Dicas Dicas culturais e gastronômicas Livro

Dica de livro: Romance Moderno, Aziz Ansari

07/07/2016

Faz um tempinho que eu queria escrever um post por aqui sobre o livro Romance Moderno, do Aziz Ansari, mas sempre ia adiando ou deixando para lá. Até que ontem dei de cara com esse texto aqui, achei que tinha tudo a ver e fiquei com vontade de finalmente falar sobre o livro por aqui. 

romance moderno

Esse aí é o Aziz

Para quem não conhece o Aziz Ansari, ele é um ator e comediante norte-americano que ficou conhecido pela série Parks and Recreation (para quem não conhece, recomendo muito! É minha comédia favorita de todos os tempos – tirando Friends, claro – mas por alguma razão que eu desconheço, nunca consigo convencer ninguém a assistir) e depois por Master of None, uma série da Netflix que é um misto de drama e comédia. 

E contei todo o ~currículo~ dele justamente porque Master of None tem tudo a ver com o tema desse post, o livro Romance Moderno. A série mostra a vida do Dev, um ator de 30 anos que precisa lidar com os “problemas” dessa vida moderna, coisas que parecem simples como escolher onde comer, conciliar agendas com amigos, se relacionar com os pais, pensar em que mensagem enviar para alguém em quem se está interessado… Pequenas coisas que vão se juntando e que se transformam em problemas reais porque nos mostram como nossa incapacidade de nos relacionarmos e nos comunicarmos uns com os outros faz da gente mais solitários. 

aziz ansari

E aí vira aquela bola de neve. Se você tem mais ou menos 30 anos, como eu, e é solteira, provavelmente você sabe do que eu estou falando: você se culpa porque não conhece ninguém interessante ou porque não acha ninguém interessante, mas aí deve se sujeitar a se relacionar com qualquer pessoa só para não ficar sozinha?

Já viu meu post sobre o Kindle aqui no blog?

É basicamente sobre isso aí que fala o livro – o Aziz Ansari, em parceria com um pesquisador, fez uma série de estudos e experimentos para entender melhor os relacionamentos modernos (por que hoje temos mil possibilidades, vários tipos de aplicativos para conhecer gente e continuamos sempre sozinhos ou trocando uma pessoa pela outra o tempo todo?) e porque sentimos que as coisas estão sempre dando errado. Tudo isso escrito de forma divertida, leve e super bem embasada – não é nenhum ‘achismo’ dele e ao mesmo tempo você sente que está assistindo mais um episódio de Master of None (só que em forma de livro).

romance moderno

“Queremos, desde o pontapé inicial, paixão, ardor. No passado, as pessoas não estavam atrás de ebulição; só queriam um pouco de água. Uma vez que encontravam e se comprometiam pela vida toda, faziam o melhor para esquentar a coisa. Hoje, se a água já não estiver fervendo, assumir um compromisso parece prematuro.

Procurar a alma gêmea toma um tempão e exige um investimento emocional enorme. Antigamente “dá para o gasto” já estava de bom tamanho. Mas, hoje, essa procura pela “pessoa ideal” pode provocar muito estresse. As gerações mais jovem encaram uma pressão imensa para achar algo que não existia antes”.

Para quem se identificou com o que eu disse aí: LEIA! É um livro muito legal e que vai tirar de você aquela sensação de que a culpa é sempre sua – e depois me agradeça pelo sentimento de ‘tirar o piano das costas’ (hahaha).

Ps.: Para quem quiser ler outro trechinho, a piauí publicou há alguns meses, tá aqui.

você pode gostar também destes posts

18 comentários

  • responder Regi 07/07/2016 às 16:07

    Marina, abraça aqui! Parks & Rec também é minha série de comédia preferida! É meio triste ela não ser tão popular, não dá pra dividir as piadas com ninguém 🙁
    Também amei Master of None, ele conseguiu tratar de assuntos importantes e até meio pesados de uma forma tão leve e do nosso dia-a-dia. O episódio sobre feminismo é o mais incrível! Vou querer esse livro, super.

  • responder Rayana 07/07/2016 às 17:18

    Adorei o post!! Faz um tempo que assisti essa série no Netflix e eu sofro do mesmo que você em Parks e Recreations! SEMPREE falo para as pessoas dessa série mas ngm nunca assistiu! hahah
    Eu acho esse seriado muito bom, pois já me vi nele em vários episódios e acho que nossa geração (lá beirando os 30) está vivendo muito isso agora. Nós tivemos que passar por toda adaptação que era paquera por bilhete, ligar para o telefone fixo, depois as tecnologias foram chegando e nós fomos público alvo da maioria delas.
    Acredito que vivemos uma crise muito grande, não estamos independentes como gostaríamos, temos aquele círculo de amigos se fechando a cada ano, muitos deles casando e a preguiça misturada com isso de querer sempre que seja paixão a primeira vista nos fez meio frios.
    Acho que não estamos tão preparados para essa “modernidade” como os adolescentes de hj, mas nós tentamos fingir que sim, que somos super modernos e descolados.
    Vou ler o livro, pelo que você diz parece ser muito legal!!

  • responder Jade 07/07/2016 às 18:25

    Não sabia que Parks and Recreation era de Azis. Ri tanto com Master of None que com certeza vou assistir! (acabou de convencer uma pessoa hahaha)

  • responder Vanessa 07/07/2016 às 21:35

    Nossa, achei mto interessante, vou baixar pra ler! 🙂

  • responder Simone 07/07/2016 às 22:41

    Conseguiu convencer mais uma! A Regi e a Rayana contribuiram com os comentários!

  • responder Márcia Daniella 07/07/2016 às 23:08

    Dica maravilhosa! Adorei

  • responder Paula Reggiori 08/07/2016 às 07:45

    Gente, eu olho para ele e lembro de parks and rec <3 e não consigo não sorrir ahaha
    Mas adorei o tema do livro, vou ler com certeza!
    Obrigada pela dica!

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  • responder Carol Magnani 08/07/2016 às 08:37

    Adorei a dica, Marina. vou até indicar pra algumas amigas 😉

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 08/07/2016 às 08:51

    Claro que quero ler
    o tipo de leitura que eu adoro
    GRANDE BEIJO

  • responder Renata Oliveira Santos 08/07/2016 às 16:02

    Parks and rec <3

    Super me identifiquei com a descrição do livro! Será o próximo a ser lido por mim!

  • responder Thais 08/07/2016 às 17:33

    Eu tenho um crush forte no Aziz hahaha Parks e Rec também é minha comédia favorita. Eu conhecia esse livro dele, fui procurar no kindle, mas os reviews me desanimaram na época, ler o seu post me fez mudar de ideia, vou comprar já!

  • responder Fernanda Gabriela 08/07/2016 às 18:09

    Comecei a ver Master of None essa semana! Que coincidência. É uma série bem levinha para ver antes de dormir com altas sacadas bacanas.

  • responder Julia Kubrusly 09/07/2016 às 14:56

    namorei quase a vida inteira e agora estou solteira tem quase 1 ano, então ainda não sinto essa pressão forte, mas tenho sentido muito o que vc falou de estar sempre em busca de alguém (mesmo que eu não pretenda achar alguém pra namoro sério tão logo) e sempre trocando e vivendo relações muito superficiais. Vou procurar pra ler.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Miriã Andrade 29/07/2016 às 23:36

    Vou dar uma chance, Marina, hehe, parece ser super interessante! 😉

  • responder Cutedrop » 10 séries para assistir durante as Olimpíadas 04/08/2016 às 22:05

    […] sobre o livro no blog “Coisas de Diva”(imagem acima retirada de lá […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB