Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Sou uma pessoa desorganizada por natureza – para quem gosta de astrologia, já vou avisando que sou peixes com lua em peixes, o que significa que sim, ando pela rua tropeçando em árvores e nunca sei onde deixei as coisas. Acontece que isso ainda tem alguns agravantes, que são o fato de eu morar sozinha e também o fato de que nem sempre trabalho apenas como blogueira – eventualmente, como agora, também exerço minha outra profissão, que é o jornalismo. Então, sim, tenho que dar conta de dois trabalhos, sendo um deles fora de casa, de deixar meu apartamento minimamente habitável (haha) e ainda me divertir, sair, descansar e etc.

Mas aí vocês se perguntam ‘tá, e o título do post, dá ou não para ser mais organizada?’. Dá, sim – estou longe de ser modelo, mas acho que tenho equilibrado melhor as coisas. Não tenho uma resposta revolucionária para isso (quem me dera!), pelo contrário, o que tenho que dizer é bem simples. Mas às vezes é disso que a gente precisa, né? De uma solução simples que possa ser posta em prática.

É possível ser mais organizada?

A primeira medida que acho que funcionou pra mim foi encontrar uma forma de anotar/listar meus compromissos e tarefas – eu, por exemplo, não sou do tipo que anota coisas numa agenda tradicional ou que insere compromissos no Google Calendar. Tudo isso parece incrível na teoria pra mim, mas faço durante dois dias e depois abandono. Para mim, o que funcionou foi algo que descobri recentemente: os planners semanais/mensais.

Eu baixei os da Não Me Mande Flores, que tem planners do ano, mês e semana que são lindos e que, pra mim, têm sido muito úteis. Você mesma pode imprimir, o que significa que você também economiza bastante. Além disso, acho que o fato de conseguir visualizar a semana/mês inteiro numa única página me ajuda demais – ah, claro, o fato de poder rabiscar sem dó também. Enfim, aprovei e pra mim funcionou, mas cada pessoa funciona de um jeito – basta encontrar o que funciona pra você.

ser mais organizada

A segunda coisa que me ajuda muito é simples, simples demais. Acho que quem trabalha com internet – ou simplesmente tem disponível um computador ligado à rede – sofre do mesmo problema, que é a procrastinação online. Abro mil abas do navegador com assuntos que naquele segundo me parecem muito relevantes, começo 15 tarefas e não concluo nada, etc, etc, vocês sabem do que eu tô falando. O que funciona para mim é parar, escolher a tarefa do momento e dizer pra mim mesma que preciso me concentrar nela e concluí-la antes de qualquer outra coisa. Pronto. É só um lembrete mental, mas funciona.

A terceira é o seguinte: escolha uma coisa que você gosta de fazer como hobby e não a abandone. Pode ser jardinagem, pode ser ver filmes, pode ser cozinhar, enfim… Pra mim é a leitura. E eu digo isso porque quando a gente faz muita coisa durante o dia, é fácil demais cair na armadilha do “eu não tenho tempo” e deixar pra lá, e a verdade é que a gente sempre tem que arrumar tempo pro que é importante pra gente. Se você se esforçar, você vai ver que é verdade – quanto tempo você gastou fuçando o Instagram de alguém que nem conhece, por exemplo? Achar algo que você gosta de fazer te ajuda a ser uma pessoa mais regrada e a otimizar o tempo. Assim invés de procrastinar por horas para fazer uma tarefa simples ou gastar com bobagens, eu penso “preciso me apressar porque ainda quero ler hoje”.

E é isso – quem mais sofre do mesmo problema e tem alguma dica pra compartilhar? 🙂

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
11 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com