aveia melhor ainda…..ele é muito mais rico porque é como se fosse a aveia integral…

    • responder Thais Marques 06/02/2015 às 13:41

      Manda a receita depois, menina! 🙂

  • responder Beatriz Formiga 03/02/2015 às 23:09

    Saiu cheio de interrogações, mas na verdade era um emoticon.. hahahaha

  • responder Bruna Farias 03/02/2015 às 23:12

    Thais tenho adorado tuas dicas, ja disse que estou no projeto noiva né!? Caso em Abril! Então suas dicas estão me sendo muito úteis 😀 bjoss

  • responder Nat 04/02/2015 às 00:18

    Oi Thais, adoro seus posts sobre maquiagem. Sobre o seu projeto “madrinha”, acho muito legal que compartilhe a inspiração para mudanças de hábitos, sem radicalismo. Nesse sentido, acho importante que procure a opinião de um nutricionista, assim como colocam o posicionamento de dermatologistas ao tratar de assuntos de pele. Como nutricionista, me preocupa que formadores de opinião abordem a questão do glúten de forma superficial. Não existe motivo algum para excluir o glúten da dieta exceto em casos de doença celíaca ou intolerância ao glúten. Estes casos precisam ser diagnosticados pelo gastroenterologista. Quando uma pessoa tira o glúten da dieta antes de fazer os exames, perde a possibilidade de diagnóstico, pois os marcadores sorológicos ficam artificialmente normais. É um assunto muito sério. Meninas, não cortem o glúten porque está na moda, procurem comer alimentos verdadeiros, evitem os alimentos industrializados e façam atvidade física. Sem paranoia!

    • responder Adriana 04/02/2015 às 12:46

      Eu sempre tive essa opinião sobre cortar glúten – p\ quê, se a pessoa não tem intolerância? Nunca fez sentido p\ mim um alimento ser considerado mais saudável só por não ter glúten (ou lactose). Que bom ter a confirmação de uma nutricionista, que realmente entende disso.
      Essas modinhas fitness só confundem a gente!

    • responder Lilian 04/02/2015 às 12:53

      Na verdade, até então, estou entendendo o termo “sem glúten” como “reduzir”. Uma pessoa que não tem hábitos alimentares saudáveis, normalmente, tem hábitos nada saudáveis….e o excesso até de água não faz bem para a saúde. Lembrando que o glúten não está presente somente na farinha branca.

    • responder Ozzy 04/02/2015 às 18:40

      Hj, quando as pessoas começam a fazer dieta, uma das primeiras coisas que cortam é o gluten, mas fazem substituição da farinha de trigo por farinhas brancas sem glúten tão refinadas quanto o trigo, zero fibras. Na minha opinião, seria melhor trocar farinha refinada por farinha sem glúten integral (com mais fibras) e não apenas por farinhas brancas sem glúten.

    • responder Thais Marques 06/02/2015 às 13:40

      Nat, você está certa mesmo! Obrigada pelas dicas. Minha mãe possui intolerância ao glúten, é por isso que de vez em quando consumo algumas de suas preparações!

  • responder Priscila 04/02/2015 às 09:31

    Gostei muito da receita, temos que tentar ser mais saudáveis né?

  • responder Renata 04/02/2015 às 22:28

    Força e foco!!

  • responder Geórgia Cabral 05/02/2015 às 11:27

    Pra mim, a receita mais perfeita de bolo de banana é a da Mimis, que vai farinha integral e aveia! Sempre tenho esses ingredientes em casa… eu curti a receitinha, mas vai muita coisa que não uso 🙁
    E vale a pena, cada decisão!
    Eu comecei reeducação devagar, achei uma nutricionista maravilhosa que não me neurou nem privou de nada e perdi 13kg e mais de 10cm de “circunferência” abdominal *-*
    E foi devagar, sabe? Perdi esse peso em 8 meses… mas costumo dizer que não faço dieta, é reeducação, mesmo. É pra sempre!
    A questão do glúten, eu evito refinados mas quando sinto vontade, como meio pãozinho francês no café da manhã, sem problema nenhum. Acho que moderação é a chave de todas as coisas!

    • responder Lilian 05/02/2015 às 11:39

      Faz toda a diferença aprender a se alimentar e não somente comer, né?

    • responder Thais Marques 06/02/2015 às 13:38

      Exatamente, sou a favor do equilíbrio!

  • responder Roberta Martins 05/02/2015 às 15:11

    Oi Thais!Como vai?
    Já fiz o bolo de banana.Aprovadíssimo,muito bom!!
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Vanessa 06/02/2015 às 03:09

    Curiosa pra ver qual vestido vc vai escolher! 🙂

  • responder Miriã Andrade 15/02/2015 às 17:50

    Adorei a receita, Thais! Vou passar para a minha mãe que tem intolerância a glúten, ela vai amar! 😉

  • responder Carol 10/03/2015 às 11:18

    Oi Geórgia Cabral,

    Vc poderia me passar o contato da sua nutricionista? Tá difícil achar uma que não queira cortar glúten e lactose!!

    Obrigada!! Bjos

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB