Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Vocês lembram que, antigamente (falou a velha, hahahaha), era bem comum receber junto ao convite das festas a indicação do que vestir? Agora, me parece que esse “toque” está caindo em desuso, porque não tenho visto mais em lugar nenhum! Por um lado, acho bacana porque dá liberdade à convidada para usar o que ela quiser. Por outro, faz com que algumas pessoas fiquem perdidas na hora de escolher a roupa e acabem perguntando a quem convidou!

Se a resposta for traje esporte fino, o que é necessário vestir, então? Ele também é chamado de passeio ou tenue de ville (“roupa de cidade”, na tradução do francês). Na escala de formalidade da vestimenta, traz um passo a mais em relação ao traje esporte, que é o mais casual de todos. Portanto, se essa for a indicação, há implícita a ideia de formalizar um pouco o visual, mas sem chegar no patamar de arrumação do traje social (ou passeio completo) ou a rigor (também chamado de gala ou black tie).

Tá, mas o que escolher, então?

traje esporte fino

Em primeiro lugar, queria dizer que ninguém é obrigada a nada nessa vida! Mas quem tem vontade de ir de acordo com o dress code colocado, pode pensar em materiais sofisticados nas roupas, saltos mais altos e bolsas menores. Nesse caso, um bom vestido preto é capaz de ser a pedida ideal. Se essa for a escolha, é legal que ele possua um tecido nobre e, quem sabe, tenha o comprimento no joelho – na minha opinião, fica muito elegante! Como complemento, dá para usar joias (pra quem tem, né) ou bijuterias marcantes!

traje esporte fino

As calças e os macacões de alfaiataria também são ideias boas para ocasiões que pedem traje esporte fino, assim como os blazers e os casaquetos com um corte bacana (eles podem ser usados, inclusive, sobre vestidos para proteger do frio). Meias calças, scarpins e sandálias, em geral de salto, dão um toque chique. Falando nisso, a clutch é uma aliada incrível e ainda dá um toque de glamour no visual!

Aqui tem algumas ideias de como usar vestido de festa curto!

Ficam aí as sugestões para quem tinha dúvidas sobre essa indicação de vestimenta. Lembrem-se de que são direcionamentos apenas, não obrigações, ok? Se tiverem alguma pergunta sobre esse e os demais tipos de traje, basta colocarem nos comentários que eu vejo e respondo com o que sei!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
31 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Márcia Daniella

    Realmente faz um bom tempo que não vejo indicação de traje em convites. Gostei do post porque sempre fico um pouco insegura na hora de decidir o que usar.

  2. Mírian Nara Lopes

    Oi meninas! Adoro o blog e sempre q vou a Ctba espero esbarrar em alguma de vcs, rs!
    Estou com uma super dúvida! Uma amiga vai casar no dia 14/05 às 16hs, o casamento será em uma chácara c um gramado lindo! Somos de Cascavel-PR e aqui já é frio nessa época! Não sei absolutamente o que vestir e calçar!
    Alguma sugestão??? Me ajudem, pliiiiis!
    Se alguma leitora quiser dar alguma sugestão, por favor fiquem a vontade! Tô meio desesperadinha, rs!
    Grande abraço e obrigada!

    • Clari

      Putz, estou com a mesma dúvida, mas aqui em Sp está calor, e o casamento é domingo agora, em uma chácara, ao 12h. Alguém tem uma sugestão?

    • Vamos lá!

      Primeiro, Mírian:

      Provavelmente vai estar frio nessa data, mas Curitiba é uma caixinha de surpresas, né? Acho que ficaria lindo se você fosse com um vestido de mangas de renda curto (no joelho, enfim), meia calça, um sapato baixo (pra não enterrar o salto na grama, hahahaha) e um casaco mais arrumadinho para proteger do frio. Eu iria assim, pelo menos! hahahaha

      E agora, Clari: nem precisa usar longo nesse casamento, não! Um vestido de comprimento menor, fresquinho e com tecido legal dá conta do recado. Já pensou em calçar sapatilha ou rasteirinha? Já dei dicas aqui de flats de festa uma vez!

      Boa sorte pra ambas e arrasem! <3

  3. Gabriela R. Salomon

    hehehe já pedi indicação do que vestir e foi você, Thais, quem me respondeu 😀
    Ah, eu acho que devemos ir de acordo com a ocasião, mas a pessoa veste da maneira que se sinta confortável 😉

    • Isso mesmo! E eu me lembro disso, guria! hahahaha

    • Gabriela R. Salomon

      *o*

  4. Priscila

    Eu prefiro quando os convites têm o dress code…claro que ninguém é obrigado, mas facilita muito quando você não quer errar )nem para mais, nem para menos)

  5. ana

    Será q da para usar esses vestidos com salto baixo? E os de festas só pode usar com salto alto?

  6. Beatriz Aguiar

    Sempre tenho muita duvida na hora de me vestir pra uma ocasião que não estou muito acostumada, como: convidadas de formatura, casamento, enfim… Ainda mais hoje em dia, que as indicações de “look” sumiram. Na duvida, sempre aposto em um vestido bonito, que aparenta ser de festa sabe?! Esse ano fui convidada de casamento e formatura, e optei pelo preto e curto nos dois. Curto porque SEMPRE morro de medo de parecer chic demais com um longo sabe? Tenho um certo receio e não tenho um no meu armário.
    E acho que salto pode ser indispensável ou não. Dependendo do seu vestido (ainda mais se for longo) e dependendo da ocasiao, voce pode optar por uma sapatilha bonita ou até uma rasteira.. Conforto em primeiro lugar!

  7. Adelaide

    Thaís, adorei o post!!! Mas nas fotos vemos só modelos magrelas, cade a realidade que vcs sempre nos mostram?

    • Poxa, Adelaide, fiquei devendo mesmo. Me desculpe! :\

  8. gente blog de vcs ja virou manual de sobrevivencia kkkk
    completasso, todo dia aprendo algo aqui
    bjs divas

  9. lurdes

    Adorei,tenho sempre essas dúvidas quando sou convidada de casamentos. Eu acho complicado porque tem casamentos a noite,durante o dia,em saloes,em chácaras…casamentos simples,casamentos chiques,rsrs,isso tudo vira uma bagunça na minha cabeça.

    • Vira mesmo! Eu procuro sempre pensar que eventos de dia não requerem aquele glamour dos brilhos, coisa e tal. Também avalio se o ambiente vai ser aberto, se vou passar frio/calor, se vou correr o risco de ficar com o salto preso na grama/areia (hahahahaha), essas coisas… 🙂

  10. Fernanda Gabriela

    Vestidos sempre!!!!!!!!! Adoro esse estilo pq a gente pode brincar bastante com os acessórios.

  11. Adoro essas dicas de looks que vocês dão! Eu prefiro pra essas ocasiões vestir um pretinho básico, ou ainda uma estampa mais netra, modelagem reta, sempre com um tecido mais estruturado. Mas prefiro mais curtos, não gosto muito de comprimento no joelho não rs
    Bjssss

    http://www.simpleness.com.br

  12. Eu sempre gosto de perguntar pra dona da festa ou amigas que estão indo pq me perco nesses nomes. Gosto muito de vestido curto (tipo no meio da coxa) e sempre tento adaptar tecido ou brilho pra esse comprimento. A única vez que usei longo foi na minha formatura e certamente se um dia fizer festa de casamento vou de curtinho =)
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  13. Adriana

    Também acho que ninguém é obrigada a nada mas já vi um pessoal sem noção indo de shorts jeans em casamento, ai não da né? Eu morro de vontade de casar de dia e fazer uma festa bem de boa e alternativa, mas não quero ngm de regata e havaianas, ai penso na possibilidade colocar indicação de traje no convite, mas tenho medo de ficar chata. Acho que em momentos assim, vale perguntar pra outra amiga se está bom a roupa né, eu sou dessas porque as vezes fico perdida rs

    • hahahahaha, acho que colocar bem explicadinho seria uma solução!

  14. Eu nunca sei o que usar quando o convite diz “esporte fino”. Esse post abriu uma luz na minha cabecinha! Amei!
    http://www.conversasimaginarias.com

  15. bruna

    Olá Thais, tudo bem?
    Muito bom seu post.
    Gostaria de uma ajuda.
    Eu vou acompanhar o meu namorado em um casamento e no dress code há a indicação de social completo. A minha idéia, era usar um vestido de renda lindo, frente única vermelho, que bate na altura do joelho e caprichar numa sandália para completar o look e não precisar usar longo.
    Você acha que faz sentido?

    • Faz muito sentido, especialmente porque você não vai ser madrinha nem nada do tipo. Achei super válido! Capriche nos acessórios e manda bala! <3

  16. Miriã Andrade

    Sempre me confundo com esses trajes, adorei as dicas! 😉

  17. Amo esses posts tipo ‘utilidade pública’!!! 😀