Dicas

10 dicas de beleza que minha mãe (ou tia, ou vó, ou amiga, ou prima…) me ensinou

05/05/2013

Estava eu pensando em coisas aleatórias quando me veio à cabeça a ideia desse post. Inspirada nessas correntinhas que circulam pelos blogs, resolvi criar uma lista das 10 dicas de beleza que um dia alguém me ensinou e eu nunca mais esqueci! Aí vai a minha, mas convido vocês a compartilharem nos comentários as suas! Bora?

Esse aprendizado não foi necessariamente verbalizado por alguém, mas teve grande influência da minha vó (que hoje está sendo linda no céu). Com uns 12 anos, fuçando nas coisas dela, descobri o curvex e fiquei curiosa para saber o que era. Ela me explicou pra quê servia a geringonça, eu testei em mim, roubei o dela, e nunca mais vivi sem. A diferença para quem tem cílios longos, mas retinhos, como eu, é realmente gritante.

Essa dica é da minha mãe. Ela pode estar de cara lavada, mas não sai de casa sem passar batom. Vão dizer que não é um bom truque para os dias de preguiça? Demora dois segundos para colorir os lábios e sair mais apresentável por aí.

Mais um ensinamento de mamãe. Lavar o rosto com água gelada, especialmente ao acordar, tira aquela aparência “dormida” e contrai os poros, o que deixa a pele mais lisinha e uniforme. Faço religiosamente, todo dia!

Tenho uma tia cuja cômoda é tomada por todo tipo de hidratante. Vejo essa cena na casa dela desde que sou criança até hoje, quando a visito em Florianópolis. E o mais legal é que ela usa todo dia, religiosamente – por isso, tem uma pele super macia, sem defeitos. Eu costumo ser meio desregrada pra isso, mas procuro sempre lembrar que dá, sim, pra colocar esse momento na rotina!

Mais uma coisa que aprendi com vovó. Ela sempre estava cheirosa, com um aroma marcante, independente da ocasião. Tenho um colar que era dela que até hoje tem o seu aroma, dá para acreditar? Morro de saudades, então cheiro só de vez em quando para economizar (hahahaha, ok, fiquei parecendo uma louca contando isso).

Minha mãe sempre foi super encanada com a minha sobrancelha – sim, a minha. Isso porque sempre tive bastante pelo, mas num formato em que só é necessário retirar os excessos (e a monocelha). Quando era mais nova, ela não me deixava muito perto da pinça e insistia pras moças do salão só tirarem o essencial. Foi ótimo, porque nunca estraguei nada e tô com ela certinha até hoje!

Ainda nas influências maternais, acho que uma coisa que sempre observei foi a forma natural que minha mãe lida com a própria aparência. Ela não é muito encanada em estar sempre impecável e maquiada e, de certa forma, me ensinou a ser mais tranquila também. Eu adoro o poder de transformação do make-up e me sinto ótima assim, mas encaro uma cara lavada numa boa – e me sentindo bem sem nada sobre a pele.

Essa foi uma amiga que me fez perceber. Toda semana íamos juntas ao salão para fazer as unhas. Eu sempre gostei de estar com elas feitas, mas nunca tinha sacado o poder que esse detalhe pode ter para a auto estima. Com esmalte em dia e cutículas bem tratadas, a gente se sente menos insegura numa reunião, ao colocar um sapato aberto, quando aperta a mão de alguém…

Talvez esse tópico fure o propósito da lista, porque o aprendizado foi com a Capricho! hahahaha A revista sempre incentivava aquelas receitinhas caseiras, com produtos naturais. O que eu já coloquei de rodela de batata e máscara de mamão na adolescência não foi mole… Hoje, prefiro usar coisas industrializadas, mas ainda adoro tirar um momentinho de beleza e relax só meu.

Minha vó viveu até os 86 anos e, mesmo antes de falecer, fazia as unhas com frequência. Nos pés, sempre escolhia vermelho! Percebi com ela que a cor fica bonita e não precisa ter medo de usar.

Ufa, é isso! Gostaram da ideia? Espero as dicas que vocês levaram para a vida também!

você pode gostar também destes posts

78 comentários

  • responder Janet Farias 05/05/2013 às 13:58

    A do batom continua tendo o mesmo efeito, você pode esquecer tudo, mas ele never! E o desespero que dá quando você passa o batom pra sair e depois lembra que esqueceu ele em casa!

  • responder Franci Pacheco 05/05/2013 às 14:14

    Uau, amei o post… tem várias dessas que eu levo comigo também!

  • responder Thais 05/05/2013 às 14:18

    achei lindas as referncias a sua avó =)

  • responder Alexandra 05/05/2013 às 14:48

    OI THAÍS!
    SEMPRE ACOMPANHO VCS POR AQUI,E VC COM ESSAS DICAS MARAVILHOSAS,REALMENTE UNHAS FEITAS E COM SAÚDE DEIXA QUALQUER MULHER CONTENTE!

  • responder Francine Bucco 05/05/2013 às 14:48

    Concordo com todas essas dicas!!
    Também tenho muita preguiça de passar hidratante, por isso sempre tenho óleo corporal no chuveiro, que é rapidinho de passar, e hidratantes ao lado da cama para passar pelo menos nos pés e nas mãos.
    Quanto ao perfume, tem coisa melhor que alguém te chamar de cheirosa? ou elogiar seu perfume?
    Das unhas feitas eu já reparei nisso também, unhas feitas dão uma certa confiança… parece bobagem, mas não é!
    E sobre unha do pé vermelha, depois que passei a primeira vez, não consigo abandonar… até porque, o esmalte demora muito mais tempo para ficar feio do que com um renda, por exemplo!
    = )

  • responder Vivi Ramalho 05/05/2013 às 15:51

    Amei!!! seu post revela tb a importancia das hentanças familiares que mais importam!!! parabens pela familia!!! bjos

  • responder Lisiane 05/05/2013 às 16:34

    Thaís, adorei! Nunca comentei aqui no site, mas seu post hoje me fez refletir sobre essas dicas que mães e avós nos dão e, às vezes, acabamos esquecendo, mas que são realmente importantes! Muitas de suas dicas coincidem com as da minha família… Beijo

  • responder Ana 05/05/2013 às 16:35

    Pequenas dicas que fazem uma baita diferença!
    Eu só não sabia da água gelada para lavar o rosto (mas tem que ser gelada mesmo? Brrrr), mas vou tentar aderir 🙂

  • responder Mariana 05/05/2013 às 16:41

    Oi Thaís
    Também me sinto como você, tenho umas bijous e jóias da minha vó, e quando dá aquela saudade, eu vou e coloco tudo e fico lembrando dela, impossível lutar contra as lágrimas! Minha avó, assim como a sua, estava sempre muito arrumada, de unhas e cabelos feitos no salão e maquiada! Beijos

  • responder Carla Regina 05/05/2013 às 17:08

    Lembrei de uma coisa muito importante que minha mãe me ensinou na make: menos é sempre mais! Explico porquê: me lembro quando estava na quinta série e resolvi ir “maquiada” pra escola. Peguei o estojo de maquiagem da minha mãe e tasquei tudo que encontrei na cor rosa na cara! Minha sorte, era que antes de ir pra escola sempre passava no serviço da minha mãe q ficava no meio do caminho e quando ela me viu, nossa, nunca vou esquecer aquela cara de espanto…kkk e ela tirando tudo com um papel higiênico e eu falava “mãe a senhora tá tirando tudo!” kkkk hoje fico imaginando como eu devo ter ficado…. acho q aprendi a me maquiar despois desse dia. bjs

    • responder Thais Marques 05/05/2013 às 20:37

      hahahahaha Adoro mães sensatas! A minha não me deixou fazer uma MECHA LOIRA NA FRANJA quando estava na quinta série e olha, agradeço ela até hoje por isso.

  • responder Claudia Cassaro 05/05/2013 às 17:49

    A dica que minha mãe me ensinou desde cedo é PROTETOR SOLAR TODOS OS DIAS, RELIGIOSAMENTE. Principalmente no rosto, colo e dorso das mãos. Minha mãe sempre me diz que ‘pele clarinha envelhece mais rápido’, então sempre fez eu usar protetor especialmente nesses lugares, que mostram mais os sinais de envelhecimento. Tenho apenas 21 anos, mas acho que daqui a alguns anos vou agradacer a ela todos os dias por isso!

  • responder marcela 05/05/2013 às 17:54

    amei o post… muito bom…

  • responder Gisele 05/05/2013 às 18:08

    Coisas simples que na correria do dia a dia a gente esquece ne?Lindo post, Thais, perdi minha vozinha ha pouco rempo e aprendi a estar sempre perfumada com ela 🙂

  • responder maisa 05/05/2013 às 18:09

    bom perfume e unhas feitas! seempre funciona!

  • responder Isabele 05/05/2013 às 18:22

    Apaixonei pela sua avó!
    Que delicia ler esse post só pelas palavras recheadas de amor à ela!
    As dicas são ótimas, mas acho que a principal dica de beleza que aprendi na vida é que pra estar linda, basta se sentir linda.
    🙂

  • responder Raíssa 05/05/2013 às 18:43

    Gostei. Eu já faço várias dessas coisas e também tenho uma vovó charmosa. É importante conservar um pouco da vaidade independente da idade.

  • responder Rebeca Staiger 05/05/2013 às 19:06

    Amei o post ! com certeza vou levar algumas coisas pra vida toda ! hahaha

  • responder Renata 05/05/2013 às 19:11

    Otimas dicas, so faltou a cinta modeladora hahaha. bjussss

  • responder Marjorie 05/05/2013 às 19:41

    Ahhh Thais, que belas as lembranças que vc tem da Vovó…
    pois olha, se fosse vc não economizava no cheirinho do colar, garanto que vai sentir o aroma nele pra sempre.

    Bjs

    • responder Thais Marques 05/05/2013 às 20:24

      Eu também acho, sabia? Acho que ela deixou de propósito ali para ser lembrada pra sempre! :’)

  • responder Mari 05/05/2013 às 20:34

    Faltou um item importantissimo! Usar protetor solar todo santo dia! =)

    Essa dica quem me deu foi uma senhora que me hospedou em uma pensão, ela tinha quase 70 anos e tinha uma pele de uma jovem! Nenhuma ruga sequer! Fiquei impressionadissima!

    Agora, tá na minha rotina! Todo dia pela manhã, depois de escovar os dentes, passo o protetor em todas áreas expostas.

  • responder Ana Cláudia Inácio Gaioso 05/05/2013 às 21:38

    Adorei o post! Um dos melhores dos últimos tempos! Principalmente pelas referências familiares… S2

  • responder Heloísa Silva 05/05/2013 às 22:54

    Amei o post! Concordo com tudooo!

  • responder Heidinha 05/05/2013 às 23:07

    Acho que esse foi o post mais legal da história do blog (sdds vovó) :,)

  • responder Gisele 06/05/2013 às 00:59

    A unica dica de maquiagem que minha mãe me deu foi de usar batom, principalmente naqueles dias mais difíceis da vida. Então, se estou triste, passo um batom. É como sorrir pro mundo pra ele te abraçar de volta.

  • responder Tati Valente 06/05/2013 às 08:47

    Belíssimo post!!!!

  • responder Viviane 06/05/2013 às 09:19

    Thais eu tenho a sorte de ter a minha vó sempre do meu lado me aconcelhando de todas as formas. Ela tem seus exatos 90 anos e é muito vaidosa: nunca tomou sol depois das 10 da manhã e nem antes das 4 da tarde, ela diz que o sol é o maior inimigo da mulher e o melhor amigo é o hidratante e o filtro solar! Minha vó tem uma pele que muita mulher de 60 não tem. E ela diz tambem que mulher sem um bom perfume e sem as unhas bem feitas, passa pela rua igual a um fantasma: “desapercebida”. AH! Adoro “fussar”no Chanel número 5 e no J’adore dela!Sei que ela vive “fussando”nos meus cosméticos também!rsrs… Bjks.

  • responder Taíse 06/05/2013 às 10:49

    Acho que esse foi o post mais legal da história do blog [2]
    Que ótimo post!!! Parabens!
    Nunca comento aqui mas hj tinha q vir.

  • responder Luciana 06/05/2013 às 14:19

    Cheiros nos marcam para sempre não é mesmo? O perfume da sua avó sempre estará presente.

  • responder Mayara 06/05/2013 às 14:25

    Thais, um bom perfume e sobrancelhas sempre bem feitas pra mim também são muito importantes! Mas NUNCA usei curvex! Mas acho que vou aderir já que também tenho os cílios grandes, mas retos! Adorei o post!

  • responder debora dourado 06/05/2013 às 16:34

    Certo essa foi a Jennifer Aniston que disse numa revista e resolvi seguir: ela disse que passa vaselina na parte abaixo aos olhos – eu comprei um potinho e comecei a passar, adorei.. fica bem hidratado e achei que o creme enti-sinais deu mais efeito depois que comecei a hidratar a área (tinha um sinal por forçar os olhos, antes de usar religiosamente óculos)

    • responder debora dourado 06/05/2013 às 16:38

      Quase esqueço: bicarbonato de sódio como esfoliante…

    • responder Thais Marques 06/05/2013 às 20:13

      Que loucura! É bom por ser altamente hidratante, né!

  • responder Taysa Dias 06/05/2013 às 18:39

    Que delícia ler esse post….Thais!!

  • responder Maria Carolina Alves 06/05/2013 às 18:53

    Sua vó era uma diva! 😉 Adorei o post!

  • responder patricia 06/05/2013 às 20:44

    Amei o post!!! concordo com tudo o que vc disse 🙂

  • responder Thaise 06/05/2013 às 21:36

    Lembranças boas de vó!! A minha tbm era cheirosa, vaidosa! Só saia de casa de baton e o antigo “ruge” nas maças… AHahahaha!! Saudades

  • responder Vivianny 06/05/2013 às 21:40

    Um dos posts mais lindos e de maior valor que ja li!! Momento nostalgia em alta, me fez lembrar de varios momentos meus tbm!! As dicas foram simples porém fabulosas!! Adorei e vou tentar segui-las pois são a mais pura verdade!!

  • responder Laila Vieira 06/05/2013 às 21:58

    oi Tháis,adoro o blog e as dicas!!
    A única que faltou (segundo a minha mãe) é SEMPRE estar com o cabelo limpo! Faz toda diferença, em qualquer situação! 😉

  • responder So 07/05/2013 às 20:48

    Nossa como eu amei esse post!!
    Nunca comentei aqui no CDD apesar de entrar todos os dias religiosamente!!
    Mas tenho que dar os parabéns!! Ficou muito fofo!!
    Minha mãe me ensinou a não ter medo de cortar cabelo!!!haha
    Sempre tive aquele apego c cabelão..e minha mãe tem cabelo curtinho, tipo da Anne hathaway..hj acho mt estiloso e chique..cabelo cresce e mudar faz muito bem!!

  • responder Fernanda 08/05/2013 às 16:23

    Estou conhecendo o blog hoje, e já está na minha lista de favoritos!!
    Acho que minha mãe nunca lavou o rosto com água morna ou quente…sempre fria! Outra dica dela é na hora de secar ou hidratar, fazer os movimentos sempre de baixo para cima, e nunca esfregar demais o rosto.

  • responder Thais Marques 08/05/2013 às 20:15

    <3 <3 <3 Que bom que gostaram, meninas!

  • responder Links Bacanas | 2Beauty 09/05/2013 às 09:47

    […] “10 dicas de beleza que minha mãe (ou tia, ou vó, ou amiga, ou prima…) me ensinou” é um apanhado bacana de dicas que a Thais do Coisas de Divas juntou num post útil e fofo. […]

  • responder Van 09/05/2013 às 10:16

    Adorei! Acho que todas vocês podiam fazer listas dessas. Não sei vocês, mas eu amo listas. 10 itens de maquiagem indispensáveis, 10 melhores cds, 10 melhores tudo. Eu adoro e acho que podia ser uma tag constante como os vídeos da Sá que são ótimos. Parabéns, meninas! Melhor blog de maquiagem porque sempre tem produtos acessíveis a todos.

  • responder Jessica 09/05/2013 às 11:33

    Oi Thais,
    Também adorei o post e as dicas, só não uso o esmalte vermelho nas unhas dos pés! Aliás, não uso cor nenhuma nos pés, fico sempre no “Renda” de sempre…rsrs Mas acho essencial estar sempre com as unhas feitas, passa uma imagem de limpeza, não é?!

    Adoro vocês, bjs!

  • responder Amanda 09/05/2013 às 11:59

    Amei o post…minha avó me ensinou cada coisa também (momento saudades)

    E sabe o que é legal? Minha mãe sempre foi zero vaidosa e eu sempre amei coisas de mulherzinha, com o tempo fui ensinando para ela tudo que aprendia (revista, TV, com as amigas, sozinha testando no espelho) e hoje em dia ela segue vários conselhos que eu dei. 🙂

  • responder Malu Cunha 09/05/2013 às 13:19

    Ah!! Que post mais lindo!!!!!!!
    Olha, eu acompanho o Coisas de Diva já faz um tempinho e acho q esse foi meu post preferido!! =) Parabéns Thais!

    PS: meninas, eu acompanho o blog pelo Bloglovin (pra não perder nenhum post!) mas eu notei q a frequência de atualização do Coisas de Diva pelo bloglovin é lenta.. =( Sei q tds os dias tem post novo, mas por lá as coisas demoram a aparecer… Será q tem como “arrumar” esse probleminha? hehe
    Ah, com os outros blogs que eu sigo a atualização é “instantânea”. =/

  • responder Lidiana Rocha 09/05/2013 às 13:21

    Amei o post…
    Agora so uma perguntinha:adoro batom mas não posso usar,como faço p sair de ‘cara lavada’ mas sem parecer q acabei de cair da cama???
    pelamor…ja tentei quase todas as marcas de batom mas TODAS me causam reação alergica :/

  • responder Daiane Vieira 10/05/2013 às 08:29

    Amei o post… Como sempre acordo atrasada so da tempo para lavar o rosto passar filtro solar (indispensavel p mim mesmo trabalhando trancada numa sala) e batom!

  • responder Da 10/05/2013 às 19:23

    Simplesmente, adorei!!!

  • responder Thalita Gaertner 11/05/2013 às 07:45

    Ameeei este post! Parabéns!
    A minha dica de beleza é para as olheiras: nada como um chá morno de camomila sobre as rodelas arroxeadas e profundas! Essa aprendi com a minha mãe. Pode ser chá de saquinho (coloque os saquinhos sobre as pálpebras) ou o da erva seca, fazendo compressinhas por 15 a 20 minutos!

  • responder Camila Marques 23/05/2013 às 13:54

    Adorei as dicas! Acho muito bacana ver as avós assim vaidosas, nos passando boas dicas. Quanto a água gelada, como ajuda a fechar os poros auxilia na permanência da maquiagem por mais tempo 😉

  • responder Estilo Boutique 06/06/2013 às 16:15

    Amamos o post e as dicas!

    Iremos divulgá-lo em nossa página, tudo bem?

    ;*

  • responder eunice 01/08/2013 às 20:17

    Muito cool o seu site FELICIDADE!

  • responder vanderlea 08/09/2013 às 09:22

    Adorei as dicas!
    Moro nos Estados Unidos e trabalho com o envio de encomendas para o Brasil.
    Se vc nao tem cartao de credito internacional, ou os vendedores dos sites americanos nao enviam para o Brasil, nao se preocupe eu compro e envio para vc, ou se vc tem cartao internacional, e precisa de um endereco no USA, nao tem problema eu empresto o endereco e envio para vc.Para maiores informacoes entre em contato rondo1966@hotmail.com

  • responder Ana Web 30/11/2013 às 14:33

    Esse post foi tão aconchegante! As dicas ficarão muito mais especiais e inesquecíveis por compartilhares os momentos de como recebestes as dicas de sua mamãe e vovó! Parabéns!

  • responder Tarot online 25/02/2014 às 13:54

    dicas fáceis e aplicáveis ao nosso cotidiano tão corrido, não é? Parabéns!

  • responder Priscila Souza 03/07/2014 às 17:10

    O post mais lindo do blog!! Adorei. Tbm aprendi muitas coisas com a minha Vó, o perfume, bicarbonato pra clarear os dentes, colocar açúcar na mao molhada e fazer uma esfoliaçao pra deixar as maos sempre macias, e esmalte no pé, SEMPRE vermelho… eu que fazia as unhas dela, era a hora que tinhamos as melhores conversas… Ela faleceu em dezembro, e sinto muita falta, mas ela sempre vai estar comigo!

  • responder Jéssica 03/07/2014 às 17:17

    Ótimas dicas!!! A maioria minha mãe também me ensinou! E agradeço sempre por várias coisas que ela não me deixou fazer!!!

  • responder Bia 03/07/2014 às 17:34

    Unha feita é auto-estima! E tenho uma dica: depois de lavar o cabelo, dou uma última enxaguada com água fria. Fecha as escamas dos fios e garante brilho 🙂

  • responder Evellyn 03/07/2014 às 22:00

    Adorei!! E a minha vó faleceu a pouco tempo, tinha 80 anos e uma pele de pêssego! Sempre usou o creme nívea no rosto, do potinho azul tradicional, não usava nada além desse creme milagroso!

  • responder feh 04/07/2014 às 08:05

    Ahhh, adorei as dicas Thaís, até por que ninguém da minha família ensinou nada, pra falar a verdade tem várias coisas que aprendi com vcs no coisa de diva mesmo hehe.

    Bjsss sua linda

  • responder Sylvia Aline 04/07/2014 às 09:04

    essas dicas são as melhores. um ótimo post

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB