Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Acredito que um dos passeios mais procurados no Atacama é a visita ao Geiser el Tatio. Quem não fica ~intrigado~ ao ver essa paisagem marciana com vapores saindo do chão, né? Eu mesma estava super ansiosa pelo passeio e também com um pouco de medinho por causa da altitude.

Geiser el Tatio

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

O lugar fica a 90 quilômetro de San Pedro de Atacama e mais ou menos 4.300 m acima do mar. Isso quer dizer que, quanto mais alto, mais frio faz. Fizemos nosso passeio em janeiro deste ano, então enfrentamos temperatura de -5º C logo ao amanhecer, mas ao passar do dia foi ficando mais calorzinho. Quando voltamos para casa, por volta do meio dia, estava com calça, bota, camiseta e uma blusinha leve por causa do vento frio.

Segundo minha fonte, o Wikipedia, os gêiseres de El Tatio se formam quando rios gelados subterrâneos entram em contato com rochas quentes. As temperaturas podem chegar a 85ºC e o vapor pode subir até 6 metros de altura. No campo de El Tatio existem mais ou menos 80 gêiseres ativos e uma piscina de água quente. O campo geotérmico (falei bonito) é um dos mais visitados no Atacama, se tiver curiosidade, dá para ver no Google Maps.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Como o passeio tem uma grande altitude, é recomendado não beber nada alcoólico antes e nem fazer refeições pesadas. Deixamos ele bem para o meio da viagem, assim já estaríamos mais ou menos acostumados. Não tive nenhum problema, como dor de cabeça ou enjôo, só senti mesmo aquela FADIGA ao subir um morrinho ou andar um pouco mais rápido. Ficava ofegante se fizesse qualquer coisa meio rápido. Nada de se abaixar abruptamente, minha gente! Em um dos passeios, fiquei cansada de trocar a calça por uma bermuda, então calcule! 🙂 Mas fora isso, correu tudo bem.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Toda agasalhada porque estava frio para caramba!

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Como toda a parte do Atacama que conhecemos, o lugar é surpreendente. É surreal andar pela estrada entre morros e vulcões e encontrar com essa paisagem de repente. Fiz a brincadeira ali no começo do post, mas a sensação é mesmo de estar numa paisagem alienígena.

Como saímos cedinho de casa, por volta das 5h da manhã, chegamos ao campo quando o sol estava aparecendo por trás das montanhas. Acho que nenhuma foto consegue mostrar o quão diferente e espetacular o passeio é.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Café da manhã no Geiser el Tatio. Atenção para o doce de leite extra que coloquei sobre o bolinho. RISOS

Tivemos nosso café da manhã ali mesmo, e, para variar, a agência Ayllu montou um mini buffet sensacional para gente com pão, frios, doces e geleias, bolinhos, café, chá, chocolate quente, suco e frutas. Tinha até omelete quentinho! Como costumamos brincar com os guias, a Ayllu é chique. 🙂

Geiser el Tatio: piscina térmica

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Piscina térmica

No campo geotérmico tem também uma piscina com água quentinha, que não entrei por motivos de: estava tão preocupada em me agasalhar que esqueci de levar o maiô! Mas segundo fontes confiáveis, alô Marcelo e Elisa, a água é aquecida por essa fonte que você vê no cantinho direito da foto e por mais um ponto quente no meio dela. Acho que é por isso que o pessoal estava todo desse lado de cá da piscina!

Marcelo me contou também que fora é frio pra caramba, então precisa ser The Flash para sair da água e correr para o vestiário para se trocar. Como a Ayllu é chique (risos), os meninos tiveram um roupão para espantar o frio no trajeto.

No caminho de volta para casa passamos pelo povoado de Machuca, onde residem 6 habitantes, juro! O lugar vive basicamente do turismo e vende espetinhos de lhama para quem sai dos gêiseres. Como nos enrolamos no nossa passeio, não tinha mais espetinho quando chegamos.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Vicuñas na beira da estrada.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Povoado de Machuca

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Povoado de Machuca

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

A visita ao Geiser el Tatio está na lista dos passeios que eu mais gostei no Atacama, vale muito a pena, mesmo! Os outros que também recomendo são as Lagunas Altiplanicas, Salar de Tara e Termas de Puritama. Aguarde que estes e outros tantos aparecerão por aqui em breve.

Geiser el Tatio: dados gerais

Preço do passeio para o Geiser el Tatio em 01/2016:  70.000 Pesos Chilenos (Inclui café da manhã)
Preço da entrada no parque:  5.000 Pesos Chilenos
Clique aqui para ver a cotação atual do Peso Chileno.
Altitude do passeio: 4300 m acima do nível do mar
Temperatura: como este é um passeio feito de manhã cedo e tem uma grande altitude, é bastante frio. Quando chegamos ao parque, a temperatura era de mais ou menos – 5º C. Com o passar do tempo foi esquentando, mas ainda assim foi necessário ficar de bota, calça e casaco. Na volta para casa, estava calor, mas com um pouco de vento frio.
Recomendado levar: vá arrumado para uma temperatura muito baixa, com casaco pesado, cachecol, bota e gorro. Ao longo do dia esquenta, então prepare-se para retirar as camadas ao longo do tempo.  No parque tem também a piscina térmica, então leve roupa de banho e toalha. Caso faço o passeio com a Ayllu, é fornecido roupão.

Nossos passeios foram feitos com a Ayllu Expediciones.

Passeios no Atacama: Geiser el Tatio

Um mini tornadinho na estrada, não sei se essa é a definição correta, mas achei peculiar.

Nos vídeos tem mais informações sobre San Pedro e o Atacama.

Não deixe de ver também os outros passeios que fizemos no Atacama:
– Dia 1: Vale da Lua e Vale da Morte
– Dia 2: Lagunas Altiplanicas
– Dia 2 (noite): Tour Astronomico
– Dia 3 (manhã): Termas de Puritama
– Dia 3 (tarde): Laguna Cejar
– Dia 4: Geisers el Tatio
– Dia 5: Salar de Tara
Informações gerais, onde ficar, o que levar e preços em San Pedro do Atacama
Cuidados com o corpo no Atacama
O que levar na mala para o Atacama

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
32 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Priscila

    Inspirador! Cada foto incrível.
    Quando voltar ao Chile, vou para o Atacama com certeza!

  2. nara

    Sabrina, sempre ouço dizer que é preciso ir com calma no Atacama por causa da altitude, e também das distâncias entre as atrações. Dá para fazer mais de um passeio por dia? Quantos dias vc ficaram lá? Estou planejando ir este ano, e seus posts vão ajudar muito! Bj.

    • Depende de você, Nara. Eu achei dois passeios num dia muito cansativo. Ficamos 7 dias.

  3. Angélica

    Primeira vez que olho o blog de vocês, achei bem interessante, adorei as dicas, e com certeza voltarei… bjos

  4. Ligya

    Inspirador este post! Vontade de colocar tudo na mala e pegar um avião… A paisagem parece de outro mundo mesmo!
    Amo o jeito como você escreve Sá, parece que estou lendo a carta de uma amiga. (velha né, carta!rs)
    Beijos!

  5. Fernanda Gabriela

    Fui ao Chile na minha lua de mel, mas ficamos por santiago e arredores mesmo. Sou LOUCA para fazer essa parte mais aventura do Chile. Eita país maravilhoso. Esse seu post está salvo aqui no meu coração. Rsrs

  6. O Atacama é um lugar incrível! Fui em setembro e voltei com a certeza de voltar para realizar outros passeios. Vou confessar que achei a Geyser um passeio dispensável, mas isso vai do gosto do freguês. Vocês fizeram bate-volta na bolívia? Eu fui e foi maravilhoso também.Super recomendo!!Se quiser ler sobre vou postar em breve no
    http://www.nathalyporai.blogspot.com.br

  7. Gente, que incrível, parece ser muito muito legal! E parabéns pelas lindas fotos, estão impecáveis e fazem a gente querer ainda mais conhecer o lugar, vcs são muito caprichosas! Amei o café da manhã, hehehe!!! #exgordinhasafada

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

  8. je romanciuc

    Ontem eu falei que tava ansiosa esperando os posts do Atacama pq vou pra la correr em novembro!!!!
    Muito util!!!!! Quero saber tudo,tudo e tudo!

  9. Márcia Daniella

    Paisagens fantásticas!! Que viagem de sonho!

  10. Gabriela R. Salomon

    Tenho muita de ir ao Chile mas não sei se dispensaria esse passeio, pois tenho problemas com tontura :/ De qlqr modo, o lugar é lindo demais! 😀

  11. Nossa!! Que lugar incrívelllll *-*
    http://gabivasconcellos.com.br/

  12. Mileny

  13. Polyana

    A viagem deve ter sido espetacular. As fotos estão show. Post muito útil, principalmente pra quem está de viagem marcada 😉

  14. Maria Carolina

    Fiquei com muita vontade de visitar o Chile e o deserto do Atacama…

  15. Roberta Martins

    Oi Sabrina!Como vai?
    O post está ótimo,bem detalhado.Gostei.Parabéns.
    Quanta coragem!Aventura total,né?As fotos são
    incríveis.
    Beijos,
    Roberta.

  16. Juliana Gama

    O Atacama é lindo.

  17. Marilia

    Sáááá!!! Eu to me identificando muito com esses posts, porque eu moro exatamente nesse clima, mas do lado Argentino. Na verdade aqui nao é considerado deserto e sim pré-cordilheira, mas tambem estou há 4700m acima do nivel do mar e o clima é o mesmo, seco, frio… temos lhamas, vicunhas, alpacas e tornadinhos hehehe… Trabalho em uma mina, entao fico acampada 14 dias aqui no meio do nada com toda essa luta diária pra manter pele e cabelo dignos.
    Vem conhecer o lado argentino, tem paisagens lindíssimas, da uma olhada no google na província de Jujuy ou entao na provincia de Salta que é onde moro oficialmente hehehe… Da até pra fazer um passeio nos vinhedos em Cafayate. Recomendo!! E se precisar de dicas ou de pouso estamos às ordens hehehe!! Bjos

  18. Gabriela

    Espetinho que lhama? Sério?? Coitadinhasss

  19. Bárbara

    Post excelente, Sá! As informações estão muito claras e estou ansiosa pelos próximos.
    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  20. Ana Paula

    Estava ansiosa pelo post, parto na quarta para o Chile e ler sobre os passeios irá me ajudar na escolha de quais fazer!

  21. Claudia

    Meninas adorei esse “índice’ no finalzinho do post! A gente consegue ver todos os posts relacionados e fica ansiosa pelos que estão por vir 🙂

  22. Juarez

    Sou da cidade de Vitória-ES, estou planejando fazer essa viagem de carro em março ou abril ate São Pedro de Atacama. Preciso de informações recente do estado de conservação, principalmente da Rota 12 e Rota 16. E preço ( em real) de gasolina, na argentina e no Chile. Obrigado.

  23. Raquel

    oi Sabrina!

    Gostei mesmo dos ângulos das fotos! Ficaram bem bonitas, parecem de “profissa”.
    Gostaria de saber com que câmera foram batidas.
    Bjo

  24. Miriã Andrade

    Viagem maravilhosa, lugar lindo e inspirador! Estou adorando acompanhar! 😉

  25. Nossa… que lugar lindo!!!!
    Acompanhei um pouco pelo insta e agora estou amando ler mais sobre..

  26. Mais um lugar que preciso muito conhecer, não combina comigo essa parte do frio, mas temos que enfrentar temperaturas desagradáveis pra conhecer lugares magníficos, né…
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  27. Francys

    Meninas, parabéns pelos posts, muito bem escritos e estruturados, não há apenas impressões do lá locais, mas informações bem úteis, tipo o que recomendam levar. Muito bem pensado. Queria saber se vocês realizaram a excursão tipo turismo de luxo que tem descrita no site da agência e por isso a alimentação estava inclusa. Bjs

  28. Gabriela

    meninas parabéns pelos posts da viagem ! ficou tudo muito bem organizado e informativo e realmente contém informações super úteis !!

  29. juarez Vieira

    Preciso de informações sobre seguro do carro. Só a carta verde é suficiente na Argentina e Chile?. As seguradoras que contactei disseram que não cobrem por exemplo se meu carro for roubado nesses dois paises.