FATOS SOBRE ROSÁCEA QUE VOCÊ PRECISA CONHECER

5

SKINCARE

Fonte: Dra. Flávia Bolzani, dermatologista

1

É UMA DOENÇA INFLAMATÓRIA

A rosácea é uma inflamação da pele da face, cuja característica mais frequente é a vermelhidão na região das bochechas. Podem ocorrer também vasinhos aparentes, ardência, sensação de calor no local e lesões semelhantes a espinhas.

2

NÃO É REVERSÍVEL

A rosácea é crônica e os cuidados devem ser contínuos para evitar as crises. Ou seja: não tem cura, mas tem tratamento!

3

PODE PIORAR COM:

O consumo de bebidas alcoólicas ou quentes, pimenta, cafeína, chocolate, nozes, queijo e algumas medicações; exposição solar, variações climáticas, vento, estresse, menstruação, gravidez e o uso de cosméticos irritantes.

4

REQUER ATENÇÃO A CERTOS COMPONENTES COSMÉTICOS

É indicado evitar adstringentes, tônicos, esfoliantes, cosméticos que contenham álcool, mentol, fragrâncias e antissépticos. No caso de quem tem rosácea, quanto menor o número de cosméticos, melhor, pois isso diminui a chance de irritação. Vale procurar limpadores sem sabão; filtros solares preferencialmente físicos com dióxido de titânio e/ou óxido de zinco (melhor tolerância); hidratantes para recuperar a barreira da pele e protegê-la (glicerina, dimethicone).

5

TEM ALGUMAS FORMAS DE TRATAMENTO DERMATOLÓGICO

Antes de mais nada, tentar evitar os fatores de piora é bastante importante, pois eles geram maior dilatação dos vasos, agravando a inflamação e a crise. Assim, deve-se evitar tudo que possa irritar a pele. Dependendo do caso, podem ser indicados antibióticos via oral ou tópica, medicamentos tópicos com ação anti-inflamatória e para redução da vermelhidão e até luz intensa pulsada. Filtro solar é essencial.

ARRASTE PARA CIMA E CONFIRA TUDO SOBRE MEU TRATAMENTO CLÍNICO PARA ROSÁCEA!

GOSTOU?

ANTES

DEPOIS