Dicas Unhas

Como parar de roer unhas?

27/08/2017

como parar de roer unhas

Muito embora minhas unhas tenham um formato curtinho, que dificilmente passa da carne, eu nunca na vida fui uma ~roedora! No máximo dos máximos coloco o dedo na boca pra arrancar aquela farpinha que tá incomodando, hahahaha! Porém, sei que existem mulheres adultas que sofrem com isso até hoje, por isso meu post desse domingão tenta dar respostas à pergunta:

Como parar de roer unhas?

E é claro que não seria eu, leiga que sou, quem responderia, né? Quem conta pra gente 5 dicas para parar de roer unhas é Luzia Costa, fundadora da Beryllos, uma cuticularia (interessante, né?) presente em Taubaté e São Bernardo do Campo, em São Paulo:

#1 Identifique os momentos que despertam o hábito

“Nada melhor do que o autoconhecimento. Saiba identificar o momento exato que desperta a vontade de roer as unhas. Esse é o primeiro passo para saber se o hábito está relacionado a problemas no trabalho ou na vida pessoal – e assim por diante”.

#2 Roer as unhas é um alerta

“Muitas pessoas associam a prática com a ansiedade. Estudos mostram que o hábito pode estar relacionado, mas que esse sentimento não é o único que desencadeia a compulsão. Ansiedade, tédio, estresse, tristeza, tudo isso pode interferir de maneira direta no costume. Procure um médico ou especialista para fazer um acompanhamento”.

#3 Mantenha a boca ocupada

“Mastigue um chiclete, bala ou algo do gênero. Mudar o foco é importante principalmente em momentos de ansiedade ou incertezas. Quando estiver em uma posição difícil, respire fundo e tente controlar suas emoções”.

#4 Tenha um kit manicure por perto

“Toda vez que você pensar em roer as unhas, tire da bolsa um ‘kit manicure’. Use tesoura, lixas, etc. Com o hábito de lixar ou cortar, amenizamos a ação de roer. Tente manter sua mão longe da boca. Importante: Não compartilhe o seu kit com ninguém, isso pode acarretar em problemas futuros”.

#5 Hidrate a mão

“Esse truque é ótimo. Mantenha sua mão hidratada, se possível, 24 horas por dia. Quando você sentir vontade de roer a unha vai lembrar que sua mão está com creme e a chance de finalizar a ação será mínima. Além disso, mantenha as unhas feitas, o que aumenta a chance de não levar a mão na boca para não estragar”.

Você sabia?

O ato de roer as unhas é recorrente e afeta 30% da população mundial, não estando relacionado com a faixa etária de uma pessoa. Aliás, o termo técnico para a prática é onicofagia!

“A unha e a pele são nossa proteção contra bactérias e doenças externas. Quando removemos uma cutícula, por exemplo, automaticamente estamos rompendo a proteção. Dessa forma, ficamos expostos a inúmeros perigos”, alerta Luzia Costa.

O costume pode provocar graves problemas gastrointestinais, como esofagite infecciosa e gastrite, entre outros, e até mesmo prejudicar a dentição, a musculatura do maxilar e a articulação. O ato de levar a mão à boca também deixa a pessoa mais exposta a outras bactérias que podem desencadear doenças futuras, como H1N1, diarreia, hepatite A, caxumba, rubéola, sarampo, etc.

E as bases com gosto ruim, funcionam?

De acordo com Luzia, sim. “As bases com gosto ruim podem ser uma das alternativas para que a pessoa pare de roer as unhas e a cutícula. Porém, mais uma vez, o importante é que ela perceba o que a leva a ter esse hábito. Muitas vezes é uma situação recorrente. A ação vital, nesse caso, é praticar o autoconhecimento e substituir o costume por algo que a impeça de roer”.

Espero ter dado algum caminho sobre como parar de roer unhas para você! Se tiver parado e quiser contar pras colegas como fez, manda ver nos comentários!

Foto: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

11 comentários

  • responder Márcia Daniella 27/08/2017 às 14:59

    Imagino que seja muito difícil superar o hábito. As dicas foram ótimas

  • responder Zilandra Batista Rodrigues 27/08/2017 às 18:11

    Mulher graças a Deus que essa mania eu nao adiquiri, pois tenho amigas que sofrem com isso, roem e nem percebem
    beijos

  • responder Juliana 27/08/2017 às 21:41

    P mim funcionou esmaltar as unhas… esmaltava 3 vezes por semans … bj

  • responder Isabel 28/08/2017 às 14:20

    Roer unhas era um vício horrível que eu tinha desde bem pequena. Mas consegui abandonar faz muito tempo, com muita força de vontade. Hoje desenvolvi outro vício: esmalte!! kkkkkkkk

  • responder danielle 28/08/2017 às 14:40

    Eu sempre sofri muito por roer as unhas, nem aqueles esmaltes com gosto ruim davam jeito, até que tive que fazer uma cirurgia no estômago e o medo de que as bactérias( pq venhamos e convenhamos né, unha é suja) dessem alguma zica me fizeram ficar um tempo sem roer. Depois, vendo elas crescendo e ficando tão bonitinhas adquiri o hábito de mante-las feitas pra não cair em tentação. Hoje raramente vou na manicure, eu mesma faço tudo!

  • responder Carol 28/08/2017 às 22:27

    Roia a unha desde criança, morria de vergonha dos dedos feios, comecei a colocar unha postiça e todas as vezes que levava a unha na boca, lembrava da unha postiça e tirava. Usei por bastante tempo e quando percebi que parei coma mania que levar a mao na boca resolvi deixar as unhas crescerem e abandonei as postiças, como elas estavam muito fracas, procurei sobre fortalecedores e encontrei um post da Sabrina sobre o Oleo Fortalecedor da Granado, foi nessa que conheci o Coisas de Diva, baixei o aplicativo e nunca mais larguei do Blog

  • responder Miriã Andrade 07/09/2017 às 00:12

    Minhas unhas viviam só no toquinho de tanto roer, isso quando mais nova, depois de um tempo que comecei a ver que ficavam bonitas mais compridas, perdi essa “mania”.

  • responder Milla 09/08/2018 às 13:01

    Eu sempre sofri com isso, vou tentar aplicar essas dicas. Muito obrigada!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB