Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Quem tá sempre de olho no blog sabe que no começo do ano fiz um post com 5 dicas para uma casa organizada – se você não viu, manda bala, tá aqui!

Pois hoje vim falar daquele clássico momento em que você perdeu totalmente o controle sobre seu próprio espaço – quem nunca, né? hahahaha – e só consegue se perguntar: “por onde começo?”. Sei BEM como é isso, amiga. Tem horas em que a gente não está com vontade de manter a organização, oras!

Mas cola comigo que as dicas que darei a seguir vão te ajudar nessa empreitada – eu mesma usei todinhas pra ajeitar meu apê não faz muito tempo, depois de ter recebido visita aqui por uns dias!

a casa está uma zona

SOS, a casa está uma zona!

Depois dessa brilhante constatação, é hora de partir pro ataque. A primeira coisa que faço é tirar todo lixo de circulação: papéis, latinhas, embalagens, enfim, o que estiver perdido pela casa. Coleto tudo o que for reciclável num saco plástico e deixo num cantinho.

Depois, faço a inspeção das coisas que estão fora do seu lugar original (quem leu o outro post sabe da importância de ter uma localização exata pra cada item e de devolver sempre para aquele local após o uso!). Copos sujos vão para a pia da cozinha; sapatos vão para o quarto de vestir; materiais de trabalho vão para o escritório – e assim por diante. Mesmo que não arrume direitinho cada coisa, tenho uma noção visual mais tranquila e menos desesperadora, hahahaha!

Feito isso, o terceiro passo é arrumar cada setor – o ambiente como um todo, sabe? Por exemplo: se no quarto de dormir a cama está desarrumada, com os travesseiros que estavam habitando o sofá da sala todos jogados, eu vou lá e ajeito. Tem um cosmético fora do lugar? Coloco no organizador. Tem louça suja na pia da cozinha? Lavo tudo. Vou “matando” cada etapa, sem querer fazer tudo ao mesmo tempo.

Pronto: paz de espírito restabelecida! hahahaha Mas não é só: quando organizo minha casa, gosto também de limpá-la. Com o chão livre de cacarecos (acredite, quando a zona toma conta sempre tem coisa no chão), passo um aspirador para tirar o excesso de pó. Também limpo os banheiros, que a essa altura já estão sem muita coisa nas superfícies. Enfim, dou uma geral, sabe como é!

E aí é só felicidade! Dá trabalho, sim, mas a satisfação da casa organizada é impagável! Ah! E com a minha ~técnica~ é possível fazer cada passo em momentos diferentes do dia, caso você esteja sem tempo. Eu sou daquelas que já quer fazer tudo de uma vez, mas sei que nem sempre dá!

Gostou das dicas? Me conta nos comentários qual é a sua infalível para aqueles momentos tensos de “a casa está uma zona”!

Imagem: Shutterstock

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
19 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Heloisa Carvalho

    Eu prefiro arrumar completamente um cômodo ou item. Por exemplo, boto o quarto abaixo e só depois vou pra sala. Sinto que quando uma coisa está totalmente arrumada, as outras também precisam estar pra ficar “no mesmo clima”.

  2. Márcia Daniella

    Post inspirador!!! Eu também começo recolhendo os lixinhos e aqueles papeizinhos que a gente larga o tempo todo pela casa, rs, rs

  3. Realmente casa arrumada é outra coisa, aqui em Madrid no verão o clima é seco, então acumula muito pó. O jeito é limpar com frequencia. Amei o post….

  4. Stefany

    Eu também faço mais ou menos assim!
    Porque organização é uma coisa e limpeza é outra… não adianta fazer a segunda sem ter feito a primeira!
    Começo organizando os objetos que estão fora do lugar, sem deixar nada jogado.
    Só então vou limpando, mas diferente da dica de limpar um cômodo por vez, eu faço uma etapa por vez na casa inteira. Tipo tirar pó: tiro da casa inteira. Limpar chão: na casa inteira, e assim vai…

    • Com certeza, Stefany! Apesar de as coisas andarem juntas, o melhor é organizar primeiro. 🙂

  5. Oi Heloisa
    Tava mesmo precisando ler algo desse tipo
    Nos últimos vezes me mudei 2 vezes, ainda faltam alguns moveis e algumas coisas estão bem bagunçadas.

    Bjooos

  6. Olha Thaís, minha mãe sempre disse que quando o nosso quarto/casa está bagunçado, é que o nosso interior também está precisando de arrumação…
    No início eu achava que era bobagem, mas depois vi que faz todo o sentido – ao menos para mim!
    A dica que vou escrever a seguir é de uma amiga que tem t.o.c de organização (sério!): não se cobre em arrumar TODA a bagunça num dia só, pois você pode se frustrar caso não consiga arrumar tudinho, ou pode até conseguir, mas ficar cansada demais depois, esgotada até fisicamente. O melhor – segundo ela – é você se propor a arrumar um cômodo / armário / gaveta por vez, se se conseguir fazer mais de um num só dia, melhor ainda!
    Comprovei essa técnica na minha mudança de ap, e fiquei bem feliz! Quando a gente se propõe a cumprir metas menores e mais fáceis, a gente tem mais satisfação pois consegue cumpri-las, e corre menos risco de se frustrar por não cumprir uma meta muito alta!
    Beijos, Ana.

    • Ana, querida! Sua mãe é uma sábia! <3 E acho que a dica da sua amiga é maravilhosa. Inclusive, já li essa sugestão num livro certa feita - se chama Organize-se num Minuto! Ele é excelente. 🙂

  7. Meu quarto esta uma zona o que faço? rsrsrrss
    sues posts como sempre maravilhosos

  8. Isabela Alevato

    Quando um post cai como uma luva para você kkkkk Estava hoje pensando na trabalheira que vou ter nesse sábado, moro sozinha, mas tem minha cachorra, meu namorado vive em casa, e minha vó que esta doente, também estava lá.. Pronto a casa virou uma zona, tem tapete pra lavar, banheiro, roupa, quintal, quarto, cozinha, e por ai vai.. Achei bem legal essa ideia, vou por em pratica com certeza nesse sábado mesmo.. trabalho fora e a noite vendo acessórios, que é o unico horario que me sobra, então durante a semana fica quase que impossível limpar a casa.. Tenho muita mania de limpeza, nao consigo ver algo sujo sem ficar incomodada, sem contar que parece que quando meu quarto esta bagunçado, minha vida também fica, é meio estranho kkkkk Obrigada Thais pela dica, como sempre você me ajudou muito!! Beeeijos

    • Yay! Fico feliz em ter te ajudado. E vai dar tudo certo! <3

  9. IARA

    Me identifiquei muito, vou colocar em prática hoje essa estratégia, juro rsrs

  10. Janaina

    Tem um método América de limpeza e organização doméstica chamado FlyLady e é divino! Ele ensina a cuidar da casa sem se estressante e usar um pouquinho de tempo todos os dias encorajando a não querer ser perfeccionistas e nem nos cansar. Funciona muito bem já que sabemos que as americanas trabalham muito e não costumam ter qualquer tipo de ajuda doméstica. O site é flylady.net, quem tiver uma noção de inglês vai conseguir acompanhar e quem se inscreve recebe no email diariamente de segunda a sexta uma sugestão de tarefas pequenas que se conseguimos cumprir logo, logo deixam a casa um brinco sem sequer percebermos. Muito bom. Como deu para perceber, sou fã.

    • Nossa, que coisa mais legal!!! Vou olhar com certeza. Obrigada pela dica, Janaina!

  11. Myrian

    Amei o post. Sou muito desorganizada e, o pior, sempre que tento organizar faço tamanha bagunça que quase fico louca…rsrs. Mas, como todo mundo, adoro uma casa arrumadinha, limpinha e cheirosa. É por isso que eu amo a minha faxineira..rs.

    • hahahaha, a moça que me ajuda aqui em casa deixa tudo fora do lugar, mas limpa que é uma beleza! 🙂

  12. Diana

    Oi, Thais, adorei as dicas. Adorei tambem a imagem, é de onde?
    Combinação de cores legais, arte linda.
    Parabens,

    bj

  13. […] A casa está uma zona. Por onde […]