Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Já falei um pouco aqui no blog sobre a mala que levei pra minha viagem pela Ásia (aqui e aqui) e queria falar mais um pouco sobre essa aventura, mas confesso que estava adiando esse momento, hahaha. Foi uma viagem longa, passei por muitos países, os destinos são considerados meio exóticos e eu não sabia muito bem como começar.

viagem pela ásia

Como este não é um blog exclusivo de viagens, resolvi fazer um post meio geral para vocês verem por onde passei e como me planejei, aí, se vocês curtirem o tema e quiserem que eu fale mais especificamente sobre alguma coisa, vocês podem me pedir que eu transformo em post, ok?

Viagem pela Ásia: planejamento

É claro que toda viagem necessita de planejamento, mas acho que a Ásia demanda um pouco mais (é longe e menos pessoas vão pra lá do que para os Estados Unidos ou Europa, por exemplo). É bom começar definindo um ponto de partida e saída – no meu caso, como viajaríamos pelo sudeste asiático, o mais fácil era chegar e sair por Bangcoc, na Tailândia.

viagem pela ásia

É muito importante pesquisar as passagens com bastante antecedência, porque aí dá para achar valores muito melhores – comprar passagens para a Ásia em cima da hora fica meio inviável (pelo menos pra mim), por que os preços ficam altíssimos, já vi algumas por R$ 12 mil. Eu comprei as minhas em julho e paguei pouco mais de R$ 3 mil – meus amigos, que compraram antes, conseguiram valores melhores.

Depois de definida sua data e local de chegada e partida, já dá para começar a pesquisar passagens internas. Eu usei só companhias low cost (as mais baratas) e recomendo a Tiger Air e Air Asia. Voamos também de Jetstar Pacific, mas não recomendo, tivemos um problema com nossa passagem pra Bali que foi bastante inconveniente.

Viagem pela Ásia: roteiro

viagem pela ásia

O meu roteiro foi o seguinte: cheguei em Bangcoc (Tailândia), segui para Siem Reap (Camboja), retornei para Bangcoc para depois ir para Hanói (Vietnã) no dia seguinte; depois Ho Chi Minh (também no Vietnã); em seguida Bali e Gili Islands (Indonésia), depois Singapura e, por fim, voltamos à Tailândia para conhecer as praias (ficamos em Ao Nang e Phi Phi).

viagem pela ásia

O roteiro por dias ficou mais ou menos assim:

  • Saí de Curitiba no dia 31/10 e cheguei em Bangcoc no dia 02/11, onde fiquei até dia 04/11
  • Fiquei em Siem Reap entre 04/11 e 07/11.
  • Fiquei em Hanói entre 08/11 e 10/11.
  • Fiquei em Ho Chi Minh dias 11 e 12/11.
  • Fiquei em Bali nos dias 13 e 16 e 17/11 – nesse intervalo, fui pra Gili Islands.
  • Fiquei em Singapura entre 17/11 e 20/11.
  • Fiquei nas praias da Tailândia entre 20/11 e 26/11. No dia seguinte, voltamos pra Bangcoc pra pegar o voo de volta, na madrugada do dia 28/11.

Viagem pela Ásia: gastos

viagem pela ásia

Sempre que falo de alguma viagem por aqui, alguém pergunta sobre valores – eu entendo, até porque faz parte do planejamento, mas é duro dar essa resposta porque isso depende do estilo de viagem de cada um. Tem quem curta ficar só em hostels e tem quem viaje para ficar em resorts 5 estrelas. Tem gente que faz muitas compras, tem gente que não. No caso dessa viagem, acho que fiquei no meio do caminho – fiquei em alguns hotéis super bons, outros nem tanto, e não fiz muitas compras.

O que posso dizer é que viajar pelo sudeste asiático é muito mais barato do que uma viagem pela Europa ou Estados Unidos – tirando Singapura, onde tudo é meio caro mesmo. De resto, gastei pouco para uma viagem tão longa. Aqui tem um post do Xóia, que viajou comigo, com mais algumas informações sobre o assunto. Ah, leve todo o dinheiro em dólares mesmo, você consegue trocar facilmente pelo dinheiro local nas cidades.

Viagem pela Ásia: o que levar em conta?

viagem pela ásia

Em primeiro lugar, o clima no sudeste asiático é sempre muito quente, mas é bom levar em consideração que por lá existem épocas de monções, que é quando rolam ventos fortes e muita chuva. Esses períodos variam de país para país, então é importante pesquisar isso antes de definir datas e locais. Eu fui em novembro, o outono deles, e só peguei algumas chuvas no Camboja (que não nos causaram grandes incômodos). Como já disse ali em cima: mesmo sendo outono, é sempre muito quente. Não sei se peguei alguma temperatura abaixo de 30 graus.

Outro fator importante é que alguns países pedem visto – nesse caso, existem duas possibilidades. A primeira é que o país te peça um visto na entrada (como Camboja e Indonésia). Significa que você paga uma taxa lá e eles te dão o visto. A segunda é você precisar tirar o visto antes de embarcar, com o é o caso do Vietnã.

viagem pela ásia

Além disso, vários países te pedem certificado internacional de vacina de febre amarela (Tailândia pede, por exemplo). É simples de tirar, você só precisa tomar a vacina (tem grátis nos postos de saúde) e levar o certificado que receber num posto da Anvisa (aqui em Curitiba tem no aeroporto). Lá, eles trocam o seu certificado pelo internacional. É bem simples. Grampeie esse certificado na última folha do seu passaporte – é fácil de perder e se isso acontecer você vai ter dor de cabeça.

viagem pela ásia

Bom, falei que ia ser meio geralzão e ficou longo mesmo assim – se curtirem e quiserem saber mais sobre alguma coisa, por favor me peçam aqui nos comentários, ok? 🙂

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
34 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Jade

    Que máximo, Marina! Sou doida pra fazer essa viagem e assim que juntar dinheiro suficiente com certeza farei. Os locais onde vc se hospedou foram reservados com antecedência ou lá na hora? Se vc puder dar dicas de onde ficou tb seria ótimo. E pra se comunicar, dava pra se virar com inglês mesmo? Obrigada e feliz natal! =***

  2. Nelma

    Como é que era a comida? Era fácil de encontrar coisas comuns ou tem muito daquelas coisas estranhas que a gente vê em documentários/programas de TV? Sou chata pra cacete pra comer e sempre fico com a impressão de que passaria fome em lugares asiáticos, mas acho que deve ser só falta de conhecimento mesmo.

    • Renata

      Nossa, a minha preocupação tb é essa. Tenho medo de não gostar de nada…
      Queria saber como foi com relação a isso, Marina.

    • Olha meninas, quando eu fui não passei fome pq existe fast food!!! Fiquei com medo de provar a comida e no dia que resolvi, passei mal!!! Existe comida ocidental, então não se preocupem, vcs vão sobreviver!! Comi muito lanche no 7 eleven, uma rede de conveniência, era o q nos salvava.

  3. Monica

    Pode falar mais, sim!!! Faço coro com as meninas acima: quero saber das comidas (tb tenham impressão que passaria fome) e da língua. E adorei a dica de grampear o certificado de vacina no passaporte. O meu fica dentro, solto, e sempre tenho medo de perder. Não sabia que pode grampear.

  4. Michelly Gaieski

    Marinaaa por favor nos conte mais!!! Pretendo ir en 2016 para Tailândia e Indonesia e preciao saber tudooo. Como vc mesmo falou são destinos mais exóticos ne hehe
    Outra coisa, da pra se virar bem só com inglês la?

  5. Mirela

    E os idiomas, Marina? Com inglês dá pra se virar pela ásia?

  6. Vera

    Gostaria que contasse dos passeios que você fez e da comida. Estou curiosa e ansiosa por esses pots.

  7. Nayama Ferreira

    Marina conta mais!!! Adoro posts sobre viagem que vcs fazem (inclusive adorei os vídeos da Sabrina no Japão, foi legal essa ideia de gravar vídeo, apesar de saber que isso acaba atrapalhando a viagem), pois como nunca viajei ao exterior, acabo conhecendo outros lugares através de vcs meninas!!! Aproveito o espaço para agradecer a vcs 3 a disposição de contar sobre as viagens, de dar dicas e tudo mais.

  8. Priscila

    Também estou curiosa com relação a comida e água!

  9. Achei o conteúdo fantástico. Meu marido tem muita vontade de conhecer a Ásia, então creio que em um futuro, será um de nossos destinos.
    Acabo não saindo da zona de conforto e sempre ir aos EUA, mas é sempre bom mudar.
    Poste mais sobre o assunto.
    Beijos
    http://www.estilogisele.com.br

  10. Sandrinha

    Adorei o post, meu sonho de viajar também. Quero saber mais: como são as pessoas, comida local, curiosidades, lugar que gostou mais.
    As fotos estão lindas. 🙂

  11. sonia

    Oi, Mari! Amei o post, quais lugares VC mais gostou? Quais VC indica? As fotos estão fabulosas! Deu vontade de conhecer a Ásia! RS. Bom Natal! Bjs

  12. Juliana Gama

    Marina, estou babando com as suas fotos! Estão incríveis!

  13. Márcia Daniella

    Também acho que seria legal um post abordando a alimentação, já que uma das hashtags usadas na época foi #ásiaemádigestão. Fiquei super curiosa, rs,rs

  14. Marcia

    Ahhh quero mto fazer exatamente esse tour VC consegue falar mais sobre as praia ,alimentação e q achou do povo acompanhei no snap e tava delirando de tão lindo e meu sonho de conhecer bjs

  15. Gabriela Ronchi Salomon

    Também quero mais posts hehehehe. Gostaria de saber sobre a alimentação, que é um ponto bem importante heheh
    Além disso, adorei o post 😀

  16. Fran Pierobon

    Poxa ia ser incrível se vc fizesse posts mastigadinhos sobre cada lugar que ficou, hotéis, como se locomover…um guia mesmo, com ao menos 1 post para cada lugar. Sei que não é o tema do blog, mas *por favor*! Eu iria guardar bem guardadinho pq é um sonho que pretendo realizar em breve!Bjs.

  17. Lais Ferreira

    Marina, vc poderia falar das particularidades de cada lugar que foi, dividindo-os por países! Dá trabalho,mas seria bem interessante!!

  18. Marina G.

    Amo os postos de vocês sobre viagens, justamente porque não é um blog especializado e sim as impressões de viajante. Queria saber mais sobre como foi a alimentação e sobre os lugares que visitou.

  19. Vanessa

    Amo esses posts de viagens que vcs fazem, pode fazer mais outros milhares que eu vou adorar, rs.
    Não sei se é a silhueta de Angkor Wat na foto de Siem Reap, tenho mta vontade de conhecer, mas tenho cagaço de avião, não sei se um dia vou ter coragem de fazer viagens tão longas, mesmo com pausas. Amo a europa e ir pra lá já é uma tortura pra mim.

  20. Fernanda Gabriela

    Legal vc dizer que gastou um valor razoável. Tenho sempre a impressão que ir para a Asia é mais caro que ir a Europa, mas acho que tudo depende, né? Mto bom o blog de vcs “viajoes” pq ajuda mto aos viajinhos (eu) que sempre tendem a pensar meio limitadamente. Obg, Marina!

  21. Marcella

    Pretendo conhecer justamente o sudeste asiatico no proximo ano. Seria otimo ter mais informações Marina! Por favor, faça posts siiiim!!! 🙂

  22. Marcella

    A proposito, vou visitar esse blog que voce recomendou, o viajões… mas acho mto legal o coisas de diva ter sempre assuntos variados… continuem assim meninas, pra mim vcs são o melhor blog da atualidade 😉 <3

  23. Acompanhei a viagem pelo Snap (do CDD e do Xoia) fiquei encantada com as pessoas e os lugares q vcs passaram..
    incrível demais!!!

  24. Miriã Andrade

    As fotos são lindas demais, que viagem incrível, dá muito gosto de ler, hehe. Quero mais detalhes de tudo! 😉

  25. Lorenna

    Consegui uma promoção MARAVILHOSA para Hong Kong, ida e volta saindo de São Paulo por somente R$ 950,00, já com taxas!!!
    20 dias em junho, vou aproveitar as dicas <3

    • karoline araujo

      Qual companhia????? MTO BARATO mesmo. To programando a minha viagem já. Obrigada marina, por me influenciar na escolha do meu destino de férias =DDD

  26. Carol

    Marina! Faz posts com mais detalhes. Conta sobre a comida, as praias, os hotéis. O que valeu e o que não valeu a pena. Bjoooo

  27. Francys

    Faço coro e acho que todos querem mais detalhes! por que “ásia é má digestão” é a pergunta que não quer calar! As praias de lá parecem belíssimas, morro de vontade de conhecer Bali.

  28. […] saber mais sobre meu roteiro certinho e mais algumas dicas gerais sobre a Ásia, aqui tem meu primeiro post sobre o […]

  29. […] saber mais sobre meu roteiro certinho e mais algumas dicas gerais sobre a Ásia, aqui tem meu primeiro post sobre o […]

  30. […] saber mais sobre meu roteiro certinho e mais algumas dicas gerais sobre a Ásia, aqui tem meu primeiro post sobre o […]

  31. […] saber mais sobre meu roteiro certinho, preços e mais algumas dicas gerais sobre a Ásia, aqui tem meu primeiro post sobre o […]

AULA MAQUIAGEM!!!