Maquiagem

Testei a base mais recomendada por maquiadores: Le Teint Terracotta Guerlain

12/05/2025

A Le Teint Terracotta da Guerlain é uma das bases mais recomendadas por maquiadores. A fama é de uma maquiagem com boa cobertura e com acabamento fininho, tão delicada que dá para a pele aparência de pele mesmo. Sem a sensação de camadas de maquiagem sobre o rosto. A marca conta que a textura fina e ultraleve dá uma sensação quase imperceptível na pele.  E talvez por isso seja tão famosa. Resolvi pagar para ver e comprei a cor 3N para testar.

Le Teint Terracotta Guerlain

Base Le Teint Terracotta Guerlain

A promessa é de uma base que “funde-se com a pele e é incrivelmente leve de aplicar, proporcionando uma cobertura média a alta perfeita, feita sob medida e ultra construível”. A marca conta que o acabamento é “fosco luminoso e natural”. São 30 opções de cores divididas em 3 subtons (neutro, frio e quente). Comprei a cor 3N que teoricamente tem subtom neutro, mas penso que esse neutro tende para o amarelo. Acho que eu devia ter escolhido uma base com subtom frio, já que meu rosto vai mais para o rosado. Mas enfim, vamos para a resenha!

O que eu achei da base da Guerlain

A primeira vista, essa base não tem nada de muito extraordinário. A textura é cremosa mas mais para o líquido. A base é simples de espalhar e “estica” bem no rosto. E possível aplicar com os dedos, pincel ou esponja sem se preocupar com manchas. Ela não seca super rápido, entende?

Le Teint Terracotta Guerlain

A cobertura é média e assim como a Guerlain promete, é possível contruir camadas no rosto para melhorar a cobertura. E também como prometido, o visual é extremamente natural. Não dá para perceber nenhuma textura de maquiagem no rosto, como se estivessemos com um pó ou até mesmo com um creme na pele. A base se funde com o rosto dando a impressão que a pele não está maquiada. Como se não tivesse nada sobre a pele, porém com a cobertura e uniformidade de tonalidade. Além disso, tive a sensação que essa base ajuda a disfarçar os poros. Vale também dizer que é uma base de acamaneto matte. Não é uma base que deixa a pele com brilho viçoso.

Porém, a marca acabou de lançar uma nova versão desta maquiagem: a Le Teint Glow, que como o nome sugere, tem acabamento iluminador. Sendo assim, Guerlain irá agradar tanto quem procura por um acabamento sem brilho até quem prefere mais viço. Acertaram!

Como se comporta na pele

Ao toque, sentimos que tem algo na pele. Essa não é uma base “sequinha”. Mas não me incomodo com essa sensação. Caso deseje, você pode finalizar a maquiagem com uma camada de pó.

Assim como todas as bases que já testei em 16 anos do Coisas de Diva, essa transfere ao atrito com um guardanapo, mas nada absurdo. Senti que a base durou o dia todo no meu rosto sem problemas. Não percebi nenhum desconforto com o uso.

Le Teint Terracotta Guerlain
Sem base e maquiada (sem corretivo e sem pó).

Agora sobre a cor, eu estou queimada de sol e escolhi uma cor acima da que eu uso normalmente. E a 3N ficou realmente escura demais. Para usar no verão, talvez fosse melhor a cor 2.5C e para o inverno, a 2.0C. Também é importante dizer que a base seca fica mais escura que a molhada, então na hora de testar no rosto, leve isso em consideração.

Para quem procura por uma base leve, de cobertura média e sem brilho, certamente essa versão da Guerlain é uma ótima opção.

Le Teint Terracotta Guerlain
Base molhada e base seca, ambas na cor 3N.

Ingredientes da fórmula

• AQUA (WATER), C9-12 ALKANE, ALCOHOL, UNDECANE, SILICA, PROPANEDIOL, POLYGLYCERYL-2 , POLYHYDROXYSTEARATE, GLYCERIN, TRIDECANE, DISTEARDIMONIUM HECTORITE, COCO-CAPRYLATE/CAPRATE, DICAPRYLYL ETHER, POLYGLYCERYL-3 DIISOSTEARATE, TRIMETHYLSILOXYSILICATE, BARIUM SULFATE, VINYL DIMETHICONE/LAURYL DIMETHICONE CROSSPOLYMER, BRASSICA CAMPESTRIS (RAPESEED) SEED OIL, SODIUM MYRISTOYL GLUTAMATE, PROPYLENE CARBONATE, PARFUM (FRAGRANCE), LECITHIN, CAPRYLIC/CAPRIC TRIGLYCERIDE, OPUNTIA FICUS-INDICA FLOWER EXTRACT, POLYHYDROXYSTEARIC ACID, SODIUM BENZOATE, SODIUM CITRATE, CAMELINA SATIVA SEED OIL, ALUMINUM HYDROXIDE, CITRIC ACID, ISOSTEARIC ACID, POLYGLYCERYL-3 POLYRICINOLEATE, MICA, ARGANIA SPINOSA KERNEL OIL, PALMITIC ACID, TOCOPHEROL, MAGNESIUM HYDROXIDE, [+/- CI 77891 (TITANIUM DIOXIDE), CI 77491, CI 77492, CI 77499 (IRON OXIDES), CI 77163 (BISMUTH OXYCHLORIDE)].

Preço e onde encontrar

A base com 35 ml custa em média R$389 e pode ser encontrada na Sephora e na Época Cosméticos.

Veja também: 5 bases para quem ama acabamento matte.

você pode gostar também destes posts

Comente!

deixe um comentário