Dicas

Cuidado com os filtros solares!

02/12/2009

A Pro Teste Associação de Consumidores realizou diversos testes de qualidade com filtros solares – e o resultado foi assustador. Entre os 10 filtros fator 30 testados por eles, só dois mostraram-se totalmente eficientes. Além disso, sete deles apresentam, em sua composição, o benzophenone-3, uma substância cancerígena já proibida em outros países.

Segundo a pesquisa, os produtos das marcas Nivea, Sundown, Avon, La Roche Posay e Banana Boat podem perder até 50% do fator de proteção depois de uma hora de exposição ao sol. E, vejam só, o protetor mais caro testado pela pesquisa, o da La Roche, foi o segundo pior, mantendo só 62% da proteção depois de uma exposição à temperaturas de 40 graus. Uma coisa importante a ser levada em conta é que os dados não mostram que os filtros não protegem, e sim que não resistem ao calor (o que, pra mim, ainda é absurdo, porque se as temperaturas chegam perto de 40 graus aqui em Curitiba, imagine nos resto do país, né?).

Além disso, os filtros com indicação de resistência à água também perderam metade de suas propriedades protetoras após 40 minutos no mar/piscina.

Os protetores aprovados foram o L´oréal Solar Expertise e o Cenoura & Bronze. Outras marcas reprovadas foram Natura, Episol Loção Oil Free e Coppertone.

É claro que ninguém vai passar o dia todo torrando na praia tendo passado protetor só uma vez ou com FPS baixo (pelo menos eu espero), mas não custa alertar – antes ter pele branca do que ter envelhecimento precoce e câncer de pele, né? Vamos nos cuidar 😉

Ah, pra ver a tabela completa com as ‘notas’ que cada marca analisou, clique aqui.

Ps.: A La Roche Posay entrou em contato com a gente e ofereceu alguns esclarecimentos a respeito da pesquisa. Segundo a empresa, eles desconhecem os resultados do teste, a instuição realizadora e os critérios adotados por ela. Ainda segundo de acordo com a La Roche, “o produto encontra-se regularizado junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e todas as informações contidas na embalagem do produto foram comprovadas por testes com metodologias reconhecidas e aceitos pela Anvisa”.

Ps2.: Aqui nessa reportagem do Estadão, a Sociedade Brasileira de Dermatologia afirmou desconhecer os métodos dessa pesquisa. Esse assunto tá causando o maior bafão internet afora, então, pelo sim pelo não, vamos reaplicar o protetor correndo assim que ficar muito quente ou entrarmos na água, ok?

você pode gostar também destes posts

18 comentários

  • responder Ana Luiza 02/12/2009 às 11:53

    Ahhhh, eu já tava indo comprar o da La Roche….
    Vale o alerta!

  • responder Ina 02/12/2009 às 12:11

    Eu só o uso o Loreal indicado pela minha dermatologista… é bem mais barato que o La Roche… ambos da mesma empresa inclusive… que coisa… o mais barato é melhor que o Top… é por isso que eu nunca vou por preço ou marca… sempre por indicação…

    Beijos

  • responder MEL 02/12/2009 às 12:46

    Depois de ler algumas reportagens e pequisas sobre sol e pele
    eu aderi de vez a minha brancura natural!
    Sol comedido é o suficiente!
    Deixei de lado essa busca louca por um bronzeado!
    E morar em Curitiba ajuda muito hahahaha!

  • responder Bella 02/12/2009 às 12:54

    Eu já estou com os ombros morenos,SÓ de andar pelo centro…e olha que uso o “SUN-MAX”stiefel fps30 direto!Quanto ao da la-roche posay,vou usando ainda porque paguei barato em promoção…mas aqui pra cidade já ta bom.Quero ver quando for pra praia…o ridiculo,é que ainda to com as pernas brancas:(!

  • responder Mariana Ferreira 02/12/2009 às 13:33

    Oieee.. fiquei preocupada com essa notícia! E não se iluda por morar em Curitiba, li na Veja de uns tempos atrás que quanto mais aos pólos do globo, pior é a incidência dos raios solares por causa do buraco da camada de ozônio, e eu bem me lembro que Curitiba era uma das piores capitais no Brasil.
    E o episol tem o benzophenone-4, será q eh a mesma coisa?
    Gente, estou chocada com isso!
    =/

  • responder Carol Scheid 02/12/2009 às 13:40

    Choqueeeeeeeeeei!
    valeu muito o alerta, meninas

    beijso

  • responder Tici 02/12/2009 às 14:02

    Estou preocupada com isso agora. Aqui em Manaus é verão escaldante desde Agosto. As emperaturas chegam a 41-42-43 graus. E se eles não resistem a essa temperatura, o que fazemos?

  • responder Cinthia 02/12/2009 às 15:20

    Menina! Apavorei!!! Eu tenho uma tendência terrível para manchas de pele! Tanto que uso fator 50! Atualmente uso o Episol Oil Free. Acho que vou encomendar um da L’Oreal hoje mesmo! Valeu a dica! Beijos

  • responder Luciana 02/12/2009 às 17:12

    Menina post de utilidade pública esse aí! Eu uso o da Mary Kay só porque ele não deixa a pele melequenta, mas eu tô atrás de outros com fps maior! Achoque vou voltar pro meu fofozo da ADCOS!

  • responder Claudia Speroto 02/12/2009 às 18:01

    Oi florzinha, fiz uma resenha esses dias sobre o nivea, aff…
    já se inscreveu no sorteio que estou fazendo: Um kit de maquiagem
    passa lá: http://www.useicontei.blogspot.com
    Te linkei no meu, tá?!
    Bjinhus, Clau Speroto

  • responder Katherine Curcino 02/12/2009 às 23:15

    Cuidado com pesquisas obscuras!

    Muito, mas muito cuidado mesmo pessoal, esse “copia e cola” de informações na internet pode ser muito ilusório.

    Primeiramente, ninguém sabe que associação é essa, a quem ela realmente serve, e quais os critérios e metodologia adotada.

    Inclusive a Sociedade Brasileira de Dermatologia não reconhece tal avaliação.

    Agora meu depoimento pessoal.

    Sou extremamente branca e intolerante a muitos produtos cosméticos (tenho pele atópica). Um dos poucos filtros solares que funcionam em mim é o da La Roche. Sou do tipo que se ficar 10 minutos no sol já começo a sentir seus efeitos, e com o Helioblock da La Roche fico tranquilinha na praia e depois é como se eu tivesse ficado em casa. Tudo bem, meu fator de proteção é bem mais elevado que o supostamente testado, mas não tem como mudar da água para o vinho somente diminuindo o fator de proteção.

    Não sei não, muito cuidado com o que se lê por aí. O melhor mesmo é ouvir seu dermatologista.

  • responder Ana Letícia 03/12/2009 às 10:22

    Concordo com tudo o que a Katherine falou aí…
    Aproveito pra colar o link da notícia que saiu no ESTADÃO, sobre a Sociedade Brasileira de Dermatologia não ter sido consultada ou sequer informada sobre o tal teste:
    http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20091202/not_imp475241,0.php
    Bjs

  • responder Patricia Harumi 03/12/2009 às 12:23

    Oi Marina, me deu medo total com essa pequisa!
    Li hoje cedo.

    Uso anthelios fps 40 e fiquei super preocupada…
    Acho que vou ter usar um Loreal…

    bjs

  • responder nia 05/12/2009 às 19:03

    eu uso la roche posay a anos, mas recentemente adquiri o ae com acido hialuRônico e não senti a proteção que tinha com o fluido, sem contar que manchou minha pele pois sou muito clarinha e havia feito tratamento com ácidos. voltei a uma proteção maior.

  • responder Ana Carolina 08/12/2009 às 12:25

    Não estou defendendo nenhuma marca de filtro solar, só devemos tomar cuidado pois pesquisas cientificas devem abordar métodos e não somente resultados. As respostas das empresas todas referiram não ter o estudo e nem a forma como foi realizado para que possam rever ou se defender, já a Natura foi mais longe e informou q uma pesquisa dessas custa por filtro testado U$15mil como podem ter investido 10X o valor em pesquisa?

  • responder Billy 13/12/2009 às 23:36

    O pior de tudo é que a Avon usa Benzophenone-3 em tudo, desde o Renew até as colônias. É só olhar na fórmula. Aí você vai acumulando a substância no organismo! Como ela é proibida em muitos países, eu a partir de hoje não usarei nunca mais, independente das explicações da Avon. Existem outras substâncias “mais caras” para substituir a oxibenzona. Talvez por isso ela seja tão utilizada, por ser mais barata.

  • responder Vitória 16/12/2009 às 09:44

    O que mais me impressionou nem foi que a proteção não é a indicada na embalagem que não protegem o tempo que dizem(lógico que isto é importante!!) mas o pior mesmo é usar protetor solar com uma substância altamente cancerígena que há muito é proibida nos EUA e ainda vem estas empresas se defender dizendo que estão dentro dos padrões da ANVISA!!!!Se é liberado pela ANVISA ou não eu não quero saber se eu soubesse que continha esta substância não estaria usando, me senti enganada…eu uso os da Natura e fiquei perplexa pq confiava cegamente na empresa…acabei de receber dois que tinha encomendado vou devolver pois não tenho coragem de usar.

  • responder ticiane 12/04/2010 às 15:13

    adorei a pagina mas ñ me prestou a nada

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB