Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Fazia tempo que estava querendo escrever esse post pra vocês! Mas antes quis ler bastante e reunir muitas informações sobre os cosméticos veganos – algo com o qual, confesso, não tinha muita proximidade. Pelo menos não até agora! Acompanhem comigo.

cosméticos veganos

Veganismo é um estilo de vida

Eu não sou vegana, mas, como blogueira, acho super importante repassar esse tipo de informação! O veganismo prevê mudanças significativas não somente na alimentação, mas naquilo que se consome de forma geral. Por exemplo: pessoas veganas não comem ovos, não usam couro, não passam um creme testado/derivado de um animal e assim por diante.

Por isso, dá para dizer que são um nicho de mercado e, ainda mais, uma fonte de mudança na forma produtiva de qualquer bem de consumo. Esse post é, então, tanto para quem segue esse estilo de vida quanto para quem tem curiosidade em aprender mais sobre o tema e, quem sabe, deseja implementar tais transformações em sua rotina.

O que são os cosméticos veganos?

Pelo que percebi, ainda existe uma certa confusão quando se fala no assunto. Muita gente pensa que qualquer cosmético natural ou orgânico é vegano. E isso não é verdade! Produtos veganos, em geral, contém ingredientes naturais ou orgânicos, mas não fazem uso, em nenhum momento da cadeia produtiva, dos animais – seja em ingredientes derivados dos bichinhos ou em testes de laboratório.

Outro ponto é que ser vegano é ser cruelty-free, mas ser cruelty-free não é ser vegano! A alcunha em inglês se refere aos cosméticos que não são testados em animais. Mas, para que sejam veganos, não podem ter nada vindo de um bichinho – nem mel, nem leite, nem nada! Entenderam?

Quais são as marcas mais legais dessa área?

Surpreendentemente, usamos mais cosméticos veganos do que sequer percebemos. Marcas bem reconhecidas no mercado apresentam produtos com essas características e nem sempre a gente se toca disso! Por isso, mesmo para quem não topa o veganismo, dá para implementar algumas mudanças na hora de escolher um cosmético. Na minha opinião já ajuda!

O mais importante é ficar de olho no rótulo – é lá que está a formulação e também aqueles selos nacionais/internacionais de certificação vegana. Os que vi de maneira mais recorrente em minhas pesquisas são o SVB (brasileiro) e o Vegan Action (norte-americano). Mas vale lembrar que nem todo produto vegano, especialmente de empresas menores, possui os selos, então vale sempre investigar!

cosméticos veganos

Surya Brasil

Marca nacional de cosméticos, possui em seu portfólio produtos para cabelos (minha mãe adora a henna deles!), pele, homens, bebês e casa. Conta com uma série de certificações, entre eles o concedido pela instituição The Vegan Awareness Foundation. Site aqui.

Alva

Essa é uma empresa alemã de cosméticos e, pelo que entendi, trabalha com alguns produtos veganos. O destaque fica para a linha completa de maquiagens – aqui e aqui dá pra ver. Sempre vejo a Lara Nesteruk (minha nutri-blogueirinha preferida) falar de um batom nude deles. Site aqui.

Feito Brasil

O nome já sugere: marca 100% nacional (inclusive, a fábrica fica em Maringá, aqui no Paraná) que possui como pilar o veganismo. Já tive a oportunidade de testar alguns produtos deles e também de visitar onde os cosméticos são desenvolvidos – achei tudo sensacional. Site aqui.

Vyvedas

Essa eu até já imaginava que seria natural, mas não sabia que também era vegana! A marca oferece uma gama completa de produtos, de tratamentos para pele e cabelos à perfumaria. Site aqui.

Lush

Talvez nem todo mundo tenha se ligado de que a Lush, marca de cosméticos britânica, tem essa pegada vegana em alguns de seus produtos (não são todos, por isso vale ficar de olho!). O que é certo é que 100% dos produtos são vegetarianos e que não há testes em animais! Nós amamos a marca aqui no blog e já resenhamos várias coisas deles! Site aqui.

Cativa Natureza

Outra marca paranaense – e, ainda melhor, curitibana! Para quem é daqui, existe uma loja física dentro do setor de orgânicos do Mercado Municipal. A Cativa Natureza conta com uma gama bem completinha de produtos e agora é 100% vegana – tem até gel dental, para vocês terem ideia! Site aqui.

Ok, mas onde comprar cosméticos veganos?

Hoje a internet tornou mais acessíveis esses produtos para quem os consome. Há diversas lojas virtuais multimarcas e também marcas com seu próprio e-commerce. Vou deixar uma listinha (sem saber sobre a confiabilidade porque nunca comprei nelas) aqui embaixo:

Capym Store

Lohas Store

Beleza do Campo

Natue

Matriz Natural

Gostaram?

Como disse, meu intuito com esse post foi de reunir informações úteis e apresentar caminhos para quem é vegana, aderiu recentemente ao veganismo ou quer simplesmente ajudar a causa – entendo que é muito complicado romper com os demais tipos de cosméticos! Esse é inclusive meu caso como pessoa e especialmente como blogueira, pois preciso mostrar variedade aqui, o que não me impede de preferir cosméticos veganos vez ou outra. Espero que entendam! E quem tiver mais dicas interessantes pode mandar bala nos comentários, vou adorar!

Foto: Shutterstock

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
14 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Márcia Daniella

    Não sou vegana, mas tenho alguns itens veganos da Lush. Todos de ótima qualidade, o que comprova que não há a menor necessidade de causar mal aos animais para produzir um bom produto cosmético. Basta investir em pesquisa e na boa elaboração dos itens. Tomara que mais e mais empresas se conscientizem disso.

  2. Tatiana

    post muito legal! <3
    não precisa ser vegana p'ra simpatizar com a causa e tentar se engajar – eu mesma sou vegetariana, mas opto por produtos veganos sempre que posso.

  3. Nooossa!!! Que incrível você comentar sobre cosméticos veganos. Acho muito importante essa divulgação. Particularmente, eu amo a Surya. tem cada esmalte m-a-r-a-v-i-l-h-o-s-o!!

  4. Cris

    Recomendo também a elemento mineral.

  5. Solange

    Muito legal a matéria, nos ajuda e muito.

    Não sou vegana, nem vegetariana mas depois que fui diagnosticada com rosácea e não me dava com praticamente nenhum creme, inclusive os próprios para rosácea, resolvi testar produtos naturais e minha pele melhorou horrores.

    Gosto muito dos produtos da marca Bioessencia, eles são certificados IBD (não sei se isso se enquadra na categoria vegana, mas são todos naturais e não testados em animais) e os produtos tem um preço bem camarada.

    Uso vários produtos dessa marca (desodorante, hidratante e hidrolato). Recomendo! Acho uma ótima alternativa.

  6. Marilia Moraes

    Muito legal o post ! Acho importante o consumidor escolher sempre produtos cruelty free, que nem sempre vão vegan, mas não testam em animais.
    Uma marca que é super conhecida de make, que é vegan e cruelty free é a Lime Crime! Dos batons líquidos mais amados do planeta 🙂

  7. Simone Zortea

    Conheço a Cativa Natureza recentemente e apesar de não possuir um portfólio grande de cosméticos eles possuem bons dermocosméticos. Já usei vários produtos deles e um que ganhou meu coração é o creme hidratante para pele oleosa, o creme simplesmente controla a oleosidade e deixa a pele matificada apenas com ingredientes naturais e por um preço ótimo, não troco ele por nada. Além disso as argilas deles são melhores que muito produto ai no mercado. Se tiverem a oportunidade de obter um produto da marca acredito que não vão se arrepender.

  8. Eu também não sou vegana, mas sou a favor de usar produtos como cosméticos que não são testados em animais, para mim quanto menos manufaturado acho que faz melhor para nosso organismo. Adorei o post, vou anotar as marcas

    http://www.ziperchique.com.br/2017/03/maquiagem-asiaticas-tutorial-pinterest.html

  9. Miriã Andrade

    Achei muito bacana e interessante o post e os cosméticos veganos, tem marcas que conhecia mas não sabia que eram veganas, muito legal! 😉

  10. Fernanda

    Vou comentar pq sou vegana e qualquer divulgação nesse sentido é muito importante!!! Parabéns!!

  11. Priscilla Nogueira

    Eu comecei a usar cosméticos veganos e orgânicos quando meu marido decidiu ser vegetariano (há seis meses). Sou viciada em cosméticos e posso afirmar que os cosméticos orgânicos e veganos são maravilhosos e trouxeram grandes benefícios para minha pele e meu cabelo. Recomendo o site https://www.ameecostore.com.br/, comprei quase tudo que tenho com eles!! E me faz muito bem saber que os meus cuidados não estão fazendo nenhum animalzinho sofrer!

  12. nao sou vegana, mais me interesso muito pelo assunto
    Post top
    beijos

  13. Heloisa Carvalho

    Aproveitando a deixa, vou fazer propaganda da lojinha da minha cunhada! Ela é fisioterapeuta, mãe e resolveu virar empreendedora com uma linha de cosméticos, produtos de higiene e tratamento! Tudo tem como base os óleos essenciais e vegano <3
    No Facebook é Espaço Terapêutico Flor de Luz e no Instagram é @flordeluzcosmeticos e também tem a loja virtual http://www.elo7.com.br/ccc8f/loja
    Ela está começando a produzir batons! Já testei alguns e as cores são bem bonitas, com ótima pigmentação.

  14. […] resenha de hoje é para quem procura sempre cosméticos orgânicos e veganos (aliás, já viram meu super post a respeito disso?)! Nosso escolhido é o sabonete esfoliante facial pertencente à linha Maria da Selva, da Cativa […]