Dicas Pele

3 truques para diminuir o inchaço na região dos olhos! [2023]

07/02/2017

*Conteúdo atualizado em 2023

Não sei como é para você, mas geralmente depois de uma noite mal dormida ou de dar aquela choradinha (risos), fico com o maior inchaço na região dos olhos! E o pior é que ele nem se concentra somente na pálpebra inferior – a de cima também fica gordinha.

Se eu esperar algumas horas, a situação se resolve. Mas a verdade é que nem sempre temos paciência ou podemos de fato aguardar o olhar voltar ao normal, né? Para nossa sorte, existem alguns truques simples a custo quase zero (porque, claro, sempre há tratamentos específicos pra área) que melhoram a aparência das bolsas ao redor dos olhos quase que instantaneamente!

Em tempo, as 3 dicas que vou dar aqui envolvem o frio. Mas, afinal, por que ele ajuda a diminuir o inchaço? Em geral, quando as pálpebras estão mais salientes, é porque aconteceu ali o acúmulo de líquidos (chamado pelos médicos de edema). A baixa temperatura age como um vasoconstritor, ou seja, “encolhe” os vasos sanguíneos da região, forçando a circulação a melhorar. Isso reduz o edema!

Inchaço na região dos olhos: 3 dicas simples!

inchaço na região dos olhos
Imagem: Shutterstock

#1 Compressa com água gelada

Para fazer, basta colocar em uma vasilha pequena água e alguns cubinhos de gelo. Molhe duas gazes e deixe-as sobre a região por alguns minutos. Repita a operação até sentir que o inchaço diminuiu. IMPORTANTE: jamais coloque o gelo direto na pele – ele pode machucar a tão sensível região dos olhos!

#2 Compressa com saquinhos de chá

Prepare a infusão normalmente, com água quente, usando dois saquinhos de chá (gosto de usar o de camomila, mas o verde é uma ótima opção também). Depois, é preciso deixar esfriar. Quando estiver geladinho, coloque os saquinhos sobre a área. O princípio é o mesmo das compressas com água gelada.

#3 Colher no congelador

Essa é ótima para os dias de pressa. Deixe duas colheres resfriando no congelador. Depois, pressione-as levemente sobre a pele pelo lado convexo (eita, aula de física!). Dá para usar uma de sopa para cobrir toda a região ou uma de chá se a ideia for diminuir os edemas de forma localizada.

E o pepino? Ou a batata?

inchaço na região dos olhos
Imagem: Shutterstock

Essa poderia ser uma quarta dica, porém, apesar de ser algo amplamente difundido, eu nunca tentei fazer. Sou meio alérgica e morro de medo de ter uma reação! A gente precisa sempre lembrar que a região dos olhos é sensível, né? Então todo cuidado é pouco.

Produtos específicos

Para completar os cuidados, é interessante investir em produtos próprios para a área. Procure por fórmulas que contenham cafeína, que tem o poder de ativar a circulação sanguínea do local, diminuindo o acúmulo de líquidos. Outra sugestão são as embalagens que já vem com um roll-on metálico na ponta – assim, você une o melhor dos dois mundos!

Veja mais sobre o produto da foto aqui.

Atenção!

Importante dizer que esses truques são para quem, assim como eu, quer diminuir o inchaço na região dos olhos que aparece ocasionalmente e está relacionado com o estilo de vida (sono, alimentação, hidratação – não adianta usar só o paliativo, precisa cuidar desses fatores também!). Pessoas com alergias, doenças oculares ou bolsas permanentes devem procurar um médico para tratamento mais específico, combinado? Nada de tentar resolver em casa mesmo!

Seu problema são as olheiras?

Fiz um especial sobre o assunto em parceria com uma dermatologista lá pro nosso Instagram! Acompanhe a seguir a série de conteúdos envolvendo os 3 tipos de olheiras!

Vasculares

Pigmentares

Profundas

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder Márcia Daniella 07/02/2017 às 14:17

    Comprei uma máscara relaxante de ervas para os olhos na Feirinha do Largo da Ordem que ocorre aos domingos aí em CWB. Ela tem linhaça e camomila e basta por no freezer um tempinho e depois colocar nos olhos. Eu adorei! Me ajudou muito

  • responder Ana 07/02/2017 às 14:22

    minha dica é: usar delineador super grosso na pálpebra superior. Disfarça que é uma beleza!!

    • responder Elena 07/02/2017 às 16:28

      RRSRSRSRSRSRS Faço a mesma coisa! ate acham que o olho esta mais grande, mesmo estando mais pequeño! RSRSRSRS

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 19:00

      Que legal, nessa eu nunca tinha pensado! hahahaha

  • responder Links Interessantes – Jú Figueiredo 07/02/2017 às 14:37

    […] Quem nunca acordou com umas bolsas embaixo dos olhos depois de uma noite mal dormida?Ou depois de chorar por algum motivo?Então se liga nessas Dicas pra diminuir um inchaços nos olhos . […]

  • responder Michele Bdz 07/02/2017 às 15:12

    Compressas de saquinhos de chá de camomila são um santo remédio!!

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 08/02/2017 às 14:33

    adoreiii
    tem dias que os olhos nao colaboram rsrsrrss
    beijos

  • responder Julia Kubrusly 10/02/2017 às 03:01

    Eu sempre faço esse primeiro truque, mas com algodão… dá super certo e é rapidinho (bem mais rápido que ter que fazer um chá e esperar esfriar e mais suave do que colocar a colher direto nos olhos…)

  • responder camila 10/02/2017 às 11:35

    alergia a pepino?

    • responder Thais Marques 01/03/2017 às 19:03

      Sim, alergias podem ser provenientes de qualquer coisa – e o pior é que só se descobre quando usa, então melhor evitar se existem outras opções!

  • responder Miriã Andrade 10/02/2017 às 22:32

    Eu fico quase sempre com os olhos inchados, sou uma chorona nata e acabo dormindo tarde e acordando cedo, imagina a combinação dos dois? hehe. Adorei as dicas! 😉

  • responder Flavia macintosh 08/06/2017 às 10:44

    será meninas que ainda não existe nenhum creme que faça isso??? Eu tb sofro com isso e não conheço nenhum creminho milagroso!!! To vendo que vou ficar igual a Sandra Annemberg!!!!

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB