Dicas culturais e gastronômicas Livro

Das páginas para as telas: 15 livros que viraram filmes

10/06/2016

Já que é sexta e sexta já conta praticamente como fim de semana, resolvi aproveitar a estréia da versão cinematográfica de Como eu era antes de você, que chega às telas nessa próxima semana, para listar alguns dos meus livros que viraram filmes favoritos. Aí a indicação é dupla, né? Dá para escolher os livros, dá para escolher os filmes e dá para escolher os dois, como eu geralmente faço (hahaha). Bora?

Antes de começar, já viu meu post sobre o Kindle? Tá aqui!

15 livros que viraram filmes

Como eu era antes de você

livros que viraram filmes

Livro e eBook

Dessa lista, esse é o único que eu apenas li o livro, já que o filme, como falei há pouco, estreia nessa próxima semana. O livro foi escrito pela Jojo Moyes e conta a história de Will e Louisa – ela, uma jovem divertida e meio sem ambições e ele, um cara jovem que sofreu um acidente e ficou paraplégico. Eles se conhecem justamente quando ela vai trabalhar na casa dele, como cuidadora. Acho que o filme vai ser bem legal e estou ansiosa para ver! 

Simplesmente acontece | PS.: Eu te amo

livros que viraram filmes

Livro e eBook | Livro e eBook

Ainda na mesma vibe ~histórias de amor, dois títulos pelos quais tenho muito carinho <3. Esses dois filmes são baseados em dois livros da mesma autora, a irlandesa Cecelia Ahern – o primeiro é história de Rosie e Alex, dois amigos que vivem se desencontrando graças às surpresas da vida, enquanto o segundo mostra a trajetória, que perdeu o marido subitamente (prepare os lencinhos).

Disse que tenho carinho pelos dois porque amo a Irlanda – uma das minhas melhores amigas mora lá, já fui várias vezes pra lá e inclusive já fiz um roteiro de carro por alguns lugares em que foi gravado o PS.: Eu te amo. Além disso, lembro que li esses livros há vários anos, em inglês, quando estava treinando para começar a viajar por outros países. São livros que me lembram uma época boa!

Ah, Simplesmente Acontece tem para ver na Netflix.

Anna Karenina | O grande Gatsby

livros que viraram filmes

Livro e eBook | Livro e eBook

Agora dois para quem curte ver os filmes também pelo figurino, já que os desses aí são impecáveis! Adoro os dois – os livros e os filmes. Lembro que na época em que foi lançado, muita gente não curtiu O Grande Gatsby e juro que nunca entendi o porquê. Achei o filme super fiel ao livro e adorei Leo (#íntima) como Jay Gatsby. Já Anna Karenina é só para os fortes (já que o livro é pesado que só hahaha, literalmente), levei meses para ler e amo – perfeito para quem gosta de um drama russo (o que significa basicamente drama elevado ao cubo).

O diário de Bridget Jones | O diabo veste prada

livros que viraram filmes

Livro | Livro e eBook

Agora dois que são exceções – prefiro os filmes aos livros! Aposto que todo mundo já assistiu esses, mas pra mim são daquela categoria de filmes que se estiverem passando na TV, eu vou invariavelmente parar pra ver.

O amor nos tempos do cólera | Ensaio sobre a cegueira

livros que viraram filmes

Livro | Livro e eBook

Para contrabalancear os dois de cima, cujos livros não curto tanto, dois livros que eu amo: O amor nos tempos do cólera e Ensaio sobre a cegueira. Amo os dois escritores, Gabriel Garcia Marquez e José Saramago – definitivamente dois dos meus favoritos!

O primeiro, do Gabo, é basicamente a história de um triângulo amoroso que dura 50 anos – todo gravado em Cartagena, na Colômbia, o filme tem a Fernanda Montenegro e o Javier Barden. Já o segundo é uma história angustiante e sofrida (o próprio Saramago dizia que gostaria que os leitores sofressem ao lê-la como sofreu ao escrevê-la) – uma epidemia de cegueira começa a atingir grande parte da população, que é colocada em quarentena pelo governo.

Orgulho e Preconceito | Desejo e reparação

livros que viraram filmes

Livro | Livro e eBook

Keira é especialista em filmes de época, né? Então aqui tem mais dois que eu amo – tanto os filmes como os livros. O primeiro é um clássico da Jane Austen e conta a história de Lizzy e Mr. Darcy (curiosamente, o Darcy de Bridget Jones é inspirado nesse Mr. Darcy aí) – ela, preconceituosa e ele super orgulhoso. Já Desejo e Reparação é baseado num livro de um escritor que amo  também, o Ian McEwan – é uma história sobre como uma mentira que uma menina de 10 anos inventa pode alterar as vidas de muita gente para sempre. Já até indiquei esse livro aqui no blog há algum tempo, adoro!

Virgens Suicidas | Bonequinha de Luxo

livros que viraram filmes

Livro e eBook | Livro e eBook

Entre o livro e o filme de Virgens Suicidas, acho que prefiro o livro – mas curti também o filme, que foi dirigido pela Sofia Coppola. É a história do mistério que cerca as cinco irmãs Lisbon, que foram se suicidando uma a uma.

E, claro, não dava para esquecer desse clássico: muita gente não sabe, mas o roteiro de Bonequinha de Luxo é uma adaptação do livro de mesmo nome do Truman Capote. Adoro e recomendo ambos!

Millenium | Crimes ocultos

livros que viraram filmes

Livro | Livro

Para terminar a lista, duas indicações para quem adora livros/filmes policiais: o primeiro é a saga Millenium, do sueco Stieg Larsson – existem três livros dessa série que foram escritos por ele (e um quarto escrito por outro escritor, mas ainda não li esse) e quatro filmes, um norteamericano (é essa versão aí com a Rooney Mara) e três suecos. Já vi os quatro e adoro, assim como os livros da trilogia original – o tema principal dos três é a violência contra mulheres e tem uma das protagonistas mais legais, a hacker Lisbeth.

E Crimes Ocultos é um livro que eu li há muitos anos, meio por acaso – lembro que não sabia nada sobre o autor, acho que escolhi porque gostei da capa (haha quem nunca?) e acabei adorando a história. A trama se passa na Rússia e é sobre uma investigação sobre o alto número de mortes de crianças na década de 1950.

E aí, quem quer ver/ler algum desses?

você pode gostar também destes posts

33 comentários

  • responder NALIAN 10/06/2016 às 14:28

    Ja assisti ps te amo e o diabo veste prada e amei os dois

  • responder Natália 10/06/2016 às 14:50

    Eu aaaaamooo os posts sobre livros!
    Marina, faz um post com algumas indicações de livros que não sejam tão famosinhos, adoro esses livros que têm histórias fabulosas e quase ngm leu. =)

  • responder Karla 10/06/2016 às 15:17

    Marina, sempre certeira em suas indicações!!! Deste post em específico, já li e vi tudo o que foi indicado!!! Acho que temos gosto muito parecidos para leitura/filmes!! E de outros posts sobre esse assunto, tb adorei!!! Bjs

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 10/06/2016 às 15:19

    Muito topppp
    Acho que um complementa o outro
    GRANDE BEIJO

  • responder Fabricia Figueira Cravinho 10/06/2016 às 15:45

    Adoro os seus posts com dicas de livros e de filmes, já li alguns que você indicou e os outros estão na fila. Parabéns! Bjs

  • responder Vânia 10/06/2016 às 15:58

    Vi 90% dos filmes e li apenas três livros, mas gostei da maior parte das adaptações. O ensaio sobre a cegueira foi o pior de assistir, mas garanto que o mais realista. E Orgulho e preconceito é meu preferido, tanto q no filme tem até as falas iguais ao livro.

    http://www.ziperchique.com.br/2016/06/sobrancelhas-com-microblanding-tebori.html

  • responder Keilla 10/06/2016 às 16:34

    Anna Kariênina da Cosac Naify (saudades eternas) é meu sonho de consumo. Eu li a trilogia Millenium e é incrível. E que falta faz um escritor como o Saramago no dias de hoje…

    • responder Marina Fabri 10/06/2016 às 17:38

      Eu tenho a da Cosac mas comprei num sebo, tá com a capa meio estragadinha, me arrependi de não ter comprado uma nova :/

  • responder Veronica 10/06/2016 às 16:55

    Só li E assisti a dois:

    Reparação: o livro é genial (peguei dica aqui com vcs <3) e o filme fica léguas atrás, até pq o texto acontece através do fluxo de consciência e um filme não conseguiria reproduzir isso.

    Ensaio sobre a Cegueira: é meu livro preferido evah, li 11 vezes (até agora). Não imaginei que um filme pudesse chegar aos pés da obra de Saramago, magina, mas é um bom filme.

    Não sabia que tinha filme do Amor nos Tempos, vou ver! Amei o livro, amo tudo do García Marquez.

    Ah, fica a dica de que a versão sueca de Millenuim é mil vezes melhor que a estadunidense, que têm uns furos imperdoáveis.

    Adoro as dicas de vcs, façam sempre! Antes das férias, por favor, façam OBRIGATORIAMENTE 🙂

  • responder Glaucia C Santos 10/06/2016 às 17:05

    Assisti ontem o Como eu era Antes de Você, pensa num filme lindo? Muito fiel ao livro, amei demais.

  • responder Myrian 10/06/2016 às 17:53

    Adoro livros e filmes. Quando um livro acaba inspirando um filme, o que tenho observado é que o livro, geralmente, é bem melhor que o filme. Claro, não há como colocar em um filme todas as nuances que permite a literatura. Agora, deu vontade de ver e ler, aqueles que ainda não li/vi. Obrigada pélas indicações.

  • responder Flavia 10/06/2016 às 18:06

    Já vi praticamente todos os livros (‘simplesmente acontece’ e ‘como eu era antes de você’ ainda não, mas confesso que não me entusiasmam muito), mas um que eu vi é PRECISO ler o livro é ‘ensaio sobre a cegueira’. Gostei do filme quando vi, mas acho que a leitura deve ser muito mais angustiante! Amei as indicações, principalmente porque me faz lembrar que tenho ainda vários livros pra ler!
    Ps: achei péssima a versão de ‘amor nos tempos do cólera’! O livro é tão, tão bom! Kkkk

  • responder Ane elize 10/06/2016 às 18:17

    Nossa como eu odiei a sophia coppola por ter feito aquele filminho blasé e ter tirado a minha vontade de ler esse livro antes. Só li mesmo porque né , adoro o Eugenides e ele não é dos escritores mais prolixos kkkkk. Gente que livrinho mais maravilhoso que é as virgens suicidas! E quem não ficou procurando os “anexos ” no final do livro? (Não foi spoiler)

  • responder Letícia Bombassaro 10/06/2016 às 19:06

    Marinaaaaaa! Gabo é Gabo. Fiquei emocionada, por isso precisei comentar. Simplesmente subiu mais ainda no meu conceito. Bjsss!

  • responder Vanessa 10/06/2016 às 21:36

    Marinaaa, que tudo esse post!
    Como eu era antes de você…quero tanto ver no cinema, mas só de olhar pro trailer, já choro! Acho que vou morrer desidratada quando assistir, isso pq não me lembro de ter chorado com o livro. Eu hein.
    Eu amo a Irlanda de paixão, meu país favorito ever, mas não curti PS. Eu te amo, sei lá por qual motivo.
    Grande Gatsby, amei ameiiii o livro, mas ainda não vi o filme, preciso corrigir essa falha de caráter já! Hahahaha
    Tbm prefiro os filmes aos livros no caso de O diário de Bridget Jones e O diabo veste Prada. No caso do primeiro, até acabei largando a leitura. Era bem nova e costumava fazer isso, hoje em dia dificilmente largo um livro, acho que teria continuado até o fim. E Bridget Jones é o tipo de filme que não importa quantas vezes eu já tenha visto, se vejo que está passando, paro pra assistir mais uma vez, é mto legal.
    E Orgulho e Preconceito + Trilogia Millenium = amor²

  • responder Márcia Daniella 10/06/2016 às 23:28

    Desejo e Reparação me arrancou muitas lágrimas

  • responder Mariana 11/06/2016 às 02:29

    Socorro eu sou louca pra ver todos os filmes do millenium mas nunca achei na internet legendado! Onde você viu Marina ?

    • responder Nathi 20/06/2016 às 15:41

      Marina, os filmes Millennium (tanto o americano quanto o sueco) tem no Netflix.

  • responder Samy 11/06/2016 às 09:03

    Amo dicas de leituras Marina! Acertou em cheio! Acredita q ainda nao assisti Desejo e Reparação pq ainda não li o licro? rsrsrs, estou esperando Ler primeiro, assim como o Grande Gatsby (cujo livro eu amei, o filme nem tanto), enquanto nao li o livro não assisti ao filme (sou dessas ;), uma indicação – se me permite- é garota Exemplar, que já li e assisti e recomendo muito os dois! Continue nos indicando leituras Marina!!

  • responder Debora 11/06/2016 às 13:28

    “Desejo e Reparação” é o meu filme favorito, e também amo o Ian McEwan. Confesso que não curto filmes de romance bobinhos, por isso vi o filme meio que obrigada porque estava acompanhando amigas, mas me surpreendi! E de quebra me apaixonei pelo James McAvoy.
    O filme me impactou de tal forma que fiquei encantada pelo famoso vestido verde da Keira Knightley e escolhi um no mesmo tom para a minha formatura
    Ps: Meninas, vocês arrasam SEMPRE! Amo o blog de vocês porque não é só sobre maquiagem ou roupas, é um blog para mulheres com reflexões, indicações sinceras e um toque de humor, que todas precisamos! 🙂

  • responder Fernanda Gabriela 11/06/2016 às 17:41

    Estou me coçaaaando pra ver “como eu era antes de vc”. Cadê tempo de ir ver? Já estreou acho q desde quarta. 😉

  • responder Ana Carolina Bendlin 13/06/2016 às 13:12

    O problema do Gatsby é que o filme com o Robert Redford é bem melhor. Se ainda não viu, assista!
    Sobre o Amor nos Tempos do Cólera, não consegui perceber se vc gosta do filme ou não, mas eu, particularmente, amo o livro e odiei o filme!
    Já filmes que são melhores do que os livros (pelo menos na minha opinião), cito dois: O Poderoso Chefão e Laranja Mecânica.
    Já um filme superdecepção porque amo o ator e o diretor, mas odiei a adaptação que fizeram do livro é O Homem Duplicado, do Saramago. Eles cortaram o final, que é a parte mais legal!!!

    • responder Marina Fabri 13/06/2016 às 15:51

      Ah, esse do Saramago não vi ainda – acho que vale só o livro, então!
      Não curti tanto o filme do Amor nos Tempos do Cólera, mas indiquei mesmo assim porque gosto da história – e vai que tem gente que tem gosto diferente do meu, então inclui haha.

  • responder Jessica 14/06/2016 às 10:30

    Fiquei com uma expectativa tão grande sobre o filme Simplesmente acontece depois de ler o livro que me decepcionei tremendamente, mesmo tendo gostado do filme senti que eles poderiam ter feito a gente sofrer mais como foi sofrido no livro shuashuahsu Eles deixaram o filme menos dramatico eu achei.
    Sobre o filme da saga millenium vi o filme adorei, tenho o livro mas nunca consegui ler, o primeiro capitulo não consegue me prender na história =/
    To esperando não me decepcionar vendo Como eu era antes de você, pois eu amei o livro.

    Adorei o post 😀
    bjs

  • responder Nathi 20/06/2016 às 15:54

    Amo o livro Orgulho e Preconceito e a série da BBC de 1995 é bem melhor que o filme, muito mais fiel e ainda tem o Colin Firth (por isso a autora de Bridget Jones se inspirou no personagem Mrs Darcy e ele acabou participando do filme tbm).

    Bridget Jones realmente o filme é melhor, mas o livro é bem divertido. Já Becky Bloom que teve uma péssima adaptação para cinema.

    Apesar dos filmes não serem tão bons quanto os livros do Dan Brown, esse ano tem estreia do filme baseado no livro “Inferno” e já estou ansiosa.

  • responder Dicas gastronômicas e culturais 24/06/2016 às 18:30

    […] Como eu era antes de você: comentei aqui nesse post que eu tinha lido o livro e queria ver o filme, que estreou há alguns dias aqui no Brasil. Fui ver […]

  • responder Miriã Andrade 24/06/2016 às 23:20

    O diário de Bridget Jones é um dos meus preferidinhos, amo a história, leve e gostosa de ler, amo! <3

  • responder Dana 28/06/2016 às 05:49

    Aconselho-o a ler o livro “The Martian”. O filme também é maravilhoso ( http://filmesonline.video/79-perdido-em-marte-2015.html )!!

  • responder Gabriela R. Salomon 28/06/2016 às 10:14

    Eu adoro ler o livro, com certeza, mas ver o filme também é muito bom!!

  • responder Sugestão de leitura: livros para cada signo! 19/07/2016 às 13:30

    […] com os cancerianos sentimentais e apegados à família: Como Eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes (até já falei dele aqui); O Museu da Inocência, do escritor turco Orhan Pamuk (ele é um dos meus favoritos também, […]

  • responder Dana 19/01/2017 às 17:53

    esta é uma muito boa lista de filmes e maravilhoso! Mas eu também gostaria de acrescentar um filme “Aliados” ( http://assistirfilmes.co/3921-allied-2016.html ).

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB