Dicas

Meu jeito de organizar livros na estante!

23/02/2017

Já fiz post duas vezes aqui no blog sobre decoração de estantes (para verem, basta clicar aqui e aqui), mas nunca falei propriamente sobre meu jeito de organizar os livros! Minha coleção não é enorme, até porque já doei/emprestei para sempre/perdi alguns ao longo da vida, mas encontrei uma maneira funcional de ajeitar aqueles que mantenho comigo!

Como organizar livros na estante

organizar livros

Primeira prateleira: livros de moda e estilo

A maneira de organizar livros na estante varia muito de pessoa para pessoa – tem quem prefira, por exemplo, arrumar por cor. Fica visualmente bonito, mas na minha opinião não é a coisa mais prática do mundo. Prefiro colocar tudo dividido por assunto, assim a coisa toda fica de mais fácil acesso!

organizar livros

Terceira prateleira: livros de ~entretenimento~

Há pessoas que curtem usar a ordem alfabética dos títulos para o melhor acesso, tal qual uma biblioteca. O problema é que eu sou levemente esclerosada e nem sempre me lembro exatamente do nome do livro que estou procurando – por isso, mais uma vez, a divisão por assunto facilita minha vida!

organizar livros

Quarta prateleira: livros de autoconhecimento

Na hora de arrumar a prateleira com os livros separados por tema, gosto sempre de pensar no tamanho de cada um – não me importo de separar autores, por exemplo, se os dois títulos correspondentes forem de alturas diferentes! Prefiro sempre deixar do maior para o menor.

organizar livros

Quinta prateleira: livros de estudo e viagens

Outra coisa que dá um balanço legal para a estante é colocar alguns livros em pé (em geral os mais espessos e com capa dura, para segurar bem) e outros deitados ao lado, segurando o primeiro conjunto. Assim, não tenho necessidade de ter um aparador para que tudo fique no lugar!

E então, que tal a forma que uso para organizar livros na estante? Gostaram? Compartilhem comigo nos comentários como vocês gostam de fazer!

você pode gostar também destes posts

16 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 23/02/2017 às 15:53

    muda a decoração ne?
    adorei

  • responder Bárbara 23/02/2017 às 15:57

    Queria ser assim também! Parabéns :))))

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 23/02/2017 às 15:58

    muda a decoração ne?
    adorei….

  • responder Márcia Daniella 23/02/2017 às 16:50

    Tô lendo Marie Kondo e aprendendo muito como lidar melhor com os livros.

  • responder Alessandra Bastos Novais 23/02/2017 às 16:55

    Ei Thais, show, mas faltou aquela foto final da estante toda… Aliás, para os meus livros ficarem assim, falta a sua estante linda e seus breguetes de decoração… são demais…

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 22:44

      Então, a decoração mesmo continua no mesmo estilinho de sempre! Só diminuí o número de coisas 🙂

  • responder Michele Bdz 23/02/2017 às 17:04

    Você tem como fazer um post sobre modelos de estante e valores?????

    Só tenho achado bonitas as da Tok Stok.. mas é o valor de um rim… :/

  • responder Elô 23/02/2017 às 18:45

    Eu arrumo por ordem alfabética de autor

  • responder Jussy 23/02/2017 às 21:19

    Organizar livros é um tormento! kkk
    Thais! vc tem uma maneira de escrever tão linda! gostoso de ler sabe? tem alguma dica ou livro sobre o assunto pra indicar? bjão!

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 23:17

      Puxa, Jussy, obrigada! Eu estudei Jornalismo e talvez o curso como um todo tenha ajudado, mas a verdade é que a única coisa que eu acho que faço direitinho (e naturalmente) é escrever!

  • responder Lore 23/02/2017 às 21:31

    DeRose é muito amor! Ainda não me aprofundei na filosofia do método, mas faço minhas aulas religiosamente toda semana há um ano… Vc pratica o método, Thais?

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 23:06

      Lore, eu fiz algumas aulas mas te confesso que por causa do trampo de ir para lá acabei desistindo. Entretanto, li todo o material do Método e admiro muito o próprio DeRose e quem pratica! 🙂

  • responder Gaby Melo 26/02/2017 às 21:26

    Eu arrumei os livros nas minhas prateleiras pela ordem alfabética do sobrenome do autor.

    Muito interessante a ideia de deixar alguns livros deitados servindo de aparador para os que estão de pé!

  • responder Miriã Andrade 27/02/2017 às 15:06

    Muito inspiradora, aprendendo com você! 😉

  • responder Julia Kubrusly 02/03/2017 às 17:39

    Eu gosto de separar por assunto também… separo ficção de não ficção e aí separo em literatura brasileira, outros países de língua portuguesa, lit da américa latina e lit estrangeira, aí dentro separo por autor mesmo (mas não necessariamente em ordem alfabética, separo mais por tema ou ordem cronológica… aí dentro de autor coloco os livros em ordem cronológica. Nem sempre os livros estão de fato organizados desse jeito, mas essa é a ideia hahahah

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB