Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Chocolate dá espinha? Saiba tudo sobre cuidados pós Páscoa

Fotos: Shutterstock

Depois dos excessos da Páscoa vem aquela dor na consciência, será que chocolate dá espinha? Mas contrariando a crença de que o chocolate pode causar acne, a dermatologista Dra. Thais Pepe nos explica: “na verdade o que pode contribuir para o aparecimento de espinhas são os componentes que são utilizados para deixar o chocolate mais açucarado. O cacau em si não tem relação com o aumento da acne. Para aqueles que querem saborear os ovos de Páscoa sem medo de comprometer a pele, o ideal é optar pelas versões com maior concentração de cacau, como o amargo e o meio amargo“. Qual foi a sua escolha nesse feriado?

Segundo a Dra. Lilia Guadanhim, dermatologista da Unidade de Cosmiatria da Universidade Federal de São Paulo e Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o chocolate por muito tempo foi o único alimento culpado pelo surgimento de espinhas. As pessoas pensavam que algum ingrediente do chocolate seria o responsável por piorar o quadro de acne. Porém, a doutora nos conta que atualmente esse conceito mudou!

Lilia conta que é importante ter consciência de 2 coisas na nossa alimentação:

1. Alimentos com alto índice glicêmico: são alimentos que causam uma elevação rápida da glicemia e por isso são responsáveis por picos de insulina e IGF-1. O aumento de IGF-1 estimula a produção de andrógenos, o que secundariamente leva ao aumento da produção de oleosidade e piora da acne. São exemplos de alimentos com alto índice glicêmico: chocolate, sorvete, pães, bolos, batatas fritas. Além disso, há estudos que comprovam que a privação calórica reduz a secreção sebácea e reduz a oleosidade da pele.

2. Leite: o consumo de leite, em especial leite desnatado, em quantidade maior que 2 copos/dia, pode piorar o quadro de acne, pois estimula a produção de IGF-1. Além disso, proteínas do leite, em especial as “whey proteins”, estimulam o crescimento das glândulas sebáceas e o aumento da produção de sebo.

Portanto, preste atenção no que está comendo, nem sempre o chocolate é o único vilão no aparecimento de espinhas.

Chocolate dá espinha? Saiba tudo sobre cuidados pós Páscoa

A alimentação influencia no aparecimento da acne?

Segundo a Dra. Lilia Guadanhim, há evidências científicas crescentes de que a alimentação influencia sim no aparecimento de acne. No entanto, é importante ressaltar que ainda não deve-se recomendar dietas restritivas para todos os pacientes com acne. Deve reinar o bom senso. Mantenha uma dieta saudável e balanceada e, se notar que algum alimento específico piora sua acne, procure evitá-lo.

Existe algum benefício no consumo do chocolate ou do cacau?

O chocolate é rico em flavonóides, um potente antioxidante, que pode ajudar na prevenção do envelhecimento. Além disso, a liberação de endorfinas promovida pela ingestão de chocolate, alivia a tensão pré menstrual e a ansiedade.

Qual o melhor tratamento para a acne?

Para saber qual o melhor tratamento para o seu quadro de acne é fundamental consultar um médico dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, de sua confiança. O tratamento pode ser realizado com sabonetes específicos e cremes de tratamento nos casos leves a moderados. Casos mais graves podem exigir tratamento sistêmico (com comprimidos), que pode ser com antibióticos, pílulas anticoncepcionais ou Isotretinoína Oral. Além disso, há tratamentos adjuvantes que podem ser muito úteis, como peelings químicos, microdermabrasão, limpeza de pele entre outros.

Veja também algumas dicas de como disfarçar e tratar espinhas.

Existe algum medicamento ou cosmético para usar rapidamente assim que a acne aparece? Como um “tratamento de choque”?

A melhor abordagem para os quadros de piora abrupta da acne também deve ser decidida em conjunto com seu dermatologista de confiança. Ele pode orientar um “tratamento de choque” e rever o seu tratamento (pode ser necessário aumentar a potência). Peelings químicos, como o de ácido salicílico, têm efeito secativo e são ótimas ferramentas no controle rápido do quadro. O uso de tecnologias, como luzes e lasers também pode ser útil.

A pele precisa de algum tratamento “detox” após os feriados de excessos gastronômicos?

O termo detox ganhou muito espaço ultimamente na mídia mas sem correspondência científica. Durante os feriados, mantenha toda sua rotina de cuidados com a pele para tentar evitar a piora do quadro. Após os excessos gastronômicos, mantenha-se hidratado e tente colocar o sono em dia.
Muito importante: não cutuque nem esprema suas espinhas.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
16 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Fernanda Gabriela

    Muito esclarecedor! A alimentação é o que mais altera nossa química básica do corpo. Ficar nessa de lanchar bolacha, bolo, salgadinho e etc e quase todo dia me deu umas boas décadas de espinhas no rosto. Cortei MUITA coisa da minha alimentação de um ano para cá e minha pele melhorou um bocado. E eu estava com níveis altos de açúcar pela comilona que eu era. Continuo comilona :X, mas de comida de verdade e balanceada. 🙂 E olha que sempre que saio da linha por algum período noto espinhas e a pele mais oleosa e irritada. Demora para pele estabilizar, mas acho que vale a pena mudar sim a alimentação e sempre ficar de olho nos exames.
    😀

  2. Camila

    Dermatos, concordo com o protecionismo da classe. Gostei da entrevista, Sá!

  3. Post maravilhoso e super informativo
    bjsss

  4. Adorei a parte do detox que é simples: dormir bem e tomar água, nada de sucos mirabolantes, chás de coisas esquisitas ou então mandar a gente correr uma maratona. Chocolate é sempre bom, mas as espinhas no fim, são causadas por tantos outros agentes que ingerimos no dia a dia que não podemos culpar apena a Páscoa. Adorei o post!

    http://www.ziperchique.com.br/2016/03/jamies-italian-sao-paulo.html

  5. Heloisa Carvalho

    O que me dá espinha é minha TPM e o alinhamento dos astros, hahaha. Sério, apesar de cuidar da alimentação não consigo identificar o que piora a situação… Só sei que na TPM é certeza que vão aparecer várias.

    • Camila

      Sempre! Espinha que anuncia o início de um período “de trevas”!! Haha

  6. Priscila

    Não costumo ter muita espinha, mas quando uma aparece eu causo tanto que faço dela um machucado, e aquilo perdura por mais de semana…uó.

  7. Ana

    por que será que o leite DESNATADO dá mais espinhas?! eu achei que o integral seria pior.
    putz, eu amo leite! pra mim é tão gostoso como uma sobremesa <3 ainda bem que minha pele não dá muito trabalho!

  8. Não costumo ter espinha..
    Mas quando vem, vem com tudo…rs

    Adorei o post!
    Coisas q nem imaginava.,..

    Adoro posts assim …

  9. FLOWERS

    Esclarecendo o ponto número 2:
    Para quem tem espinha por conta da alteração da IGF-1, qualquer quantidade de laticínios ou seus derivados, mesmo ínfima, deve ser eliminada se quiser ter pele limpa.
    Inclusive quem tem estas espinhas e tem SOP, e não consegue resolver nem a SOP, aí mora o X da questão. E não tem nada a ver com lactose, e sim com a caseína.

  10. Carmem

    O post é ótimo! Eu é que tenho dificuldade com médicos que se auto denominam doutores… ô preguiça. Quase não consegui ler tudo. Será que têm doutorado? Hábito é uma coisa, ficar se denominando, como fazem muitos, é chato, por mais que a info possa ser bacana. Mas, de novo, uma dificuldade minha, inconformismo com as coisas erradas por aí. 😉

    • FLOWERS

      Juro que não entendi o comentário :/

  11. Tô na fase com mais espinhas da minha vida, mas é pq larguei a pílula em novembro e meu corpo ainda está se adaptando aos meus hormônios naturais, espero que em alguns meses minha pele volte a ficar de boa. Nunca percebi aumento de espinhas por causa de comida não, mas é sempre bom ficar atento aos sinais do corpo, né… se nos alimentamos mal, ele não vai responder bem, né…
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  12. Excelente artigo, conheci o blog hj mas não consigo parar de lr os artigo, muito bom, parabéns!

  13. Miriã Andrade

    O meu maior problema é que não consigo deixar a maldita na minha cara, haha, se eu não mexo nela, vem meu marido e mexe, complicado!!

  14. Gabriela R. Salomon

    Depois do meu tratamento de pele, apareceu poucas espinhas. Além disso, mudei minha alimentação, mas ainda aparecem algumas amiguinhas no meu rosto heheh. Acredito que o stress tem uma grande influência no surgimento das acnes. Em momentos bem estressantes, sempre aparece uma acne, daquelas maiores hehe