Receitas

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

14/11/2016

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

Eu sei o que você está pensando porque eu sou a primeira a torcer o nariz e falar: UI ABOBRINHA! Mas te juro que essas receitas caseiras e mais saudáveis são gostosas de verdade, testadas e aprovadas pela formiga que vos fala. Sei que elas não costumam fazer tanto sucesso assim, mas vale a pena testar, de verdade. Depois me conta o que achou!

Iogurte grego caseiro

Ultimamente ando absurdada com as possibilidades do leite, dá para fazer DE UM TUDO com ele. Esse iogurte grego caseiro é super gostoso, fácil de fazer e ainda pode ser misturado com o que você quiser. Nessa foto abaixo, fiz com mel, geleia de amora e nibs de cacau, veja só.

Ingredientes

– 1 copo de iogurte natural
– Leite tipo A de pacotinho. A quantidade depende de quanto iogurte você quer fazer, eu geralmente uso 3 litros e rende um pirex inteiro.
– Açúcar, mel ou adoçante o quanto achar suficiente

A receita completa do iogurte com vídeo e tudo mais está neste post que fiz aqui, veja lá que tem tudo explicado nos mínimos detalhes.

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

“Pudim” de chia

Sei que parece esquisito, mas é gostoso.  O “pudim” do nome vem da consistência que o leite ganha com a textura gelatinosa da chia hidratada, mas não é bem um pudim, viu! O gosto vai ficar igual ao do líquido que você usar, se for de leite com baunilha, vai ficar com gosto de leite com baunilha com o crocantinho da chia. Se for de suco de tangerina, vai ficar com gosto de suco de tangerina, entende? A chia não acrescenta gosto nenhum.

A dica é montar um potinho como esse meu, com fruta, geleia, iogurte e o que mais gostar para dar um gosto mais interessante para a coisa toda.

Ingredientes

100 ml de leite ou o líquido que achar melhor. Pode ser leite de coco, suco de fruta e por assim em diante.
2 colheres de sopa bem cheia de chia

Modo de fazer

Coloque a chia dentro do líquido e deixe descansando na geladeira por 8 horas, depois é só complementar com o que quiser.

No blog Frufruta tem mais sobre o tal pudim com informações super completas.

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

Requeijão caseiro

Oh lá eu de novo falando das maravilhas do leite. Descobri essa receita meio sem querer quando resolvi fazer a ricota caseira da Rita Lobo. Fiz a receita conforme indica no site dela, mas depois da ricota pronta, bati tudo no processador com um pouco do soro que restou da receita da ricota. Deu certo! Já aviso que não fica igualzinho ao comprado no mercado, mas é certamente uma versão menos gordurosa que o industrializado.

Ingredientes

1 litro de leite integral tipo A
Suco de um limão

Modo de fazer

Coloque o leite na panela e assim que ferver, desligue o fogão e acrescente o suco de limão. A ideia é fazer com que o leite talhe. Depois que perceber a separação do soro, coe com a ajuda de um pano limpo. Não jogue fora todo o soro porque vai precisar de um tantinho dele depois. Caso queira a ricota, é só colocar um pouco de sal e está pronto. Aqui no site da Rita Lobo você pode ver tudo em mais detalhes.

Para fazer o requeijão, coloque a ricota com meia colher de café de sal, 2 colher de sopa de azeite de oliva e 1/3 de copo do soro do leite e bata no liquidificador. Se quiser o requeijão mais líquido, coloque mais soro. O requeijão fica um pouquinho mais duro depois de ir para a geladeira.

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

Panqueca de banana

Essa panqueca é uma ótima opção para o lanche da tarde e pode ser recheada com fruta, geleia ou pasta de amendoim. Eu não sinto necessidade de adoçar, mas se quiser, você pode colocar um pouco de mel ou açúcar mascavo.

Ingredientes

1 ovo
1 banana
1 colher rasa de sopa de farinha de amêndoa ou de aveia

Modo de fazer

Bata tudo no liquidifcador, depois coloque numa frigideira e vire quando ficar dourado. Rende uma panqueca grande.

8 receitas saudáveis e caseiras mais gostosas do que você imagina!

O doce de leite não é saudável, mas as vezes ele fala mais forte que eu.

Granola salgada

Vi a receita no Frufruta e achei que seria uma ótima forma de dar crocância para sopas, saladas e qualquer outra refeição. Confesso que me surpreendi com a variada que ela dá ao sabor das coisas que a gente costuma fazer. Só não coloquei a uva passa porque FAZ FAVOR NÉ. risos

A receita completa com todos os ingredientes e o modo de fazer estão lá no Frufruta, o blog da Pati.

Foto Pati do Frufruta

Veja também 4 receitas gostosas e diferentes de como fazer sanduíche natural.

Risoto de quinoa

Conhece o quinoto? Não? Então presta atenção no vídeo que ele vai ser uma ótima forma de variar seu prato do dia a dia.

INGREDIENTES
– 1/2 xícara de quinoa;
– 1/2 cenoura em cubinhos;
– 1 peito de frango;
– 2 colheres de requeijão;
– 1 colher de azeitona preta;
– Cebolinha para finalizar;

COMO FAZER
– Comece cozinhando o frango em água fervendo até que ele fique bem cozido e mole;
– Tire o frango da água e coloque a quinoa para cozinhar junto com a cenoura. Deixe em fogo baixo e tampe a panela;
– Enquanto isso, desfie o frango do jeito que você preferir;
– Quando a quinoa já estiver cozida e água tiver secado, misture o frango, a azeitona e o requeijão até ficar bem cremoso;
– Finalize com a cebolinha e está pronto!

Torta integral de frango

A receita é do Marcelo e o recheio pode ser feito com o que tem na sua geladeira. Eu já fiz com legumes assados e ficou tão boa quanto. Veja o vídeo que tem tudo expplicado nele.

INGREDIENTES
MASSA
– 3/4 de xícara de farinha de trigo integral;
– 1/4 de xícara de aveia em flocos;
– 1/4 de xícara de óleo;
– 3/4 de xícara de leite;
– 1/2 colher de sopa de fermento;
– 1/2 colher de sopa de sal;
– 1 ovo;
– 1/2 colher de sopa de páprica;

RECHEIO
– 1 peito de frango desfiado ou em cubinhos;
– 1/2 cenoura em cubinhos;
– 1/2 cebola;
– 2 colheres de sopa de requeijão;
– Temperos à gosto;
– 200 gramas de queijo meia cura em cubinhos;

MODO DE FAZER
– Refogue a cebola, o frango e a cenoura até que o frango esteja cozido. Tempere à gosto, desligue o forno e acrescente o requeijão. Reserve;
– Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até que eles se misturem por completo;
– Unte uma forma média com óleo e monte a torta: uma camada de massa, uma camada de queijo meia cura, uma camada de recheio e outra camada de massa;
– Coloque para assar em forno pré-aquecido por 30 minutos e está pronta!

Sorvete de banana

Quando via essa receita por ai sempre pensava que a galera estava LOUCA de achar que banana congelada era a mesma coisa que sorvete. Parece que alguém aqui mordeu a língua. O sorvete é muito gostoso sim e fica igualzinho a textura do doce que a gente ama tanto.

Ingredientes

2 bananas fatiadas, descascadas e congeladas (sim, é só isso)

Modo de fazer

Bata as rodelas de banana congelada no processador ou no liquidificador até ganhar a consistência de sorvete (é rapidinho). Você pode misturar outra fruta congelada junto para variar os sabores. Eu costumo colocar morango ou manga e fica ótimo.

Se tiver mais alguma receita, me conta nos comentários.

você pode gostar também destes posts

21 comentários

  • responder Gabriela R. Salomon 14/11/2016 às 13:39

    Minha nossa!! Quanto comida maravilhosa!! 😀 Só tem uma coisa: a minha panqueca de banana fica horrível! Não pelo sabor, mas pela textura. Minha frigideira está ruim :/

  • responder Gabriela R. Salomon 14/11/2016 às 13:41

    AH, sobre receita, tem a panqueca de farinha de aveia com farinha de linhaça. Só colocar 1 col. sopa de farinha de linhaça + 2 col. sopa de farinha de aveia + 1 ovo + água. Mistura tudo e só colocar na frigideira 😀

    Muito bom!!

  • responder Márcia Daniella 14/11/2016 às 16:29

    JÁ fiz o sorvete e já tô bem interessada nesse pudim de chia

  • responder Angla Gomes 14/11/2016 às 16:47

    Sabrina me salvando nessa segunda chuvosa hahaha

  • responder aline 14/11/2016 às 17:20

    Olá, meninas. Vi num post de links bacanas um sobre doações em Curitiba. E pensei pq o blog nunca falou sobre o projeto do Correios de doação de brinquedos às crianças no Natal. É tão simples e barato, basta escolher a carta e levar embalado. Minha irmã já recebeu sempre q escrevia. Também gostaria de receber outros projetos q fossem fácei$ de doar.
    Às vezes gastamos R$50,00 em uma pizza ou maquiagem e com isso já daria para presentear duas crianças. Os pedidos geralmente são mt simplórios e envolvem roupas, brinquedos e até alimentos ,pois é 🙁
    Tem mta gente q adora essa época do ano pois reencontra familiares, festas…Enfim,nada disso é o meu caso e até me sinto desconfortável por não gostar dessa época. Mesmo assim penso se eu, já adulta, tenho essa sensação , imagine as crianças q escrevem cartas e são estimuladas a esperar pelo q elas não podem ter. Afinal, o Papai Noel está ocupado com as crianças mais ricas.
    O espaço aqui é mt plural ,não limitado e claro, super acessado, seria um incentivo e tanto!

    • responder Marina Fabri 15/11/2016 às 09:45

      É que esse projeto dos Correios já é super famoso – eu mesma sempre mando presentes e é super normal (ao menos aqui em Curitiba) que as cartas acabem rápido, já teve ano que fui atrás e não consegui nenhuma. Pus o dos velhinhos porque no Natal a gente sempre lembra das crianças, mas acaba esquecendo deles 😉

  • responder Glau 14/11/2016 às 17:57

    Amei demais, Sá! Ótimas dicas. louca pra testar

  • responder Nanci 14/11/2016 às 22:32

    Sabrina: já ouviu falar em kefir de leite? São probióticos que te fornecem iogurte fresquinho e sem conservantes diariamente. Dá para fazer iogurte grego, cream cheese, patês, queijo, ricota e até aquele produto dos lactobacilos vivos. Eu e minhas amigas somos viciadas nos bichinhos.Pena que eu moro em SP, senão eu doava para você.

    • responder Sabrina Olivetti 15/11/2016 às 10:52

      Acho que minha mãe arranjou um negócio desse uma vez. Ele fica crescendo num potinho, não é?

    • responder Nanci 15/11/2016 às 20:05

      Isso. Ele vai fermentando o leite e você vai trocando de 12 a 36 horas, como preferir.

  • responder Jaqueline Ribeiro 14/11/2016 às 22:37

    Tem muita receita boa aí heim. Vou tentar fazer esse requeijão caseiro.
    Bjus
    Jaque
    http://www.quebreiaregra.com.br

  • responder Sandrinha 15/11/2016 às 00:22

    Receitas maravilhosas, vou fazer algumas. 🙂

  • responder Alexandra 15/11/2016 às 12:26

    In love, por esse sorvete amo e faço sempre!
    Curiosa para textar outras..
    Amo receitinha fit!

  • responder Renata Alves 16/11/2016 às 10:18

    Oi Sá ! experimenta um mousse de chocolate com chia, leite de côco, cacau em pó e melado! é divino e super fácil!!!!!
    http://gnt.globo.com/receitas/receitas/mousse-de-chocolate-com-chia-receita-da-bela-gil.htm

  • responder Michele Bdz 16/11/2016 às 10:32

    Ai que delícia!!!!

    Babando em todas as receitas… ai ai ai….

  • responder Julia Kubrusly 24/11/2016 às 17:33

    Adorei isso de fazer requeijão. Eu raramente testo receitas (pq amo ver, mas não amo cozinhar), mas requeijão fiquei com bastante vontade de testar.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 04/12/2016 às 17:06

    Adorei as receitas, vou pedir pro marido fazer, ele é o cozinheiro da casa, haha.

  • responder Jantar rápido: 10 receitas ótimas e sem complicação 15/02/2017 às 13:36

    […] Veja também 8 receitas caseiras e saudáveis que são mais gostosas do que você imagina. […]

  • responder Receita: biscoito salgado integral 10/04/2017 às 09:37

    […] Aqui tem mais 8 receitas saudáveis e caseiras que na verdade são bem gostosas! […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB