Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Confesso pra vocês que eu relutei. Torci o nariz. Me recusei. Mas a verdade é que, no fim das contas, não deu para escapar: os anos 90 estão definitivamente de volta quando se fala em moda!

Talvez por ter vivido na época, as coisas que quando eu era criança achava o máximo começaram a me parecer bregas num nível astronômico (oi, franjinha da Sandy, hahahaha). Mas aí veio uma referência aqui, um modelo de acessório acolá… E, quando vi, OPA, tava voltando a gostar – mas não de tudo!

De qualquer forma, a moda é assim mesmo. A gente simplesmente ama alguma tendência, aí passa a usar, então ela explode, todo mundo usa também e, de repente, a graça vai embora. Mas vem outra coisa depois: aquilo começa a soar cafona. Aí vão-se anos de arrependimento ao ver as fotos antigas até que, um belo dia, alguém ressuscita a ideia trazendo ela de outro jeito (ou não). Então pronto: lá vamos nós de novo, como se nada tivesse acontecido! hahahaha

É claro que o processo todo depende muito da pessoa. Para mim, encontrar um estilo próprio é fundamental, mas não nego que a moda me pega de vez em quando! E está tudo certo, porque acho que ela reflete a sociedade em determinado período, não ligo de fazer parte disso.

Enfim, vamos – finalmente – às provas de que os anos 90 estão mesmo com tudo ultimamente!

#1 O batom marrom

anos 90

Se alguém me dissesse dois anos atrás que batom marrom voltaria à moda, eu responderia: “não vou usar isso nem a pau”. Acho que as lembranças dos tons acobreados escolhidos pela minha mãe 20 anos atrás eram fortes demais pra minha cabeça. Mas aí né, cá estou eu pagando a língua, porque hoje acho bacana. E tem mais: os batons, além de serem marrons, estão cintilantes. Quer dizer, metalizados, porque eles continuam sendo matte, coisa que a mulherada de 2016 não abre mão.

#2 A gargantilha

anos 90

O nome mais ~moderninho é choker necklace, mas ele nada mais é do que a boa e velha gargantilha que a gente usava pra ir nas festinhas americanas. Inclusive, as versões de veludo, até mesmo aquelas com pingente, estão invadindo os pescoços por aí. Já fiz post uma vez mostrando como usar, onde encontrar e alguns DIY para quem se inspirar a fazer seu próprio colar em casa.

#3 A gótica suave

anos 90

Falar de batom marrom e gargantilha de veludo com pingente só me faz lembrar dessa maravilhosa tendência: a gótica suave! Ela faz lembrar tanto os anos 90 que eu não sei nem explicar. Aí vão algumas dicas para vocês soltarem a trevosa que há dentro desses corações: veludo, coturnos, crucifixos, estampas florais com fundo preto, esmalte escuro, um milhão de anéis, óculos redondos, chapéus e, claro, choker necklace e batom marrom (ou preto, cinza, vinho…).

#4 O sapato plataforma

anos 90

E mais alguns outros modelos que gritam o que era muito in há 20 anos. Chamo todos esses calçados, carinhosamente e só dentro da minha cabeça, de “ugly shoes”. Por que assim, dizer que são delicados é forçar a barra, né? Na verdade, o design dos sapatos femininos nos anos 90 era bem bruto, por assim dizer. E hoje, mesmo que eles não sejam as maiores pérolas da sutileza, acho legais como recurso para quebrar um look mais cheio de frufru, por exemplo.

#5 O chinelo tipo Rider

anos 90

Já que estamos falando em calçados… Lembro bem que, quando era menor, só usava Rider – e achava uma delícia porque dava pra colocar com meias no inverno! hahahaha E não é que mesmo com o império das Havaianas o estilo voltou? Já vi algumas marcas lançando modelos inspirados nele. Não sei se usaria pra sair na rua, mas em casa com certeza, era tão confortável!

# 6 O cabelo colorido

anos 90

Parece que tá todo mundo se coçando para ter o cabelo colorido hoje em dia – e eu me incluo nessa! A parte boa é que agora temos ~liberdade poética pra pintar do jeito que quisermos, bem diferente de quando éramos crianças/adolescentes! Quem aí se lembra dos sprays com tinta colorida que saía no banho? E do papel crepom para dar aquela pintadinha malemolente no cabelo? hahahaha

Para quem está com vontade de aderir, esse post da Sá tá imperdível!

#7 A pochete

anos 90

Pois é, minha gente, aquele acessório de tiozão está aí, pra todo mundo usar. Mas vamos dar um desconto porque agora ele vem revisitado: são outros materiais, acabamentos, detalhes… Não sei se usaria, mas que a pochete é prática pra caramba, isso não posso negar!

#8 O piercing no septo

anos 90

Lembram do post em que mostrei alguns modelos de piercing falso para colocar no septo? Então. Para quem não quer furar de verdade, é uma alternativa. Dá para trocar com mais facilidade, até mesmo de acordo com a ocasião. Se antes a ideia tinha ficado no passado, vejam só, até joias de mentirinha estão sendo feitas para suprir a demanda – Pinterest tem poder!

#9 A jaqueta amarrada na cintura

anos 90

História da minha vida: tirar a JAPONA, amarrar na cintura e ver ela escorregando a cada passo! hahahaha Mas agora, aparentemente, essa mania dos tempos de escola virou mesmo foi artifício para deixar os visuais mais interessantes. Tenho visto muitas blogueiras e ~influenciadoras (detesto essa palavra, hahahaha) usando as jaquetas dessa maneira.

#10 O top cropped

anos 90

Esse eu sei que já deve ter cansado muita gente (eu mesma nunca usei por motivos de: pança), mas talvez tenha sido um dos primeiros reflexos dos anos 90 nos últimos tempos. Se ele fica ou se ele vai é um mistério, o que eu sei foi que bombou por aí, especialmente nos últimos verões!

É, gurias, tão pensando que é fácil? A moda é um treco muito maluco mesmo. Agora se preparem que daqui a quatro anos os anos 2000 é que vão voltar… Será que a gente atura as calças de cintura baixa de novo? HAHAHAHA

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
43 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Raquel Bandeira

    Adorei o post, Thais! É isso msm, moda é esse vai e vem de tendências e eu sempre procuro usar o que combina cmg, estando ou não na moda! Correndo o risco de pagar pela boca, eu digo: calças cintura baixa nunca mais!!! Oh coisa horrorosa, desconfortável e ainda estraga o corpo! Mts beijos!

    • Minha mãe sempre me disse que as calças de cintura baixa estragavam o corpo e eu nem acreditava. Mas ó, não é que ela tinha a maior razão? Acho que não me arrisco mais também!

  2. Marla Rodrigues

    vixe, Maria

    vou estocar calça jeans

  3. Veronica

    Acho tudo isso muito demodê, afinal os anos 90 acabaram há uns 5 anos hahaha. (Fiz 40, então pra mim 1990 a 2016 tem um intervalo de 10 anos.) Olho as guriazinhas se achando as modernas e rio. Sempre.
    (Estou revendo Friends inteirinha e o batom marrom e o cós alto eram regra inviolável!)

  4. Hahahahha nossa Thaís do céu, ri muuuuuito!!!
    Eu usava tudo isso na minha pré-adolsecência, tipo anos 2000 (ou seja nem é tão anos 90 assim!)… gargantilha imitando tattoo, blusa amarrada na cintura pra mim não era moda não, era necessidade, porque com tanto fichário e caderno pra carregar a blusa ia amarrada, e escorregando mesmo kkkk Cropped top nunca usei, mas e as blusinhas com um pedacinho da barriga aparecendo, tipo, “sem querer”, aproveitando a cintura baixa da calça? Usava um tênis com sola de sei lá, uns 10 cm, e minha mãe falava que era tênis de astronauta! Ai que brega! Olha, difícil dizer, mas acho que tudo isso ficou lá atrás mesmo. E calça de cintura baixa: never more! haha
    http://www.simpleness.com.br

    • keylla

      Verdade!!!
      Mas se voltar as alcinhas de siliconE e os saltos em acrílico eu tô é MORTA kkkkkkkkkkkkk

  5. Gabriela R. Salomon

    Até 1 ano eu não usaria um batom marrom, mas agora… vai ver se já não comprei kkkkkk. Lembro da minha infância usando os moletons amarrados na cintura hehehe

  6. Angela

    Mesmo “fora de moda”, sempre gostei do batom marrom e calça de cós alto. Calça baixa é o fim! kkkkk

  7. Cláudia

    gente, sério, rider e calça baixa: não. por favor, não. de jeito nenhum.

  8. E como esta….
    algumas eu ate aderi, alguns nao combina comigo
    BEIJOS

  9. Georgia

    Não vou querer as calças de cintura baixa de novo nãaaao! ninguém merece hahahahhaha

  10. Eu aceito todos, menos a calça baixa. Nunca gostei e nunca vou gostar!

  11. Boca de sino (que agora é flare) também voltou rs. O casaco amarrado na cintura eu nunca parei de usar, é muito prático, já que é comum não caber na bolsa. Acho engraçado essas coisas da moda voltar, há alguns anos já que percebi isso e agora tá muito anos 90 rs.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  12. Eu acho brega um monte de coisas aí, isso porque comecei os anos 90 com 4 anos. Acho horrendo até hoje batom metalizado, mas o nude puxado para o marrom matte é deuso! Pochete, necklace, gótica suave, rider, nem a pau. Blusa amarrada na cintura sempre usei, nem sabia que era moda, achava que era um jeito de deixar meus braços livres e parecer mais cool hahaha

    Faltou aquela saia horrenda que é em A e tem botões na frente. Uó.

    Ainda bem que podemos escolher o que usar 😀

    http://www.ziperchique.com.br/2016/06/looks-usaveis-com-chapeu.html

  13. Fabiana

    Nossa, é sempre assim, a moda está sempre voltando e não é de hoje, pena que não guardei minhas velharias, rs.
    Olhando a sua listinha, algumas eu não usei na época e não usaria agora: brinco no septo e chinelo Ridder, também não me agradam esses sapatos plataforma, além de desconfortáveis são perigosos. As pochetes e o cropped eu usei na época, mas não me arrisco mais, as pochetes são horríveis e o cropped o corpinho não permite mais. Agora o que gostei e estou usando é o batom marrom, confesso que nessa época eu usava muito, tinha uns dois batons apenas, e só marrom. Eu já comprei um marrom novo, mas não tive coragem de arriscar, comprei da Vult que é baratinho, e estou gostando. Os cintilantes eu ainda estou com pé atrás, mas quem sabe no futuro…
    Beijos
    Fabiana

  14. lurdes

    Muita coisa aí eu ainda acho brega e nao usaria. A calça de cintura baixa pode até voltar,mas acho que nao fica nao. Eu mesma nao usaria mais.

  15. keylla

    Thais!

    Adorei o post! Eu tenho uma nolstagia master dos anos 80 e 90. Tbm tenho notado as tendências dos anos 90 vindo á tona: principalmente o batom marrom e calça mom´s jeans (que não está na lista), mas tenho visto cada vez mais essa tendência nas ruas.
    Eu sou ruiva e amo batom marrom gente! Muito amor rsrsrsrs
    Sem falar nas músicas dos anos 90, que para mim, foi a última década com música e bandas boas. Depois só modinha.
    Beijossssss

  16. Keylla

    Thaís,
    Só acho que os anos 90 foram marcados por cintura mais alta das calça jeans (as mom´s jeans), como usavam a Rachel e a Monica no Friends e como é a imagem que vc usou no tópico da blusinha cropped… cintura baixa, ao meu lembrar, foram mais após virada dos anos 2000.
    De qualquer forma, foi nostálgico voltar no tempo com seu post. bjss

    • Keylla

      Ai Deus, rindo comigo mesmo! Isso que dá fazer leitura dinâmica e não ler direito a frase… esquece o que escrevi 😛 (que é o q vc escreveu!) Bjssss

  17. myrian

    Usei muito o cropped ( que no meu tempo era mini blusa), a gargantilha e a sandália plataforma. O resto até que não. rsrs

  18. Mari

    Nossa Thaísssss, recordar é viver mesmo. Lembro na minha adolescência que tinha essa moda gótica e tinha também os “clubbers”, quem se lembra? Eu mesma tinha uns meiões até o joelho LARANJA, usava com saia de pregas JEANS, e para completar o look, gargantilha de tatuagem e uma mochila inflável PRATEADA! Lindona! hahahahahaha mas é aquilo, moda de adolescente, eu queria me sentir incluída no grupo, nem sei se achava realmente bonito. Hoje, tenho meu estilo, e com toda a certeza do mundo não usarei batom marrom, tênis plataforma e outras coisinhas… mas se gostam, se acham bonito: se joga! rs 🙂

  19. Cris v.

    Não, não pelo amor de J.cristo, calça de cintura baixa nem pensar, deforma o corpo e se você sentar de forma desajeitada ainda mostra o “cofrinho”. Fiquei bem nostalgica lendo esse post, casaco amarrado na cintura, chinelo Rider, gargantilha, época boa.. lembraram a época que as música do vinny e de tantos outros eram sucesso e eu adorava e ouço ainda. Beijos.

  20. Márcia Daniella

    De todas, a que mais curti foi o batom marrom

  21. Vanessa

    Faltaram as polainas…

    • É que essas são mais dos anos 80 do que 90! 😉

  22. Caroline

    Pra mim a prova de q os anos 90 estão de volta foi a volta do É o Tchan.. hahajhaha

    • HAHAHAHA, pra mim eles nunca foram – ETERNAMENTE EM MEU <3

  23. Isabele

    Lendo o post, percebo que não curto muito esse estilo anos 90, não… Porque não uso uma coisa sequer das listadas… A gargantilha eu usei em 90 (Tenho uma foto minha na escola com uma e cabelo chanelzinho, tinha uns 5 anos, nhooo), mas sinceramente, não usaria hoje… Acho que sou mais clássica kkk

  24. isla wolff

    Adorei o post, muito real tudo que tu disse hahahaha

  25. Acho que para algumas “tribos” algumas coisas nunca saíram de moda, mas realmente, os anos 90 parece que estão aqui de novo, só que com melhores tecidos hahaha

    Um beijo,
    Foca no Glitter

  26. Miriã Andrade

    O batom marrom e o cabelo colorido são demais, tamo junto! hahaha 😉

  27. Fernanda R

    Poxa ainda bem que os tons cobre, marrons e quentes em geral estão voltando, estou ruiva agora e essas cores vermelhas frias simplesmente não funcionam pra essa cor de cabelo. Hahaha

  28. Fernanda Gabriela

    Vou confessar que, tirando o piercing e o cropped que mostra pança, eu adoro toooodas essas tendências. Usei numa época que eu nem sabia do que se tratava, era só o q eu achava para vender nas lojas kkkkkkk Gosto mto dessa coisa despojada e estou de olho há meses na “rider” da adidas. Pudesse, ia trabalhar com ela! Hahahaha e moleton na cintura para esconder o popô pros boy não ficar de olho na rua. Hahahahaha
    😉 bjs

  29. Aline

    Eu vejo uns famosos usando rider e só consigo lembrar de um priminho meu que o pé dele escorregava e os dedos acabam todos ficando pra fora hahahaha jamais usaria hoje em dia

  30. Sulanai

    Tem coisas que achava medonho e continuo achando…. mas a moda sempre está se recriando e voltando com uma carinha nova ou nem tão nova assim … o que de fato importa é ser feliz e se sentir bem. Adorei este post !!

  31. […] dei essa letra quase um ano atrás num post aqui no blog – e não é que acertei mesmo? A moda dos anos 2000 está voltando, sorrateira e […]