Dicas

5 coisas que não tenho dó de fazer na TPM

26/11/2016

Entra mês, sai mês, e a bendita TPM está sempre lá, dando o ar de sua graça – esse post foi inspirado na minha atual e nada tranquila/favorável situação, aliás, hahahaha! Tô desde ontem lidando com meu próprio mau humor, fome incontrolável e cólica. Mas não me faço de desentendida! Ataco o bicho com 5 coisas que não tenho dó nenhuma de fazer nesse período ~delicado.

TPM

#1 Dormir

Se já sou uma dorminhoca convicta, cê imagina como é na TPM. Como trabalho em casa, tiro minhas sonecas sem medo de ser feliz – mas com hora pra acordar, senão periga de eu passar o dia inteiro no sofá! Quando trabalhava com hora pra estar no escritório, ia dormir mais cedo do que o normal, assim ganhava umas horinhas extras de sono, que é uma das melhores coisas a se fazer naqueles dias.

#2 Comer

Não tem dieta que sobreviva a mim na tensão pré-menstrual. Sinceramente, você já tá toda errada e ainda vai ficar comendo alface? Ah, não dá! Mando ver em tudo o que tiver vontade, desde um potão de sorvete a um hambúrguer absurdo, passando por algumas orgias gastronômicas impublicáveis, digamos assim, hahaha! Ontem mesmo cozinhei salsicha e comi pura, entupida de ketchup. Me deixa, tô de TPM.

#3 Tomar um banho demorado

Pessoalmente, evito ficar me entupindo de remédios para cólica – só tomo quando a parada tá realmente tensa! Por isso, combato essa visita desagradável com banhos demorados, em água quentinha. <3 Pra mim, não tem coisa melhor do que relaxar os músculos e manter o fluxo na região do ventre e das costas. Para completar, ainda uso uma bolsa de água quente. É dica da vovó, mas funciona pra caramba!

#4 Dizer não

Tem vezes em que eu fico insuportável quando estou de TPM, admito. Não é todo mês, mas quando acontece já sei que contato humano não vai ser a melhor opção. Me sinto mais lenta, antissocial e irritada. Por isso, se não estou me sentindo eu mesma (cê sabe que isso acontece, né), simplesmente nego/desmarco compromissos e fico bem na minha até voltar ao normal.

#5 Chorar

Meus hormônios estão lá, a mil, e eu ainda vou ficar me segurando? Se já sou manteiga derretida normalmente, cês imaginem na tensão pré-menstrual! hahahaha Choro de raiva, choro de dor, choro de emoção, choro com vídeos de cachorrinhos fofos, choro com filmes água com açúcar, CHORO. E me deixa sossegada que logo vai passar – pelo menos até o próximo mês.

E você, o que faz sem dó durante a TPM?

Ilustração: Shutterstock – mas cê tá ligada que eu uso somente coletor menstrual, né? Me ajuda pra caramba a não enlouquecer durante aqueles dias. Aqui e aqui tem posts meus sobre o assunto.

você pode gostar também destes posts

18 comentários

  • responder Ju Abreu 26/11/2016 às 10:58

    Adorei o post e super me identifiquei!
    Fiz um estudo intensivo sobre minha TPM neste último ano (pós maternidade a coisa piora) e aos poucos fui descobrindo maneiras de “aliviar’ esse sintoma. Fico insuportável de chata, mal humorada e antissocial então faço coisinhas chaves que me deixam bem: Passear sozinha (peguei essa dica aqui do blog) me faz muito bem!
    Outra coisa que me alivia é tomar banho longo e cheio de “frufru” (esfoliante, óleo, cuidados com cabelo. BANHO COMPLETO coisas que são raridades para mães) e assim aos poucos estou me conhecendo.
    Pedi também para meu médico me ajudar e ele alterou meu anticoncepcional.
    Esse mês foi mais tranquilo todos os sintomas chatinhos sumiram e só restou o chorôrô rsrs!

    • responder Ana 26/11/2016 às 11:40

      Plocurar um médico tbm ajuda…

    • responder Thais Marques 28/11/2016 às 13:32

      Sim, mas foi isso que a Ju fez! Quando você sente que algo não está bem, precisa procurar um médico. 😉

  • responder Raíssa 26/11/2016 às 12:09

    Eu não mudo muito, fico um pouco mais estressada do que o normal, mas nada que não melhore depois de ir para terapia ou para academia.
    A única “adaptação” é deitar por 10-15min depois da hora do almoço ou antes das aulas e comer um docinho quando o desespero é muito grande.
    A parte de dizer não eu já faço sempre, só aceito se eu realmente estiver afim de sair.

  • responder Silvana 26/11/2016 às 12:21

    Boa tarde. Gente, diga não a menstruação! Consulte o seu médico. Não menstruo há três anos e NUNCA mais tive TPM. Sofre quem quer.

  • responder Mari 26/11/2016 às 15:57

    Olá! Tb acho que (em parte) sofre quem quer. Há terapias convencionais, alternativas, medicamentos convencionais e alternativos e há mudança alimentar que faz mega diferença. Experiemnte comer menos açucar no geral e tomar oleos de peixe com todos os ômegas e vitamina E. Fiz isso há dois meses e melhorou mto minha vida, além de fazer esteira tres vezes por semana.
    Não adiante se entupir de comidas ruins para o organismo, engordar, ficar se achando enorme e repetir isso todo mês. Eu mudei e meu organismo mudou. Ah, e emagreci, o mais importante para mim e minha auto imagem. Bjx e vivam a mudança!

  • responder Márcia Daniella 26/11/2016 às 16:36

    Eu tinha terríveis sintomas de TPM . SÓ reduziram depois que comecei a tomar anticoncepcional

  • responder Ana 27/11/2016 às 00:31

    Tenho que te agradecer pelos posts do coletor mesntrual. Eu tinha um mega preconceito mas depois do seu depoimento resolvi tentar. E posso dizer que foi uma das melhores coisas que ja fiz!!

    • responder Thais Marques 28/11/2016 às 13:35

      Ai, que bom, Ana, fico tão feliz de ler isso! Tamos aqui pra ajudar mesmo! <3

  • responder Julia Kubrusly 29/11/2016 às 14:25

    Eu não costumo ter TPM (vivo em tensão constante mesmo), mas pra cólica ouvi falar esses dias que óleo de copaíba ajuda muito. Ainda não tive a oportunidade de testar, mas em breve terei.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 01/12/2016 às 22:32

    Me identifiquei com tudo, principalmente com o último, choro muito mesmo, haha.

  • responder Gabriela R. Salomon 02/12/2016 às 16:12

    EU não mudo muito meu humor nessa época kkk mas que eu fico chocólatra eu fico sim :DDD

  • responder Patrícia 02/12/2016 às 17:47

    Estou na tpm, sinto que a cada mês a situação piora. Sinto um desânimo enorme, fraqueza, cansaço… É horrível.

  • responder Michele Bdz 06/12/2016 às 18:13

    Eu faço sem dó?? Chorar!!!!

    Assisto filmes, propagandas de margarina e choro copiosamente…rs

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB