Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Muito se fala sobre a hidroquinona, componente químico que pode ser usado para clarear manchas de pele. Mas no meio de tantas informações desencontradas na internet, resolvi chamar a Dra. Lilia Guadanhim, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para nos dar uma luz sobre o assunto e nos fornecer informações precisas sobre o tratamento com o ingrediente.

Hidroquinona: para que serve e cuidados a serem tomados

Foto: Shutterstock

O que é e para que serve a hidroquinona

A Dra. Lilia nos contou que a hidroquinona é um composto fenólico orgânico e é amplamente utilizada em dermatologia. A principal indicação da hidroquinona é no tratamento de hipercromias, que são manchas escuras na pele, através da inibição da enzima tirosinase, que participa do processo de síntese de melanina. É opção de tratamento para melasma (manchas castanhas no rosto, de aspecto rendilhado, muito comuns após gestação) há mais de 50 anos, além de hipercromias pós inflamatórias como manchas de acne.

Se você também tem dúvidas sobre a eficácia do “shampoo bomba”, veja aqui o que dizem os especialistas sobre essa mistura caseira.

Cuidados com a hidroquinona

Segundo a médica dermatologista, a hidroquinona é o clareador considerado padrão ouro em muitos casos, ou seja, é a melhor opção disponível de tratamento. Seu uso é seguro mas é fundamental que seja acompanhado por um médico dermatologista, especialista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

A doutora conta também que é necessário o diagnóstico correto da causa da mancha junto com um especialista, pois existem casos em que a hidroquinona não é indicada e outros casos onde ela não é a opção mais adequada de tratamento. Por isso antes de começar a fazer qualquer coisa em sua pele, procure um médico, só ele poderá te indicar o melhor medicamente para seu caso.

Antes de começar qualquer tratamento, também devemos prestar atenção na concentração a ser utilizada da substância, o tempo de uso e os tratamentos concomitantes, além das características da pele de cada pessoa. A hidroquinona é uma substância potencialmente irritante e seu uso, quando feito sem indicação correta e sem acompanhamento dermatológico, oferece riscos, como a piora da mancha por inflamação ou irritação, surgimento de manchas claras e irreversíveis no rosto e aparecimento de pigmentação acinzentada extremamente resistente a tratamento.

As complicações mais importantes em geral ocorrem com o uso de concentrações muito altas de hidroquinona, encontradas em produtos manipulados. Recomenda-se o uso de concentrações de até 4%.

Hidroquinona: para que serve e cuidados a serem tomados

Foto: Shutterstock

Contra indicação ao uso da hidroquinona

O uso de hidroquinona não é recomendado em gestantes e lactantes e nem em crianças menores de 12 anos, por falta de dados sobre segurança nessa população.

A hidroquinona pode ser usada nas axilas e virilha?

A Dra. Lilia salienta que os compostos com hidroquinona podem ser muito úteis no tratamento de hiperpigmentações de axilas e virilhas, no entanto deve-se observar a concentração, a combinação com outros ativos e a frequência de tratamento. Antes de usar, procure um médico!

Vale dizer que Bepantol não tem nenhuma substância clareadora, inclusive não tem hidroquinona na fórmula. Veja aqui quais os benefícios reais que você pode encontrar com o uso da pomada.

É verdade que a hidroquinona pode causar o câncer de pele?

Há relatos de casos de câncer em ratos, causados pela ingestão oral de hidroquinona, no entanto, atualmente não há nenhuma evidência de que a hidroquinona tópica (em creme) tenha qualquer relação com o surgimento de câncer de pele em humanos, ressalta a médica dermatologista.

Espero ter ajudado e lembre, consulte um médico dermatologista antes de começar qualquer tratamento. É melhor e evita quaisquer riscos com a sua saúde.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
17 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Fernanda Gabriela

    Já vejo cremes clareadores sendo vendidos em revista da avon, em natura, em todo canto como se fosse hidratante… é mto sério esse negócio de tratar manchas. Pode ser de qualquer jeito não. Enfim, acho que os cremes mais simples devem ter uma formula super fraquinha, mas, mesmo assim, devemos olhar com cuidado para eles.
    Valeu CDD pela informação.

  2. Gosto desses posts mais “técnicos”, são informações preciosas que muitas vezes a gente desconhece. Bem legal. Em breve vou ao dermatologista porque a acne ainda é uma realidade e eu já to na cara do gol dos 30, e tá na hora de parar, né rsrs.

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

  3. Márcia Daniella

    Já usei produtos manipulados com hidroquinona na composição. O tratamento foi tranquilo e de resultado

  4. Melissa

    Já usei uma pomada com hidroquinona pra tratar manchinhas nas pernas. Em uma semana e meia, elas praticamente sumiram! E aí um dia acordei cheia de coceira nas manchas. Elas foram ficando vermelhas e empolando, e em 24 horas virarm enormes bolhas dágua. Foi uma reação tão severa que tive que tomar injeção de Diprospan 3 vezes. Descobri que sou altamente alérgica a hidroquinona. Mas meu corpo só reagiu depois de dias usando, então vale ficar de olho.

  5. Christiane

    Quem nunca usou antes, dou a dica de fazer o teste em uma pequena área da mão e deixar reagir durante toda a noite. Tenho uma alergia severa ao hidroquinona e só descobri depois que usei pela segunda vez. É um componente perigoso!

  6. Priscila

    Me tornei muito medrosa com produtos “fortes” depois de usar por uns 2 meses um sabonete (!!) de excelente marca com ácido LHA e ficar com uma cicatriz no rosto. É sempre bom fazer esse tipo de coisa com acompanhamento de médico.

  7. Nunca tinha ouvido falar sobre esse componente..
    achei muito bom saber mais a respeito, pra não cair em roubada…

  8. Polyana

    Já usei hidroquinona e me ajudou muito. Mas como o tratamento foi há muitos anos, creio que precise fazer tudo novamente 🙂 Muito útil o post, Sá. 😉

  9. Laís M.

    Muito legal o post, Sa! Adoro esses posts sobre componentes químicos, bem orientativos. Faço uso da hidroquinona associada a alguns ácidos no rosto por prescrição da minha dermatologista por conta da acne e também como tratamento antiidade (os 30 estão batendo na porta! Rs). A pele realmente fica bem sensível no início e precisa usar protetor solar com fps alto o tempo todo! Em mim dá super certo, adoro! 🙂

  10. Caroline

    Minha mãe se livrou das olheiras com hidroqionona. Pra ela o tratamento foi super tranquilo, mas pra mim, além de não “curar” minhas olheiras ao melhor estilo Gretchen ainda causou descamação na área abaixo dos olhos (o que não aconteceu com ela) e uma certa ardência, mesmo usando uma camada finíssima em dias alternados!
    Acho que vale a tentativa pra quem sofre com manchas ou olheiras, mas como o post deixou bem esclarecido, é bom tomar cuidado pq não é uma substância inofensiva!
    Minha dermato disse que não indica tbm, e que o uso só pode se dar por até 3 meses, pois se passar disso o tiro pode sair pela culatra e causar manchas brancas na pele.
    Ótimo post Sá! Bjos

  11. Nunca usei nada pra clarear a pele, mas acho que sempre é bom consultar um dermato antes mesmo pra evitar alguma sensibilidade ou piorar as manchas…
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  12. Miriã Andrade

    Muito esclarecedor mesmo, super importante para alertar quem não conhece.

  13. Gabriela R. Salomon

    Temos que tomar cuidado com o uso de ácidos e outros produtos no rosto. Tenho alergia a algum componente para uso na pele da natura, por isso nunca mais usei. Sempre temos que estar de olho hehe

×