Resenhas Sinceras

Dicas práticas: como cuido do meu cabelo

15/01/2016

Definitivamente as perguntas e dúvidas que mais recebo por comentários ou email são referentes aos cuidados com meu cabelo – e olha, apesar de adorar maquiagem, se tem uma coisa que eu amo nesse universo são produtos para cabelo (tanto que testo e mostro muitos por aqui!). Por isso, resolvi fazer mais um post com umas coisinhas que eu acho que fazem diferença para a saúde dos fios – como digo sempre por aqui, essa é apenas a minha experiência e pra mim funciona. Minha intenção não é ditar regras ou dizer o que é certo ou errado, apenas dividir um pouco da minha rotina para quem quiser testar também.

Ah, antes de começar: muita gente me pergunta que produtos eu uso no cabelo – e gente, não tem nenhum segredo. Os produtos que uso no cabelo são os que eu posto aqui no blog, é só clicar na abinha ‘Cabelos’ aqui em cima e ver meus posts. Minha vida capilar é um livro aberto haha, não escondo nada, não. Por exemplo: até outro dia estava usando esse shampoo da Lush com condicionador da Aussie e máscaras da Kérastase, Natura e O Boticário para complementar. Agora, comecei a usar os produtos da Nioxin, aqueles feitos para cabelos finos – sobre esses ainda não tem resenha porque comecei a testar agora e preciso de um tempinho para avaliar os produtos.

Agora, sobre meus cuidados, vamos lá?

como cuido do meu cabelo

Sigo meu próprio cronograma capilar

Lembram que a Sá já explicou certinho aqui o que é o cronograma capilar? Pois bem, a verdade que o cronograma capilar não é uma ciência exata – cada pessoa pode elaborar e seguir o seu da forma que achar melhor. O meu cronograma não é super certinho, mas pra mim costuma dar certo. O que eu faço é o seguinte: faço hidratação (com alguma máscara ou ampola – depende da que estiver disponível – e mais uma vez, tudo que eu uso e gosto é o que posto aqui no blog) e nutrição (em geral com óleo, como esse aqui) uma vez por semana. E aí, quando noto que os fios estão precisando (se ficam muito quebrados, ou com pontas espigadas), faço algum tratamento reconstrutor (gosto dessa queratina aqui ou desse produto da Natura).

Hidratar, nutrir ou reconstruir? Veja aqui a diferença entre as máscaras capilares.

Cortar “só as pontinhas”?

Não tenho uma frequência específica para ir ao salão cortar o cabelo – às vezes vou a cada três meses, às vezes cinco, às vezes mais… Depende da minha vontade e do estado do meu cabelo. Mas jamais vou ao salão pra cortar “só as pontinhas”. Sempre corto uns três ou quatro dedos porque acho que cortar só meio centímetro não elimina todas as pontinhas ressecadas, pontas duplas e etc, e se vou ao salão quero aquele sentimento de cabelo renovado, saudável, sabem como? Mas é bom lembrar que faço isso porque tenho o cabelo descolorido, o que significa que ele fica danificado mais rapidamente – uma hora não tem mais hidratação ou reconstrução que ajude, as pontas ficam feinhas mesmo e prefiro cortar. Ah, também tenho duas vantagens nesse caso, que são: meu cabelo cresce relativamente bem rápido e sou zero apegada ao comprimento.

Descobri uma escova que funciona para mim

Tenho cabelo liso, fino e em bastante quantidade – ou seja, altamente embaraçável. Pentear os fios depois do banho costumava ser um pesadelo pra mim, levava um século e, mesmo que eu tivesse cuidado, acabava danificando um pouco os fios. Desde que descobri a Tangle Teezer esse trabalho ficou bem mais fácil. Ela desembaraça os fios mais rapidamente e sem quebrá-los. Pra mim é maravilhosa e funciona muito bem, não troco mais.

Eu evito: pentear demais, lavar demais

Já até fiz um post com algumas dicas sobre lavagem dos cabelos – e é basicamente isso ali mesmo que eu tento fazer. Se o clima não está super quente e não suei, evito lavar os fios todos os dias, já que os meus não são oleosos. E penteio muito menos os cabelos hoje em dia do que há algum tempo – lembro que quando era adolescente precisava ter uma escova sempre na bolsa e vivia penteando o cabelo o dia inteiro. Hoje devo fazer isso umas duas vezes por dia e tá ótimo – quanto mais você penteia os fios, mais facilmente eles quebram.

Nunca faço: dormir com cabelo molhado, prender cabelo molhado

Não só porque não é muito saudável, mas porque meu cabelo fica bem feio depois – ele não seca por igual, fica amassado e opaco. De vez em quando faço um coque antes de dormir para dar mais movimento aos fios no dia seguinte, mas só prendo o cabelo quando ele estiver 100% seco.  

Tenho sempre alguns produtos salvadores

Alguns produtos que amo usar seja só pra dar uma hidrata extra, para dar uma ajuda no frizz ou me salvar quando não pude lavar os fios, por exemplo: shampoo seco Batiste, óleo em spray L’oréal, Spray Defrizzante da Lee Stafford, leave-in After Party da Bed Head e, mais recentemente, um óleo da Redken chamado All Soft Argan-6 Oil (esse ainda não tem resenha, mas deve ter em breve).

Ufa, acho que é isso! Espero ter ajudado em algo – e se alguém tiver mais dicas desse tipo, deixa aqui nos comentários! 🙂

você pode gostar também destes posts

33 comentários

  • responder Priscila 15/01/2016 às 10:10

    Também evito prender ou dormir com cabelo molhado..é péssimo e o meu cabelo fica bem feio.

  • responder Márcia Daniella 15/01/2016 às 13:46

    Também sou apaixonada pela minha Tangle Teezer. Não vivo mais sem, rs, rs.

  • responder Gabriela R. Salomon 15/01/2016 às 13:47

    Seu cabelo é maravilhoso, Marina! Não me canso de falar hehehehe
    Meu cabelo está com química no momento e cortei bastante, então ele está bom por enquanto heheheh, mas vou seguir essas dicas para melhorar ele 😀

  • responder Gabi 15/01/2016 às 14:03

    Marina, adorei o post e seu cabelo é lindo demais! Eu também sigo meu próprio “cronograma” (praticamente não faço reconstrução…) e me encontrei com uma escovinha “falsiane” (hahahaha) da Tangle Teezer. Agora to me preparando para pagar quase 90 reais em uma original – e espero que seja melhor do que a minha réplica, que custou R$3 :O hahahaha
    Beijos!

    http://gabivasconcellos.com.br/

    • responder Elaine Vasconcelos 15/01/2016 às 14:34

      No site da Época cosméticos a escova custa R$59,00. E se vc pesquisar cupom de desconto, ainda conseguirá um preço melhor. Bom…comprei a minha lá. =)

  • responder Andreza 15/01/2016 às 14:56

    Meus cuidados são parecidos com os da Marina, com uma exceção… a obrigatoriedade de prender para colocar na touca, pra natação.

    Alguém sabe o que fazer para minimizar o dano?

  • responder Ana Flavia 15/01/2016 às 15:03

    Adorei o post, ótimas dicas!

  • responder Claudia 15/01/2016 às 15:16

    Gente que máximo! Nem tinha visto o post do óleo, tenho todos os ingredientes em casa, até a vitamina E! Amanhã meu cabelo não escapa.

  • responder Amanda 15/01/2016 às 16:18

    vc mencionou produtos pra hidratar, qual seria melhor, kerastase, keune ou loreal profissional? 😀

    • responder Marina Fabri 15/01/2016 às 16:21

      Nunca usei nenhuma máscara hidratante da Keune nem L’oreal Professionnel, então não sei te informar.

    • responder Elsa 17/01/2016 às 17:19

      A máscara capilar da loreal Absolut repair é muito boa para a reconstrução e hidratação capilar, recomendo!

  • responder Amanda Berti 15/01/2016 às 16:35

    Oi Marina! Queria saber se aquele “ponydry” (escrevi certo? Rs) funciona! Estou muito curiosa porque ainda tenho o péssimo hábito de lavar os cabelos todos os dias e sinto que isso faz muito mal pras minhas pontas… Bjs!

  • responder Paloma 15/01/2016 às 17:44

    Adorei o post, Marina! Ah, você que adora batons líquidos matte, já ouviu falar da marca Colourpop? Dá uma olhada no instagram deles! As cores são maravilhosas e os preços são ótimos também, só não vende no Brasil =( mas tem algumas lojinhas que trazem! Pedi vários e tô num caso sério de amor, só quero comprar batom deles agora haha

    • responder Luíza 15/01/2016 às 18:45

      Em que site você pediu? Estou interessada em comprar essa marca, mas não conheço uma loja “segura” que venda.

    • responder Paloma 17/01/2016 às 19:21

      Eu pedi com a Ana Carolina S. Espindola, procura ela no facebook! Super confiável =)

  • responder Anne 15/01/2016 às 17:59

    Eu também não lavo os cabelos todos os dias, é um dia sim outro não, e quando tá friozinho fico até 2 dias sem lavar… Acho que isso ajuda ele a ficar mais saudável. Depois que fiz ombré ele ficou meio ressecado nas pontas, mas uma hidratação caseira já resolve.
    Adorei as dicas Marina, bjsss
    http://www.simpleness.com.br

  • responder Juliana 15/01/2016 às 18:12

    Seu cabelo é bom bonito mesmo, Marina.

  • responder Bárbara 15/01/2016 às 20:03

    Arrasou no post, Marina! E não dá para negar que seu cabelo é lindo!

    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  • responder Nanci 15/01/2016 às 21:27

    Amooo esse óleo de Argan All Soft da Redken. E o cheiro dele? Pena que é caro. Ainda bem que fiz um estoque na época do dólar baixo 🙂

  • responder Fernanda Gabriela 17/01/2016 às 14:47

    O mundo blogueiro so fala nesse óleo da redken! Quero logo ver essa resenha.
    Adorei o post, Marina. Tudo bem simples como deve ser. Parece fácil, mas requer bastante disciplina em muito investimento para ostentar cabelos impecáveis. Vejo mta gente reclamar do cabelo, mas que quer viver de máscaras de 3 minutos e não ter nenhum dano. :/ Parabéns pela lindeza!

  • responder Grazielli 17/01/2016 às 16:35

    Eu faço uma reconstrução por semana. Hidratação somente 1x por mês. Nutrição 2x por semana.

    Nunca prendo nem durmo com ele molhado.
    Penteio somente quando lavo, 3x por semana. Melhorou demais a quebra.

    Vou esperar a resenha desse óleo da Redken!!

  • responder Carina 17/01/2016 às 21:46

    Sou da turma que lava o cabelo todos os dias, nem sabia que era considerado ruim. hahahaha

    Pesquisei sobre o Nioxin, estou muito a fim de testar! Aguardando sua resenha, pra saber como foi sua experiência, Marina!

  • responder Marília Lib 17/01/2016 às 23:39

    Curto muito o cronograma capilar. Desde que voltei a fazer reflexos no cabelo, ele tem sido a salvação, todo mundo elogia meu cabelo, está realmente muito saudável. Comprei uma Tangle Teezer genérica da Marco Boni, não deve ser tão boa quanto a tangle, mas tem quebrado um galhão pra mim! Foi no máximo 20 reais. Tenho uma em casa e uma na bolsa.Treino todo dia na academia e meus fios são finos também, então pra pentear todo dia era um sacrifício, meus fios embolam muito. Agora está bem melhor. Seu cabelo tá muito lindo, Marina, tô clareando o meu aos poucos pra chegar nesse tom de loiro bem claro, acho muito bonito.

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

  • responder Thalita 19/01/2016 às 15:12

    Para de ser linda, Marina!
    Seu cabelo tá um escândalo com essa cor e esse corte, cara mesmo de cabelo “saudável”, entende?
    Quando pintei o meu de loiro foi uma tristeza sem fim, então, quando vejo loiros bem cuidados (como o seu) dá uma vontade de pintar de novo…enfim, achei maravilhoso ;*

  • responder Miriã Andrade 19/01/2016 às 21:54

    Adorei as dicas, amo o seu cabelo, com certeza você cuida muito bem e sabe do que tá falando! 😉

  • responder Michele Bdz 20/01/2016 às 13:56

    Vou seguir essa da escova Tangle…
    porque tenho sofrido para desembaraçar as pontas do cabelo…e muitas vezes arrebento alguns fios!

  • responder Julia Kubrusly 25/01/2016 às 21:25

    Seu cabelo é lindo, Marina. Eu tive muita dificuldade pra manter o platinado (tanto que desisti), mas meu cabelo natural é escuro, dificulta, né… Eu antigamente também penteava várias vezes o cabelo, agora só com as mãos mesmo e no banho.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Monica de Lima 17/02/2016 às 17:25

    Adorei as dicas… fui loira por anos e então meu cabelo ficou muito frágil e agora quero voltar ao loiro aos poucos mas preciso de cuidados primeiro vou seguir seu passo a passo obrigado e parabéns pelo blog meninas…super beijo.

  • responder Ampola Pós Progressiva Phytoervas 01/03/2016 às 09:04

    […] Babyliss que eu usei é esse aqui e aqui tem um post sobre meus cuidados com os […]

  • responder Cabelos com luzes: 8 cuidados essenciais para fios saudáveis! 02/03/2016 às 09:30

    […] Por mais que você cuide, hidrate, faça reconstrução, não tem jeito – uma hora as pontinhas ficam feias e judiadas mesmo, acontece com qualquer cabelo e acontece de forma muito mais potencializada com cabelos descoloridos. E quando você notar isso, corte. Mas corte todo o pedaço que ficou feio/ressecado. Não adianta chegar no salão pedindo pra cortar 5 milímetros se o cabelo estiver com 3 cm de pontas detonadas. Desapegue, o cabelo vai ficar muito mais bonito (já até falei sobre isso nesse post sobre meus cuidados). […]

  • responder As novas cores dos batons mate Phebo 02/03/2016 às 09:31

    […] Babyliss que eu usei é esse aqui e aqui tem um post sobre meus cuidados com os […]

  • responder Tudo sobre: meu cabelo! 11/07/2016 às 09:49

    […] – Como cuido dos meus cabelos […]

  • responder Amanda Rodrigues 22/07/2016 às 16:04

    Amando esse blog. Melhor que já vi! Meninas se puderem dar dicas de segredo pros cabelos crescer mais rapido super agradeço. bjs

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB