Dicas

Pras ceguinhas…

17/07/2009

Sou bem ceguinha, tenho uns seis graus de miopia e deteeeesto óculos de grau. Só uso em casa e olhe lá. Como recebemos algumas dúvidas de meninas que também usam e como eu sou a única quatro olhos da galera, resolvi reunir minhas dicas em um post.

contact_lens

Pra começar, devo dizer uma coisa: eu tenho 23 anos. Se vocês fizerem as contas, vão reparar que eu comecei a usar lentes aos 13, logo, eu já aprendi a me maquiar usando lentes, não sei de outra forma. Eu nunca tive problema nenhum, mas já vi muita gente reclamando que os olhos ficam vermelhos ao passar lápis, por exemplo. Ah, eu uso lentes gelatinosas (já usei de muitas marcas mesmo e minha preferida é a Biomedics, apesar de atualmente estar usando a Oasys por recomendação médica)

Minhas recomendações (gente, eu só sou usuária de lentes E maquiagem, não sou médica ou especialista, ok?)  são:

1) tenha aquelas ‘lágrimas artificiais’ (eu uso Clens 100, com menos frequência do que deveria, admito) sempre por perto. Em geral, os olhos de quem usa lentes ficam vermelhos e irritados porque os olhos ficam secos e sem lubrificação. Quem tem pele naturalmente seca tem também, logicamente, os olhos mais secos.

2) escolha um lápis (à prova d´água!) que seja bom pra você. Meus dois preferidos são Urban Decay (de novoZzZzzz) e Bourjois. O Bourjois que eu tenho é o Contour Clubbing preto e um verde escuro. Os dois são ótimos, muito macios, pigmentados e não borram, além de custarem uns R$ 30 e poucos  (mesmo preço que o kajal da Natura, que não é bom como esse)

3) nunca (atenção para a ênfase no nunca) passe lápis (ou sombra ou delineador…) muito próximo do canal lacrimal (o cantinho interno do olho), porque pode inflamar. Essa dica vale pra todo mundo, não só pra quem usa lentes.

4) Tenha sempre shampoo Johnson´s infantil na prateleira do banheiro. Tanto pra tirar maquiagem quanto para limpar a área dos olhos mesmo. Isso foi recomendação do meu médico há muitos anos e nunca parei de usar. Antes que alguém pergunte: não, não arde (é feito pra crianças! “chega de lágrimas”) e não, não faz mal, pelo contrário (esse foi o “remédio” que usei por bastante tempo contra uma alergia no interior das pálpebras.   

É isso, deixem suas dicas aí nos comentários também!

pormarina

você pode gostar também destes posts

33 comentários

  • responder Andrea Carolino 17/07/2009 às 08:50

    Tbm sou cegueta!
    “Uso” óculos há um tempão. Resolvi experimentar as lentes e só consegui usar por 3 anos. Incomodava demaaais. Sem falar que não consegui usar maquiagem com elas pois começava a enxergar tudo embaçado. Portanto, as pessoas que usam lentes de contato e maquiagem são minhas heroínas \o/
    Hehehehehehehehehe

    Hoje em dia, prefiro sair cega e vendo tudo torto a ter que usar óculos em festas e afins =/

  • responder Tamila 17/07/2009 às 10:06

    Sei bem como é isso… tenho 5 graus de miopia também e resolvi depois de 7 anos, que vou operar até o final do ano que vem.

    beijos

  • responder Thalita Mesquita 17/07/2009 às 10:06

    Oi!!!!! Tenho 26 anos, uso lentes de contato gelatinosas há 11 anos e não costumo ter problemas na combinação lente x maquiagem. É só tomar cuidado com o excesso de pó na região dos olhos. Às vezes cai um pózinho, um pouquinho de sombra, dentro dos olhos e embaça a lente. Gostei da dica do shampoo Johnson´s pois também tive alergia no interior das pálpebras e levou uma vida para ficar boa. Estava quase me conformando em deixar as lentes. Mas voltar para os óculos eu não volto, prefiro fazer uma cirurgia de correção.

  • responder Pritty 17/07/2009 às 10:11

    Marina, vc usa o shampoo jonhsons dentro do olho???!
    Pq eu não uso lente nem nada, mas uso ele pra tirar maquiagem. Mas com o olho fechado e tal. Pra tirar lapis da linha dagua eu uso demaquilante para os olhos. Do jeito q vc escreveu parece que vc usa o shampoo pra isso tbm, com o olho abertao msm. é isso?!
    rsrs
    Desculpe a ignorância, mas fico com um medoooo absurdo de irritar meus olhinhos! rsrs

  • responder Marina 17/07/2009 às 10:17

    Tamila e Thalita: ai que inveja de poder operar… Mas mesmo já não sendo tão novinha, meu grau ainda não estabilizou, tá crescendo desde que descobri a miopia.

    Pritty, o shampoo é pra lavar a área dos olhos, com os olhos fechados. As alergias se original com fatores externos, tipo um pozinho que entra, o que pode ser evitado se a região estiver limpa. Não se deve lavar o olho aberto, não sei nem como isso é possível hehehe.

  • responder Andréia Szcypula 17/07/2009 às 10:33

    Eu tentei usar lentes de contato, mas não consegui de jeito nenhum, parecia que a lente tinha pimenta de tanta irritação que me dava. Então, tive que assumir os óculos enquanto não posso operar a miopia… Mas não deixo de usar maquiagem por isso, antes achava que ninguém notava se estava ou não maquiada por que pensava que os óculos escondiam, mas ledo engano, sempre prestam atenção quando estou com uma maquiagem bonita, mesmo com meus vidrinhos na frente :). Não gosto de óculos, mas não vou deixar eles detonarem com a minha autoestima…
    A próposito, nunca tinha comentado no blog e quero aproveitar pra dizer que gosto muito!

  • responder Andressa 17/07/2009 às 10:47

    Eu sou miope também, e uso lentes há mais ou menos 1 mês. Clens 100 é a salvação haha, até agora não tive nenhum problema com maquiagem, coloco as lentes antes e ai me maquio, e tiro as lentes antes de retirar a maquiagem e fica tudo certo!

  • responder Marina Oliveira 17/07/2009 às 10:52

    Olá! Adorei esse post, pois, tb. sou ceguinha (-2,5 em cada “zoinho”!) e estou tão acostumada com as lentes que não consigo me imaginar de óculos! Também uso o shampoo da Johnson por recomendação médica, aliás, é bom até para evitar tersol, já que limpa a região. Ah, e não consigo me maquiar sem as ditas rs… já fico grudada no espelho e sem lentes, não consigo nem pegar no pincel! hahaha… exageros da minha pessoa!

  • responder Nadja 17/07/2009 às 11:50

    Marina e Tami

    Venho contar minha experiencia p vcs.. “tive” ou sou uma pessoa miope ne (pq miope eh q nem gente q era mto gorda..pode ser magra mas tem o cerebro de gordo, sabe como eh??) Entao eu tenho o olho miope mas operei a miopia… Em 2004. Fazem 5 anos q operei eu tinha 25 anos. Valeu muito a pena.

    Nao tive problemas no antes, durante nem depois da cirurgia.
    Esperei o grau estabilizar, eu tinha 7 – esquerdo e 5 – direito.. .E 0,50 de astigmatismo.

    Sei mto bem tudo q vcs passam!!! Fikei c um pokinho de astmatismo.. 0,25 mas pra quem tinha 7 de miopia n eh NADAA eheh.

    Maquiagem era uma coisa complicada p mim mesmo!! Dificil.

    Eu usava lacrima plus e akeles opti tears, opti free e renu … n sei se voces conhecem..

    Marina, importante a limpeza mesmo. Peguei um fungo brabissimo (gracas a Deus na lente somente ) por nao limpar a lente direito e ir p balada c makiagem e deixar de qq jeito.

    Bjus qq duvida sou toda ouvidos e to a disposicaaao.

  • responder Priscila B. 17/07/2009 às 11:55

    kkk.. já fiz a cacaca de ganhar terçol por passar creme no canal lacrimal sem querer…ninguém merece…
    bjim

  • responder Ana Júlia 17/07/2009 às 12:29

    Oi Marina, eu conheci o blog recentemente e estou adorando, entro todos os dias, hoje me animei a comentar pelo assunto do post, também sou usuária de lentes e óculos! Tenho 3,25 de miopia nos dois olhos (e continua aumentando), e comecei a usar lentes quase que ao mesmo tempo que os óculos, pois danço e no palco a visão borrada me atrapalhava muito… Eu me maquio para o palco (maquiagem pesadíssima “estilo drag queen” hehehe) desde os 11 anos (tenho 26), e as lentes nunca foram problema. No início eu achava que seria melhor colocá-las depois que já tivesse terminado a maquiagem, mas depois me acostumei a fazê-la já com as lentes nos olhos, é tranqüilo…
    Eu usava as lentes o dia todo, e agora estou com uma alergia e meu oftalmo me obrigou a diminuir a freqüência do uso, ou seja, terei que usar bastante óculos!!!! Que não gosto nada! Nunca sei se fica bem ou que tipo de maquiagem usar com eles… Alguma dica?

    beijos e desculpa o textão! 😛

  • responder Isis 17/07/2009 às 12:43

    Uso lentes gelatinosas há uns 6 anos, me adaptei bem, e não posso fazer cirurgia de correção de miopia, tenho 7 graus em cada olho.
    Eu queria saber se isso só acontece comigo… quando chego à noite pra tirar a maquiagem e uso lápis de olho preto, minhas lentes ficam manchadas de preto e é um horror pra conseguir limpá-las! Alguém sabe se é normal isso? rs

    😉

  • responder Camilla 17/07/2009 às 13:04

    Muito obrigada por atender ao meu pedido (e pelo visto de outras meninas), Marina! Eu realmente precisava de dicas de alguém experiente em relação lente de contato & maquiagem!
    Bom, sou um bebê (hehehehehe), tenho 15 anos, e uso lente a uns 6 meses. E sofro! Nenhum lápis de olho fica. Pelo visto terei que investir trintinha em um desses (péssimo pra minha amada mesadinha). Tenho um grau bem forte, sou uma cegueta sem óculos (que uso para estudar porque fica o ar-condicionado na minha cara a manhã toda e em casa), meu grau é 7.
    Sempre acreditei que o CoisasDeDiva era feito pelas leitoras, e agora acredito de olhos fechados! Sucesso sempre 🙂

  • responder Mariana Medeiros 17/07/2009 às 13:40

    Maaah, tu usas que tipo de lente? a de 1 ano ou a descartável? Eu queria saber mais info sobre o conforto das lentes novas de hidrogel… eu uso sempre a de 1 ano da Bausch & Lomb, e meu olho se dá super bem com elas. mas nao sei se é pq eu ando me maquiando mais, elas tão ressecando mais rápido q o normal. tu sabes alguma coisa sobre essas de silicone hidrogel?
    beijinhos, e as dicas tão ótimas!

  • responder Renatinha 17/07/2009 às 14:27

    Leio o blog todos os dias…mas quase nunca comento.
    Me senti na obrigação de comentar tbm!
    Sou ceguinha master (7 num olho e 7.5 no outro), ganhei de vc Marina! Haha!
    Já tive alguns probleminhas com maquiagem x lentes de contato. Mas depois que eu descobri as lagrimas artificiais, salvaram minha vida! Rs!
    Agora, adorei a dica do Shampoo Johnson! Quero djá!
    Pra evitar qualquer problema, sempre que estou em casa…fico que oculos (apesar de destestar), mas assim sempre que vou sair a lente tah limpinha, por ter ficado um tempinho bom no… Renu?!

    Adorei as dicas…vou guarda-las pra sempre!

    Beijooos

  • responder Beta 17/07/2009 às 15:21

    Oi, mais uma ceguinha pra comentar!!!
    Assim, eu tinha 5 graus em cada olho (miopia e astigmatismo) quando resolvi operar em 2001, tudo por que eu não queria ir na minha própria formatura de óculos na cara (não me adaptei a lentes).
    A operação vale a pena mesmo, mas não é 100% e tb não é pra todo mundo que dá certo (4 das 10 pessoas que operaram no mesmo dia que eu voltaram a usar óculos/lente, isso segundo o próprio médico).
    No meu caso tenho sérios problemas pra enxergar à noite e tem dias que meus olhos ficam mega nublados, então é impossível eu viver sem lágrimas artificiais, ainda mais sendo viciada em rímel que seca o olho pra caramba!
    Mas assim, cada caso é um caso, varia muito de pessoa pra pessoa, de oftalmo pra oftalmo… e como faz tempinho que eu fiz os métodos devem ter evoluído (espero), e eu não me arrependo de ter feito e faço denovo se precisar, por que óculos nunca mais, ninguém merece…
    Valeu pela dica do Johnson, já estou usando desde o dia que li o post sobre demaquilantes e é ótimo pra área dos olhos mesmo, bigadu!

    Super beijo

  • responder Biibi 17/07/2009 às 16:56

    Nóo VOCE TEM SEIS GRAUS? ;O
    Eu tenho dois e me acho cega,hahah,desculpe,mas nunca vi alguem quase alcançar minha vó (ela tem quase 8).
    Eu não tenho muita coragem de colocar lente,não,porque meus olhos são MUITO irritadiços,não dá pra vir nem um grãozinho de areia que já ficam vermelhos…acho que vou encarar uma cirurgia de miopia,mesmo.

  • responder Billabongirl 17/07/2009 às 17:22

    Êhh, sou mais uma ceguinha, tb!!
    Marina, eu tenho 9 graus de miopia, não vivo sem lentes de contato, só sei fazer maquiagem com lentes (até pq sem elas eu não enxergo!!) e uso lentes desde os 12 anos! Vou aderir ao Shampoo Johnson’s para lavar os olhos!
    Beijos para vc e para todas as meninas lindas e ceguinhas!

  • responder Billabongirl 17/07/2009 às 17:23

    Biibi, se sua avó tem 8, eu tenho 9. E tenho 26 anos! Mas convivo bem com isso! Beijos para vc!

  • responder Sarita 17/07/2009 às 17:53

    Oi Marina e meninas!
    Eu tb sou míope e uso lentes gelatinosas a muito anos.
    Poucas vezes tive alergia por causa de alguns rímeis, mas tive, mas descobri que o SuperShock da Avon é formulado para quem tem olhos mais sensíveis e/ou usa lentes de contato. Podem conferir na embalagem dele. bom, desde então nunca mais tive nenhuma irritação!
    Beijos!

  • responder Nadja 17/07/2009 às 18:27

    Geraaal ceguinho rs

  • responder Fernanda 18/07/2009 às 14:08

    Mais uma ceguinha pra comentar… rsss
    sou miope tbm… 2,0 e 2,75, uso oculos faz uns 5 anos…. só agora resolvi usar lentes de contato… vamos ver se me acostumo a tirar e colocar todos os dias… rssssss

    bjus

  • responder Livia 19/07/2009 às 11:09

    Olá!
    Eu tb era ceguinha!!! Tinha 9 de miopia no olho esquerdo e 5 no direito! Sempre odiei óculos e comecei a usar lente com 7 anos! Nunca soube o q era maquiagem sem lente, até pq se tirasse elas não conseguia ver o meu próprio olho! hehehhe Várias vezes pintava minha lente com lápis preto sem querer!
    Mas agora operei e vivo mt mais feliz!!!!!
    Bjs

  • responder LaLá 19/07/2009 às 20:26

    Mais uma cega se apresentando!!
    Tenho 6 graus e meio em cada vista, e uso lentes a 9 anos.
    Nunca tive grandes problemas com maquiagem não, mas minha vista é MTO sensível a luz e se irrita com mta facilidade. Tb num vivo sem minhas lágrimas artificiais HAHAHA, mas essa do xampu de criança é novidade. Quem sabe num dá certo?? 😀

  • responder Rejane 20/07/2009 às 11:16

    Gentemmm..amei esse post…sou usuaria de lentes de contato também..uso desde 2006….as vezes sofro com a maquiagem e vezes não..depende não sei do que…mas enfim entendo todas que usam..

  • responder CAROLINE FERRAZ 20/07/2009 às 15:42

    Amei as dicas!
    Sou míope desde a infância, uso lentes há pelo menos 8 anos e, diante de minha fobia de hospitais, agulhas, seringas e afins, não pretendo operar (mesmo minha minopia estando estabilizada há 5 anos…)!
    …o jeito então é continuar com as lentes e tomar TODO o cuidado do mundo!

    Beijos.

  • responder Mayara 30/08/2009 às 21:25

    Olá Marina, adorei as dicas de lente, uso lentes há mais ou menos 7 anos, e não saio de casa sem elas, adoro me maquiar,e de vez em quando tenho esses problemas com o embaçamento da lente…com o tempo e fazendo experiências descobri que o que meu causava isso era o rímel e o lápis, mas ai tenho uns truques.

    Primeiro eu sempre estou com as mãos bem limpas e limpo bem as lentes antes de colocá-las, ainda estou sem maquiagem… quando vou aplicar a maquiagem (pó, base e etc) eu sempre passo o rimel incolor antes (só nas pontas) pq ajuda um pouco a segurar os pózinhos q caem, pela umidade q ele tem… outra coisa é quando vou passar o rimel definitivo, no final, eu nunca passo ele na raiz, passo mais na ponta reforçando, pq se passar na raiz ele fica mais pesado e entra mais fácil no olho.

    Agora essa dica do lápis vou testar pra ver se funciona, e a de usar o clens funciona, tenho sempre um na bolsa.

    E lembre se meninas, qd a lente incomodar nunca enfie o dedo nos olhos (coisa q faço as vezes sem querer), lave as mãos e lubrifique a lente.

    Abraços

  • responder Andreia 16/11/2009 às 21:46

    eii…
    tipo to usando lente rigida vai fazer uns 3 meses ,
    e pra mim eh muiito dificil passa lapis no olho,parec q entra umas terrinhas,eh muito complicado.Uma vez eu passei e fiko tudo embassado ,ai eu tipo q desisti !
    alguma dica?
    vlw 🙂

  • responder Pras ceguinhas II « Coisas de Diva 26/11/2009 às 12:01

    […] Lembram que eu já tinha feito um post sobre maquiagem para quem usa óculos/lentes de contato? Enfim, como achei mais informações legais sobre o assunto, recebi abordá-lo novamente e revisar […]

  • responder Letícia 26/11/2009 às 13:44

    Faltei chorar de emoção com esse post. Obrigada pelas dicas “de ceguinha para ceguinhas” hehehehe.

  • responder Luiza Eduarda 08/11/2013 às 21:14

    Meninas!!! optei por usar lentes de contatos gelatinosas e quando experimentei na óptica ficou tudo meio fora de foco. É comum?

    • responder Marina Fabri 08/11/2013 às 21:35

      Não, o normal é enxergar bem hehe.
      Mas recomendo experimentar com um oftalmologista, não numa ótica 🙂

  • responder Maria 26/09/2014 às 17:36

    Pessoal, só para informação: hoje já existe cirurgia para correção de alta miopia (acima de 6 graus).
    Eu tinha -11,50 e -24. Não é erro de digitação…rsrs… O grau era esse mesmo com dois dígitos em cada olho!!!… e um olho tinha quase o dobro de miopia do outro olho… isso sim é ser cegueta!…rsrs
    Operei com implante da lente Cachet. A vida é fantástica sem lente de contato e sem óculos! Além da praticidade para a vida, da possibilidade de acordar enxergando, a visão tem uma qualidade muito melhor do que com lente de contato. Parace que há mais contraste na imagem, inexplicável!
    Como meu grau era altíssimo, eu não podia fazer a cirurgia à laser.
    O problema é o preço da cirurgia… Os dois olhos saíram R$ 23.800,00. Um valor bem maior que as cirurgias à laser. Mas poder enxergar perfeitamente é algo fantástico e que não tem preço. 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB