Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Parece uma besteira fazer um post sobre como lavar o cabelo, mas outro dia citei aqui no blog que sempre falo pras amigas lavarem menos os fios e algumas meninas ficaram curiosas com o assunto. Logo, achei que seria interessante falar sobre isso aqui – são dicas bem simples e práticas que eu sigo e que pra mim fizeram diferença, mas obviamente não são regras (só que justamente por serem tão fáceis, acho que não custa tentar!)

COMO LAVAR O CABELO

Dicas práticas: como lavar o cabelo

1) Lave menos os cabelos. Tem gente que tem os fios naturalmente oleosos mesmo e não tem muito o que fazer nesse caso. Mas muita gente tem cabelo normal e provoca oleosidade (água quente, atrito com água, atrito com toalha, secador de cabelo: tudo isso provoca oleosidade). Sei bem porque por bastante tempo esse foi meu caso, sempre achei que meu cabelo fosse oleoso e lavava diariamente. Só que os fios foram ficando cada vez mais ressecados e resolvi tentar lavar um dia sim, um dia não. Para minha surpresa, aos poucos fui descobrindo que não tenho o cabelo oleoso, hoje se eu quiser posso até aumentar o intervalo entre as lavagens que ele vai continuar digno, com as raízes normais. Também não quero dizer para ir à academia, voltar suada e ficar com o cabelo assim mesmo. Mas vejo muita gente que lava o cabelo totalmente sem necessidade – se você chegou em casa hoje e sabe que amanhã não vai sair de casa, deixe para lavar amanhã. Ou no outro dia, antes de sair. Diminuir um tiquinho o ritmo de lavagens faz bastante diferença, acreditem!

2) Na hora de aplicar o shampoo, evite encher a mão de produto e espalhar no cabelo todo fazendo aquela maçaroca. Divida o processo em dois – e a quantidade de shampoo também (precisamos de muito menos shampoo do que achamos que precisamos). Da primeira vez, aplique só um pouquinho e massageie o couro cabelo, sem juntar todo o comprimento dos fios junto. Na hora que você enxágua, a espuma que vai passar pelo resto do cabelo é o suficiente para limpá-lo. Depois do enxágue, repita o processo, de novo com menos produto do que costuma usar (sei que tem gente que faz esse método do potinho, mas eu vivo esquecendo, então ponho o shampoo na palma da mão e esfrego um pouquinho antes para começar a fazer espuma e aí aplico).

COMO LAVAR O CABELO

3) Não esfregue demais e enxágue bem. Curiosamente, a coisa que mais detona o cabelo é justamente lavá-lo, então o melhor é ser rápida e eficiente nessa tarefa. Massageie o couro cabelo com shampoo delicadamente e de forma homogênea e aí enxágue. Não precisa ficar cinco minutos esfregando a cabeça com aquela super força. E lembre de não sair do banho com resíduos de shampoo ou condicionador, porque isso deixa o cabelo bem pesado depois.

Para quem adora falar sobre cuidados com cabelos, aqui a Sabrina explica tudinho sobre o cronograma capilar.

4) Água fria é uma coisa maravilhosa, deixa o cabelo brilhante e agride menos que água super quente. Sempre que falo isso as pessoas me olham como se eu fosse completamente biruta, mas se eu consigo lavar o cabelo com água fria em Curitiba (obviamente não sempre, no inverno realmente não rola), é totalmente possível no resto do país, onde faz calor praticamente o ano todo. Também não precisa tomar banho frio toda vez, mas se você faz isso uma vez ou outra, também já diminui mais um pouco as agressões aos fios. 

5) Quando sair do banho, evite fazer aquele turbante com a toalha muito forte e ficar com aquilo na cabeça por tipo uma hora enquanto decide que roupa usar. Use só para passar hidratante/se vestir com mais praticidade, mas depois tire para evitar que o couro cabeludo fique abafado (sei que tem gente que prefere até usar uma camiseta de malha velhinha para esse processo). 

É isso, espero ter ajudado – e quem tiver mais dicas, deixa aqui nos comentários!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
75 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Monica

    Curti o post, especialmente a dica 1. Sou das que achavam estranho quando vc falava pra lavar menos. Mas, explicando, faz todo sentido e, no fim, é bem isso que faço – se sei que não vou sair, ou que amanhã tenho que lavar o cabelo porque tem uma festa, deixo pra lavar depois. Interessante que, qd tinha cabelo comprido, precisava de 2 dias sem lavar pra raiz ficar “lambida”. Hj, com cabelo curto, se lavo de manhã, no dia seguinte no fim da tarde, meu cabelo já tá “podrinho” rs Fico imaginando se, pelo cabelo estar mais curto, tem menos lugar pra oleosidade ir e acaba acumulando mais rapido. Faz sentido?

    • Jade

      Também senti isso, Monica e acho que faz sentido sim. Creio que outra razão é o comprimento dos fios estar mais perto da cabeça, daí quando passa condicionador ou algum finalizador acaba atingindo a raiz também.

    • Monica, também percebi isso, a solução que encontrei foi usar menos condicionador e dar preferencia para os condicionadores para cabelos oleosos
      o ideal é passar condicionador da altura do pescoço para baixo, mas com cabelo curto isso não é mto possível hahaha então o condicionador acaba sendo passado mais perto da raiz

  2. Nayama Ferreira

    Tenho cabelo oleoso na raiz e muito ressecado nas pontas. Faço hidratação mas não ajuda muito, acabo por cortá-lo mesmo pra tirar as pontas ressecadas. Talvez o motivo então é o jeito que eu lavo, pq eu faço tudo errado kkkkk. Esfrego loucamente o couro cabeludo, uso uma quantidade absurda de shampoo e lavo na água quente. Vou mudar esses hábitos já!!!

    • Marina

      Nayama, pára de cortar o cabelo! Vai por mim kkkkkkkkkk

      Eu sempre achei que cortar o cabelo resolvia tudo, mas nem sempre é assim. A receita do cabelo bom tem nome: paciência! rs
      Mude seus hábitos que vc vai ver que seu cabelo ficará muito grato.
      Eu já tive uma fase de cabelo muito ruim e toda vez que a coisa ficava realmente feia eu passava a tesoura. Mas o efeito bom só durava poucos dias e depois estava tudo ruim de novo. Depois que mudei meus hábitos capilares eu já estou há dez meses sem cortar o cabelo e minhas pontas estão ótimas!
      Coisas que funcionaram muito bem pra mim e pode ser que funcione para você (muitas das dicas estão no post):
      Use menos xampoo. Funciona viu! Meu cabelo está bem comprido e é do tipo normal (fica oleoso na raiz depois de umas 36 horas sem lavar). Eu uso um tanto de shampoo que equivale a uma moeda de um real. E, pra completar, só esfrego o couro cabeludo. Nada de esfregar as pontas. Afinal as suas são secas e não precisam de mais detergente pra deixá-las ainda mais ressecadas.
      Use água morna. Falo morna pq não consigo usar água fria nem no calor, mas isso já é melhor que água pelando o couro cabeludo.
      Se vc usa secador, assim como eu, vc PRECISA usar um protetor térmico. Não precisa ser nada caro. Tem vários protetores super bons por dez reais, vc encontra de monte por aí.
      E a minha última dica: use óleo vegetal nas pontas do seu cabelo. Pode ser algumas horas antes de lavar o cabelo ou mesmo antes de sair (o que muda aí é a quantidade). Se eu sei que vou lavar o cabelo na manhã de amanhã, por exemplo, hoje a noite eu passo bastante óleo de argan (tem que ser o puro, não esses cheios de silicone) ou de óleo de coco no comprimento do cabelo, tipo das orelhas pra baixo. Mas se eu não tiver tempo de deixar o óleo um montão de tempo no cabelo eu passo mesmo tipo uma meia hora antes de lavar, também funciona. Como falei do óleo puro e sei que eles não são tão fáceis de serem encontrados vou te dar a dica de dois lugares que vendem o óleo puro, sem nenhum aditivo.
      http://www.mixdasessencias.com.br/essencia/loja.aspx
      http://www.mundodosoleos.com/
      Espero ter te ajudado!
      Beijos e para de cortar esse cabelo tá! rs

  3. Fran

    Ótimas dicas! Simples mas mega úteis. Obrigada.

  4. Estela

    Dizem que secar com camiseta de algodão no lugar da toalha diminui o frizz

  5. Chris

    Bom sempre ouço dos dermatologistas e tricologistas que lavar o cabelo todos os dias não faz mal algum.

    • Mas eu não falei que faz mal, falei que resseca os fios 😉

    • Chris

      E ressecar é fazer bem aos fios? 😉

    • Lavar todos os dias pode não fazer mal nenhum para o couro cabeludo, mas vai ressecar mais os fios do que se eles forem lavados com uma frequência menor.

  6. Chris

    Oi, Marina a intenção não foi criticar o seu post, vc deixou claro que não faz mal e que só resseca lavar demais. Só comentei pq já ouvi muita gente falar que faz mal e isso e mito. E tudo depende do tipo de cabelo e rotina de cada pessoa. não me leve a mal, por favor. Amo o blog. Bjoss

  7. Suélen

    Lavo meu cabelo duas vezes por dia, precisando ou não. Antigamente, quando lavava menos meu cabelo, notava muita queda devido a obstrução dos poros. Mas cada caso é um caso né!

    • Ligya

      Duas vezes Suelen? Meu sonho! Adoro a sensação de limpeza que o cabelo limpo dá, mas tenho muito medo de estragar o cabelo, ressecar e essas coisas…
      Será que você pode me contar mais detalhes? Usa algum shampoo especial? Seca sempre com secador? (Tenho a impressão, mesmo com secador de cabelo, que o couro cabeludo não seca 100% na hora).

    • Bruna Lima

      Meus cabelos também caem muito quando dou uma pausa maior entre as lavagens.

    • Suelen

      Sim Ligya, também amo essa sensação de cabelo limpo, livre leve e solto hahaha.
      Meu cabelo é cacheado e com luzes, uso secador e chapinha praticamente todos os dias, e mesmo fazendo tudo isso e lavando duas vezes ao dia ele não é ressecado não, claro que capricho na hidratação. Hoje estou usando o shampoo e condicionador Restauração dos Fios Ameixa do Boticario, e uma vez por semana uso o 3 Minute Miracle Moist da Aussie.
      Também morria de medo de estragar o cabelo, ressecar e deixa-lo armado, mas vi que lavar diariamente não fez mal algum.

    • Sylvia Aline

      Bruna, acontece o mesmo comigo. quando o intervalo é maior os cabelos caem mais

  8. Jade

    Pra que serve aquele turbante exatamente, é pra o cabelo não molhar a roupa? Nunca entendi muito isso. Minha mãe diz que faz o cabelo secar mais rápido, mas tentei uma vez e achei que até demorou mais.

    • Laura

      Eu uso para a toalha absorver mais água. Pra mim faz muita diferença, fico com a toalha enrolada uns 10-15 min. enquanto me visto e me maquio, antes de secar o cabelo (seco sempre com secador).
      O cabelo não fica encharcado, o que diminui consideravelmente o tempo com o secador.

    • Eu uso para tirar o excesso de água e depois seco com o secador, sempre seco com o secador e uso um protetor térmico, só qnd esta muito calor e é dia que eu deixo secar naturalmente
      eu não tinha o costume de usar, mas tenho a raiz oleosa e gosto de usar hidratantes e oleos de banho, então não rola usar a mesma toalha, então o turbante me ajuda muito 😀

    • Jade

      Entendi. Acho que como usei uma camiseta velhinha de algodão não secou tão bem. Vou tentar com uma toalha ou com uma camiseta de malha quando lavar o cabelo à noite de novo 😉

    • Andrea

      Eu uso pra não molhar a roupa ou ficar pingando no chão. Por mais que eu tire o excesso de água com a tolha no banheiro, se não der aquela enroladinha básica, quando vou vestir a parte de cima, estou toda cheia de gotas d’água!

  9. Keka

    Bacana o post, só acho que deveria ser um pouco mais completo, talvez com uma opinião de profissional (só minha opinião, não estou criticando – Amo o blog!).

    Eu lavo o meu 2x por semana quando está calor, e no frio, uma vez por semana já me basta. Meus fios são tingidos e alisados. Se lavar muito, estraga tudo.
    Se eu estivesse em uma época de ser mais “paciente”, faria a técnica now-poo. Parece maravilhosa. Podiam falar mais sobre isso aqui!

  10. […] Link da postagem original […]

  11. já estou usando a dica 2 e tô amando a diferença =)

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar & Amar | Meu Canal YT

  12. Márcia Daniella

    Só lavo os cabelos com água fria e realmente faz muita diferença. Minha sorte é que onde moro faz calor e não precisa de chuveiro elétrico todo dia

  13. Luciana

    Meu cabelo é muito oleoso na raiz. Se eu deixo passar 24 horas entre as lavagens a raiz já fica toda grudada, com aparência de sujo, parecendo que não lavo a dias (não é exagero). Tenho que lavar diariamente, não tem jeito, infelizmente. Raramente consigo lavar com água fria (mesmo morando no RJ), mas tento pelo menos morna, procuro evitar a água muito quente.

    • oi Lu, pode ser que seu cabelo por ser curto (como na foto) fique mais oleoso mesmo
      se vc tem o costume de usar condicionador experimente os para cabelos oleosos e use em quantidade bem pequena e de preferencia para xampus cítricos 🙂
      quando tive cabelo curto por um tempo ele ficava mega oleoso, ai experimentei trocar os produtos e melhorou
      beijos

    • Silvia

      Oi Luciana, td bem?!

      Então, eu tenho cabelo bem curto e o que fiz foi esquecer o condicionador. Minha oleosidade melhorou muito! Agora estou com caspa por alergia e estresse, mas to usando um shampoo da Kiehl’s, que mesmo mais caro vai render absurdos no meu cabelo. Uma vez por semana uso o Elixir Mágico da Kiehl’s tb e o anti resíduo da Beauty Box (às vezes uso so de 15 em 15).
      O cabelo curto as vezes se dá melhor com um shampoo q hidrata e cuida e dispensar o condicionador!
      Ah! Como odeio água fria, usava a mesma só na última ducha qdo já tinha tomado o banho, ai desligava a água quente e deixava só a cabeça no chuveiro!
      Tb da uma olhada da suas escovas. Troquei a minha por uma mista da Oceane que melhorou muito a oleosidade, as outras estavam aumentando, sei lá pq!

      Beijos!

    • Luciana

      Adorei as dicas meninas. Obrigada!
      Meu cabelo agora está um pouquinho maior porque apesar de preferir o curto, engordei bastante e estou na neura de o curto só fica bem em mim quando estou mais magra… triste.
      🙁

    • Monique

      Experimenta lavar o cabelo no tanque,assim vc nao usa agua quente :))

  14. Natali

    Eu sempre tomei bronca por lavar os cabelos na água quente.
    A solução pro meu problema foi: lavar os cabelos primeiro, sem colocar o corpo na água fria…e quando terminar, mudar pra água quente e ai sim lavar o corpinho kkk
    Senti uma grande diferença!!
    As vezes fico muito tempo também com a toalha…preciso parar 🙁

    • Sara

      Natali, é exatamente isso que faço, até ia comentar, rsss

  15. A dica da água fria é ótima, mas raramente eu faço isso, uso água morna também. E consigo lavar dia sim dia não, às vezes fico dois dias sem lavar (quando tá mais frio por exemplo e não transpiro muito), mas sinto que o cabelo já fica bem sujinho no terceiro dia.
    http://www.simplesbela.com

  16. Fernanda Gabriela

    Dicas super maravilhosas! Eu sigo meio que todas, só acrescentaria uma que é tentar secar o cabelo com uma camiseta de algodão, no lugar da toalha. Realmente, notei q agride menos e meus fios parecem estar gostando… Ruim é q a camiseta absorve bem menos água que a toalha, mas acostuma… 🙂

  17. Janaína

    Oi Marina! Comecei a utilizar o método do potinho e realmente faz uma diferença absurda. Diminuí a frequência de lavagem e a raiz não fica mais tão oleosa. Só uso shampoo a seco agora bem de vez em quando, e como dica para vc não esquecer de usar o potinho, coloque ele de junto dos produtos no box. Ah e água fria nos cabelos é vida!Bjus

  18. Caroline Viana

    Ameiii infinito esse post!!!
    Realmente a maneira que se lava os cabelos faz toda a diferença. Eu sou prova viva disso rs, tenho os cabelos oleosos e toda a minha vida, bom toda não né, mas desde a adolescência lavava todo o santo dia! E da maneira mais errada possível: muito xampu, massagem agressiva e não ligava para coisas do cronograma capilar (como hidratar, para as pontas ficarem bonitas e pretegidas). O que aconteceu foi que meu cabelo ficava cada vez mais oleoso na raiz, tive queda (associada a outros fatores também, que nunca mais deixou meu cabelo no mesmo volume), pontas secas e quebradiças. Até que um belo dia descobri a técnica no/low poo, que foi a salvação da minha vida capilar!!!
    Sigo a técnica a 7 meses e como no nome sugere, é pouco ou sem nenhum xampu, sigo o low poo, porque sinto a necessidade de um xampuzinho 1 vez por semana (ou até menos, já fiquei 15 dias sem lavar rs)! Sim, não sou porca tá kkk, mas lavagens são mais espaçadas e quando não uso xampu lavo com o “cowash”. Só uso xampu sem sulfato (que agride menos o cabelo que os convencionais), já o “cowash” é a “lavagem” com condicionador (livre de determinadas substâncias, como derivados de petróleo e silicones, responsáveis pela obstrução dos poros e encapamento dos fios), meu cabelo fica limpo (como se tivesse usado xampu) e mais hidratado desde a raiz. Hoje meu cabelo é outro, e o melhor que estou vendo o crescimento de fios novos, sabe aqueles cabelinhos menores que ficam perto da testa q não crescem?! então estão crescendo devagarinho, meu cabelo está bem mais saudável, aprendi a fazer o cronograma capilar de acordo com as necessidades do meu cabelo.
    Resumindo, rs, a maneira de lavar é fundamental, a massagem adequada estimula a circulação sanguínea, promovendo o crescimento dos fios e a limpeza do couro. A maneira como vc descreveu a lavagem é a mesma que eu sigo Ma, mas uso o potinho para diluir o xampu e fica 10!!! A quantidade de xampu também é mínima, com a quantidade de moeda de 50 centavos de xampu, consigo lavar bem meu cabelo sem repetir a operação. Depois finalizo com máscara ou condicionador. Tudo o que vc descreveu no post é ótimo e vale a pena adotar! Ah tem outra dica ótima em relação a fronha, se utilizar a de tecido de cetim, há menos “atrito” dos fios deixando o brilho natural dos cabelos prolongado.
    Desculpe escrever um livro kkkk, mas aproveitei a deixa para contar minha experiência e para reafirmar que estas dicas do seu post, que parecem tão simples, surtem resultado sim, e os cabelos agradecem 😉

    • Boa, vou tentar a da fronha 🙂

    • Marina G.

      Adorei a dica da fronha, vou tentar também!

    • Andrea

      Eu tenho fronha e touquinha de cetim, mas pra ser sincera, não senti muita diferença. Meu cabelo é cacheado e não adianta, só fica bem no dia que lava ou se molhar e passar mais creme de pentear. =/

  19. Izabel

    Marina, adorei a dica 2! Vou experimentar usar menos shampoo e ver os resultados.
    Mas, olha, nos salões, de um modo geral, os profissionais não seguem essas orientações, acho que é o contrário, esfregam e massageiam muito. Para mim, até um pouco de exagero. Sabe quando você começa a ficar aflita, de tanto tempo que a pessoa está lavando o seu cabelo? rsrs!
    Eu gosto de finalizar o enxágue com um pouco de água fria, acho que o cabelo fica mais brilhante. Pena que o clima não colabora muito, mas, se eu estivesse em um lugar mais quente, faria muito mais!

    • Eu tbm acho! Sempre que vou lavar o cabelo no salão, peço pra deixarem a água já quase fria e se a pessoa estiver esfregando muito forte, digo que já está bom tb, haha.

  20. Adorei as dicas e com cabelo cacheado os cuidados aumentam um pouquinho ainda viu HAHAHAH http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  21. Adorei as dicas! Beijos

  22. oi marii, uma coisa aprendi: nao lavar o cabelo e enxaguar de costas porque o produto nao passa pelo corpo aí envaguo de lado e vejo a diferença hoje haha sempree uso agua fria, nunca esfrego com a toalha, deixo secar naturalmente <3
    mariii, me visite tambem:
    http://www.gilvaniaevans.com

  23. Realmente muito útil as dicas…
    A água fria é a melhor coisa, eu tenho notado que os frios tem ficado mais brilhantes…

    Estou ansiosa esperando dicas suas de cuidados com a pele… vejo que você tem a pele lisa e sem manchas.. super desejo.. pq quero usar bases mais leves, carregar menos sabe!?

  24. Sara

    Post muito bom! Minha irmã sofre de calvície, o cabelo sempre foi muito oleoso, ela está fazendo tratamento em uma clínica aí em CTBA, o médico disse a ela que não é necessário lavar duas vezes o cabelo com o shampoo, segui a dica tmbm de não repetir esse passo e olha, verdade menina, não tem necessidade nenhuma mesmo. Depois comecei a usar a técnica do potinho, para não esquecer deixo no box, e melhorou ainda mais, agora só lavo dia sim, dia não e algumas vezes até fico dois dias e o cabelo continua ok.

  25. ameeii o post!!! eu faço isso de usar xampu só na raiz, mas nunca dividi o xampu em 2
    uma coisa que eu faço que dá muita diferença é usar, depois do xampu, um pouquinho de creme de hidratação nas pontas, depois enxáguo e uso um pouquinho de condicionador, nossa dá uma baita diferença (muito grande mesmo), depois que seco com o secador meu cabelo fica bem hidratado e super bem comportado, quando não faço isso eu vejo a diferença, fico parecendo a Hermione no HP1 hahahahahahaa

  26. M. Alice

    Adorei as dicas! Tem dois vídeos bem legais tbm da Chata de Galocha e da Just Lia falando sobre uma técnica usada no Spa Dios (diluir o shampoo e o condicionador previamente na água). Estou fazendo há uma semana e sinto meu cabelo menos oleoso!
    Beijos!

  27. Marina G.

    Sigo essas dicas e também acho que dá muita diferença! Tenho tentado agora diminuir o espaço entre as lavagens, pois ainda preciso lavar todos os dias (ou então prender num rabo de cavalo no dia seguinte). Usar o potinho é ótimo, mas eu também esqueço/fico com preguiça.

  28. Carine

    Adorei o post!!

  29. Essa coisa de lavar menos é verdade, desde que aderi à técnica de low poo (meio nas coxas, confesso), meu cabelo melhorou demais!!!! Tá muuuuito sedoso!

  30. Juliana

    Post muito legal.. como meu cabelo é seco, dá pra ficar bastante tempo sem lavar sem que ele fique com cara de sujo! rs

  31. Silvia

    Como eu tenho cabelo curtinho até uso aqueles turbantes pq eles não pegam nos fios, só secam a superfície mesmo.
    As vezes eu molho pq ele acorda Cacatua, mas não uso shampoo sempre e dispensei o condicionador! Tá funcionando para o meu cabelo! Parou de cair e se acertou com um
    Shampoo da Kiehl’s!

    Mas sim, água fria é tudo de bom! Qdo morava no rio era mais fácil, em Sampa confesso q não consigo nessa época mais não, risos!

    Bjs!

  32. Gabriela Ronchi Salomon

    Já tinha ouvido falar das dicas e sigo algumas hehe. Sempre lavo meu cabelo dia sim dia não e fica “normal” hehe. Outra coisa é com relação em lavar os cabelos sem passar shampoo nas pontas, pois agridem ainda mais. Então, lavo o couro cabeludo, e quando vou enxaguar, o próprio resíduo do shampoo já lava as pontas (:
    Adorei o post, Marina 😀

  33. Nara

    Boiei!!! O que é a técnica do potinho?? E o que é o tal lowpow que as meninas estão falando na maior naturalidade nos comentários??? Kkkkk sinto que estou em marte

    • Marina

      A técnica do potinho consiste em diluir uma quantidade de shampoo (o tanto equivalente, na palma da mão, a uma moeda de 50 centavos ou de um real, depende do tamanho do seu cabelo) em um potinho com água e, só depois da diluição, colocar o líquido no couro cabeludo e esfregá-lo.
      Aqui, neste link, dá pra vc entender direitinho:
      http://www.justlia.com.br/2013/03/como-lavar-o-cabelo-dicas-do-spa-dios/

  34. Raíssa

    Muita dica boa nesse post, Marina, já fazia a maioria delas e sei que são valiosas. Meu cabelo também parou de ter efeito rebote e eu lavo dia sim, dia não.
    Faço algumas coisinhas a mais também, incluindo rotina de low poo, mas vou falar de hábitos que qualquer um pode fazer:
    – Passo Yamasterol liberado para co-wash nas pontas e no comprimento antes de entrar no banho, para proteger do shampoo. Não tem problema porque só a água com shampoo que escorre para as pontas e o enxágue já dão conta de tirar os resíduos e o próprio yamasterol tem propriedades limpantes;
    – Esfrego só o couro cabeludo mesmo, sem jamais meter a unha no meio, em movimentos circulares, massageando a cabeça inteira, não só no topo como eu costumava fazer. Uma coisa que me ajudou a perceber que eu não esfregava o couro cabeludo inteiro foi a umectação (massagem com óleo vegetal puro no couro cabeludo). Depois que eu lavava, notava que tinha umas partes que continuavam oleosas porque eu esquecia!
    – Quando eu uso alguma máscara com tempo de pausa de mais de 5min, espero fora do chuveiro e enxáguo no tanque, aí eu sofro menos com a água fria e tenho certeza que tirei tudo. Admiro quem consegue fazer isso no chuveiro que nem você, mas para as demais, o tanque é uma opção.
    – Nunca esfrego ou torço o cabelo para secar. Uso uma camisa velha de algodão ou uma toalha de microfibra e vou “apertando” as mechas por um tempinho.
    – Nunca desembaraço o cabelo com pressa ou encharcado, é pedir para quebrar. Uso pente de madeira ou a tangle teezer, sempre desembaraçando por partes. Tenho muita agonia de quem desembaraça o cabelo de qualquer jeito!
    – Nunca coloco a mãozona no pote de máscara: tiro com uma colher de sorvete limpinha e fora do box, para não derramar água lá dentro e contaminar tudo. Enluvo o cabelo todo e depois passo um pente com bastante cuidado, para não quebrar e distribuir o produto pelo cabelo todo. Além de o cabelo absorver melhor assim, eu economizo muito mais produto – eu percebi que passar mais máscara do que o necessário atrapalha em vez de ajudar.
    Muita gente acha frescura, mas depois de mudar alguns hábitos, faz muita diferença, né? Tem que pensar que seu cabelo é delicado como um tecido fino: você não trataria um tecido de seda como um saco de estopa (risos).

  35. Meu cabelo é normal pra oleoso e, realmente, quando eu lavava todos os dias era bem mais. Quando comecei a lavar dia sim dia não ele ficou muito oleoso, mas uns meses depois normalizou. Outra coisa que faço também é deixar correr bastante água no cabelo antes do shampoo, assim muito da sujeira vai embora e podemos usar menos shampoo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  36. gleika bernardo

    adorei as dicas…

  37. Dany Dyva

    Acho que é por isso que o meu cabelo é mais ou menos da vida, desde de que me entendo por gente faça frio de congelar até os pelos do buço ou faça sol, to eu lá com a fuba sendo lavada na água fria.

  38. Josiane

    Adorei o post Marina! Sempre achei que lavar demais faz mal. Não tenho cabelo oleoso, por isso posso passando-as dias sem lavar, tranqüilamente. Muito bom!!!

  39. Lucia

    Bom, eu já tentei ficar sem lavar os cabelos todos os dias, mas não dá. Ele nem é tão oleoso, mas eu transpiro na cabeça, na linha do cabelo, depois que seca fica bem feio. Pior, meu cabelo é louro natural e perde o brilho, parece que fica “empoado”, sabe? Então, tem que ser todo dia mesmo, e no frio já estou acostumada então não deixo de lavar. Mas vou tentar a dica do menos shampoo, da fronha de cetim da colega aí em cima e de não esfregar o comprimento dos fios. Adoro esse blog!

  40. Fernanda R

    Uma outra dica é: além de só lavar o couro cabeludo, passar condicionador no comprimento dos fios, evitando o couro cabeludo. Isso ajuda bastante quem tem cabelo oleoso. Já vi outras recomendações como usar fronha de seda para evitar o atrito dos fios quando dormir e também secar cabelo com ar frio.

  41. Heloisa Carvalho

    Além do post os comentários também são maravilhosos *-* Leitoras do CDD são as melhores 😛
    A da água fria eu já faço faz tempo, quando uso máscara também sou adepta de enxaguar no tanque. Na adolescência meu cabelo era bem mais oleoso e eu não usava condicionador porque ele mais atrapalhava que ajudava! Com o tempo fui aprendendo outras técnicas, mas nunca lavei o cabelo todos os dias, então pra mim é normal passar até 2 dias sem lavar.
    Desembaraço com um pente largo pra evitar a quebra, uso xampu seco pra espaçar as lavagens e também uso anti-resíduos a cada 15 dias. Pra mim tem funcionado assim!

  42. Bárbara Mós

    Realmente, essa dica de diminuir o ritmo de lavagens é ótima… Tenho notado meu cabelo melhor mesmo (apesar dele ter tendência natural à oleosidade).

    Outra dica que tenho é pras meninas que costumam tingir o cabelo, especialmente com cores que desbotam muito (esses tonalizantes coloridos, ou tons de vermelho – como é meu caso). Antes de passar o shampoo, passem uma camadinha de condicionador nos cabelos, e deixem agir por um ou dois minutos antes de lavar… Isso fecha as cutículas dos cabelos, e a tinta desbota menos!!!

    E na hora do secador, para manter a hidratação e o brilho dos cabelos, alternem jatos de ar quente com jatos de ar frio (o cabelo seca até mais rápido assim, curiosamente) e fica lindo!!!

    Espero ter ajudado mais um pouquinho!!!

    Beijinhos

  43. Vanessa

    Tenho o cabelo oleoso e se vou sair, tenho que lavar todo dia, não tem jeito. Se sei q no dia seguinte nao vou sair, dá pra aguentar, mas mesmo espaçando mais as lavagens, não sinto diferença e ele é curto, fica mto oleoso todinho, nunca que meu cabelo esteve ressecado na vida (sonho hahahaa), é sempre óleo pingando mesmo. Mas a dica de diluição do shampoo eu vou usar pra ver se melhora, condicionador já deixei de usar há mto tempo. Quanto a não ajuntar o cabelo todo na hora de “esfregar”, comigo tbm não dá pelo comprimento, é bem curto, não tem como, o cabelo todo acaba sendo esfregado!
    A água fria realmente é maravilhosa, dá bastante diferença, mas eu tenho preguiça e só tomo banho cozinhante, tenho ctz que isso tem me prejudicado mto, capilarmente falando.

  44. Roberta Martins

    Olá Marina!Como está?
    Achei interessantíssimas as dicas pra lavar e cuidar do cabelo direitinho.
    Bastante disciplina pra seguir completamente as orientações.
    Nossa,que desespero quando o cabelo fica todo embolado no momento de aplicar o
    shampoo,dá vontade de chorar…
    Beijos,
    Roberta.

  45. Monique

    Eu sigo quase todas as dicas, mas nao me adepto mais a passar pouco shampoo. Há alguns anos ouvi falar que o shampoo tirava a progressiva do cabelo, entao comecei a usar pouquinho e meu cabelo vivia embaçado com cara de sujo, sem brilho e sem cheirinho bom de shampoo. Outra coisa tb é que eu faço o cronograma e se eu nao lavar direito o cabelo pesa pelo excesso de tratamentos.

    Adoro seua posts ~cabelisticos~ Marina 🙂

  46. Sylvia Aline

    eu sigo essas dicas. a coisa mais errada que faço é exatamente a da foto que você mostra o que não fazer, rs. meu cabelo tende a cair mais quando dou intervalos maiores. para quem não consegue ou não gosta de lavar o cabelo na água fria, o bom é no finalzinho da lavagem dar um jato de água fria pelo menos

  47. Renata

    Acho ótimo essas dicas…A 2 eu sigo…mas lavar com água fria, não rola mesmo!!! rs

  48. Miriã Andrade

    Dicas ótimas! Vou tentar lavar os cabelos na água fria de vez em quando, minha mãe sempre fez isso e o cabelo dela é lindo demais, vou me esforçar, hehe! 😉

  49. Adorei as dicas, as vezes são coisas tão simples e que fazem toda diferença. Uma coisa que tenho feito sempre é secar o cabelo com uma camiseta faz toda a diferença para controlar o frizz
    😀

  50. Mônica

    Tenho que aprender a usar menos shampoo e não fazer o turbante com a toalha!
    Lavar menos o cabelo tb ajuda,se vc não foi na academia e não suou muito,qual o problema?
    Uma vez a Grazi Massafera deu uma entrevista dizendo lavar os cabelos de 3 em 3 dias e muita gente criticou!Para cabelos secos,diminuir as lavagens na semana,faz toda a diferença!
    Bjs.

  51. Tenho aprendido recentemente a lavar meus cabelos e posso afirmar que isso fez toda a diferença… Costumava lavar todos os dias, esfregar com a toalha, fazer turbante! Era puro frizz… ainda bem que hoje em dia a gente tem acesso a informação pra nos ajudar!