Cabelos

Tipos de cabelo: você sabe qual o seu?

05/04/2016

Vocês conhecem a classificação por tipos de cabelo? Eu até já tinha ouvido falar, mas nunca tinha parado para ler nada a respeito – até que outro dia, meio por acaso, acabei caindo na página do Andre Walker, um cabeleireiro que bolou esse sistema para classificar cabelos ondulados, cacheados e crespos, e achei super interessante. Quando você sabe mais sobre seu tipo de cabelo, fica mais fácil adequar a rotina de cuidados e ter fios mais bonitos, né?

Tipos de cabelo: lisos

tipos de cabelo

Os cabelos do tipo 1 são todos lisos, sem nenhuma ondulação – podem ter tendência à raiz oleosa e costumam ser sedosos e brilhantes (porque a oleosidade se espalha com mais facilidade). O tipo 1A é o que reúne quem tem cabelos finos, grudados na cabeça, difíceis de modelar – o famoso “escorridão” (hahaha, é o meu). Já os cabelos do tipo 1B tem espessura média e um pouco mais de volume e movimento, enquanto os do tipo 1C são bem grossos e densos.

Para cuidados com esse tipo de cabelo, é só dar uma olhada na aba ‘Cabelos‘ aqui nesse humilde blog – tem muita coisa por aqui, já que temos os fios lisos.

Tipos de cabelo: ondulados

tipos de cabelo

A categoria 2 reúne quem tem fios ondulados – os dois primeiros tipos, 2A e 2B, têm apenas ondas em formato de S nos fios, enquanto o 2C já começa a formar cachinhos.

Os cabelos do tipo 2A finos e sem muito volume. Para definir melhor as ondas, prefira shampoos sem sulfato e óleos para as pontas que tenham tea tree (melaleuca) ou óleo de jojoba. Além disso, procure também por produtos leave-in que prometam hidratação e diminuição do frizz. 

Já os do 2B tem um pouco mais de volume e frizz. Nesse caso, tratamentos e produtos com proteínas são super indicados porque aumentam a elasticidade dos fios e deixam as ondas mais definidas. Por fim, sempre é bom ter um shampoo seco à mão, ele ajuda a absorver a oleosidade dos fios e ainda dá um movimento bonito (já que os cabelos ficam menos ‘colados’ na cabeça).

Para terminar, os do tipo 2C são aqueles cabelos que já tem alguns cachos formadinhos no meio das ondas – é aquele tipo de cabelo que se for muito penteado pode perder muito da definição. No caso desse tipo de cabelo, o difusor já pode virar um grande amigo, já que ajuda muito a definir os fios na hora da secagem. Produtos com óleo de jojoba e Argan também são bastante indicados.

Tipos de cabelo: cacheados

tipos de cabelo

Os cabelos do tipo 3 são os cacheados – o 3A tem cachos mais abertos, o 3B tem cachos um pouquinho mais fechados e o 3C tem cachinhos cujo diâmetro é mais ou menos o mesmo de um lápis.

Tanto para os cabelos cacheados quanto para alguns tipos de crespos, uma técnica muito indicada é a da fitagem, que serve para hidratar e definir bem os cachinhos – a Maraísa (<3), que tem cabelo tipo 4B, ensinou certinho como fazer aqui. Produtos que tenham óleo de amêndoas também são bastante indicados.

Tipos de cabelo: crespos

tipos de cabelo

Por último, os cabelos do tipo 4 são os crespos. Os do tipo 4A são cabelos que tem cachinhos mais ou menos do diâmetro de uma agulha de crochê, enquanto os do tipo 4B já formam um Z invés de um cacho propriamente dito. Por fim, os cabelos do tipo 4C são cabelos bem densos, tanto que você não consegue identificar bem os cachinhos.

Muitas meninas que têm cabelos crespos são adeptas de uma técnica chamada co-wash, a Sá já explicou certinho o que é aqui, que ajuda bastante a manter a hidratação, já que esses cabelos costumam ser mais secos. Além disso, produtos com óleo de coco, óleo de jojoba e muito leave-in hidratante também são indicados.

Aproveitei também minha pesquisa no assunto para trazer algumas curiosidades sobre isso: segundo uma pesquisa feita pela L’oréal, 18% das brasileiras nascem com os fios lisos (tipo 1), 26% com fios ondulados (tipo 2), 29% com os fios cacheados (tipo 3 – esse é o tipo de cabelo mais comum no Brasil e também a categoria que mais tem gente que realiza processos de alisamento). Os outros 27% ficam divididos entre as mulheres com cabelos do tipo 4: 8% para o tipo 4A, 17% para o 4B e 2% para o 4C.

E aí, já sabe qual é o seu?

você pode gostar também destes posts

43 comentários

  • responder Nandi 05/04/2016 às 14:00

    O meu é liso mas não tem um caimento legal! Ele só se ajeita quando lavo e faço escova..

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 05/04/2016 às 14:16

    Eo meu que nao se encaixa em nenhum rsrsrsrs
    Alguns tempos atras ele começou a nascer a raiz enrolada e ao longo do cabelo ia ficando mais liso, entao optei por progressiva na raiz, ai e cuidado dobrado
    bjss

  • responder ZILANDRA BATISTA RODRIGUES 05/04/2016 às 14:18

    O meu e indefinido rsrsrs
    queria muito ter um cabelo pesado e com volume…Tipo atris Camila Queiros rsrss, podia ser bonita igual ela tambem kkk
    bjss

  • responder Heloisa Carvalho 05/04/2016 às 14:28

    Uma mistura muito louca de todos! Hahaha. Tenho fios lisos, fios ondulados, fios cacheados e a parte da nuca é crespa.
    Meu cabelo é tipo: the rules don’t apply to me, hunf…

    • responder Marina Fabri 05/04/2016 às 15:32

      hahahaha morri!

    • responder Carina 05/04/2016 às 17:11

      O meu também! Está mais para o cacheado/ondulado, mas tem partes lisas, crespas… toda essa numeração se aplica.
      Mas é isso que eu ADORO!

  • responder La Rabelo 05/04/2016 às 15:40

    O meu fica entre 2c e 3 a.
    Pra conseguir deixar ele bem definido não abro mão de usar creme de pentear e amassar bem os cabelos enquanto aplico o produto.
    As vezes misturo creme de pentear com gelatina da Salon Line ou a gelatina feita com linhaça e fica melhor ainda!

  • responder myrian 05/04/2016 às 16:09

    Com certeza o meu é o 2C. O cabelo indefinido que não cacheia, tb não é liso e fica cheio de volume.GRRRRRR É o tipo de cabelo que só fica bonito no dia que lava, que é quando ele fica ligeiramente cacheado. No dia seguinte já é aquela massa indefinida…Sniff, fazer o que.

    • responder Carol Magnani 07/04/2016 às 15:55

      Myrian, tenta ler e seguir tbem as blogueiras de cabelo cacheado q sempre elas têm dicas ótimas pra definição e day after… talvez vc consiga lidar melhor com seu tipo de cabelo… me ajudou mto… bjos

  • responder Vanessa 05/04/2016 às 16:37

    O meu é ondulado FEIO hahaha. Odeio, fica horroroso, sem definição nenhuma, lavo e qdo acordo no outro dia tá todo dobrado/amassado, parece que dormi com ele molhado, e na frente tá uma massaroca medonha cheia de ondulação toda torta.

  • responder lurdes 05/04/2016 às 16:41

    O meu é um liso rebelde,que deseja ser ondulado…hahaha

    • responder Mariana 05/04/2016 às 22:01

      Acho que o meu tbm…kkk… Tá meio 2A, ele não é ondulado, mas liso também não é…Sou tao indecisa que reflete ate no meu cabelo..rsrs

  • responder Emanuella 05/04/2016 às 17:00

    Muito bom este post, o meu é tipo 2c.

  • responder Maria 05/04/2016 às 17:51

    Também gostei do post! 🙂 O meu é um misto de 3C com 4A. Porém, faço parte da estatística que alisa os fios. Então, tenho que ter cuidados redobrados com a parte de reconstrução e no mais, o trato como um cabelo crespo mesmo, intercalando lavagens com no poo e shampoo normal hidratante, não descuidando da hidratação e do uso de óleos.

  • responder Ana Luiza 05/04/2016 às 18:23

    O meu é o 1B! Esse post também explica bem sobre cada um deles: http://www.gosteieagora.com/2014/05/tipos-de-cabelo/

  • responder Ivette Roméro 05/04/2016 às 18:48

    Adorei seu blog!!
    Meus cabelos são cacheados, e como sou modelo, preciso está com eles hidratados. Boas dicas de produtos!!
    http://modelocastingmodel.blogspot.com.br/

  • responder Nicolle 05/04/2016 às 18:57

    Tipo de cabelo: indeciso!
    Kkkkkkk
    Mas acho que é 2A.
    Na verdade, ele tem vontade própria e também depende do corte…

    Post super bacana!
    Beijos

  • responder Camila 05/04/2016 às 22:29

    Tem algo entre o 1c e 2a?! To entre esses aí! Descobri com a cabeleireira semana passada que meu cabelo é seco. Eu achava que meus fios eram grossos e ela disse que são finos e que o problema é que tenho muito cabelo por m2, kkkkk
    Agora estou achando q tenho alguns fios finos e alguns grossos. É meio louca a cabeleira da brasileira, miscigenação total!

  • responder karina 06/04/2016 às 01:55

    Quando aparece que o cabelo 2 precisa de proteina, quer dizer queratina ? Que outro tipo de proteina pode ser ? Obrigada

    • responder Maria 06/04/2016 às 08:40

      Karina, não sou especialista na área. Então, vou reproduzir o que tenho pesquisado blogs afora (se eu falar alguma besteira, me corrijam!). Os cabelos, sejam do tipo 2A ou de outros tipos, necessitam de reconstrução – no caso, proteínas, queratina e afins – quando perdem massa – seja por processos químicos como descoloração e alisamentos, como por processos mecânicos como o excesso de uso de chapinha e secador, por exemplo. Geralmente, esse cabelo carente de massa quebra com facilidade e apresenta aspecto de palha, ele fica poroso. Daí, surge a necessidade da reconstrução, através de cremes com ingredientes como queratina, proteínas e aminoácidos, que acabarão por preencher a massa que o cabelo perdeu. Porém, é preciso moderação nessa etapa: caso contrário, o cabelo que for reconstruído sem necessidade pode ficar com fios duros e até passar a ter quebra.

    • responder Marina Fabri 06/04/2016 às 11:51

      Não, proteína mesmo, existem vários produtos com esse componente entre os ingredientes, tipo esse http://www.epocacosmeticos.com.br/rd-protein-cream-nppe-tratamento-disciplinador.

  • responder Julia Kubrusly 06/04/2016 às 03:09

    O meu é 1a, liso escorrido e bem fininho, mas tenho uma quantidade legal de fios, então não gruda tanto na cabeça (e manter curto também a ajuda a aparentar que tem mais volume). Faço cronograma, mas a etapa que meu cabelo curte mesmo é hidratação, já que tá virgem e é oleoso.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Lilian 06/04/2016 às 07:34

    O meu é tipo 1A, kkkkkk, totalmente liso, sem volume,com a porcaria da oleosidade na raiz, é um sacrifício fazer qualquer coisa nele, nem laque extra-mega-ultra forte segura o bicho, rs.

  • responder Priscila 06/04/2016 às 08:20

    Poxa, o meu também é 1A…e além de ser fino tenho pouco cabelo, então o aspecto vaca lambeu só deixa de existir se eu lavar todo santo dia.

  • responder Ninna 06/04/2016 às 09:27

    Adorei o post, Marina!

  • responder Michele Bdz 06/04/2016 às 10:10

    O meu é o liso que queria ser ondulado.. rs

    Ele fica bem liso quando faço escova.. mas se resolver prender ou fazer um coque, ele fica ‘amassado’.. :/

  • responder Fernanda R 06/04/2016 às 11:36

    Ohh, o meu era 1A e após algumas químicas e henna (que engrossou o fio) foi pra 1B. Pra mim liso era tudo igual, não tinha diferença, bom saber que tem hahaha

  • responder Patthy 06/04/2016 às 11:45

    O meu é tipo 2, mas é 2C assim que acaba de secar naturalmente e vai perdendo os pseudo-cachos até chegar no 2A. Ah, sem falar que ele é praticamente perto da raiz, as pontas que são mais ~ousadas~ – sendo assim meu cabelo mais curto fica mais liso. rs
    Já fui de odiar essa falta de definição dos meus fios. Mas eu cansei de dar murro em ponta de faca, cabelo é amigo e não inimigo, né? Acordou esquisito, sem forma? Sem problema, eu tranço o cabelo que é uma beleza.

  • responder Ana 06/04/2016 às 11:49

    4C aqui! o/

  • responder Nivea Cruz 06/04/2016 às 12:17

    Meninas,experimentem a linha cachos perfeitos da bioextratus,é pra fazer aquele lance de low-poo no-poo que já falaram aqui. Mesmo meu cabelo sendo algo entre o liso e o ondulado(tenho umas ondas no colorido,não consigo entender porque o bendito não fica todo igual) funcionou muito bem. Deixou meu cabelo macio,com brilho,movimento…enfim,amei muito e acho que vale a pena a experiência.

  • responder Márcia Daniella 06/04/2016 às 12:45

    Meu cabelo era liso escorrido, mas graças ao maravilhoso poder do insistente corte em camadas, ele está lindamente ondulado agora. Esperei a vida inteira por isso, rs, rs

  • responder Raíssa 06/04/2016 às 17:55

    Esse site Naturally Curly é muito bom! A Michele Bender, coautora do “Manual da garota cacheada” escreve nele também (para quem não sabe, foi desse livro que surgiu o método no/low poo!). Os artigos são muito bons. Comecei a fazer a seguir a técnica certinho e estou tentando descobrir como finalizar o cabelo para ele ficar naturalmente ondulado, que é o meu tipo de cabelo (e não liso armado e revoltado com a vida). Li o livro esses tempos e é muito bom, tem muita dúvida, muita coisa que a gente ouve falar na internet e não entende o porquê, nele explicam várias dessas coisas – inclusive como finalizar tipos diferentes de cachos. 🙂

    • responder Maria 06/04/2016 às 19:34

      Estou doida para comprar esse livro. Mas, tempos atrás, procurei num monte de livrarias e estava esgotado em todas… 🙁

    • responder Raíssa 07/04/2016 às 08:28

      Oi Maria! Eu achei para comprar na internet só, dá uma olhada que tem na Saraiva, Submarino, Amazon etc.
      Espero ter ajudado 🙂

    • responder Maria 11/04/2016 às 14:53

      Oi, Raíssa! Comprei o meu pela Saraiva e ele chegou hoje. 🙂 #ansiosaparaler. Obrigada pela dica! 😀

  • responder Miriã Andrade 06/04/2016 às 22:58

    O meu é um liso mais rebelde, hehe, por conta das químicas e tal. 😉

  • responder Fernanda Gabriela 07/04/2016 às 11:23

    Gente, que post tudo!!!!!!!!!! Não sabia dessas classificações! Sou uma clássica 2A que tem dias de lisa.
    Gente, cabelo de brasileiro é um negócio polêmico! São muitas misturas.Eu tenho fios ondulados e lisos e ainda tenho loiros, castanhos, pretos, avermelhados. HAHAHA

  • responder Carol Magnani 07/04/2016 às 16:16

    Marina, adorei o post, super explicativo e abrangente!!! O meu é um 2B q, no dia bom, fica 2C (pq qto mais cacho e volume, mais feliz eu fico rsrs). E gente, creme pra definição é tudo… como a gente demora pra entender como cuidar do nosso cabelo né? Ainda bem q uma hora dá certo..bjss

  • responder Gabriela R. Salomon 25/04/2016 às 16:56

    Infelizmente meu cabelo não tem definição 🙁
    Atrás é ondulado e na frente é liso. Eu, sinceramente, não gosto :/

  • responder Giulia 07/05/2016 às 16:10

    Bacana ver que existe essa diferença categorizada. O meu é 1a, liso, escorrido, sem volume e fino que fica facilmente oleoso na raiz, haha. Sempre preciso secar com escova pra deixá-lo encorpado.

    • responder Juliana Morais 31/01/2022 às 20:01

      Eu tenho dois tipos de cabelo o 2a e o 2b

  • responder Tipos de cabelos, você sabe identificar o seu? - Portal AVôVó 08/09/2020 às 13:15

    […] Belíssimo Coisas de Diva Patricinha Esperta Chata de Galocha Brazilian Black Beauty Desventuras de uma Cacheada Guia de […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB