Dicas Pele Praia

O verão em que não me queimei no sol – e fiquei bronzeada!

06/01/2017

bronzeada

Dois mil e dezessete já está operando milagres em mim, hahahaha! Por incontáveis verões, ir para a praia era sinônimo de me besuntar de protetor e voltar para casa vermelha feito um camarão mesmo assim. O sonho do bronzeado perfeito dava sempre lugar a litros de loção pós-sol e à pele descascando.

Mas not today, Satan! Acho que a chegada dos 30 anos – e a presença dos meus pais, os SARGENTÕES DO SOL, hahahaha – me deixou mais consciente. Fui para Santa Catarina no dia 01 e voltei ontem. O tempo lá estava uma maravilha, com tempo aberto o dia inteirinho e mar/piscina pra acompanhar.

Contrariando todas as expectativas baseadas nos verões passados, não fiquei fritando deitada na canga nem dei um mergulho ao meio dia. Quis fazer bem bonitinho dessa vez. E deu muito certo! Voltei pra Curitiba com uma marquinha de biquíni ~sensual~ e com a pele em dia. Tô feliz!

Basicamente, o que fiz foi respeitar o que todo dermatologista diz: sol precisa ser evitado das 10h às 16h. Sim, são seis horas a menos para aproveitar, mas vale muito a pena no fim das contas. Com os meus pais lá, acordava cedo e ia para a praia ou para a piscina de manhã. Então, só depois das 16h é que voltava.

No meio tempo, deu para almoçar, jogar um baralhinho, ficar deitada na rede, ler, bater papo… E esquecer os chamados insistentes do sol. No começo foi meio triste, mas depois que comecei a ver que estava ficando moreninha, em vez de camarão, me animei. E assim foi por alguns dias.

Fora o bônus do bronze ideal, ainda tem uma questão mais importante: o sol parece muito amigo, mas é perigoso pra caramba, né? Câncer de pele, manchas, envelhecimento precoce – tudo isso está associado à exposição incorreta também. Não dá para brincar! Perdi meu padrinho para o câncer de pele ano passado e isso mexeu muito comigo. Não custa respeitar os horários e passar protetor! 🙁

Falando nisso, usei filtro FPS 50 nos primeiros dias e reapliquei religiosamente por conta do suor ou dos mergulhos. A melanina se ativa da mesma maneira e ninguém sai da praia do jeito que chegou não (mesmo as mais branquelas, como eu)! Valeu muito a pena e espero continuar para os próximos verões!

Aproveitando o tema, deixo aqui um post bem útil sobre proteção solar com as dicas de uma dermatologista!

você pode gostar também destes posts

22 comentários

  • responder Miriã Andrade 06/01/2017 às 15:45

    Ainda não fui para a praia, mas ainda vou nessas férias e vou me inspirar em você!! 😉

  • responder Gabi 06/01/2017 às 16:27

    Olha, todos esses anos eu sempre tinha um dia que eu tomava aquele torrão pra ficar bronzeada. Esse ano foi diferente, pequei praia, usei protetor 30, 50 e 70 todos os dias, retocava perto do meio dia e de tarde e ganhei uma corzinha sem ficar vermelha \o/ (palmas).

  • responder Laura 06/01/2017 às 17:15

    Oi Thais!

    Eu sou morena clara, então não fico vermelha com facilidade, mas todas as vezes que ia pra praia acabava descascando um pouco nas costas.. Da ultima vez que fui, fiquei o dia todo na praia (mesmo no horário errado heheheh) mas não fiquei lagarteando no sol – levamos uma tenda e ficávamos o tempo todo embaixo. Saía pra dar um mergulho no mar e assim que voltava pra areia já reaplicava o protetor, e depois do banho me besuntava de hidratante (inclusive nas costas). Não queimei e ainda peguei um bronze.

    Acho chato ir viajar e não poder passar o dia todo na praia e na piscina (pra quem gosta), até pq li uma matéria dizendo que o melhor horário para absorver vitamina D é justamente nessa faixa de horário, já que o corpo não faz muita sombra “sobre si mesmo”… Claro que não é desculpa pra torrar no sol o dia todo (tons diferentes de pele precisam de tempos diferentes de exposição para produzir a vitaminda D).

    Acho que uma boa opção seria não se expor diretamente ao sol das 10h as 16h por muito tempo, ficar sempre em local coberto e sempre reaplicar o protetor. E, claro, hidratar a pele!

    Bjs!

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 14:08

      Laura, só tome cuidado com o guarda-sol ou a barraca que usa – ambos precisam ter proteção contra os raios nocivos do sol! Sobre a vitamina D, já ouvi diferentes relatos de médicos. Mas o que mais me disseram foi que a vitamina D se consegue com os membros superiores e inferiores expostos em horários corretos do sol, preferencialmente durante caminhadas sem proteção solar. Como aqui em Curitiba isso é dificílimo, as pessoas preferem a suplementação, pois seria algo a se fazer todo dia!

  • responder Vânia 06/01/2017 às 18:07

    Eu sou o contrário das pessoas, não gosto muito de deixar marquinha de biquíni, pegar uma cor é ótimo, mas deixar a marquinha eu não curto.
    Fico muito feliz que pegou um bronze Thaís! 2017 já dá um ar de coisas funcionando novamente.

    http://www.ziperchique.com.br/2017/01/novidades-da-semana-janeiro-1.html

  • responder Erika 06/01/2017 às 19:56

    Eu não sou de ir na praia e nem piscina, só saiu no sol quando necessario.
    Me sinto tão mal, até quando fiz exame deu falta vitamina por falta de tomar sol.
    Até adolecente tomava sol e era morena escura hoje minha pele ficou clara por falta de sol.
    Agora pra tomar sol só inverno extreme kkk

  • responder Dani 06/01/2017 às 21:42

    Eu sempre faço isso mas não bronzeio muito rs. Pelo menos não fico ardendo.
    Thaís, de onde é a sua blusinha? Ela parece linda!

    • responder Dani 09/01/2017 às 00:04

      Poxa, eu queria saber de onde eh a blusinha ! Rsrs

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 14:10

      Dani, me desculpe, estou respondendo os comentários por aqui aos poucos. Não é uma blusinha, mas um vestido jeans com decote ciganinha que comprei na Forever 21 no ano passado! 😉

  • responder Renata 06/01/2017 às 22:18

    Nossa, nunca consegui essa proeza rs. Esse ano já fritei na praia, voltei que nem um camarão e agora tô descascando. Vou tentar fazer isso na próxima!

  • responder Mah 06/01/2017 às 23:39

    Quando eu era mais XÓFEN (e não demonizava o sol q nem hoje kkkkk), eu passava um protetor mais potente nos primeiros dois dias, e depois um mais fraco (30 ou 15).
    Sou branca palmito e me bronzeava muuuito.
    Sempre reaplicando muito, principalmente no colo e ombros, onde a fritação rola solta.

    Hoje em dia eu odeio tomar sol, curto minha (falta de) cor, e tomo minha cápsula de Vit D semanalmente na sombra do meu lar hahahaha

    Na verdade, a minha única torrada histórica se deu quando peguei uma praia nubladíssima e fria, em SC em 2011.
    Não senti e nem vi queimar na hora, até porque tava muito frio.

    Mas a noite o estrago veio e veio forte!
    Cuidado meninas, tempo nulado também queima, e muito!

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 14:12

      Como bem dizem as mães do Brasil: CUIDADO QUE MORMAÇO QUEIMA! hahahaha

  • responder Márcia Daniella 07/01/2017 às 10:07

    Eu moro em cidade que tem praia e calor, mas fujo de me bronzear o tempo todo. Não curto. Redobro os cuidados sempre. Gostei das dicas

  • responder Jana 07/01/2017 às 18:20

    Thaís, acho que essa experiência com câncer de pele muda mesmo a relação da gente com o sol. Perdi meu bisavô e meu avô pra ele (os dois trabalhavam na roça, sempre super expostos) e faço feito você – cuido muito – antes branquela de pele saúdavel do que moreninha e correndo riscos.
    E dá, sim, pra pegar cor com cuidado. Demora mais a aprecer, mas vou te dizer que dura muito mais também! Como a pele não descasca, hidratando bem, ainda que mais fraquinha, a marquinha aparece por uns bons 3 meses.

    • responder Thais Marques 19/01/2017 às 14:13

      Sinto muito pelos seus familiares, Jana. Mas é isso aí, precisamos tirar boas lições desses acontecimentos, né? <3

  • responder Raquel 08/01/2017 às 16:24

    A única vez que fiquei bronzeada mesmo foi fazendo isso: acordava cedo, tomava sol meia hora de cada lado e depois só voltava pra piscina no finalzinho da tarde. Depois de alguns dias fiquei bem morena e não descascou. Eu não gosto de ficar no sol mas queria mudar de cor pra variar, então foi fácil resistir, hahaha.

  • responder jessica berto 10/01/2017 às 10:59

    Thais eu confesso que achava um absurdo você ficar pimentão. Nos dias de hoje uma pessoa que me parece tão ~esclarecida~ ficar torrada, sabendo o perigo que isso representa para a pele… desculpe o julgamento, mas como sargentona do sol aos 25 anos (e já faz uns 4 meu ultimo torrão) era inevitável pensar isso. Parabéns pela evolução hahahaha

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 11/01/2017 às 10:29

    eu nao tomo sol, sou muito branca e qualquer solzinho ja me sinto ardendo, mas olha, precisava pelo menos ver a praia de longe este ano
    beijos

  • responder Michele Bdz 18/01/2017 às 10:20

    Concordo com tudo… a questão é paciência e disciplina…

    Difícil, mas vc é prova que dá certo!!!!

  • responder Julia Kubrusly 18/01/2017 às 13:35

    Não sou tão branca assim e consegui bronzear bastante também… foram uns 15 dias de praia na Bahia e voltei numa cor que não ficava há anos… pra mim o que dá certo é muita sombra e ficar reaplicando o protetor. Eu não chego a sair da praia entre 10h e 16h, mas sempre procuro uma sombra assim que chego na praia e controlo o tempo de canga no sol ou na água

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB