Pele

Envelhecimento da pele: em que idade ele acontece?

10/08/2016

envelhecimento da pele

Vocês já pararam para se perguntar em que idade começa o envelhecimento da pele? Eu já – a preocupação começou quando tinha mais ou menos uns 20 anos, justamente quando ela começa a se transformar, mesmo que de maneira não aparente!

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o órgão é o que mais reflete os efeitos da passagem do tempo e alguns fatores provocam seu envelhecimento precoce: a radiação ultravioleta, o consumo excessivo de álcool, o abuso de tabaco e a poluição ambiental, dentre outros. Além disso, li algo interessante no site deles: o aumento do peso corporal e dos níveis de açúcar no sangue também pode contribuir para o adiantamento desse processo!

Ou seja, envelhecer é inevitável, mas a gente não precisa acelerar a situação, né? Saber o que acontece com a nossa pele em cada momento da vida também pode ajudar a tratarmos dela da maneira correta. Olhem só que legais as explicações da dermatologista Claudia Marçal sobre uma recente pesquisa* feita pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos:

*A pesquisa analisou os genes de mais de 200 mulheres de diferentes etnias ao longo de dois anos. “O estudo identificou processos diferentes de células que entram em declínio em diferentes idades”, contextualiza a médica.

A pele aos 20 anos

envelhecimento da pele

“É nessa idade que, fisiologicamente, temos o primeiro processo de envelhecimento, com o declínio da produção natural de antioxidantes. Um achado muito importante da pesquisa nesse sentido foi justamente no campo dermatológico, com a orientação do uso de produtos com vitamina C estabilizada, vitamina E e extrato de chá verde, além da hidratação e proteção solar, que já eram as recomendações padrão para essa idade”, elucida a Dra. Claudia Marçal.

A pele aos 30 anos (oi!)

envelhecimento da pele

A dermatologista diz: “O metabolismo do corpo começa a abrandar e isso afeta a bioenergia das células da pele, que alimenta a criação de colágeno e ativa processos de reparação. Com a bioenergia em queda, temos uma pele mais cansada. Nesse ponto, é necessário acelerar o metabolismo da célula de forma tópica, com uso principalmente da niacinamida ou vitamina B3. Além disso, recomenda-se a ingestão de nutracêuticos reparadores e de sustentação do colágeno.”

A pele aos 40 anos

envelhecimento da pele

“A senescência celular entra em ação num processo em que o ciclo de vida natural das células da pele é menor – e isso pode afetar sua aparência de muitas maneiras”, destaca a dermatologista. Ela recomenda alguns ativos: retinol, ácido glicólico e ácido hialurônico. Além deles, fatores de crescimento e peptídeos se tornam importantes, porque ajudam a impulsionar os processos celulares de forma a frear os sinais de envelhecimento que estão começando a ficar muito mais evidentes.

A pele aos 50 anos (ou na menopausa)

envelhecimento da pele

De acordo com a médica, a função de barreira da pele enfraquece, o que a torna seca e incapaz de reter a hidratação suficiente por si só. “Vitamina D, nanoconjugados de silício orgânico e tetrapeptídeos (que melhorem o apoio estrutural da pele) são recomendáveis, assim como ingredientes provenientes da semente do linho, sempre em veículos como elixires e séruns, manipulados ou industrializados, mas com alta concentração de ativos”, afirma ela.

Uma curiosidade

Sabiam que as mulheres com fototipos mais claros tendem a demonstrar antes os sinais de envelhecimento? “Aos 30 anos, as linhas finas na testa e ao redor dos olhos aparecem, juntamente com manchas amarronzadas, e a pele se torna menos elástica. Entretanto, mulheres com fototipos mais altos só percebem esses sinais por volta dos 40 anos. A pesquisa revelou que a pele mais escura proporciona maior proteção UV, maior quantidade de antioxidantes e tem níveis mais elevados de bioenergia.” (Depois dessa, tô indo me besuntar de uns cremes aí, hahahaha)

E então, gostaram do post sobre envelhecimento da pele? Sempre lembrando que o ideal é procurar um dermatologista antes de aderir a qualquer novo tratamento – um profissional saberá definir as necessidades de cada uma de vocês!

Fonte: Dra. Claudia Marçal
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.

Fotos: Shutterstock

você pode gostar também destes posts

13 comentários

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 10/08/2016 às 10:08

    e minha amiga, a cidade chega sem do, fiz meus 35 este ano e olha a crise veio kkkk
    otimo post
    beijos

  • responder Márcia Daniella 10/08/2016 às 11:54

    Amei o post! Tá redondinho e cheinho de informação do jeito que a gente mais gosta. 🙂

  • responder Camila 10/08/2016 às 12:24

    Cheguei nos 30, e não uso nada alem de protetor, e ainda não sei o que usar, estou num dilema… Minha pele consegue ser mista e sensível, não sei que creme usar, se manipulado ou desses encontrados em farmácias… é a idade chegando, e realmente a pele não é mais a mesma, snif snif

    • responder Thais Marques 11/08/2016 às 15:03

      Camila, minha pele também é exatamente assim: sensível e mista. Então cola nas minhas resenhas de pele e vai fundo! 🙂 Outra dica é que você procure um dermatologista, ajuda bastante! 🙂

  • responder Marilyn 10/08/2016 às 15:24

    Oi Thaís! Posso dar uma sugestão de post? Conta pra gente os produtos que você usa, sei que não tem como “indicar” produtos pois cada pele tem uma necessidade e o ideal é ir ao dermatologista, mas gosto de saber o que outras mulheres na minha idade usam e pesquisar sobre os produtos e tal 😉

  • responder Michele Bdz 11/08/2016 às 07:46

    Amei o post..
    Realmente notei que minha pele está diferente desde q fiz meus 33…

    e mantenho a rotina de cremes e cuido da alimentaçao..

  • responder maiva 11/08/2016 às 07:54

    Parabéns pelo post .. como sempre arrasando.

  • responder Rafaela 11/08/2016 às 10:29

    Ótimo!

    E com a chegada dos 30 anos, comecei nesta semana a suplementação com colágeno! Aguardando os benefícios.

  • responder Cassia Xavier 11/08/2016 às 10:31

    Excelente post….

  • responder Miriã Andrade 13/08/2016 às 00:17

    Muita informação boa, adorei o post! 😉

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB