Dicas culturais e gastronômicas Livro

5 livros com histórias reais que eu amei ler!

20/02/2017

Voltei, voltei com mais dicas literárias – dessa vez, são cinco livros com histórias reais, ou seja, de não ficção! Ultimamente bastante gente tem vindo me dizer que leu alguma coisa que eu indiquei e curtiu – fico muito feliz, sério! <3

Livros com histórias reais que eu amei ler

Ligeiramente fora de foco, Robert Capa: é uma autobiografia do fotógrafo húngaro – ele ficou famoso pelas fotos de guerra e nesse livro ele conta sobre a época da Segunda Guerra Mundial. Diferente do que provavelmente você pensou, esse livro é MUITO divertido apesar do tema pesado – Capa era um ótimo contador de histórias e é impossível não gostar dele e das confusões em que ele se metia. A edição também é linda e cheia de fotos dele. Imperdível, sério (se eu conseguir convencer UMA pessoa a ler esse, já fico felizona).

É isso que eu faço – uma vida de amor e guerra, Lynsey Addario: esse já indiquei por aqui, cês lembram? É um livro escrito por uma fotojornalista americana que também cobriu várias guerras, conflitos e outros problemas ao redor do mundo. Um livro incrível, daquele tipo que você não consegue largar – recomendo muito!

Aprendiz de cozinheiro, Bob Spitz: para quem não curte nada relacionado a guerras, esse livro do Bob Spitz é muito legal – é sobre como o autor estava se sentindo perdido depois de completar 50 anos, se divorciar e terminar um grande projeto profissional – ele resolve largar tudo pra aprender a cozinhar na Europa e o livro é o relato (bem divertido) da experiência dele.

Vozes de Tchernobil, Svetlana Aleksiévich: a autora (que ganhou o Nobel de literatura, inclusive) é natural da Bielorrússia, bem pertinho de onde aconteceu o desastre nuclear de Tchernobil, em 1986. Nesse livro, ela conta toda a história da tragédia por meio de histórias de quem estava lá e viveu os acontecimentos. É um livro triste, bem triste… Mas é super interessante justamente porque em geral a gente só meio que sabe o que houve, e ela conta como as pessoas de lá lidaram com isso.

Um de nós, Asne Seierstad: quem gosta de livros de não-ficção talvez conheça o nome dessa escritora – foi ela que escreveu O Livreiro de Cabul, que ficou bem famoso há alguns anos. E como ela é norueguesa, agora ela resolveu contar a história do maior ataque terrorista da história do seu país, que aconteceu em 2011, e no qual 77 pessoas morreram. Um livro super interessante!

Versão em vídeo

E, é claro, sempre é bom lembrar: se você ainda não é inscrita ou não acompanha nosso canal no Youtube, por favor corre lá e se inscreve, assiste e manda para as amigas! Temos postado muita coisa legal e adoro ler e responder os comentários, então vamos conversar por lá também? Inclusive, estamos perto dos 60 mil inscritos, #ajudanóis!

você pode gostar também destes posts

22 comentários

  • responder Katherine 20/02/2017 às 10:35

    oii.. eu sei que não tem absolutamente nada a ver com o post mas to apaixonada pelo tom do seu cabelo.. rs
    Você sempre só descoloriu para chegar nesse tom?
    Eu já sou loira, mas meu cabelo nao é só descolorido, mas ele nunca fica no tom que eu quero e eu amei o seu!
    Obrigada e desculpe o comentario fora de contexto.. rs

  • responder barbara cavalcante 20/02/2017 às 11:04

    ótimas dicas!

    comprei o kindle a pouco tempo e fiz o plano ilimitado. mas me arrependi, nao acho livros interessantes.

    Você acha que vale a pena?
    sugestão: vocês poderiam fazer um post indicando livros que estejam no plano unlimited.

    Beijos! Adoro o blog!

  • responder Mari 20/02/2017 às 12:55

    Que legal! Curti as indicações, deu vontade de ler alguns deles!

  • responder Julie 20/02/2017 às 13:42

    Adorei o post, Marina!
    Pode voltar mais vezes com essas dicas de livros!!
    Bjs 😉

  • responder DEBORAd 20/02/2017 às 13:49

    A livro da Addario vai virar filme num projeto de Steven Spielberg e protagonizado por Jennifer Lawrence, me interessei no primeiro pois adoro IIGM certamente lerei…. e o da Chernobyl acho facinante como os eslavos em geral sao um povo forte e quase nunca ouvido…. vou comprar os dois ja pra aproveitar no carnaval

  • responder Márcia Daniella 20/02/2017 às 13:49

    Aprendiz de cozinheiro está na minha listinha de desejo de próximas leituras

  • responder Michele Bdz 20/02/2017 às 14:22

    Tb adorei o aprendiz de cozinheiro… achei uma leitura leve e divertida mesmo…

  • responder Milena 20/02/2017 às 14:22

    Marina, adoro seus comentários literários, amo ler!! Queria te pedir umas dicas legais de livros com autores brasileiros! Beijos!

  • responder Carina 20/02/2017 às 16:59

    Não foi meu comentário!

    Vamos tentar de novo:

    Gostei das indicações! Vou atrás de algumas!

    Eu gosto muito de dois livros chineses: “As Boas Mulheres da China” e “Cisnes Selvagens”. O primeiro foi escrito por uma jornalista, reune várias histórias de mulheres chinesas e relata como é difícil ser mulher em um país tão diferente do nosso.
    E Cisnes Selgavens complementa: conta a história de 3 gerações de mulheres: a avó, que foi concubina; a mãe, que fez parte da Revolução Chinesa, e a filha, que é o resultado de tudo isso.

    Maravilhosos!

    • responder Debora 20/02/2017 às 17:22

      Cisnes selvagens e mullheres da China sao otimos… gosto mais de Cisnes… tudo nomlivro impressiona, o ocorrido, a epoca e politicas, personalidsdes…. eu ja li mais de 1x

    • responder Marina Fabri 20/02/2017 às 18:49

      Oba, gostei dos dois 🙂

  • responder Roberta 20/02/2017 às 17:52

    AMO suas dicas de livro, Marina! E gostei muito do vídeo! A ideia de fazer pequenos resumos e nos contar é ótima!
    Estou lendo uma indicação sua, A filha perdida (Elena Ferrante).

  • responder Lívia Bonilha Bonassi 20/02/2017 às 18:09

    Fiquei encantada por esse Aprendiz de Cozinheiro. Esses dias mesmo tava perguntando no twitter sobre livros que tenham culinária, cozinha e afins como pano de fundo. Eu uso muito a ~gastronomia~ como terapia, sabe? Perdi o emprego recentemente e tô muito em uma vibe de cozinhar e ler sobre isso.
    Eu nao tenho kindle, mas tenho um kobo que amo do fundo do coração <3
    Adoro esse tipo de post/vídeo seu, Marina!
    Beijão!

  • responder Mariana 20/02/2017 às 21:23

    Se vocês ainda não LERAM Persépolis, da Marjane Satrapi, corram (“leram”, porque muita gente viu o filme mas não leu o livro, mais completinho e maravilhoso). Tem em qualquer livraria.

    Se gostarem, aproveitem para ler Bordados, da mesma autora (em Português só achei na Amazon).

  • responder Vic Andrade 21/02/2017 às 12:17

    Marina, já leu Muito longe de casa, do Ishmael Beah? É relato sobre a vida do autor como menino-soldado na guerra civil da Serra Leoa. É muito bonito, apesar de angustiante e de partir o coração. Dá uma procurada. Não sei se é teu tipo de livro, mas acho que vale a pena pra todo mundo.

  • responder Isa 22/02/2017 às 13:05

    Nossa! Que boa surpresa ver Ligeiramente Fora de Foco por aqui! É um livro sensacional! Já que gostou desse, vc PRECISA ler “Um Diário Russo” do proprio Robert Cappa com o John Steinbeck. Está esgotado, mas procure em sebos! Vale muito a pena! Bjo!

  • responder Rosana 22/02/2017 às 18:03

    Já tinha visto o vídeo e já comecei a ler Vozes de Tchernobil por tua causa.
    Ele já tava na lista porque tinha visto várias recomendações, mas passou pra frente depois da recomendação.

    E já baixei o Um de nós no Kindle também! Mas confesso que quero ler todos!
    Adoro tuas dicas!

  • responder Julia Kubrusly 24/02/2017 às 19:33

    Eu costumo gostar mais de ficção pq sou apaixonada por peronagens hahaha mas fiquei interessada em alguns, principalmente o primeiro , ligeiramente fora de foco

  • responder Miriã Andrade 27/02/2017 às 15:18

    Adoro suas recomendações de livros, sempre vejo com carinho e anoto os que mais me interessaram! 😉

  • responder Giovanna Silva 01/03/2017 às 12:53

    Marina, adorei suas indicações!! Eu pesquiso guerras e desastres antropológicos, e os livros que vc indicou estão muito dentro dos assuntos que abordo – tirando o da cozinha, claro. Vou procurá-los o quanto antes!!!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB