Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

“Ai, Thais, mas post sobre sabonetes DE NOVO?” Sim, porque se tem um cosmético sobre qual eu me interesso de verdade é esse – a julgar pelos milhões de tipos que vivo experimentando e resenhando, né? hahahaha

Recebi por e-mail algumas informações legais da Natura a respeito de sabonetes para compartilhar com vocês – na real, são mitos e verdades esclarecidos pela Joana Miranda, que é gerente de desenvolvimento de produtos da marca. É ela quem analisa as fórmulas de acordo com cada necessidade da pele. Vamos ver as dicas, então?

sabonetes

#1 Para cada região do corpo e necessidade, um sabonete

A explicação da especialista é de que os sabonetes são fundamentais para a limpeza da pele e para balancear a oleosidade necessária em cada região do corpo. Por isso, é importante escolher um produto específico para cada área, para que sejam tratadas de maneira a prevenir alergias, ressecamentos e até o envelhecimento precoce. Por isso, nada de usar aquele sabonete corporal no rosto, por exemplo, hein?

sabonetes

#2 Sabonetes para o corpo

De acordo com a gerente de desenvolvimento de produtos da Natura, para o corpo as formulações têm uma maior capacidade de limpeza, maior poder de gerar espuma e uma explosão de fragrância, pois foram desenvolvidas para o momento do banho.

sabonetes

#3 Sabonetes para as mãos

Já os produtos dedicados para as mãos mantêm o poder de limpeza, mas contêm maior concentração de agentes emolientes e condicionantes, que evitam o ressecamento.

sabonetes

#4 Sabonetes para o rosto

A especialista ressalta, ainda, que os produtos para o rosto são formulados com tensoativos mais suaves e que promovem a limpeza mais delicada.

#5 Mitos e verdades sobre sabonetes

Bora ver o que a Joana Miranda tem a complementar sobre o assunto?

O pH presente em sabonetes para a pele do rosto e nos sabonetes íntimos é diferente dos que são utilizados em todo o corpo.

Verdade. Os sabonetes para o rosto são formulados com tensoativos mais suaves, promovendo uma limpeza mais delicada, além de ter um pH ajustado para essa região do corpo. Já os sabonetes íntimos são ainda mais suaves e têm o pH específico para que não haja o desequilíbrio da microbiota natural desta região.

Lembram que expliquei isso num post sobre sabonetes íntimos?

O sabonete que faz mais espuma é sempre o que limpa mais.

Mito. Essa é uma associação bem comum, de que a espuma traz mais limpeza. Mas ela não é necessariamente verdadeira. A eficiência do produto é obtida pela capacidade do sistema de limpeza em se ligar com as moléculas orgânicas, enquanto a espuma abundante está mais ligada à forma de interação desses agentes entre si e com a água. Assim, é possível obter uma fórmula suave com alto poder de geração de espuma, e vice versa.

Opa, caindo por terra meu desejo incontrolável de ver espuma em tudo quanto é sabonete! hahahaha

A água quente, no caso do momento do banho, pode intensificar as propriedades do sabonete.

Verdade. A água quente aumenta a solubilidade das moléculas de sujidade e dessa forma facilita a remoção e a limpeza feitas pelo produto. Mas é preciso ter atenção especial com o rosto, para que a temperatura não seja muito elevada a ponto de interferir na integridade da pele e fazer a remoção excessiva da camada de proteção natural.

 Anote na sua cabeça, Thais: nada de banho muito quente!

Para o rosto, o melhor é utilizar um sabonete líquido.

Mito. Não é a textura que mostra se o produto é ou não melhor para a região, mas, sim, o seu pH. É comum, sim, que a formulação mais suave com tensoativos recomendados para o rosto seja encontrada nos sabonetes líquidos, mas há produtos em barra que contém o mesmo poder de limpeza.

Aqui estão as resenhas sobre sabonetes faciais que já fizemos.

E aí, gostaram das dicas sobre sabonetes?

Imagens: Shutterstock

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
17 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Priscila

    Eu gosto de sabonetes diferentes, tipo uma para o rosto, um para o corpo e um para a área íntima, mas confesso que dá uma preguiça danada usar tantos produtos diferentes (haja dinheiro e espaço no box).

  2. Pedro

    Não sei se pessoalmente concordo muito com o número 2 porque acredito que se um sabonete para o corpo fosse de boa qualidade ele seria suficientemente suave para também ser usado no rosto (a Unilever, por exemplo, alega que o sabonete Dove em barra também pode ser usado no rosto, justamente pela qualidade do produto).

    • Pois é, mas acho que corpo e rosto são áreas tão diferentes… Me pego como exemplo: meu corpo precisa de limpeza profunda e de hidratação. Já meu rosto precisa de limpeza suave e de hidratação também, mas na medida certa pra não ficar oleoso demais!

  3. Fernanda Gabriela

    adorei!!! Super esclarecedor! Parece bobagem, mas acertar no sabonete muda a nossa pele. Parei de usar todo sabonete que ia lançando pelo cheiro simplesmente… Hj só uso avene para pele seca ou baby dove. Nunca mais tive coceira nem descamação que sempre tinha de sabonetes mais fortes. Adoro tb os “sabores” (roubando termo da Marina) dos sabonetes da Natura. Uma pena que eles são do time que mais ressecam.

    • Carina

      Também sinto que os sabonetes da Natura super ressecam minha pele, até os da linha Ekos, que tem a pegada mais natureba. Uma pena, porque são super cheirosos!
      Me acertei com Dove em barra e minha pele é outra.

    • Nossa, meninas, que pena! Como não costumo usar as versões em barra, não saberia dizer o que elas fariam com a minha pele.

  4. Márcia Daniella

    Amei o post. Foi o mais completo que já li a respeito do assunto.

  5. Danielle Siqueira

    O sabonete da natura SUPER resseca minha pele também. Além de já ter me dado coceira.
    De todos que já usei, sem dúvida nenhuma o melhor foi o Dove, tanto o líquido, em barra e o baby são todos ótimos! Além de não ressecar deixam a pele muito macia.

  6. Heloisa Carvalho

    Nossa, eu me dou super bem com a Natura (especialmente Ekos), mas algumas meninas estão reclamando do ressecamento… Que pena, pois os ~sabores~ são incríveis.
    Ultimamente tenho usado mais sabonetes líquidos, tenho um da L’occitane de Flor de Acerola que é uma coisa de tão cheiroso…

  7. Parabéns pelo post!
    Realmente bem esclarecedor..
    Eu normalmente uso o mesmo sabonete para mãos/corpo.. pra mim atende ao que preciso (limpeza/hidratação)

    Rosto e área íntima eu tenho os específicos mesmo… 😀

  8. Sempre uso o mesmo sabonete pro corpo e pras mãos, sabonetes comuns, nem sabia que tinha diferença. Pro rosto eu uso um específico.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  9. Miriã Andrade

    Adorei os mitos e verdades sobre os sabonetes, aprendi bastante coisa! 😉

  10. Polyana

    Muito bom o post. Eu costumo usar um sabonete para cada parte específica: rosto, corpo e íntimo. Gosto muito do dove tbm 🙂

  11. Gabriela R. Salomon

    Dicas bem-vindas 😉

  12. raquel

    Adorei o Blog. Quanto ao assunto sabonetes, minha dermatologista disse que e bobagem, posso usar o mesmo indicado para o corpo. o que manda mesmo será o hidratante posterior ao banho que sera usado no rosto. Alem do mais nessa vida corrida nao acho prático tanta coisa: corpo, rosto, maos.So para quem tem muito tempo disponível, o que nao é meu caso rsrsrsrs