Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Moro semi perto do Jardim Botânico, então costumo visitar bastante este ponto turístico aqui de Curitiba. Tinha uma época que precisava atravessar ele todo dia para chegar até o trabalho, então somos meio íntimos. 🙂

Lembro que quando o Jardim Botânico inaugurou, fiquei meio desapontada. Na minha cabeça infantil seria uma floresta com caminhos entre as árvores, mas ele não é assim. O JB, apelido que inventei, tem três partes distintas. Uma é o jardim em si que foi “construído” com flores, arbustos e a estufa. Esta é a parte que a gente geralmente vê nos cartões postais. As flores são trocadas durante o ano e nesse dia das fotos dei azar e não peguei um jardim muito florido, mas geralmente o visual é bem lindão. A noite a estufa fica toda iluminada, uma beleza!

Em outra parte do Botânico tem um bosque, mas que foi cercado, acredito eu, por motivos de segurança. Ali seria a floresta que eu imaginei quando era criança. 🙂 Em volta do bosque, tem calçadas onde o pessoal caminha, corre e faz exercícios físicos. Toda hora que passo por ali, vejo bastante gente se exercitando. Pode ser que em breve eu seja uma das ATLETAS do JB, isso se perder a vergonha de participar de um grupo de corrida que treina lá.

A outra área é a maior de todas. Nela tem um gramado com várias espécies de plantas e árvores. O caminho é bem aberto e bonitinho. Nos finais de semana sempre tem um pessoal fazendo picnic ou passando um tempo brincando com as crianças na grama.

Outra parte meio escondida do JB é o Jardim das Sensações, uma área cercada onde podemos tocar e cheirar várias plantinhas que estão em exposição. Me parece que tem visitas guiadas por lá onde biólogos explicam tudo bem certinho.  Eu interagi bastante descobrindo novas plantas e aromas, achei divertido! Acho que as crianças podem gostar também.

No Botânico tem uma lanchonete e uma loja Leve Curitiba, mas as duas são meio caidinhas de opções e coisas legais. Pena, né?

Visitar o Jardim Botânico é um daqueles passeios bem família e que não pode faltar no roteiro turístico da cidade. Para quem mora por aqui, vale passar um dia preguiçoso com as crianças, ou quem sabe, correr na pista em volta do bosque, hum!

Neste link você pode ver mais dicas de lugares legais em Curitiba.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
56 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Paula

    Que legal! Minha mãe é do Paraná, e ela chama manjericão de alfavaca! Achava que era coisa da minha família, dos meus avós. Agora eu tenho a comprovação que é verdade! 😀 Se tá até no Jardim Botânico…

    • Sabe que procurei isso na internet outro dia? Diz que manjericão e alfavaca são da mesma família, praticamente a mesma coisa.
      🙂

  2. Raíssa

    Eu sempre vou para Curitiba (nasci aí) e adoro o Jardim Botânico. Passo toda vez pelo Jardim das Sensações. Mas o que eu não deixo de visitar TODA vez que eu vou é o Niemeyer, gosto muito do museu e do café charmoso que tem por lá. Bosque Alemão também é uma paixão de longa data.
    O que eu queria mesmo é saber onde eu procuro a programação artística de Curitiba, principalmente relacionada à teatro. Das últimas vezes, procurei pela internet e acabei indo parar em peças horríveis de teatro-escola. Vocês conhecem algum lugar que está sempre movimentado ou então algum projeto de teatro nesse sentido?

  3. Giovana Souza

    É um dos meus lugares favoritos, lindo de mais essa Curitiba *-*

  4. Denise Gomes

    Eu ameii esse lugar!! Na verdade, amei Curitiba. Vou voltar aí, com certeza!!

  5. Marina

    sa,
    qdo penso em Curitiba só pendo nos biscoitos natalinos….é muito doficil de encontra em SP….vc podia falar onde encontrar…um lugar bom e barato….
    Outra coisa, uma vez ganhei uns biscoito de nozes deliciosos de uma loja muito tradicional de Curitiba, vc sabe qual é?
    Bjs

  6. Estive aí em Outubro visitando meu namorado e o Botânico era um dos programas que não podia faltar na lista de coisas pra fazer em Curitiba! Achei bem bonito. Aliás, a tua cidade é muito bonita, Sá! Foi a primeira vez que eu visitei e, certamente, voltarei (quem sabe, até, pra morar) :3 Sou de São Luís, Maranhão (muuuuito longe daí)

  7. Edna Yumi

    Ando meio sumida aqui dos comentários mas não deixo de dar uma espiada todo dia, hoje não pude deixar de comentar que desde pequena qdo ia para Curitiba frequentava o JB tanto nos dias quentes qto nos frios, que saudade, e outra coisa que me chamou a atenção Sabrina, que fotos lindas tá profissa viu !
    Bjs <3

  8. Leiloka

    Olha, eu acho o JB meio árido, não tem flores, acho super sem graça o paisagismo. Acho que tinha que ser um jardim de verdade, como os da Europa.

    • Serite sta ocete! Navijac sam i uvjek cu biti.O narkomanima ne pricate ovoliko o beloj kugi ne pricate toliko. Mi se bijemo izmedju sebe,znamo sami zato,taj osecaj nikad necete vi imati. Ostavite nas,mi vas necemo dirat. NISU ONI isli na neke koji to nisu htjeli: ne sloboda vec PRAVDA ZA GROBARE!!!Srb* !!!Fuck euro navijace!

  9. Claudia

    Nossa, essa primeira foto, com essa ‘construção’ ao fundo (não sei como chama) me levou de volta pra infância. Quando era bem pequena, minha mãe colecionava calendários, e tinha com essa imagem *_*

  10. Thaís

    Nossa, nunca fui em Curitiba, mas por essas fotos, com ctz quero ir no JB!! Só tive a mesma impressão que a Leiloka disse já, que falta um pouco mais de verde, mas mesmo assim parece lindo..
    Agora, Sá, mudando de assunto, deixa eu te perguntar, vc tá achando fácil cuidar do cabelo assim, long bob e mais comprido na frente? Tô querendo cortar assim (só que meu cabelo é mais enrolado), mas quero saber se é prático, sem precisar arrumar pra ficar bonito. Bjss

    • Oi Thaís
      To sim, apenas amando meu cabelo.
      Recomendo fortemente.
      🙂

  11. Carolina

    Acho que o jardim botânico que vc idealizava quando criança tem mais a ver com o daqui do Rio, esse é muito bonito também mas aqui tem muitas árvores muuuito antigas, tem muita coisa legal, vale a pena visitar, bjs

    • Luciana

      Pois é, o do Rio parece com o da imaginação da Sá. Venha conhecer também Sá, vc vai amar e será muito, muito bem vinda!
      Sempre que vou ao Sul fico em Curitiba pouco tempo porque o destino é a serra gaúcha, mas já combinamos em casa que na próxima vez iremos nos planejar para ficar mais dias em Curitiba. Meu maior desejo é passear na Maria Fumaça!!!! Quando puder, dá dicas assim?
      Amo o Sul. Amo o frio. Nasci no sudeste por erro da cegonha! rsrsrs
      Confesso, sou apaixonada pelo Rio. Mas esse calor… oh dó!

    • Frio é com a gente mesmo!

    • Acho que soube desse do Rio de alguma forma e achei que o daqui seria assim. 🙂

  12. Iara

    Lindíssimo! Espero um dia poder conhecê-lo.

  13. Camila Fortes

    Oi Sabrina, adoro o blog e olho todos os dias, mais de uma vez por dia, rs Sempre quis conhecer Curitiba e agora terei uma formatura pra ir, infelizmente só terei um dia pra conhecer a cidade, sei que tu não é guia turística e é de cada um o que é legal na sua cidade, mas tem algo que tu poderia me dizer que não posso perder? Bjs

    • Ale

      Com um dia só pra conhecer é uma boa pegar o ônibus de turismo! Aí você vê a cidade e pode descer nos lugares que gostar mais!

    • Letícia Nadolny

      Camila, por R$ 29,00 dá pra pegar o Ônibus da linha turismo (de dois andares, tipo o de Londres, só que verde haha), você pode rodar a cidade toda de uma vez só, ou descer do ônibus pra visitar melhor algum ponto turístico, você tem direito a um embarque no ônibus e quatro reembarques, dá pra conhecer bastante.
      Se for mais “boêmia” o largo da ordem é uma opção legal, se gostar de comidinhas o Mercado Municipal é super legal!
      Se estiver vindo de ônibus o Mercado Municipal é super pertinho da rodoviária.
      Ah! E traga um casaco por que as vezes o tempo da cidade “vira” haha

    • Oi Camila
      Essa dica do ônibus de turismo é boa, vc vê muita coisa num dia só.
      🙂

    • Camila Fortes

      Obrigada:) E sempre levo um casaquinho, mesmo com altas temperaturas, eu moro em Porto Alegre e com o tempo sempre mudando e sendo mega friorenta acabei me tornando aquela tia ou mãe que manda todo mundo levar um agasalho caso faça frio, rs.

  14. Mônica

    Tenho uma irmã e muitos parentes em Curitiba, cidade linda!
    Adorei o jardim botânico, achei o zoológico muito bom também, quem puder dar uma passeio por lá, super compensa

    Bjuss

  15. Fabi

    É uma pena que na minha visita a cidade não consegui ir até o Jardim Botânico, tão lindo! Só consegui ir ao Museu O.N.!Na próxima não vou deixar passar …prometo!

  16. Já fui lá, é lindo mesmo!

  17. Fernanda

    Eu adoro posts assim! Sou do Rio, mas por forças desse destino moro em são Paulo agora. Em julho viajei pra serra gaúcha e ameeei, meu marido e eu até pensamos em morar aí um dia no Sul! Estamos pra visitar um amigo em Curitiba, estou doida pra ir! Ele recomenda fortemente conhecer o lugar, embora nao goste de morar aí, disse que as pessoas são muito mal educadas, do tipo que nao responde o seu bom dia, maaaas.,. Falta de educação, a gente vê por aqui!! Tem em todo lugar! Enfim, ele disse que a cidade é belíssima e eu vejo por aqui que é mesmo!

    • Letícia Nadolny

      Oi Fernanda!
      Algumas pessoas são mais fechadas mesmo por que aprenderam com os pais “antigamente” a não se misturarem com as outras etnias (a cidade era divida em bairros “etnicos” digamos assim…)
      Mas não é a maioria não!
      Venha que será muito bem vinda, aposto que vai gostar! 🙂

    • Oi Fernanda
      Gente mal educada tem em todo lugar do mundo, né? A gente não pode generalizar. Mas os curitibanos são mais fechados sim, mas não é falta de educação, acho que é mais timidez e vontade de não querer incomodar os outros.
      bjs

  18. Adriana Santos Melo

    Adoro essa cidade…boas lembranças,conheci o meu marido em Curitiba!!!

  19. ANGELA REZENDE

    adorei Curitiba, cidade liiiiiiiiiiiiinda!
    Achei limpa, gente bonita educada, peguei um onibus de turismo e ai aproveitei
    fui a todos ou quase todos os pontos de turismo em Curitiba viniculas, jardins,
    feiras, mercadão adorei tudo, uma semana conhecendo Curitiba amei.
    bjos e sou fã.

  20. Denise

    Olha, Sá, eu não conheço pessoalmente o JB de Curitiba. Assim que visitar sua cidade, conhecerei e curtirei. Só senti falta de flores, como a leitora aí de cima.
    Mas, JB lindo é do Rio. Não tem comparação. Aliás, me deu saudade, darei um pulinho até lá no finde.
    bjs

  21. Lauren

    Um dia de sol em CTBA? Mas que milagre! Adoro Curitiba, todo ano marco presença na capital paranaense, mas ainda não peguei uma visita ao Jardim Botânico com sol… Na verdade, dá para contar em uma mão os dias que pego de sol aí! Hehehehe

  22. Renata

    O Jardim Botânico sempre foi meu parque preferido da cidade, desde antes de morar aqui. Agora ele virou praticamente o quintal da minha casa!!! De qual grupo de corrida no JB vc quer participar Sá? Estou a procura de um lá, e ter vc como colega de corrida ia ser um super incentivo!!!

    • Tem um só de meninas, me parece. Mas queria ver mais possibilidades.
      😉

  23. Polliana

    O Jardim Botânico com certeza é um dos pontos turísticos mais lindos de Curitiba. Sá, vi você no shopping Mueller nestes dias… Hihihihi fiquei com vontade de falar com vc, mas tive vergonha hehehehehe Sou designer tb, qualquer hr vocês têm que marcar um encontro com suas leitoras aqui (sugestão de local: shopping Mueller, hehehehe) para a gente trocar ideias. beijos

    • Letícia Nadolny

      Ia ser super legal um encontro com as leitoras!
      Apoio a causa! haha

    • Opa, da próxima vez quero um oizinho!

  24. Julia

    Nossa como assim? Vocês leram meus pensamentos… cheguei ontem na cidade e estou amando… gente que vontade de ficar por aqui e não voltar mais pra SP tudo lindo…

  25. maines

    O Jardim Botânico foi eleito pela internet a melhor vista do Brasil http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?tl=1&id=1430593&tit=Votacao-pela-internet-elege-Jardim-Botanico-a-melhor-vista-do-Brasil
    esta semana ele está belíssimo, todo florido.

  26. Fabi

    Fui em Curitiba pela 1ª vez no ano passado e AMEIIIIIIIIII a cidade, linda demais! Se eu pudesse, comprava uma casa ali do lado do Bosque do Papa e não voltava mais pra casa! Amei o Jardim Botânico, Batel, as ruas do centro todas lindas e floridas, os passeios da Jardineira (rota turística), enfim, vocês estão de parabéns, Curitiba é linda! Se quiserem conhecer a minha cidade, Recife, estamos às ordens !!

  27. Jana

    Também moro semi perto do Botânico e por uma coisa tipo ” cartão postal no quintal de casa”, tenho um carinho especial! Ah claro, como corredora amadora, passo por lá de vez em quando, especialmente em dias de semana, quando é mais tranquilo. Além de ser bonito e inspirador por si só, na volta pra casa pela Afonso Camargo, é possível presenciar um pôr do sol belíssimo fazendo sombra com as construções do centro… quando tem sol claro!!! Ah, vc devia experimentar correr Sabrina!!

  28. Nayara Moreira

    Acho o Sul tão bonito.. tenho muita vontade de viajar para o Sul e passar um tempinho em cada estado conhecendo um pouquinho de tudo porque sou apaixonada por todas as fotos que vejo. Quero muito!

  29. Zélia Dominoni

    Eu sou curitibana e adoroooo minha cidade!
    Olha aqui o clipe que fizeram da cidade com a música Happy do Pharell Willians:

    http://arede.info/cotidiano/clipe-produzido-em-curitiba-se-torna-viral-na-internet/

    ADOREI!

    Vocês podiam postar… rs 😉

    Bjosss

  30. […] pontos turísticos, é legal conhecer o Jardim Botânico (que mostrei em detalhes neste post), Bosque do Alemão, Parque Tanguá, Parque Tingui, Parque Barigui e Ópera de Arame. Acredito […]

  31. […] que fazer: visitar o Jardim Botânico, experimentar comidas diferentes no Mercado municipal, conhecer os Shoppings, ir ao Museu Oscar […]