Resenhas Sinceras

Acne após os 20…

11/12/2010

E o último post personalizado da nossa série especial de aniversário está no ar!

Hoje a presenteada é a Aline, que pediu:

Queria dica de dermatologista para quem tem pele oleosa e com acne depois dos 20.

Pois seu pedido é uma ordem, querida leitora! Para esclarecer tudo, entrevistei a Dra. Patrícia Batista Leite Chiminacio, dermatologista do Hospital Vitória, daqui de Curitiba. Vejam só…

CDD: A acne é vista como um problema da adolescência, mas está cada vez mais comum em mulheres na fase adulta. O que desencadeia essa alteração na pele, mesmo em quem nunca sofreu antes com isso?

R: Inicialmente, é importante esclarecermos que a palavra ‘acne’ é um termo geral para definir uma espécie de obstrução seguida de inflamação que ocorre no folículo piloso (canal do pelo).

Desta forma, dependendo da causa que leve a essa obstrução, podem existir diferentes tipos de acne, sendo que as mais comuns são: acne vulgar, acne hormonal, acne cosmética e acne medicamentosa.

– Acne vulgar: É a mais comum e acomete 80 a 95% dos adolescentes e adultos jovens. Ocorre principalmente por uma tendência genética e pode ser desde muito leve (só com cravinhos) até as formas mais graves, com nódulos e cistos que costumam deixar cicatrizes. Em geral, desaparece antes dos 25 anos, mas sabe-se que 30% das mulheres que têm acne permanecerão com ela durante todo seu período fértil, ou seja, até a menopausa.

– Acne hormonal: Está relacionada a uma disfunção na testosterona, que é o hormônio masculino, mas que toda mulher produz em uma pequena quantidade. Quando a testosterona está sendo produzida em excesso ou quando está agindo com mais ‘força’, a mulher passa a apresentar sinais de virilização, que incluem a acne, ganho de peso, calvície e presença de pelos escuros e grossos no buço, queixo e embaixo do umbigo. A principal causa é a policistose ovariana (ou síndrome do ovário policístico), mas os sintomas também podem estar relacionados a tumores na glândula supra renal.

– Acne cosmética: Ocorre quando o folículo piloso é obstruído por uma substância externa, em geral oleosa. As principais causas são uso de filtro solar oleoso, hidratantes e maquiagens oleosos.

– Acne medicamentosa: Alguns medicamentos podem causar acne. Os principais são os a base de corticosteróides e alguns medicamentos de uso psiquiátrico e neurológico.

CDD: É recomendado tratamento hormonal coadjuvante ao tratamento dermatológico?

R: Se a causa da acne for hormonal, com certeza. Alguns casos de acne vulgar também podem se beneficiar do uso de anticoncepcional, mas isso deve ser avaliado pelo médico.

CDD: Qual é o tratamento ideal para esses casos, em termos de produtos e rotina diária?

R: Na acne vulgar, a inflamação do folículo está relacionada à sua contaminação por uma bactéria chamada P. acnes. Por este motivo, o uso de sabonete anti séptico sempre é válido em todos os casos. Também é fundamental a utilização de filtro solar e maquiagens que sejam livres de óleo (‘oil free’ ou ‘sem gordura’ ou ‘não comedogênico’). Nos casos mais leves, onde só há poucos cravos, também é válido o uso de um sabonete esfoliante 2 vezes por semana. Os casos em que já há inflamação (as espinhas vermelhas ou com pus) devem ser avaliados por um médico, pois, em geral, requerem outros cuidados mais intensivos. Também é fundamental a retirada de toda maquiagem com um demaquilante ou loção de limpeza diariamente.

CDD: Quais produtos devem ser evitados?

R: Deve-se evitar os produtos em cremes ou loções, dando-se preferência aos produtos em gel ou gel-creme ou loção oil free ou solução.

CDD: A acne costuma deixar marcas em função do sol e da retirada de espinhas. Quais tratamentos são indicados para diminuir as manchas?

R: O uso do filtro solar é essencial e ele deve ser reaplicado a cada 3 horas. Há vários tratamentos disponíveis para o remoção das manchas, que variam desde fórmulas com clareadores tipo hidroquinona, até o uso de ácidos, peeling e laser ou luz pulsada. Cada caso deve ser avaliado por um médico.

CDD: Como controlar a oleosidade da pele no dia a dia?

R: A forma mais simples é por meio da lavagem com sabonete e uso de produtos adstringentes. Os casos mais importantes podem requerer a utilização de ácidos ou outros medicamentos, sempre sob supervisão médica.

CDD: Quantas vezes é preciso lavar o rosto por dia?

R: Em geral 2 vezes ao dia é o suficiente. Se necessário, pode-se lavar mais vezes, mas cuidando para não exagerar e deixar a pele muito ressecada, pois um pouco de gordura é necessário para o funcionamento normal da barreira da nossa pele.

CDD: Usar hidratante facial pode piorar o quadro de acne e oleosidade?

R: Não devemos confundir excesso de oleosidade com excesso de hidratação. Mesmo a pele oleosa pode estar desidratada e necessitar de um hidratante. O mais importante é que este hidratante não seja na forma de creme, ou seja, tenha apresentação em gel, gel creme ou loção oil free.

CDD: Quem sofre do problema tem o costume de tentar disfarçá-lo. A maquiagem pode piorar o número de espinhas?

R: Em geral não há problema, desde que seja utilizada uma camada fina, livre de óleo (não comedogênica) e que seja sempre retirada no final do dia. Importante não esquecer de utilizar também um filtro solar. Há vários filtros no mercado com pigmento ‘cor da pele’ e que podem, portanto, substituir a maquiagem.

CDD: Como tratamento e maquiagem podem viver de forma harmônica?

R: A maquiagem, quando utilizada corretamente, pode ser uma grande aliada, tendo em vista que alguns tratamentos podem ocasionar inicialmente uma leve descamação ou leve vermelhidão na pele. Nestes casos, a maquiagem ajuda a corrigir estas imperfeições.

Gente, confesso que até eu aprendi umas coisinhas com essa entrevista… Aline, espero que tenha ajudado! E meninas, pra qualquer coisa que forem fazer, sempre procurem orientação médica, ok?

você pode gostar também destes posts

14 comentários

  • responder Flávia 11/12/2010 às 08:26

    Adorei o post!
    Ajuda bastante.
    Meu maior problema é a oleosidade! Da muita raiva. rsrs
    Beijos

    http://forallkinds.blogspot.com/

  • responder Deborah Rangel 11/12/2010 às 10:45

    Adorei as dicas!!
    Tenho 21 anos e tenho acne desde a adolescência… é muito triste.
    Ainda bem que existe tratamento!
    😀
    Bjos

  • responder Cris 11/12/2010 às 11:02

    Adorei esse post. Nós mulheres adultas nunca estamos escape desse problema. Tenho 30 anos e preciso me cuidar pois as vezes a acne teima em aparecer. Sempre cuido com filtro solar e base oil free, funciona super bem. 🙂

    Estão de parabéns, o CDD está com posts excelentes.
    Bjosss
    Cris

  • responder Lorena 11/12/2010 às 11:39

    Meninas, ótima iniciativa a de vcs.
    Pq vcs nao criam um quadro permanente com ele? Não sei, toda sexta, por exemplo, vcs fazerem um post indicado por alguma leitora…
    😉

  • responder Marília 11/12/2010 às 11:45

    Amei as dicas!

  • responder Danielle 11/12/2010 às 12:11

    Tudo muito bem explicado.
    Parabéns pelo post!

    http://www.daniesuasdicas.blogspot.com

  • responder Paula 11/12/2010 às 13:18

    Eu com 20 anos, assim do nada, tive uma infestação de espinhas no meu rosto, daquelas tipo cisto. Eu quase morri. As cicatrizes ficaram por um bom tempo, mas graças ao uso diário do protetor solar elas saíram. O anticoncepcional também foi um super aliado.

    Parabéns pelo post!

  • responder Raissa 11/12/2010 às 14:56

    Ah,espinhas…não saem de mim por naaaada,kkk!Mas usando os produtos direitinho,ameniza bastante!

  • responder Tweets that mention Acne após os 20… » CoisasDeDiva - -- Topsy.com 14/12/2010 às 11:07

    […] This post was mentioned on Twitter by Coisas de Diva and Bel Salemme, Natalie. Natalie said: Acne após os 20… http://t.co/R6mWjz2 […]

  • responder Áurea Luz 15/12/2010 às 19:28

    Adorei o post meninas! Tenho 22 anos e as espinhas teimam em permanecer em mim. Comecei a cuidar melhor da pele, limpando e hidratando com produtos específicos, e esse mês comecei com o anticoncepcional, esperando os resultados!
    Quanto ao hidratante em gel que a dermatologista indicou… acho que não conheço nenhum… Alguém me indica algum?

  • responder ingrid m 17/12/2010 às 17:38

    Gente, adorei! Eu tenho muita acne, mesmo ja tendo 20 anos!
    e acho que agora consegui descobrir qual é o meu tipo!

  • responder Aline Mello 23/12/2010 às 15:03

    Adorei o post, muito bom!
    entendi direitinho, tudo bem explicado.
    obrigada pela atenção de vocês 😀

  • responder marta aparecida batista oliveira 02/02/2013 às 23:49

    estou doida para que essas malditas espinhas acabam é horrível n queria queria ter mais fazer o que tem gente que n tem mais é isso aii..tenho 20 anos depois que eu usei esse sabonete asepxia minha vida melhorou bastante muito bom esse sabonete tem muito tempo que eu uso ele é otimo dei varias pessoas que tem acne falei paarraa usarem asepxia e não iram se arrepederr..
    e estão usando ate hoje e tão adorandoo…..também estou amandoo
    todo mundo pergunta pra mim assim nossa como sua pele melhorouuuu heimm
    ai eu falo foi o sabonete..

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB