Fazendo o bem

Fazendo o bem! <3

18/09/2015

Ter um blog significa informar, conhecer e influenciar pessoas. Sabendo disso, procuramos sempre fazer tudo isso de forma positiva – o que mais queremos é que todo mundo se sinta melhor consigo mesma e, consequentemente, com o mundo que está ao seu redor. É por isso que achamos tão importante aproveitar nosso alcance para trazer a vocês, leitoras, iniciativas interessantes que ajudam quem precisa.

Já mostramos por aqui diversas ideias que mudam a vida das pessoas. E nós, sempre que podemos, ajudamos também. Ano passado, no bazar que fizemos com cosméticos novos em parceria com o Enjoei, arrecadamos um excelente valor para doar à Santa Casa de Curitiba. Foi muito gratificante fazer a doação e saber que, com a ajuda de todas vocês, conseguimos melhorar um pouquinho o atendimento a pessoas que estão doentes. E aguardem que, logo mais, haverá uma segunda edição do bazar!

Meu post de hoje vem apresentar três iniciativas muito legais que conheci recentemente. Espero que inspirem vocês a auxiliarem como puderem: seja com dinheiro, com seu tempo ou compartilhando com quem conhecem.

Projeto Evoé

projeto evoé

Era uma vez um fotógrafo e uma nutricionista que queriam tornar a passagem deles pelo mundo mais relevante. Depois de muito conversarem, partiram para a ação e conseguiram fazer algo que, ao meu ver, é brilhante: uniram suas atuações profissionais para dar visibilidade a pessoas muitas vezes esquecidas, melhorando também suas vidas.

Assim surgiu o Projeto Evoé. Leonardo Salomão e Daniella Schuarts partiram para a África com o intuito de apresentar ao mundo a cultura alimentar de vários países do continente. Eles acreditam que comer vai muito além do óbvio e traz também os traços culturais, sociais e econômicos de um povo. O Leonardo está fazendo belíssimas fotos de todos os lugares que eles visitam. Já a Daniella auxilia instituições locais a estabelecer o turismo voltado para a cultura alimentar, ampliando as possibilidades de ganho para todos, além da troca de experiências.

É muito bonito acompanhar os passos desses dois – eles trazem muita informação e estão ajudando as pessoas a valorizarem o que é delas. Qualquer tipo de apoio à causa é bem-vindo. Para acompanhar tudo, há a fanpage do projeto e também uma conta no Instagram. Quem quiser entrar em contato com eles pode me avisar, pois a Dani é minha prima e eu tenho falado bastante com ela, especialmente para ajudar nessa divulgação!

Setembro Amarelo – CVV

setembro amarelo cvv

Outra questão super importante que me chamou a atenção esses tempos foi Setembro Amarelo. Trata-se de um movimento mundial para conscientizar a população sobre a realidade do suicídio e mostrar que existe prevenção em mais de 90% dos casos. Ele é considerado um problema de saúde pública e mata 1 brasileiro a cada 45 minutos e 1 pessoa a cada 45 segundos em todo o mundo (!). Além disso, estima-se que, para cada suicídio cometido, de seis a dez outras pessoas são diretamente impactadas, sofrendo sérias consequências difíceis de serem reparadas.

Esse assunto me toca em especial porque acredito que a vida é o bem mais precioso que nós temos. Mesmo com todas as dificuldades, acabar com ela não é a solução. No entanto, não considero quem comete o suicídio uma pessoa fraca, apenas alguém que não conseguiu forças ou apoio emocional para superar as adversidades. É por isso que existem instituições como o CVV – Centro de Valorização da Vida, presente em todo país.

A ideia é, basicamente, treinar pessoas comuns, como eu e vocês, para prestar atendimento gratuito por telefone (número 141, com atendimento 24h) , pessoalmente (nos postos de atendimento) ou pelo site (via chat, Skype ou e-mail) a quem está precisando conversar por conta de problemas emocionais. É tudo feito de forma sigilosa por voluntários espalhados pelo Brasil. Eu mesma quero fazer o pré-treinamento para conhecer melhor a iniciativa! Para saberem mais, basta visitar a página do CVV (com link ali em cima).

Omunga Grife Social

omunga grife social

A Omunga Grife Social chegou ao meu conhecimento através do e-mail de seu fundador, que conhece nosso trabalho (<3). Achei a causa muito nobre e, por isso, ela também está aqui como sugestão para vocês. Sua sede fica em Joinville (SC), mas a atuação da entidade se dá no Brasil e no exterior.

A Omunga existe com o objetivo claro de construir bibliotecas em regiões como o sertão do Brasil (Piauí), a África (Angola e Moçambique) e, em breve, a Amazônia. Sua equipe capacita de forma permanente professores nos locais beneficiados. Atualmente, 5.600 crianças/adolescentes e 300 professores do Brasil e da África são favorecidos. O foco está nas regiões distantes, isoladas e extremamente pobres.

Em Santa Catarina, a iniciativa favorece associações e cooperativas de costura em projetos de geração de renda, pois utiliza essa cadeia inclusiva para produzir camisetas que, após vendidas, dão origem às receitas financeiras que viabilizam os projetos no Brasil e no exterior. Atualmente, a entidade está lutando para levantar recursos que vão auxiliar na inauguração de bibliotecas em Angola e Moçambique, bem como no início das construções na Amazônia.

As camisetas podem ser adquiridas pelo site da Omunga. Também é possível saber mais sobre a causa por lá. Para fechar, aí vai um vídeo de como a iniciativa atua:

Para verem todos os posts da seção Fazendo o bem, basta clicar aqui.

Fico grata e feliz por poder compartilhar essas ações com vocês! É clichê, mas pura verdade: se todo mundo fizer um pouquinho, o mundo muda, sim! 🙂

você pode gostar também destes posts

42 comentários

  • responder Fernanda Gabriela 18/09/2015 às 09:56

    Nunca tinha ouvido falar do CVV e me interessei muito em participar. Suicídio é uma coisa que me assusta muito (todos na verdade) e é algo tão grave que só nos damos conta quando acontece perto da gente. E quanto desespero há nesse mundo hoje e quantas humilhações passam as pessoas e quantas não sabem lidar com isso? Precisamos mesmo estar preparados. E vou espalhar o projeto para meus colegas psicólogos que podem ajudar bastantão!
    Belo, Thais seu post e acho que podia sempre rolar essa divulgação por aqui. bjks

  • responder regina 18/09/2015 às 10:26

    Ótima iniciativa! parabéns! Gostaria de sugerir uma ong aqui de Curitiba que faz um belo trabalho com os cães abandonados e que precisa bastante de ajuda , o Tomba Latas! Bjo meninas

    • responder Marília 18/09/2015 às 17:58

      Já falaram do Tomba Latas por aqui. Se não me falha a memória, foi uma dica da Sá. =)

  • responder Heloisa Carvalho 18/09/2015 às 10:34

    Por isso que eu amo o CDD, vai muito além de moda e maquiagem <3

  • responder Mayara 18/09/2015 às 10:58

    Olá Thais,

    Acompanho o CDD a anos, mas este é meu primeiro comentário rsrs.
    Como em outubro sempre acontece a campanha contra o câncer de Mama, sugiro uma associação aqui de Curitiba as Amigas da Mama, que fazem um trabalho muito lindo!!

    http://www.amigasdamama.org.br/

  • responder Cris 18/09/2015 às 10:58

    Acho mega importante esse projeto cvv do setembro amarelo, eu perdi Minha mãe faz dois anos, ela se suicidou e dói muito isso..a família sofre muito. E algo extremamente sério e doloroso. Bjos e obrigada por divulgar causas nobres e importantes como todas citadas neste post. <3 amo vocês…

    • responder Luciana 18/09/2015 às 11:53

      Sinto muito Cris.

    • responder Polyana 18/09/2015 às 23:44

      Sinto muito pela sua perda, Cris. Que Deus conforte você e sua família. Perdi duas pessoas assim também. Amigos queridos, que tiraram a própria vida, e estarão para sempre na minha lembrança.

    • responder Cris 19/09/2015 às 00:35

      Obrigada Luciana! Polyana muito obrigada por suas palavras<3. Sinto muito pela perda dos seus amigos.. Não é nada fácil, so Deus pra nós consolar. Deus abençoe vocês.

    • responder Polyana 19/09/2015 às 10:12

      Obrigada, Cris. É como você falou, só Deus para nos confortar e consolar. Só quem passou por isso de perto, sabe a dor e o impacto que causa na vida dos familiares e amigos. Que Deus nos abençoe.

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:53

      Cris, sinto muito também. Espero que, apesar da dor que não se esquece, você esteja cada dia melhor. <3

  • responder Luciana 18/09/2015 às 11:51

    Iniciativas como essa é que fazem a diferença por aqui!
    Todas as campanhas são lindas, é muito bom ver pessoas se mobilizando em prol do outro numa época em que prolifera a individualidade, egoísmo, ambição e desumanidade.
    E o mais interessante de tudo isso é que a gente se envolve em projetos como esse pensando em ajudar o próximo, mas acaba mesmo é se ajudando, crescendo como pessoa, ampliando a visão de mundo. É um ciclo de amor que só faz bem.

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:54

      Concordo 100% com você! Fazer o bem pros outros também faz bem pra gente!

  • responder Priscila 18/09/2015 às 12:45

    Meninas, amei a iniciativa!!!
    Esse blog é com certeza o melhor da internet…além de completo, vai muito além da imagem, cuida das pessoas por dentro.

  • responder Tamiris 18/09/2015 às 13:30

    Thaís, lembro que quando era criança passava na tv um comercial do CVV. Na verdade, já não me lembrava, mas lendo seu post, tive essa recordação.
    Convivo com uma pessoa muito querida (com quem tive um relacionamento de mais de 9 anos) com depressão e pensamentos suicidas, falando que não quer mais viver. Como é triste! Como nos sentimos impotentes! Dá um desespero não saber o que fazer.
    Acabei de me inscrever para ser voluntária. Estou esperando que entrem em contato comigo e que eu possa ser útil. Te agradeço, de todo coração, por nos lembrar que podemos!

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:55

      Ai, que legal! Fiquei até emocionada. <3 Muita força para que você possa ser o ombro amigo não só para seu ex-namorado, mas também para outras pessoas!

  • responder Márcia Daniella 18/09/2015 às 13:35

    Amei o post, Thaís. Tanta iniciativa bonita nesse mundo e se cada um ajudasse um pouquinho, muitas realidades tristes poderiam ser transformadas em felizes. Já faço minha parte junto a uma instituição que tocou muito meu coração após um acidente que sofri. A dor me levou até eles e agora espero estar ajudando outras pessoas a encontrarem caminhos bonitos pra trilhar.

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:56

      <3 É tão bom ter saúde para ajudar e agradecer a quem nos estendeu a mão, né?

  • responder Marina G. 18/09/2015 às 14:44

    Lindas iniciativas! Principalmente da do CVV. Como os índices de suicídios não são divulgados, as pessoas não tem nem ideia de como isso é uma realidade que está super perto de nós. Eu, como policial, vejo como os casos de pessoas que dão fim a própria vida são mais comuns do que a gente imagina.

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:57

      Sim, dizem que não se pode noticiar suicídios para que menos gente possa se influenciar. Mas eu acho que esse assunto precisa deixar de ser tabu, e mais: deve ser prevenido com atendimento especial!

  • responder caroline viana 18/09/2015 às 14:50

    Belíssimos exemplos, belíssimo post!
    Não sabia que existia o setembro amarelo e achei assustadores os números da pesquisa. Realmente é necessário fazer algo, a conscientização e informação sobre instituições e afins que possam ajudar é muito importante.
    Há muitos anos atrás minha mãe passou por uma experiência muito triste e na época procurou o número da CVV, mesmo passado um pouco mais de 25 anos, ela se lembra e agradece muito a Deus pela pessoa com quem conversou. Por mais que pareça tão pequeno, uma palavra pode mudar os rumos da vida de alguém sobremaneira.

  • responder Estela 18/09/2015 às 15:00

    Parabéns pela iniciativa!Nesse mundo tão cheio de coisas absurdas, é bom saber que existem projetos como estes e ajudá-los.Melhor post.

  • responder Renata 18/09/2015 às 16:25

    O suicidio e mais comum do que as pessoas imaginam…atinge as mais diversas faixas etarias e classes sociais! importante falar sobre o tempo!

  • responder Marília 18/09/2015 às 18:03

    Que post mais lindo, Thaís! Todos projetos tem propostas lindas. <3 Já tô seguindo o Projeto Evoé no instagram, só foto maravilhosa!

  • responder Juliana Gama 18/09/2015 às 18:37

    Muito legal, Thaís! A gente acha que tá fazendo o bem pros outros mas na verdade estamos fazendo bem pra nós mesmas.

  • responder Vanessa 18/09/2015 às 20:51

    Post mais que demais! Quero conhecer mais o trabalho voluntário do CVV!

  • responder Bárbara 18/09/2015 às 23:20

    Thais, adorei o post e acho que são nas pequenas atitudes que construímos um mundo melhor.
    Sou turismóloga e fiquei super interessada no projeto da sua prima, acho que a possibilidade de desenvolver um forma sustentável para a atividade é capaz de mudar a perspectiva de uma sociedade.

  • responder Polyana 18/09/2015 às 23:49

    O Cdd mais uma vez está de parabéns. E concordo plenamente com você, Thais. Se cada um fizer sua parte, o mundo muda sim. Para Deus, nada é impossível. Mas, infelizmente, falta o Senhor em muitos corações 🙁

  • responder Michele Bdz 19/09/2015 às 16:16

    Super bacana o post!
    Ainda acredito q o bem vencerá! !!!

  • responder Patrícia 19/09/2015 às 17:04

    Oi Thaís!
    Adorei o post e queria compartilhar no Facebook (posso?) para ajudar na divulgação dessas iniciativas tão bacanas, mas não achei o ícone no final do texto… 🙁
    Como sempre, o CDD de parabéns por trazer a nosso conhecimento coisas que nos enriquecem como pessoas, não apenas nos embelezam 🙂
    Beijos

    • responder Thais Marques 21/09/2015 às 13:49

      Copia o link e posta lá! Vou ficar bem feliz, assim mais pessoas ficam sabendo dos projetos! 🙂

  • responder Miriã Andrade 21/09/2015 às 23:47

    Super orgulho desse blog, além das dicas maravilhosas de beleza, ainda tem dicas de ajuda ao próximo e ótimas iniciativas, amo demais! <3

  • responder Julia Kubrusly 22/09/2015 às 10:54

    CDD sempre indo muito além da maquiagem. Já falei isso várias vezes, mas com certeza é isso que me faz gostar tanto daqui, a beleza e o bem estar muito além das aparências. Esse ano foi a primeira vez que ouvi falar do setembro amarelo (já tinha ano passado) e acho muito importante essa prevenção. Suicídio é um tabu muito grande, ninguém fala, ninguém discute e mata muita gente. Já pensei em ser voluntária do CVV, mas não sei se conseguiria.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 28/09/2015 às 20:39

    Muito bacana vocês abordarem esses assunto no blog! (:
    A iniciativa é o primeiro passo para um mundo melhor (:

  • responder Segunda de primeira #10 | Sutileza Feminina 05/10/2015 às 10:04

    […] blog Coisas de Diva reuniu alguns projetos legais em um post para quem quer fazer o bem. São projetos já existentes e que qualquer um pode […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB