Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Pois é, já estamos na reta final de dezembro e com a proximidade do fim de ano vem a ideia de renovação – no guarda-roupa também! Então, que tal aproveitar o período de folga para dar uma geral por lá? Vamos fazer a energia circular, doar peças para quem precisa e ficar somente com o necessário para abrir espaço pro novo!

Separei algumas ideias para ajudar quem quer iniciar essa empreitada! Vamos lá?

guarda-roupa

Foto: Shutterstock

#1 Tenha tempo livre

Arrumação não combina com pressa. Portanto, escolha um dia em que estiver realmente livre – e, sobretudo, disposta – para mexer no armário. Vai dar trabalho e você pode pensar em desistir, mas com boa vontade dá para resolver tudo em algumas horas (já ajudei amigas com as técnicas que apresento aqui e funcionou!).

#2 Certifique-se de que tudo o que tem está lá

Já que é para organizar, então vamos fazer direitinho, não é mesmo? Por isso, lave com antecedência as roupas sujas, recupere itens emprestados para as amigas e não tenha preguiça de tirar aquelas coisas do fundo do guarda-roupa. Somente olhando o todo é que vamos conseguir tomar decisões sensatas sobre o que vai e o que fica.

Também já dei outras dicas para a organização do guarda-roupa!

#3 Separe por categorias

Por exemplo: blusas. Com uma pilha completa delas, dá para ter ideia da quantidade de peças que moram no armário e, quem sabe, avaliar a necessidade de tantas ou o estado de conservação de uma em relação a outra. Fora que isso vai facilitar bastante o passo seguinte, acompanhe!

#4 Experimente peça por peça

Sim, senhora! Sei que pode dar preguiça só de pensar nisso, mas é essencial. Tem muita coisa que descobrimos que está estragada, sem servir mais ou não tem nada a ver com quem somos hoje apenas pelo ato de experimentar. Fora que isso vai dar uma visão geral de como o que fica se comporta no corpo, abrindo o leque de novas combinações.

#5 Devolva somente o que está pronto para usar

Qual a necessidade de manter coisas que não são capazes de nos servir naquele momento? Por isso, tome decisões sábias acerca das roupas. É claro que, na fase de experimentar, você pode perceber que há uma barra por fazer numa calça, um ajuste na cintura de um vestido e por aí vai. Mas mande na costureira assim que puder, combinado?

Para quem não sabe o que fazer com as roupas usadas, aqui vai um post com dicas!

Gosto muito desse tema e já dei outras dicas certa vez aqui no blog. Independentemente do caminho que for seguir, lembre-se: é preciso começar!

Já ouviu falar em armário cápsula? Veja mais sobre a tendência nesse post.

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
29 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Priscila

    Sempre faço uma organização/limpeza anual no guarda roupa…fico com tudo arrumado, mais espaço e ainda dou roupas para quem realmente precisa e vai usar.

  2. Marina G.

    Fiz isso faz poucos dias e realmente é ótimo! Separei várias peças para doar.

  3. Adoro fazer essas limpezas de tempos em tempos. É muito bom pra dar uma aliviada no guarda-roupa e a gente vê que tem mesmo muita coisa que não usa/precisa.
    Mas dá uma tristezinha quando aquelas roupas que vc gosta não servem mais kkkkk

    http://www.simpleness.com.br

  4. Juliana Gama

    Tô precisando muito fazer uma limpa no meu guarda roupa mas também estou precisando de disposição pra isso. Só de pensar já me dá preguiça!

  5. Eu tenho meus rompantes de organização meio que a cada 3 meses. Começa a ficar meio zoneado me dá nervoso.

    Arrumei meus armários de forma pesada uns meses atrás, tirei muita coisa. Aí sabado passado estava me irritando de novo e arrumei de novo. Tirei muito menos (bem pouco na real), mas tirei.
    Impressionante como a gente acumula.
    Mudei a ordem das coisas pra ver se pego coisas diferentes… senão na próxima arrumação já vou tirar mais coisas. E assim vai.
    hahaha

    2016 organizado. Beijos!!

  6. Bárbara

    De tempos em tempos dou uma limpa no armário, e estou precisando fazer isso de novo. Adorei as dicas!

    http://vidadecompras.blogspot.com.br/

  7. Que lindo o novo template meninas! Adoro uma boa arrumação no armário, descubro novas combinações e até itens que mal usei.

    http://www.ziperchique.com.br/2015/12/pontos-turisticos-de-santiago-chile.html

  8. Roberta Martins

    Oi Thais!Como está??
    Por incrível que pareça,gosto de arrumar armário.Dá trabalho,mas,
    compensa experimentar tudo,fazer novas combinações,verificar qual
    peça necessita de reparo,sem esquecer da sessão desapego.
    Beijos,
    Roberta.

  9. Márcia Daniella

    Nessa semana de Natal não vai dar tempo para fazer esse arrumação, mas da próxima semana não passa. Curto muito fazer isso todos os anos 🙂

  10. To precisando organizar o meu urgente! Esse post inspirou minha preguiça a ir embora HAHAHAAH <3 http://www.simsemfrescura.com.br/

  11. Sempre me desfaço de bastante coisa, realmente está na hora de ver o que eu uso ou não de novo. Já parei de comprar roupas novas deve fazer mais de um ano, porque tenho coisa demais e não preciso de mais, mas ainda tem muita coisa que não uso.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  12. Carol

    cada vez que arrumo meu armário vai um dia inteiro e muitas sacolas de coisas pra doar (e jogar fora hahah)

    gente, dá uma olhada aqui!! pelo menos dá um yeah yeah ai pra amiga!! https://www.enjoei.com.br/p/bolsa-com-spikes-14255175

  13. Eu já fiz a limpa aqui em casa.

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  14. Vanessa

    Eu faço a limpa todo mês, se duvidar…hahaha
    Não sei como ainda não estou descalça, nem pelada, mas entrei numa vibe bem minimalista faz um tempo e estou até hoje me livrando, aos poucos, de coisas que acumulei. Se não uso bastante, se não gosto, não cai bem, fora. Ficou uma ou outra peça/sapato que tem pouco uso, o restante é tudo coisa mto usada.

    • É um bom jeito de viver, Vanessa! Menos é mais! 🙂

  15. […] que 2015 já tá indo embora que tal Organizar o armário?Tem ótimas dicas pra começar o ano com energia […]

  16. Iara

    Amooo organizar minhas coisas!! Na parte de armário incluo sapatos, bolsas e cosméticos. Já ta tudo separadinho para doação e consertos! Começar 2016 com tudo no lugar =)

  17. Heloisa Carvalho

    Eu gosto de fazer essas limpezas pra tirar o que não uso nas mudanças de estação! Aproveito pra organizar e deixar as peças que vou usar mais nas prateleiras mais fáceis e já aproveito pra tirar tudo que só está ocupando espaço! Mas cada vez que vou organizar meu armário acaba saindo alguma coisa…

  18. Faço essa arrumação duas vezes por ano, quando esfria e quando esquenta (porque as estações do ano não seguem bem essa definição hahaha). No calor aproveito para guardar as roupas mais pesadas no maleiro e nas gavetas menos acessíveis e quando esfria inverto as posições. Sempre separo coisas para consertar e doar. E olha que nem compro muito!
    Beijos

  19. Maíra

    Momento mais que propício para o tema!! Costumo reorganizar minhas coisas no final do ano e sempre antes do meu aniversário, para renovar as energias! Beijo.

    • Adorei a ideia do aniversário! Sabe que o meu é em maio e daria certinho pra fazer uma de meio de ano e outra de fim?

  20. Fernanda Gabriela

    Fiz essa limpezinha esses dias quando estava meio inspirada, mas o lado ruim é que você se dá conta de que precisa comprar roupas novas e não está mesmo sendo fácil comprar qualquer coisas esses tempos. Rsrsrsrs
    Tô com uma lista enooorme de peças que preciso repor. Difícil, mas é preciso!
    bjs, thais!

  21. Miriã Andrade

    Não tive tempo de fazer isso no meu, mas assim que voltar de viagem quero seguir a risca as dicas! 😉

  22. Sandrinha

    Meu armário sempre é organizado, tem o cantinho das roupas de ficar em casa, para sair, para trabalho, etc. Assim não perco tempo procurando. Todo ano faço uma limpeza nos armários, tiro tudo, higienizo, descarto roupas que não servem e arrumo tudo novamente. Faço a mesma coisa com os sapatos. E o que sobra faço doações a entidades. 🙂

  23. Gabriela Ronchi Salomon

    Fiz isso há alguns dias e tirei roupas que nem usava. Acabei doando e é sempre bom essa limpeza 😉

  24. Bem dessa… essa semana eu tirei pra fazer essa arrumação e repassar o que não usarei mais!!!

  25. Ótimo post, eu sempre quis limpar meu guarda-roupa, mas por causa das minhas roupas são muitas e muito complexo, eu não sei como organizar