Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Talvez essa seja uma curiosidade que poucas pessoas sabem sobre mim: além de blogueira, eu sou professora também! Tem mais ou menos um ano que dou aulas no curso Content Creator, do Centro Europeu, uma escola de profissões aqui em Curitiba. O nome certinho do meu módulo é Dinâmicas e Desenvolvimento de Textos – afinal, o que eu mais amo nessa vida é escrever, né?

Bom, inspirada nisso, achei que seria legal falar um pouco sobre o que vestir para dar aulas, trabalho que envolve ficar de pé em frente a um monte de gente! No começo, fiquei toda encanada pensando: SOS, não tenho roupa pra isso não! Mas a verdade é que, como minhas aulas são esporádicas, adaptei as peças que costumo usar e até então está dando tudo certo.

O que descobri é que existem algumas coisas que funcionam super bem, mas outras que nem tanto. Foi na tentativa e no erro que cheguei às 5 dicas que vou passar para outras professorinhas queridas nesse post. Se esse não é o seu caso, talvez as sugestões também valham para apresentações de trabalho na faculdade, na pós-graduação ou no emprego mesmo. Bora lá!

o que vestir para dar aulas

#1 Cuide com os comprimentos

Cada dia mais eu tenho me desapegado de determinadas regras, mas vou ter que concordar com essa. Lógico que temos que desmitificar a ideia de que roupa curta é provocação, sensualização, exibição – roupa curta é roupa curta, pode ser bonita, boa pros dias muitos quentes, etc e tal. Mas roupa curta quando você fica em frente a uma turma é complicado de usar. Pense: você vai estar em pé, se mexendo a todo momento, às vezes tendo que se abaixar. E quão chato é ter que fazer tudo isso se preocupando com o que está vestindo? Chega até a desconcentrar, o que não é nada bom.

#2 Facilite seus movimentos

Esse item tem muito a ver com o primeiro! Dar aulas é um vai e vem eterno – ainda mais se a sua turma for de crianças! Então, é legal investir em roupas confortáveis, que facilitem os movimentos. Eu adoro trabalhar de legging de montaria, por exemplo. É gostosa de usar, esquenta mais que legging normal nos dias frios e, com um camisão (que cubra o bumbum, porque não sou obrigada a receber nenhum tipo de análise quando me viro pra escrever no quadro – e elas infelizmente ainda acontecem), fica ótima. Coloco uma botinha de cano baixo, um casacão por cima e tô pronta pra tudo.

o que vestir para dar aulas

#3 Use um sapato confortável

A linda aqui já inventou de ir de scarpin pro curso. Resultado: depois de 3 horas em pé, não conseguia nem andar direito na hora de voltar pra casa! hahahaha É claro que quem está acostumada não passa por esse drama – eu não estou e, sinceramente, prefiro ir com um calçado bem confortável. Em geral, uso sapatilha ou tênis no verão e botinhas rasteiras ou com um salto pequeno no inverno (tenho duas turmas por ano, justamente nessas épocas). Temos que tirar a ideia de que salto alto passa profissionalismo – nada contra, acho lindo, mas existem outras opções que compõem super bem o visual sem gerar dor.

#4 Vista-se de você mesma

É engraçado porque quando comecei a trabalhar, há mais de 10 anos, achava que precisava ter um estilo bem ~executiva de sucesso para ser respeitada (estamos falando de terninhos, sapatos de bico fino e brincos de pérola – sem zoeira, hahahaha). Talvez fosse porque eu era novinha e aparentava ser ainda mais. Mas a verdade é que, com o tempo, percebi que posso imprimir meus gostos pessoais em qualquer ocasião, apenas dando uma mexidinha aqui e ali. É assim até hoje! Tanto que, como comentei, meu guarda-roupa é o mesmo pra tudo, inclusive para dar aulas. Só combino as coisas de outro jeito!

o que vestir para dar aulas

#5 Sim, você será sempre observada

Nossa, quantas vezes eu e a Marina, que fizemos Jornalismo juntas, não ficávamos reparando na roupa das professoras? Tinha uma que só vestia Lacoste – todo dia, a todo tempo, do sapato até a blusa! hahahaha Era engraçado, mas a gente sabia que isso, na verdade, não interferia em nada na aula dela (que era muito boa, aliás). E aí o tempo passa e – veja bem – eu sou o alvo dos olhares hoje. Sinceramente, acho que isso nunca vai mudar! Reparar é inevitável. Por isso, vá confiante e não se vista para os alunos não, se vista pra você mesma. Vou até dizer que ganho elogios sobre meu visual vez ou outra das meninas! Esses dias, uma das minhas alunas veio perguntar de onde era meu colar, hahahaha!

Ufa! Essas foram as dicas sobre o que vestir para dar aulas. Se você também é professora e tem mais sugestões, me conta aí nos comentários!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
46 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Priscila F Lara

    Oiii Thaís! Adorei o post! Estou cursando mestrado e, realmente, a toda hora tem apresentação de trabalho, a gente fica em pé na frente da turma, enfim, a “reparação” continua desde sempre!! Hahaha! Bjs!

  2. Amei as dicas!
    Eu também era muito encanada com o que vestir no trabalho! Achava que tinha que andar toda no social pra ganhar credibilidade. Não dou aula, mas a gente nunca sabe o que vai vir pela frente né? Mas já uso essas dicas pro meu dia-a-dia: sapato tem que ser confortável pra mim (salto = dor! kkk), uso mais calças jeans escuras e opto por blusas que cobrem o bumbum, que ninguém merece ter que ficar se preocupando com o que os outros estão pensando dele né!

    http://www.simpleness.com.br

  3. AMEII
    Alem de estar bonita temos que esta confortavel
    lindas inspirações
    bjs

  4. Fernanda R

    Muito legal o post! Só que eu dou aulas de jaleco, então a única coisa que os alunos vem de mim é as pernas e sapatos hahaha. Aí nas blusas eu acabo sendo desleixada, ninguém vai ver mesmo.

  5. Karla

    Estou curtindo a variedade de temas do blog! Parabéns a todas 3

  6. Mariana

    E cuidado com o decote. Professora abaixa muito para falar com a aluno. Um perigo. Já passei cada aperto!

  7. Aline

    Thais, adorei as dicas!! Serve pra qualquer ambiente de trabalho!! Bjos…

  8. Adorei o post! Muito bem explicadinho, maaas eu não consigo desapegar de roupas curtas, é muito parte de mim x,x acho que todas as minhas saias são curtas… ;x um dia quem sabe eu aprendo :p

    Um beijo,
    Foca no Glitter

    • Eu te entendo, guria! Também gosto! Mas aí deixo pra usar em outras ocasiões, sabe?

  9. Lidia Rodarte

    Nossa Thaís, vc deve ter uma bola de cristal! Eu faço mestrado, já fiz estágio docência, mas hoje mais cedo recebi uma proposta de trabalho pra dar aula num curso técnico. Aí abri o aplicativo pra ler a matéria de hoje no CDD e me deparei com esse texto. Eu ri sozinha aqui em casa, pensando que você leu meus pensamente, rsrs. Obrigada pelas dicas! Beijinhos.

    • #thaisdinah hahahahaha Que bom que ajudei você bem quando estava precisando, fico feliz! 🙂

  10. Marina

    Você também é professora! Que linda 😀

    Vou contar sobre minha experiência dando aula então. Sou engenheira mecânica e passei em um concurso assim que me formei, comecei a dar aulas em um curso técnico com 23 anos. A dificuldade: Todos os meus alunos tinham no mínimo a minha idade, ou eram bem mais velhos. Homens, com experiência na industria. Não tinha saída, não tinha roupa que ia me fazer parecer mais velha e experiente. Encarei e fui usando o que uso todos os dias = jeans, camiseta e tênis. O começo foi terrível, mas logo nos adaptamos e hoje amo o que faço! Tem que encarar hahaha

    Outras dicas úteis:
    E suo muito, sempre. E dar aula esquenta hahaha! Então evito roupas que marquem suor, e se está frio vou com roupas fáceis de tirar. Por exemplo, tenho vários moletons tipo “canguru”, mas evito usar, já que pra tirar vc se descabela e acaba as vezes levantando a blusa que está por baixo. Melhor usar um casaquinho!
    E por favor indústria da moda, faça bermudas que não sejam pavorosas! Dou aula em Paranaguá, no verão é um inferno. Mas é difícil achar bermudinhas bonitas. Todas tem aquela cara de vó! hahahaha

    Beijo Thais, boa semana!

    • Paranaguá! Terra de uma parte da minha família! 🙂

      E você disse TUDO, guria: eu também morro de calor dando aulas! Faço o mesmo que você, sem tirar nem pôr!

  11. Emanuelli

    Sim, concordo completamente com tudo que você escreveu Thais pratico o mesmo quando o assunto é dar aulas.
    A dica adicional é: evite transparências, por mais modernas e lindas ou discretas que sejam evite.
    Apesar de nós mulheres já estarmos cansadas dos motivos eles exitem e são naturais, mostra o que menos se vê e desperta curiosidade (as vezes até inocente e inconsciente) o que causa distração.

    sempre adoro as dicas =)
    beijos.

    • E distraídos eles não prestam atenção no conteúdo, né? hahahaha

  12. Tatiana

    que post legal e que legal saber que você é professora! estou no mestrado porque também quero ser. 🙂
    sempre penso no lance dos comprimentos e também em esconder as tatuagens (sou da área do Direito). é meio tosco ter que esquentar a cabeça com certas coisas – 2016, né, Brasil -, mas que remédio?

    • É uma super pena isso, né? Pelo amor de Deus, tatuagem não influi em nada no seu conhecimento! :\

  13. Viviane

    Oi Thaís! Que legal que você é professora! 😀
    Sou graduanda em Letras -Português/Inglês mas já dou aulas e menina,como os alunos reparam ! hahaha Em absolutamente TUDO: roupa,sapato,maquiagem,acresita que uma aluna elogiou meu RELÓGIO rs
    Uma dica legal é nas escolas que possuem uniforme para professores,como escolas de idiomas/escolas privadas, é USE! hahaha Além de economizar suas roupas você não arruma confusão com os chefes e alunos.
    Adorei as dicas! Beijos e muito sucesso nessa profissão linda! <3 <3

  14. Paula

    Adorei esse post!

    Sou bibliotecária e atendo crianças de 6 até 18 anos. Não uso nada muito justo, nem curto, nem decotado, nem transparências…
    Uso salto qdo estou afim, salto mais grosso e mais baixo. Nos dias q sei que vou guarfar mto livro e ahachar visto roupas mais confortáveis e sapatilhas.
    No calor usei mta calça pijama de viscose e agora ganhei uma saia midi em A, que acredito que vou usar mto no verão.
    Invisto mto em colares e anéis e as roupas fico mais contida ms.!

    • Nossa, essa calça pijama deve ser uma delícia no calor!

  15. Sônia Regina

    Tudo bem, comentários ótimos e roupas idem, mas ….. não chame professora de qualquer grau de ensino de “professorinha”, ofende, sabia? Somos profissionais (você é novinha, eu aposentada, já dei aula em todos os graus de ensino, nunca aceitei que me chamassem de “fessora ” ou “professorinha”) não é profissional.

    • Helayne Martins

      ela chamou com carinho. S2

    • Exato, falei carinhosamente mesmo! Jamais quis ofender a classe! <3

  16. Ama

    Sigo bastante isso aí! Graças a Deus hoje trabalho num lugar que não faz exigência nenhuma de roupa, já trabalhei em um que só permitia calça e blusa de 3 cores muito específicas e era bem chato principalmente no verão carioca usar calça u.u. Mas infelizmente não tô podendo levar tão a sério isso de “me vestir de eu mesma” esse ano por causa de umas turmas que eu percebi que se não me embagulhasse ao máximo não seria possível ser respeitada por boa parte dos alunos…

    • Nossa, que chato isso, né? Poxa, até quando vamos ser objetificadas? :\

  17. Márcia Daniella

    Sapato confortável é uma prioridade, com certeza.

  18. Mariana

    Oi, sua linda! Gosto muito de seus textos.
    Sou professora há seis anos, gostei das suas dicas, contudo, achei a maioria das roupas bem informais – na real, queria chegar nesse ponto: o adequado ou não eu acho que tem haver com a instituição, com o grau de escolaridade e com o curso, aí fica mais fácil adaptar os modelitos. Particularmente, opto pela discrição e deixo a sensualidade para sair com amigas, familia e marido, não para a sala de aula, evito muita maquiagem e coisas que tirem o foco. Acho que sempre o destaque mais legal é pelo conhecimento, não pelas vestes, mas sim, somos e sempre seremos analisadas e julgadas pelo que usamos, não tem jeito! rss
    Ai, que vontade de ver sua aula, deve ser show! Bjsss!!

    • <3 E você está certa, a vestimenta depende de onde trabalhamos mesmo!

  19. Márcia

    Minha dica pras colegas professoras é, além das que já estão aqui ( principalmente sapatos confortáveis) , nunca usar camisa ou roupa com botões, sem uma camiseta ou blusinha por baixo. Gosto de falar gesticulando e, se um botao cair é desconforto na certa. Por isso sempre evitei camisas pras aulas. Ficar confortável, de um jeito que não precise puxar, arrumar ou ficar ajeitando a roupa, pra mim é o ideal.

    • Boa! Deus me livre cair um botão da camisa no meio da aula! :\

  20. Márcia

    Pra quem dá aula em muitas turmas diferentes , manhã/ noite etc: uma amiga anota na agenda a roupa que usou pra não repetir na próxima semana rsrs.
    Não cheguei a tanto mas… já pensei na possibilidade rsrs

  21. Fernanda Gabriela

    Hahahaha adorei a dica do “sim
    Você será observada”. Acho que o segredo é tentar passar neutralidade. Sem ir bonita demais, nem acabada demais. Nada demais. Eu já me perdi em aulas MUITAS vezes pq não conseguia parar de olhar pro sapato DIVO que a mulher usava la na frente. E já me perdi pq não parava de olhar o cabelo oleoso do professor. Hahaha aluno não perdoa!

  22. Juliana Reis

    Sou professora universitária e concordo com todos os pontos que você colocou. Uma dica legal é sempre usar uma camisetinha daquelas tipo da Forever 21 por dentro da roupa, porque aí fico bem tranquila de abaixar, por exemplo, na frente da turma toda, e não pagar sutiã…rs
    É muito tenso ficar lá na frente exposta, na frente de umas 60 pessoas, olhando pra você o tempo todo, mas, com o tempo, a gente se acostuma e passa a ser até legal! 😀

  23. Thais, não fazia ideia que você era professora. Fiz faculdade de professor (letras), então grande parte dos meus amigos é. Eu acabo usando minhas roupas normais mesmo, não uso nada curto nem decote, mas de resto vou bem normal. Sei que não tenho um visual muito ~adulto~ (e pra piorar, tenho cara de novinha), mas sempre trabalhei em lugares informais, então nunca reclamaram. Conforto com certeza é a chave de tudo.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  24. Gabriela R. Salomon

    Já encarei muita sala de aula e aprendi com isso o que vestir/usar. Sempre mantenho a maquiagem leve, sempre kkkkk. COm relação às roupas, sempre mantenho o jeans, sapato extremamente confortável e a blusa depende da estação. Ah, é fundamental ter um jaleco, pois já sofri em usar roupa, até camiseta branca, e depois de um tempo ficar amarela, por causa do giz.
    Gostei das dicas, Thais (:

  25. Miriã Andrade

    Eu também sou professora, mas de educação infantil, então pra mim o mais importante é estar confortável, pois com os pequenos os movimentos são muito importantes, então roupas que limitam não tem como usar. Mas dá pra se arrumar e ir bem vestida sim! 😉

  26. Mariana M

    Seu eu que dou aula pra educação infantil sou mega elogiada por apenas passar um batom rosinha, imagina o que os adultos não reparam!

  27. […] encaixava melhor num post do que num vídeo, por isso, estoy aquí! hahahaha Já até falei sobre roupas boas para quem dá aulas, mas sinto que esse dilema é um pouquinho diferente e sei que muitas de vocês também passam por […]

  28. […] do que num vídeo, por isso, estoy aquí! hahahaha Já até falei sobre roupas boas para quem dá aulas, mas sinto que esse dilema é um pouquinho diferente e sei que muitas de vocês […]