Corpo Dicas Em Curitiba

O que é LPF (Low Pressure Fitness)?

23/08/2018

Post atualizado em abril de 2020

Se você costuma me acompanhar pelas redes sociais, deve saber que, quando morava em Curitiba, fazia aulas de Low Pressure Fitness. Como até hoje recebo muitos directs de pessoas curiosas com o método, resolvi falar com a Ellen Melo*, que foi minha instrutora, para responder à pergunta:

Afinal, o que é LPF?

o que é lpf

Enviei um monte de questionamentos comuns para a Ellen, desses que eu e todo mundo têm, sabem? O post está longo, mas acredito de verdade que ele contém absolutamente TUDO que alguém precisa saber sobre LPF. A entrevista com ela você confere a seguir:

Coisas de Diva: Como nasceu o LPF?

Ellen Melo: Low Pressure Fitness (LPF) é um sistema de treino baseado na técnica hipopressiva. Como seu nome indica, é o fitness da baixa pressão. A técnica respiratória hipopressiva remonta à técnica do yôga denominada Uddiyana Bandha. Os praticantes de yôga realizam-na há milhares de anos com diversas finalidades, como a energética, a mobilização visceral e o fortalecimento muscular respiratório. Uddiyana significa subir, elevar-se, e Bandha significa contração. Ou seja, o significado da palavra é contração elevada. No ocidente, por volta dos anos 80, as técnicas hipopressivas foram muito popularizadas através de grandes nomes do fisioculturismo, como Arnold Schwarzenegger e Frank Zane. Na Europa, explodiram por volta dos anos 90, devido a sua aplicação na fisioterapia de reabilitação do pavimento pélvico e do pós-parto.

CDD: Como de técnica hipopressiva passamos ao que se chama hoje de Low Pressure Fitness?

Ellen: A técnica hipopressiva aplicada ao fitness e à prevenção surgiu em 2006 pelas mãos do espanhol  Piti Pinsach. Depois de anos de conhecimento na área, muita investigação científica e desenvolvimento, juntamente com a Doutora Tamara Rial, o conceito hipopressivo evoluiu para o sistema de treino Low Pressure Fitness. Trata-se de um programa de exercícios físicos que não provoca o aumento da pressão intra-abdominal mas que, ao mesmo, treina a musculatura do corpo de forma equilibrada. O treino possui diferentes níveis de progressão e tem a possibilidade de adaptações, de acordo com a necessidade de cada praticante.

Comentário meu: Uma coisa que achei interessante é que as posturas utilizadas possuem nomes de deusas gregas. Muito lúdico e prático para entender o que está se fazendo!

o que é lpf

CDD: O que acontece com o corpo quando alguém faz exercícios abdominais hipopressivos?

Ellen: Quando fazemos o treinamento do método LPF (seguindo todas as posturas que garantem o efeito hipopressivo, a ativação correta da musculatura profunda e a sucção abdominal em apneia expiratória), ocorre um trabalho do “core” (nosso centro de força do corpo, localizado na área abdominal) de maneira muito eficiente, além da descompressão dos órgãos internos e liberação das tensões miofasciais. Vale ressaltar que a aspiração visceral (momento da apneia expiratória conhecido como vácuo abdominal) corresponde apenas a 20 % do método LPF. A mudança estética corporal chamada de “barriga negativa” é só um bônus diante de todos os benefícios que o corpo sentirá. Sendo assim, o treinamento durante os 30 minutos de sessão vai muito além do “murchar a barriga”, como muitas pessoas acreditam. Na realidade, existe um  conjunto de exercícios posturais e respiratórios com coordenadas específicas, que incluem o avanço do eixo de gravidade, relaxamento da musculatura do pescoço, dos joelhos e dos cotovelos e alongamento da coluna cervical, para que o praticante consiga os resultados esperados.

CDD: De acordo com estudos científicos, de que maneira essa movimentação dos órgãos e da parede abdominal auxilia uma pessoa?

Sem sombra de dúvidas, o método auxilia os praticantes de forma global:

  • Equilibra o tônus do assoalho pélvico
  • Melhora o tônus abdominal
  • Trabalha o “core” de forma eficiente
  • Trata e previne a incontinência urinária e a diástase abdominal
  • Melhora o desempenho sexual, promovendo o alívio de dores durante a relação
  • Melhora a constipação
  • Diminui a retenção de líquidos (pelo descongestionamento linfático e pélvico)
  • Previne todos os tipos de hérnias
  • Melhora a postura
  • Alivia dores na coluna
  • Diminui o stress e a ansiedade

o que é lpf

CDD: Como mamães recentes podem se beneficiar do LPF?

Ellen: O método ajuda a normalizar o tônus de todo o cinturão abdominal e pélvico, melhora o retorno venoso e ajuda no fechamento da diástase abdominal patológica, que acomete cerca de 30% da mulheres no pós-parto. Além disso, previne ou auxilia no tratamento de hérnias e dores nas costas. Consequentemente, as mamães se recuperam muito mais rapidamente.

CDD: É verdade que o método ajuda no funcionamento do intestino?

Ellen: O LPF atua diretamente na mobilização visceral e na regulação do sistema neurovegetativo, melhorando muito o funcionamento intestinal. Com a prática rotineira do método, tenho vários relatos de pessoas que sofriam com prisão de ventre que agora não sentem mais desconforto. O intestino é um órgão com um “sistema nervoso próprio” e considerado nosso segundo segundo cérebro, com cerca de 100 milhões de neurônios. É importante darmos a devida atenção a ele.

CDD: E quanto a incontinência urinária?

Ellen: Como acontece a melhora do tônus muscular de forma global, mas principalmente a tonificação da musculatura da faixa abdominal e a normalização da musculatura do assoalho pélvico, é possível prevenir e tratar a incontinência, cuja fraqueza do tônus pode ser a causa.

CDD: Pode-se perder medidas com o LPF? De que forma?

Ellen: Além de proporcionar muitos benefícios para a saúde, o LPF traz resultados estéticos muito satisfatórios também. Com um diafragma e órgãos bem posicionados, reduzimos a pressão intra-abdominal e intra-pélvica. Assim, reduzimos medidas.

CDD: O método é restrito para algum tipo de pessoa/situação? Ou todos podem praticar?

Ellen: As gestantes podem realizar as pautas posturais, porém não podem fazer a apneia e a sucção diafragmática (abertura das costelas). Pessoas hipertensas também devem ter um cuidado diferenciado. E, claro, sempre com o consentimento do médico, assim como em todos os outros casos onde o praticante tenha alguma patologia.

CDD: Quais profissionais podem ministrar aulas de LPF? É preciso que tipo de certificação?

Ellen: Profissionais da fisioterapia e da educação física podem fazer a formação do método Low Pressure Fitness e se tornarem licenciados LPF. A formação é dividida em 3 níveis, seguindo padrões internacionais de ensino.

CDD: Quanto tempo de aula por semana e quanto de treino em casa é o ideal para uma pessoa começar a ver resultados?

Ellen: Os resultados são observados geralmente no primeiro mês de prática. As sessões são realizadas com o profissional licenciado 1 ou 2 vezes por semana, por 30 minutos cada. É recomendado que o praticante treine em casa 5 minutos por dia. Esse treino em casa é direcionado pelo profissional, de acordo com a avaliação feita no primeiro contato, respeitando o limite e objetivo de cada um.

CDD: Sobre o treino feito em casa, baseado em vídeos e sem orientação, qual sua opinião?

É muito comum as pessoas se basearem apenas em vídeos da internet e saírem executando as posturas de qualquer forma. Isso pode ser perigoso! O LPF é um sistema de treinamento com padrões posturais concretos, requer consciência respiratória, concentração e ajustes posturais durante toda a sessão. Progressões inadequadas e má distribuição do treino podem afetar negativamente. O método foi desenvolvido em cima de muita ciência e mantém-se sobre supervisão e avaliações constantes, então é muito importante ter o acompanhamento de um profissional licenciado.

o que é lpf

Ufa! Impossível você sair desse post sem saber o que é LPF! Eu pratiquei durante mais ou menos um ano e curti muito os resultados na época. Me sentia muito mais calma depois das sessões, em função da respiração, e minha força abdominal aumentou consideravelmente. Até a cintura ficou mais marcadinha – claro que não é só o Low Pressure Fitness que fez isso, mas no conjunto da obra auxiliou sim!

Se você ficou interessado no LPF, a Ellen atende num estúdio próprio em Curitiba! Para valores e mais informações, é só falar com ela por meio dos contatos a seguir:

*Contatos
Instagram: @studioellenmelo
Telefone: (41) 9129-9292
Endereço: Rua Padre Anchieta, 1691 – 19° andar

você pode gostar também destes posts

4 comentários

  • responder Euripedes 11/10/2019 às 03:20

    Excelente. Quero acompanhar publicações

  • responder Momento de automassagem e meus hidratantes preferidos 02/04/2020 às 09:30

    […] O que é LPF (Low Pressure Fitness)? […]

  • responder Deyse 08/04/2020 às 15:33

    boa tarde, tudo bem?

    gostaria de receber artigos cientificos sobre o lpf.

    grata

  • responder Lívia 10/11/2021 às 07:35

    Agora sei do que se trata, e gostei dos resultados, obrigada, foi muito explicativo. Parabéns, pelo post.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB