Dicas

A month in the merde – parte 2*

03/02/2010

Como prometi, ta aí pra vocês a segunda parte da minha viagem, agora em Paris:

Uma curitibana em Paris
É super comum encontrar brasileiros no exterior – em Paris, então, nem se fala. Mesmo assim os estrangeiros (em especial os franceses, já que foi com eles que convivi na maior parte do meu tempo na viagem) ainda acham incrível o fato de eu ser loira E brasileira. Quando contei também que moro numa cidade fria (bom, não nesse momento) e que por aqui não tem nem sinal de carnaval, eles ficaram chocados. Pra provar que sou brasileira mesmo, tive que colocar meus saltos de acrílico e sambar com purpurina (brincadeira).

Grosseria francesa
A fama dos ‘modos’ franceses é grande, mas sempre achei a maior besteira. Não é possível dizer que todos numa cidade com mais de dois milhões de habitantes são grossos – assim como também possível dizer que são todos gentis. Como qualquer cidade grande, Paris é plural – existe gente de todo tipo. Assim como o porteiro do prédio debochou de mim por não conseguir abrir a porta (“você coloca a chave e gira, é assim que funciona”), o segurança do museu se ofereceu pra tirar foto e etc. Sem esquecer de que saber alguma coisinha de francês sempre é melhor do que não saber nada, então é melhor arriscar seu francês capenga mesmo do que falar direto em inglês.

Comida
Nesse aspecto, a fama é totalmente merecida. Não comi nada ruim em Paris e já voltei no avião reclamando do pão horrível. O pão é ótimo, os queijos são ótimos, os doces, então… Eu, como boa formiga vivendo em corpo de humano, comi muito macarron, croissant de chocolate e galette (um tipo de torta folhada muito boa – no Dia de Reis, dia 6 de janeiro, as casas e padarias se enchem da Galette du Rois, que é feita com um bonequinho de presépio dentro. Quem encontra, usa a coroa de reis). Se por acaso você estiver por lá, esqueça a Coca-cola e encarne o francês: nas casas, é muito mais comum tomar só água e vinho branco do que refrigerante. Ah, o clichê parisiense do francês andando na rua com uma baguete na mão é verdadeiro (e se aplica a mim também, mesmo eu não sendo francesa).

Família francesa
Eu fiquei hospedada em casa de família. No meu caso, minha família era composta apenas por uma senhora viúva – ela tem quatro filhos casados e vários netos, que sempre iam visitá-la. Logo, tive bastante contato com vários membros da família, netos, filhos, primos e etc. Isso é legal porque você vê de perto como é o funcionamento de uma família comum em Paris, longe do eixo turístico Torre Eiffel-Champs Elysées. É legal pra ver que sim, eles se cumprimentam com dois beijos no rosto, inclusive os homens. E que você deve acordar uns 15 minutos antes do que planejava porque eles tomam chá em potes enormes, invés de usar xícaras – a demora pra tomar tudo e conversar me rendeu um atraso no primeiro dia de aula.  Fora que fiquei no 14º andar de um prédio na margem esquerda do Sena, com vista direta pra Torre Eiffel (a foto da plaquinha lá em cima era meu endereço, no 16º arrondissement, um dos mais nobres de Paris)…

Se misturando
É fácil fazer um francês rir – é só fazer qualquer tipo de piada com os belgas. Sim, os belgas estão para os franceses assim como os portugueses estão para os brasileiros. Então pegue todo o seu arsenal de piadas sobre português e faça igual, só trocando a nacionalidade. E se você falar mal dos inglêses, também tem grandes chances de conquistar a simpatia francesa. Pra puxar papo, pergunte onde alguma celebridade francesa (tipo Serge Gainsbourg) está enterrada, a maioria deles sabe de cor onde os famosos estão, geralmente num dos três maiores cemitérios de Paris – Montmartre, Montparnasse e Père Lachaise.

Trens, metrô e etc.
Eu fui de Amsterdã até Paris de trem – uma viagem que normalmente leva quatro horas, mas eu fiz em OITO. Sim, oito. Porque os trens diretos estavam lotados, então tive que pegar quatro trens. O problema é que a maioria das estações é feita pra quem sabe pra onde está indo, enquanto eu não sabia nem pra que plataforma ir. Mas enfim, superei o desespero e consegui fazer as conexões certas. Já o metrô é super fácil e funciona muito bem (quando não tem greve) – tendo um mapa das estações, consegui me locomover muito bem e só me perdi na primeira vez (em Curitiba me perco até hoje).

Detalhes técnicos
Pra quem pediu informações sobre o meu curso, tá aí: quem fez toda a burocracia (matrícula na escola, alojamento e etc) pra mim foi a CI – Central de Intercâmbio. Foram super atenciosos e não tive problema algum. A escola onde eu estudei foi a France Langue, sobre a qual também não tenho a menor reclamação – os professores foram ótimos e a estrutura da escola é bem legal, recomendo.

É isso, acho que falei um pouco sobre tudo… 🙂

você pode gostar também destes posts

27 comentários

  • responder Jana 03/02/2010 às 12:59

    cada vez mais eu tenho vontade de ir pra Paris! ótimo post!
    .-= * Escreveu um post falando sobre Inspirações em Alice in Wonderland =-.

  • responder Cah_nossovicio 03/02/2010 às 13:15

    Nossa, quase chorei vendo suas fotos e lendo seu post! Sou apaixonada por Paris, e meu maior sonho é morar lá, pena que é impossível. Em maio to lá, mas só de visita! Suas fotos estão lindas!!

  • responder 03/02/2010 às 13:16

    MEUUU
    Oq são essas fotos???
    Taca num pen drive e traz pra gente ver o resto, PLIZZZZ. Tô chorando macarrons aqui.

  • responder paulavieira 03/02/2010 às 13:31

    Marina, uma perguntinha: qual seu nivel de frances antes da viagem? Vc ainda estudava frances aqui no Brasil? Ou ja tinha terminado algum curso? Vc teve alguma dificuldade em se comunicar?
    Bjs

  • responder GiLi 03/02/2010 às 13:36

    Essa foto da Torre tá incrível!
    Tb quero ver todas! 🙂

  • responder Isabella Rabello 03/02/2010 às 13:43

    Ai que invejinha de vc. Esse ano ia fazer uma viagem internacional tb, mas não vai rolar mais. Buáááá
    Aproveitando… vc disse q é melhor conversar em francês mesmo, mas te trataram mal alguma vez q vc falou inglês ou isso é coisa antiga? Lenda eu sei q não é pq conheço vááárias pessoas que foram pra França uns anos atrás e todas relataram que tratavam bem só quem falava francês, que o resto era tratado mais ou menos.

    Bj

  • responder Luiza 03/02/2010 às 13:43

    Marina, você tem ótimo olhar fotográfico, e essa amostrinha de imagens a prova disso. Parabéns pelas fotos. Depois libera mais, se não for pedir muito. 🙂

  • responder Marina Fabri 03/02/2010 às 14:06

    Meninas, obrigada pelos elogios às minhas fotos (L), vou separar mais algumas pra postar depois!

    Quanto ao meu francês: antes de viajar, eu já estudava francês aqui, há um ano e meio, no centro de línguas da PUC. Nos primeiros dias, tive algumas dificuldades pra me comunicar, mas depois me virei mto bem. Falei ali do inglês, mas na verdade não falei com ninguém em inglês, me prometi falar só em francês… Mas convivi com outros alunos de níveis mais básicos que arriscavam o inglês, por isso falei.

    Beijos!
    .-= * Escreveu um post falando sobre A month in the merde – parte 2* =-.

  • responder Ana Guimaraes 03/02/2010 às 14:10

    Marina, adorei as suas fotos, são super lindas!! Em Junho também vou a Paris e vou ficar num apartamento no 16º arrondisement – casa de um primo francês/espanhol/ português (a minha familia tem muita mistura). Conheço bem Paris mas, com os seus posts, estou a relembrar muita coisa por isso mega obrigada!!Essa das piadas dos portugueses é que podias evitar…lololol..brincadeirinha ;-)…ao contrário do que os brasileiros possam pensar, nem todos os portugueses são “cafonas” 🙂

  • responder Fernanda Soares 03/02/2010 às 14:19

    Mon Dieu!!!!!! Que saudades de Paris!!! Estive lá com minhas irmãs e uma amiga em outubro e foi PERFEITO!! Sério mesmo, que lugar incrível! A luz, as paisagens, o estilo das pessoas… me senti totalmente integrada e feliz lá. Tiramos fotos inacreditáveis! Ficamos no 15arrondissement perto das
    Aposto que você se perdeu na Sephora da Champs Elysées não é?? O melhor foi saber que, mesmo lá, em um dos endereços mais chiques do mundo pude encontrar preciosidades como uma bolsa NAF NAF de 12 euros!!!!!!!

    Bjks, adoro seu blog!

  • responder Paula Barcelos 03/02/2010 às 14:35

    ahhh… me decepcionei um pouco com Paris sab…..passei o reveillon desse ano lá….peeeeeeeessimo……. mas cultura e arte dão um banho…..bom de se conhecer td…..

  • responder Iza Vieira 03/02/2010 às 15:11

    Ai! Eu estou planejando uma igual pro fim desse ano/começo do próximo.
    Estou no 6° semestre na aliança francesa e queria fechar o curso passando um tempo lá.
    Gostou da agencia de intercâmbio? Demorou muito tempo pra vc organizar ? precisou de que ? Posso ser indiscreta e perguntar quanto foi?
    Tá eu sou chata. =*

  • responder Paula 03/02/2010 às 15:39

    Que lindas as fotos! Precisamos nos reunir pra ver todas, né? Ah, e tenho um complemento pra fazer ali na parte de idiomas. Se você não fala francês, vá com uma amiga que fale: você fica parecendo a amiga muda, mas pelo menos consegue chegar aos lugares sem se perder! hahahahahaha

  • responder Celinha 03/02/2010 às 15:44

    Que delícia de diário de viagem!

  • responder marinafabri 03/02/2010 às 16:28

    Gente,
    to respondendo tudo que vocês perguntam numa boa, e peço desculpas, mas sobre a questão financeira do negócio não vou falar muito… Quem estiver interessado em algo do tipo, pode fazer orçamentos com agências de intercâmbio, eles vão te informar certinho quanto custa cada coisa e aí o dinheiro extra, pra torrar lá, fica a cargo de cada um…

    Beijos

  • responder NINNA!! 03/02/2010 às 17:40

    BATEU UMA INVEJINHA NUDE…

  • responder Jowzinha 03/02/2010 às 17:55

    MArina!!!
    Adorei as fotos!!!
    Em especial a da neve nas mão q me fez lembrar um sonho q tive justamente com Paris!!!
    Parece q lá td é mto tranquilo né?
    E os preços do custo de vida?
    são bons?

    =**

  • responder Marina 03/02/2010 às 18:56

    Marina minha linda tipo…posso ta sendo ignorante mas não me acostumo a idéia de ficar em casa de outras familias,como assim?sou tao apegada a minha familia e amo a minha privacidade oO

  • responder Trend Of The World 03/02/2010 às 21:29

    Nossa muito legal seu intercambio, você visitou as lojas francesas de Fast Fashion? Dizem que são ótimas!
    http://www.trendoftheworld.blogspot.com

  • responder Aninha Godoy 03/02/2010 às 21:55

    Caara, eu já fico LOOOKA se me perco aqui em São Paulo… Se me perdesse em Paris eu morria! Corajoosa vocêe Maari!
    .-= * Escreveu um post falando sobre Resenha Maybelline Colossal Volum Express + Duo Sombras Vult =-.

  • responder Ana 03/02/2010 às 23:11

    Oi, Marina
    Sou de Curitiba, e acho que te vi no Kharina esses dias…

  • responder Marina B. 03/02/2010 às 23:53

    Aii, muito legal mesmo. Nossa, amo quando tá frio em Curitiba, espero o ano inteeeiro pelo momento inverno! Meu sonho é morar em Londres, demaaais!

  • responder Ana Luiza 04/02/2010 às 09:41

    Que lindas as fotos, Marina! Só renovou minha vontade de ir à Paris… Estou estudando francês há um pouco mais de um semestre. Acho que ainda não dá para me aventurar, né? hehehehehe
    Nossa, mas com o calor que tá fazendo aqui, fiquei morrendo de invejinha boa do pessoal que foi para a Europa! Como disse a Marina B. aí em cima, espero o ano todo pelo inverno, pois sou do RS e aqui faz frio de verdade também…
    Calor from hell… O Rio Grande é a própria filial do inferno no verão!

    Beijos

  • responder bella 04/02/2010 às 14:54

    Amei esse post!Tem amis foto?Tem mais detalhes?Ainda bem que não te conheço pessoalmente;iria deixa-la louca com minha curiosidade!Admirei sua coragem,sua independencia…invejinha branca,se bem que não tem outro jeito de se conseguir as coisas né!
    Inverno já!Se tiver mais post sobreo assunto,vou amar!Bjs!

  • responder Cláudia 12/02/2010 às 17:51

    Bem isto é tudo muito bonito, mas eu continuo sem perceber uma coisa, O que é que vocês, brasileiros, têm de tanto mal contra os portugueses? Sinceramente não entendo. Passam a vida a fazer gracinhas, mas esquecem-se que se não fossem os portugueses, o Brasil hoje não era o que é 😉 E talvez em algumas coisas Portugal até seja bem melhor. Também não me parece que fosse engraçado para vocês ouvir os portugueses sempre a fazer piadas daquilo que vocês têm de pior 😀 Fiquem bem.

    • responder Rita 16/03/2010 às 18:08

      Avé Cláudia, realmente as piadinhas sobre os portugueses são super giras…
      Ainda bem que alguém tem dignidade para defender Portugal.

  • responder Letícia 01/05/2010 às 12:32

    Mocinhas portuguesas, não se ofendam com as piadinhas! 😉 É claro que sabemos da importância de Portugal em nossa história… mas acho que nós, brasileiros, temos um jeitinho bem esquisito de demonstrar carinho, hihihi! E confessem, aposto que vocês também têm um arsenal gigante de piadas de brasileiros! 😀

    Marina, teu post foi definitivo pra eu me decidir a fazer o mesmo. Estava me enrolando para ir de uma vez (porque eu já sou formada em francês há 1 ano e meio…), e tomei coragem. Vou no início do ano que vem, mas para ficar em residência estudantil. Deseje-me sorte!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB