Dicas

Descombinando – a teoria das cores!

04/03/2009

Essa história da sombra combinando com a roupa tá rendendo um bafão, então resolvi fazer esse post! Já um assunto que tinha me programado para falar, mas sempre ia deixando pra depois. Então, agora, EI-LO, o post sobre combinação de cores!

Vocês conhecem a teoria das cores? Não é uma teoria só para maquiagem, não! É coisa séria e serve para tudo na vida – arte, roupas, maquiagem… Até física! Diferentes intensidades de ondas de luz sobre determinada cor podem fazê-la parecer diferente. Por que você acha que usar sombra preta à noite é glamouroso e de dia é super over? Por causa da luz, of course!

Bom, vamos começar, então. Acho que todo mundo sabe quais são as cores primárias, certo? Amarelo, Azul e vermelho. Da mistura delas, surgem as cores secundárias: verde, laranja e roxo. Da mistura de uma cor primária com uma secundária nascem as cores terciárias: turquesa, berinjela e uma vaaaaasta gama de tons. Todos eles estão nessa roda das cores aí embaixo:

cores1

Como vocês podem ver, a roda está dividida em três: neutro, quente e frio. A linha das cores neutras cruza exatamente o amarelo e o violeta, cortando o círculo no meio (ou seja, o amarelo e o violeta podem ser, dependendo o tom, cores quentes ou frias). As cores quentes são as do lado esquerdo e as frias do lado direito.

cores1

Agora vamos às combinações de cores:
Monocromático – são combinações que utilizam apenas um tom (você pode usar vermelho e branco, por exemplo, para criar um degradê de rosa…).
Análogas – são combinações de cores próximas umas às outras no círculo. Como verde e azul, rosa e roxo, amarelo e laranja.
Trio – essa combinação é feita entre três cores igualmente distantes umas das outras no círculo, como verde, roxo e laranja, por exemplo.
Complementar – é a combinação feita com duas cores opostas umas às outras no círculo, como laranja e azul, amarelo e violeta, verde e vermelho. Quando duas cores complementares são sobrepostas, tendem a se neutralizar. Quando são colocadas próximas uma á outra, se intensificam.

cores2

Todas essas combinações acima são possíveis, o que não quer dizer que precise usá-las. Tudo depende da sua idade, personalidade, estilo… Não adianta querer, do dia para a noite, sair com uma combinação de roxo e laranjado, se esse não é seu estilo. Adapte tudo ao seu gosto e descubra o que lhe cai bem, podendo, assim, ressaltar o que você tem de melhor. Notem também que existem muuuuitos tons de cada cor. Você não precisa, necessariamente, combinar um azul forte com com um laranja brilhante – pode usar um forte e outro sutil, por exemplo.

cores3

Isso aqui também serve para a combinação de peças de roupa entre si e para combinação de roupa com maquiagem. Você pode usar um vestido verde e sombra azul, por exemplo, já que são cores análogas uma à outra. E por aí, vai… O resto é com vocês! 🙂

Ps.: Fotos by Temptalia e ilustração by apostila MAC (é tipo um pdf da MAC, com explicações sobre várias coisas… é mais pras vendedoras, mas posso disponibilizar se alguém quiser. É em inglês e achei pela internet afora.

você pode gostar também destes posts

29 comentários

  • responder Esther Mara 04/03/2009 às 12:54

    Marina, Flor, isso é que é post!

    Nossa, senti-me tããããooo leiga agora!
    Amei as explicações e vou tentar analisar isso melhor quando for me vestir/maquiar!

    Beijos!

  • responder Camila Souza 04/03/2009 às 14:28

    AMEI o post! mto bom
    Por favor disponibilize a apostila pra gente! ia adorar ler mais sobre o assunto.

    Obrigada
    Camila

  • responder Riany Ferreira 04/03/2009 às 15:11

    Nossa, amei o post!!
    Abre a mente da gente nas questão de combinar sapatos + roupas
    e make + roupas!!
    Gosteiii bastanteee!!
    Beijoooos

  • responder Jessica 04/03/2009 às 15:37

    Nossa… Per-fei-to
    Tinha uma pequena noção sobre a teoria das cores, mas amei o que você escreveu, abriu muito a minha cabeça pra mania “sombra-na-cor-da-roupa”. Muito obrigada 🙂

    E claaaaaaaaro que vamos querer a apostila hehehe
    Beijinhos

  • responder Sarah 04/03/2009 às 16:25

    Sá , queria divulgar sorteio do meu blog.
    É uma mascara L`Oréal Volume Shocking. Sorteio dia 15/3
    Obrigada
    beijos
    http://www.peudetout.blogspot.com

  • responder Ju 04/03/2009 às 16:35

    Adorei essa informação e é uma boa dica para a make do concurso! Bjs.

  • responder Valéria Guedes 04/03/2009 às 17:25

    Querida Marina,

    Faz dois meses q venho acompanhando este blog q acho maravilhoso. Os tópicos são muito bem abordados, os temas são muito interessantes, os comentários estão à altura e tenho aprendido muito sobre maquiagem – q adooorooooo!!! Minha participação aqui é mais como aprendiz e admiradora, no entanto peço permissão para fazer algumas retificações em seu post q explica a teoria das cores.

    Bom, mas deixa eu me apresentar: sou designer gráfico, colorista e ilustradora. Especializei-me em teoria da cor, desenvolvi workshops sobre o assunto e faço consultoria de cor a diversos profissionais da área de criação.

    Primeiramente é preciso esclarecer q existem dois sistemas na teoria da cor: cor luz e cor pigmento. Como estamos aqui pra falar de maquiagem, o q nos interessa é cor pigmento. Nesse sistema – agora vai minha primeira retificação – as cores primárias são amarelo, azul ciano e magenta (ou rosa choque, como é mais conhecida) e as cores secundárias são verde, vermelho e azul roxo (o blue na língua inglesa ou mesmo azul escuro como conhecemos). Misturando mais de duas cores produzimos as terciárias.

    Segunda retificação – O disco cromático q vc apresenta em seu post indica o amarelo como uma cor neutra, o q não está correto. O amarelo está localizado no espectro radiante próximo aos raios infravermelhos, portanto, é uma cor quente. As cores neutras são aquelas que misturamos ao branco ou ao preto, produzindo os tons pastéis e acinzentados.

    Enfim, somente estas retificações, porque as demais colocações estão corretas.

    Em 2008 criei um blog para atender ao público q sempre me solicita esclarecimentos de dúvidas e informações sobre cor através de e-mail. Desde outubro não atualizo por falta de tempo, mas ali é possível encontrar uma bibliografia indicada e links para diversos sites sobre cor. (http://www.e-feitocor.blogspot.com/)

    É isso!

    Coloco-me à disposição caso queira discutir mais sobre o assunto.

    Um grande bj a todas!

  • responder Nadja 04/03/2009 às 18:29

    ADorei Mari!!

    Td o post! vo ver se misturo mais as cores…
    Bjs!!

  • responder sodapopcola 04/03/2009 às 19:48

    Muito bomm!! Eu estudo artes visuais, em 2007 tive que fazer as variações de cores em uma tabela, uma a uma, com tinta… muitos degradês… foi um saco, mas valeu a pena. Ùtil pra pintura e pra make tamém! Bjoss
    Tô migrando pro Wordspress, o blogger tá dando muito pau, pode acessar no novo endereço! Bjoss

  • responder GiLi 04/03/2009 às 19:55

    Gente, isso é que é maquiagem levada a sério!
    Como mal sei passar uma sombra, dificilmente usarei isso na vida, mas que gostei, gostei!

    =o*

  • responder Nadja 06/03/2009 às 00:24

    Gili

    Mas uma semana de blog e tu vai ficar q nem noisss

    Creuzas profissionais

    HAHAHAHAHHA

  • responder Maíra dos Anjos 06/03/2009 às 02:51

    Olá….
    Adorei o post, já usava esse círculo cromático, no curso de Design Gráfico que fiz… Também imprimi um e colei na porta do guarda roupa… A Oficina de Estilo deu essa dica, e está sendo muito prática pra mim… De verdade. Amo cores na roupas e nas makes, e as vezes ficava com medo de parecer um carro alegórico… hehehehehe

    ps:Aliás, amei o post e estou amando o blog, tem pouco tempo que conheço e estou lendo todos os posts atrasados. ESTOU AMANDO!
    ps 2: Tô amando, este blog é sempre muito atualizado.. sempre tem coisinhas novas!
    um beijos para as divas.

  • responder Maíra dos Anjos 06/03/2009 às 02:55

    Outra coisinha: (FALO MUITO)
    Concordo com o comentário da Valéria, realmente eu considero o amarelo um tom quente… Talvez se misturado ao branco ou ao preto, fica mais nude, e se torne um neutro.. Mas de qualquer forma parabéns, amei o post de verdade.

    Como faço pra ter a apostila da MAC…
    Manda pro meu e-mail???

    mairacirilodosanjos@gmail.com

  • responder Patrícia 06/03/2009 às 11:41

    Bora imprimir um círculo desses pra por na porta do guarda roupa 😉

  • responder Angel 06/03/2009 às 14:22

    Oi Marina,
    Tem como mandar essa apostila pra mim?!
    Interessantíssimo o assunto!
    Beijinhos…

    angelica.debrito@gmail.com

  • responder Almir Francisco 10/03/2009 às 10:14

    Tá explicado o seu segredo!!!
    Amei! Tudo bem explicadinho, vc escreve bem pra xuxu!!

    bjão

  • responder Elas também querem ficar bonitas! #2 | Quero Ficar Bonita 17/03/2009 às 12:43

    […] Descombinando – a teoria das cores!: na edição passada, já havia indicado uma tabela de sugestões para combinar a cor da sombra com a da roupa. A teoria das cores, porém, é mais ampla. Não trata apenas de combinar a cor da maquiagem com a cor da roupa, nem mesmo dos diversos itens de maquiagem entre si. Ela é usada para decoração, artesanato, artes. Com ela, você aprende a escolher vários tons da mesma cor, cores próximas, distintas ou complementares. Que entender melhor, e aprender a fazer maquiagens mais coloridas sem medo de as cores não estarem combinado? É só ler o post pra entender tudinho. […]

  • responder larissa 07/04/2009 às 19:47

    eu queria q tivesse combinaçoes de cores!!tá obrigado

  • responder Natália 26/05/2009 às 17:55

    Olá,

    Adorei o post!

    Teria como vc me mandar o ebook da MAC por email?

    Bjss

  • responder Bianca Felizarda 02/07/2009 às 01:19

    Olá. Primeiramente, parabéns pelo su blog.
    Você falou sobre a apostila MAC em pdf. Voê poderia, por gentileza, enviá-la pra mim por e-mail?
    Desde já, agradeço a atenção e desejo sucesso!

  • responder Ana Q. 07/07/2009 às 14:48

    Oi meninas!

    Tenho acompanhado o blog de vcs e a-do-ro!

    Agora, esse post das cores… fantástico! Super didático e minha cabeça! Vcs estão de parabéns!

    Será que vcs poderiam me mandar a apostila? anaquadrado@gmail.com

    Tks desde já! Bjoo

  • responder Caroline Hallvayette 19/03/2010 às 12:35

    Ei , primeiro PARABÉNS pelo seu blog
    amei as dicas , é realmente necessário saber sobre
    as cores , pra que na hora da make criar um look hype .
    Beijos

  • responder Sobre combinação de cores e acessórios | Chat Feminino 26/04/2010 às 08:41

    […] complicado isso de coordenação de cores. Há uma teoria das cores, que está bem explicada no Coisas de Diva (o post é mais sobre maquiagem, mas vale pra roupas também). Eu particularmente tenho na minha […]

  • responder Dayane 28/08/2010 às 11:44

    Oiii…. tenho um casamento pra ir… e eu queria usar um look diferente…
    O que vc acha? saia preta + blusa amarela + brincos com pedras azul turquesa + sapatos pretos ou sandálias douradas + carteira preta.
    Dá certo? ou fica muiiiito fora?!

    Beijinhos

  • responder Cores de roupas e maquiagens para grandes eventos » CoisasDeDiva - 28/09/2010 às 07:21

    […] mais de cor, pode usar um círculo cromático e a teoria das cores (Marina já falou sobre isso aqui) para escolher sua […]

  • responder derminia 19/02/2011 às 18:04

    gostei muito

  • responder derminia 19/02/2011 às 18:09

    poderia me mandar como devo me vestir para ir numa reuniam

    num coquetel muito obrigada

  • responder thassia melo 20/03/2012 às 02:37

    Olá gostaria me enviasse por favor essa ”apostila” da Mac! Bjs

  • responder Loredany Tavares 04/10/2012 às 23:21

    Olá…Adoraria receber essa Apostila da Mac.
    Bjos

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB