Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

casa de pinterest

Falei para vocês que esse ano eu teria novidades na Casa de Pinterest? Pois então, depois de um tempo sem fazer muita coisa por causa da grana curta (viaaaja, maloca! hahahaha), agora quero retomar meus projetos no apê. <3

casa de pinterest

Uma das coisas que estava na minha lista era ter uma cozinha organizada de verdade. Sim, por fora ela está uma graça, toda decoradinha, e tal. Mas, por dentro dos armários e da geladeira, minha gente… Era uma zona sem fim! Fui deixando passar e, antes de ontem à noite, depois de ter ido ao mercado, não aguentei mais. Invoquei a diva da arrumação e lá fui eu mexer em tudo – vizinhos, desculpem meus hábitos noturnos, hahahaha!

Para verem a decoração da minha cozinha e lavanderia (que é junto), basta clicar aqui!

Percebi que minha alimentação andava tão desregrada porque eu simplesmente esquecia dos alimentos que estavam na despensa ou no congelador. E, pior: às vezes comprava tudo de novo por causa disso! Então, notei que ter as coisas certinhas, à mão, pode ser de grande valia para me inspirar mais a cozinhar.

Cozinha organizada: mantimentos

cozinha organizada

Infelizmente, por questões de layout dos móveis, minha despensa fica bem alta, em cima do microondas. Mesmo que eu não seja baixinha, preciso de um banquinho pra alcançar tudo. Então decidi dar uma setorizada nas coisas, deixando aquilo que uso mais (e que está com a validade menor) para frente.

cozinha organizada

Também tirei todas as barrinhas de cereais das caixas porque tinha várias das quais eu esqueci da existência, hahahaha! Aí improvisei colocando num cubo espelhado que tinha guardado. Pronto, lanchinhos à mão! Uma coisa importante nessa limpa é que eu olhei a validade de absolutamente tudo que estava guardado. Foi triste porque joguei bastante coisa fora, mas agora não vai ter mais desperdício por aqui!

Dica sobre validades:

Toda vez que vou ao supermercado, sou bem criteriosa com a validade dos alimentos. Pra mim, quanto mais distante, melhor! Pode parecer uma dica óbvia, mas sei que tem muita gente que não olha isso e vai tacando direto no carrinho! Inclusive, sou daquele tipo insuportável de pessoa que fica fuçando os produtos do fundo da prateleira, que costumam ter mais tempo de vida!

cozinha organizada

No armário alto com duas portas de abrir, também arrumei a mistura de louças e copos com outros alimentos. Mantive os primeiros na prateleira mais baixa, assim não corro o risco de quebrar nada ao pegar. #desastrada

cozinha organizada

Já na prateleira do meio, deixei alguns pratos e tigelas que não cabem embaixo dividindo espaço com os meus potes de mantimentos. Tem bolacha (desculpe, Jout Jout, mas por aqui é bolacha que a gente fala! hahahaha), granola, açúcar, café, sal, macarrão… Tudo etiquetado! Os adesivos eu comprei na Tok&Stok e já mostrei por aqui. Já os vidros com fechamento hermético encontrei em lojas para a casa, como a própria Tok&Stok e a Etna.

cozinha organizada

Não tenho espaço para guardar meus temperinhos, óleos, açúcar e sal do dia-a-dia, então deixo tudo num cantinho embaixo da pia, junto com alguns potes e formas. Sei que não é o ideal, mas até hoje não tive nenhum problema com esse tipo de armazenamento. Coloco todos os pós em vidrinhos ou potes pequenos.

Cozinha organizada: geladeira

cozinha organizada

Fiz uma coisa que confesso nunca ter feito, em 10 meses de apê: limpar a geladeira! hahahaha Juro que não sou porca, mas não havia sujeira aparente nenhuma – o que não é desculpa, né? Agora, ela tem tudo o que preciso para cozinhar setorizado fácil de pegar. Inclusive, até frutinhas eu tenho cortadas nos potes! Me sinto maravilhosa, bem-tratada por mim mesma, toda vez que abro. Como é bom organizar as coisas!

cozinha organizada

E, em cima da geladeira, deixei as frutas que não precisam de refrigeração para amadurecerem logo. O abacaxi de cerâmica ao fundo é da SouQ e a panelinha é da Le Creuset.

Aqui estão todos os posts que já fiz com a tag Casa de Pinterest! Tem muita coisa legal!

Tô tão feliz com essa cozinha organizada que vocês nem imaginam… Espero ter inspirado quem mora sozinha a dar um jeito na bagunça para viver e comer melhor! E, se tiverem mais dicas de armazenamento, por favor, compartilhem nos comentários – a dona de casa aqui vai adorar!

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
52 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Estela

    Aqui no RS também é bolacha, não importa se doce, salgada, com ou sem recheio, qual o formato…:)

  2. Melhor parte do post: “Me sinto maravilhosa, bem-tratada por mim mesma, toda vez que abro. Ri muito!! Parabéns, Thais! Tua cozinha é muito fofa <3

  3. Fernanda

    Oi, você escreveu nas etiquetas com giz? Tenho umas que comprei da China vieram com uma canetinha de ‘giz líquido’, mas não consigo usar… é só encostar a mão que fica tudo borrado….

    • Escrevi com a caneta giz que veio junto! Ela é bem aguada e borra mesmo, precisa ter paciência e ir apertando a pontinha num papel à parte. Mas, depois que seca, fica ótima!

  4. Heloisa Carvalho

    Me mudei recentemente e a cozinha estava (ainda está um pouco) bagunçada pra caramba! No apartamento novo, tenho mais armários, mas eles são super altos, tá difícil esse negócio de arrastar cadeira toda hora. Ainda estou organizando tudo, mas a geladeira realmente faz diferença estar organizada, comemos bem melhor quando as coisas estão certinhas!

  5. “Sou daquele tipo insuportável de pessoa que fica fuçando os produtos do fundo da prateleira”: claramente eu. hahahaha Sem mencionar que muitas vezes os produtos da frente foram apertados, estão esfarelados/amassados, né? Eu pego o do fundo com tanto cuidado pra não danificar o resto mas tem gente que precisa ficar amassando tudo. =/
    E sou #TeamBolacha forever.

  6. Alba

    Oi, Thaís!
    Achei uma graça a sua cozinha. Como já sou dona de casa há treze anos, vou dar uns pitacos, se você me permitir: procure fazer suas compras toda semana. Sei que é chato, mas assim você terá sempre alimentos frescos e na quantidade para seu consumo imediato. Comprar muita quantidade não compensa hoje em dia, além do que você pode topar com promoções no mercado e ainda sair ganhando no preço, não só no frescor e qualidade do que está comprando. Outra coisa, quando for comprar feijão, veja se os grãos estão limpos, e se não há um pozinho no verso da embalagem. Esse pozinho é sinal de parasitas no feijão, e de que o mesmo já está velho no mercado. Quando for para as carnes, em se tratando de bovina, ela tem de estar bem vermelha e vibrante e com as fibras firmes. Se for suína, tem de estar com coloração rosada, e qualquer mancha esverdeada ou de qualquer outra cor na carne, inviabiliza seu consumo. Não compre! A carne está imprópria para uso. Sobre as garrinhas de cereal, já vi algumas reportagens especializadas em investigar alimentos, dando conta de que são uma fonte de germes e larvas, já que muitas, senão todas!, apresentam ovos de insetos que acabam sendo misturados quando de sua fabricação. Isso acontece com frequência, e já não como mais esses alimentos por isso. Um abraço!

    • Maria

      Pozinho no feijão é sinal de parasitas???
      O “pozinho” nada mais é que o residuo (restos vegetais da casca e caule do feijoeiro) do beneficiamento do feijao, que podem persistir em pequenas quantidades mesmo após a limpeza, secagem e embalagem do produto.

    • Ana Carolina

      Nem sempre Maria! O pózinho que ela se referiu é aquele que parece pó de cupim, branco e que fica em grande quantidade na embalagem. Esse sim é sinal de que o feijão não está bom.

    • Nossa, dicas preciosas, Alba! Obrigada!

  7. Raiane

    Sabe o que eu mais gosto no CDD? Vcs são pessoas normais!!! Vcs são iguais a gente, tem a casa igual a casa da gente, com os mesmos problemas que a gente tem em casa… Adoro vcs meninas!!! Super me identifico com vcs!!!

  8. Priscila

    Dei risada, porque também sou dessas loucas que fica procurando as coisas do fundo da prateleira só para pegar produtos com validade maior.

  9. Polyana

    Que linda que ficou sua cozinha, Thais. Bem organizada 🙂
    Só uma dica: leite e derivados precisam ficar nas prateleiras superiores da geladeira. Pois precisam de ótima refrigeração. Na porta a temperatura oscila bastante 😉

  10. Tamires

    Oi gosto muito do blog de vcs e já acompanho faz um tempo! Queria dar só um toque os produtos perecíveis tipo iogurte, requeijão e ricota q vc colocou na porta da geladeira devem ser colocados na primeira prateleira da geladeira pq na porta eles mudam muito rápido de temperatura e dai estragam rápido assim como os ovos tbm!

  11. Claudia

    TEAM BOLACHA <3 Haahahaha
    Liinda a sua cozinha Thais, preciso arrumar um jeito de dar um toque de cor na minha, estava pensando em adesivos para azulejo!

    • Super boas opções! E o bom é que se o apê for alugado, dá pra tirar depois sem confusão! 🙂

  12. Márcia Daniella

    A arrumação ficou muito showwww! Parabéns! Aqui sempre faço uma espécie de rol de produtos nos armários e na geladeira antes de ir às compras. Isso ajudou muito a reduzir o desperdício que rolou logo depois da mudança. Também olho bastante a validade de tudo no supermercado. 😉

  13. Júlia Ramos

    O que diabo é “Pinterest”? Que até hoje eu não sei kkkk.

  14. Elisa

    Muito boa esta tag!

    Thais, é nítido que foi tudo organizado com carinho, dá gosto de ver.
    Como alguém aí em cima falou, este blog é feito por “gente como a gente”. Acho que é por isso que a gente se identifica tanto!

  15. Soraya

    Gostei da arrumação. Na geladeira o ideal são potinhos transparentes para não esquecer o que tem dentro e não deixar estragar.

  16. Eu não sou uma pessoa organizada e também já acabei jogando comida fora por isso, mas tento manter as coisas minimamente em ordem e comprar pouco por vez.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  17. Nathalia Oliveira

    Tb sou dessas que fica fuçando as prateleiras do mercado para pegar os produtos com validade maior e ainda gasto um tempo enorme lendo as embalagens.
    Adoro regionalidades, pra mim é bixcoito!

    • É BIXCOITO É BIXCOITO É BIXCOITO

      Mentira, é bolacha! hahahahaha

  18. Fernanda Gabriela

    Esse post serviu como um tapa na cara que diz: Fernanda, sua amalucada! Vá arrumar a cozinha que está caótica!
    A correria do dia a dia bagunça tanto a cozinha… Eu dou conta de limpar legal, mas organizar, deixar aconchegante, com meu jeitinho… Vou ter que evoluir muito como ser humano para isso.
    Ah e aqui no NE a gente fala biscoitos para biscoitos mesmo (pq sãão biscoitos!)e bolachas são aqueles biscoitos mais caseiros. Hahaha
    Bjs

  19. Priscila

    Sou #TeamBolacha

  20. Rúbia

    Thaiiiis! Essa sua casa de boneca tá me inspirando tanto! rs Estou na mesma de morar sozinha, mas a menos tempo. Então estou me deliciando com a decor! <3
    Dica que me ajudou muito aqui (que tenho o mesmo problema de armários altos e falta de espaço): Organizadores aramados! Xícaras penduradas, pratinho de sobremesa no andar de cima e de jantar no de baixo, gavetas, porta-taças… E tem porta temperos para portas! #vitoria
    Achei baratinho aqui: aramado.com/prod,IDLoja,4458,IDCategoria,78920,cozinha
    Espero que ajude!
    (e obrigada por me lembrar de limpar a geladeira! Hahaha mesmo caso!)

    • Roberta JP

      Rubia!
      Tb gosto muito dessa ideia! Mas tenho uma preocupação: eles não riscam a madeira das prateleiras onde são apoiados? Já pensei em comprar mas fiquei com essa dúvida!
      Beijos

    • Rúbia, obrigada pelo comentário! Só não posso furar os móveis do apê porque ele é alugado, então tenho uma dúvida parecida com a da Roberta: os aramados requerem furos? Amei a ideia!

  21. Adelina

    Já tinha até colocado na minha lista de afazeres de amanhã que domingo vai ser o dia da cozinha

  22. Roberta JP

    Thais!!!
    Adorei e me identifiquei muito!! Estou quase mudando para meu apertamentinho e é uma delícia organizar, escolher, arrumar, limpar, comprar coisinhas (estou viciada em produtos de limpeza…rsrs). Não pare de postar sobre o assunto, tá?!
    Beijo enorme
    Adoro vc!

  23. Gabriela R. Salomon

    Adorei sua organização. Aqui em casa, apesar de morar com os pais, sempre organizo a cozinha, e a casa toda kkkk. Na cozinha tenho minha própria prateleira com minhas comidas, e sempre deixo as embalagens maiores atrás para facilitar na hora de pegar as coisas hehehe

  24. Miriã Andrade

    Linda a sua cozinha, Thais! Amei todos os detalhes! Falando em Etna, fiquei muito triste que a loja fechou no Park Shopping, adorava aquela loja!

  25. Dicas muito boas, mesmo. Levando em consideração que meu ape é minúsculo qualquer dica de organização vale ouro!

  26. Que coisa mais linda sua cozinha.. parece aquelas de bonecas!!!

    Eu não sabia dessa d não ser ideal guardar temperos dentro do armário da pia..
    Eu guardo os meus e nunca tive problemas não! :/

  27. Paula

    Quando casei também tive um pouco de dificuldade na hora de lembrar o que faltava para comprar no mercado e acabava comprando coisas repetidas. Então, desenvolvi uma “técnica”: quando percebo que tem algum item acabando ou que preciso comprar eu anoto numa listinha no celular. Desta forma, quando vou no mercado, a lista já está pronta e não preciso ficar lembrando do que tem ou não em casa! Hoje raramente esqueço de algo ou compro repetido!

  28. Fabiana Augusto

    Thais, eu ando meio na fase da organização também! Em casa os armários de mantimentos andam sempre meio bagunçados (ainda mais quando se tem criança… que adora uma bolacha – aliás, em SP tb é bolacha haha). Descobri um item super útil para ganhar espaço nos armários, é uma mini-prateleira em que vc pode empilhar as latas, caixinhas etc… Tem nesse link aqui: https://www.aramado.com/ListaProdutos.asp?IDLoja=4458&IDProduto=2251583 bjos!

  29. Nati S.

    Oi Thais!
    Tá uma graça sua cozinha organizadinha 🙂
    Algumas perguntas: você sabe se na hora de tirar, as washi tapes deixam resíduo? Queria dar um up na minha cozinha, mas como o apto é alugado tenho medo de na hora de ir embora ficar uma meleca…
    Outra pergunta: você lavou algum desses potes de conserva depois de ter colado uma dessas mini lousas adesiva? Comprei umas mas tenho dó de por nos potes, pensando que se um dia eu lavar vai descolar hahaha!

  30. andresa

    Adorei #teambolacha

  31. Dani

    É biscoito!