Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Mês passado fizemos uma pesquisa aqui no blog, e entre as perguntas de múltipla escolha, deixamos um campo aberto para que as leitoras pudessem fazer suas considerações sobre o blog. Achei que seria interessante responder algumas dessas questões, até porque outras pessoas podem ter a mesma dúvida. Vem comigo!

Shutterstock – Question

“Volta coisas de macho!”

Tempos atrás tínhamos uma tag aqui no blog onde os meninos comentavam coisas do universo feminino. Essa tag deixou de existir porque os meninos não tinham muito tempo para nos responder, o bate boca nos comentários era imenso e também, porque nós mudamos. Hoje aproveitamos o alcance que temos com o blog para focar também em auto aceitação e empoderamento da mulher. Não existe mais espaço e nem razão para um post onde os meninos brincam com o nosso universo. O Coisas de Macho sempre foi uma brincadeira, uma gracinha para descontrair, mas acho que hoje ele não cabe mais no que pensamos em transmitir aqui, podendo gerar o caminho inverso do que queremos falar. A resposta para o “volta Coisas de Macho” é: a tag não vai voltar.

“Legal que falam de auto estima” / “parem de só falar de auto estima”

Na pesquisa, os comentários foram dúbios. Muitas meninas salientaram que adoram que a gente tenha este lado feminista e use o espaço para falar sobre isso. Outras tantas pessoas falaram que estavam cansadas de ver este assunto aqui. A resposta para essa questão é: vamos continuar falando de feminismo, empoderamento, aceitação e auto estima. Acreditamos que é nosso DEVER como “comunicadoras” transmitir e falar sobre esses assuntos, principalmente num blog onde a grande maioria do público é feito por mulheres.

“Acho que precisam fazer mais videos” / “Não façam mais vídeos” / “Sabrina é ótima, mas acho que Marina e Thais poderiam aparecer mais nas outras redes, como Youtube, Snapchat e até mesmo no Instagram”  / “Vocês deviam escrever as informações que tem nos vídeos no post”

Uma coisa que já percebemos aqui é que, as leitoras do blog não assistem aos nossos vídeos. Acho que as meninas já se acostumaram a ler as informações e não tem tempo/paciência/vontade de assistir aos vídeos. Também sabemos que a grande maioria vê o blog no trabalho, então assistir aos vídeos pode ser uma tarefa complicada. Por isso, estamos focando os vídeos apenas no canal no YouTube, muitos deles nem vem parar aqui.

Mas porque fazer vídeos então? A tendência dos blogs é converter o conteúdo para os vídeos, e nós não podemos ficar paradas vendo as coisas acontecerem, temos que ir nos adaptando conforme o que acontece na internet. Hoje temos 2 vídeos por semana no YouTube contra 15 posts por semana no blog. Não deixamos de escrever nenhum post para fazer vídeos, este conteúdo entra como um conteúdo extra por aqui. Mas também não estamos ignorando o poder que o YouTube tem. São públicos diferentes e nossa ideia é atingir ambos.

Quanto ao fato de resumir os vídeos em texto, confesso que fico super triste em fazer isso. Fico chateada de comprar equipamento, investir em curso, gravar e editar para no final das contas, ter que transformar tudo em texto. Mas vou tentar, mesmo assim, resumir o conteúdo em texto para quem não pode/quer assistir ao material.

E por último, explico porque praticamente só eu apareço nos vídeos. Nós ainda não ganhamos nada com YouTube, então o investimento que fazemos nele não tem retorno. O ruim disso, é que para gravar estes vídeos, o investimento é alto. Comprei câmera, material de iluminação, microfone, computador mais potente e fiz curso de edição para não precisar pagar alguém para fazer isso. Gravar e editar os vídeos que faço ocupam 2 dias da minha semana. As meninas ainda não tem todo o equipamento de gravação, então para gravar os vídeos delas também, precisaria mais dois dias na semana para fazer tudo aqui em casa. Calcule ai, para isso, sobraria apenas 3 dias (contando o sábado e domingo) para fazer todas as outras coisas no blog. Então a resposta para a pergunta é: as meninas não aparecem porque ainda não podemos investir em tempo ou numa empresa que grave e edite para a gente. No final das contas, a logística de tudo é difícil. Tentamos contornar a situação com a Thais gravando junto em São Paulo, mas a tendência é que, com o tempo, a gente consiga se organizar melhor para todas aparecerem e não tenhamos que deixar nada de lado para conseguir produzir mais.

Ah, nós 3 temos a senha do Snapchat e Instagram, a frequência de quem posta o que fica ao gosto de cada uma de nós. As vezes temos coisas legais para mostrar, as vezes não. As vezes nada de bacana acontece na semana, então postamos algo bonitinho só para a conta não ficar esquecida por lá. Posta quem quer, quando quer, o que quer. Aqui somos bem tranquilas quanto a isso. Também vale lembrar que somos sócias, nós 3 somos iguais, ninguém é “chefe” de ninguém por aqui.

“Os posts são muito longos” / “Os posts são muito curtos”

Rapaz, que loucura! Enquanto tem gente que reclama da quantidade de texto, outros acham muito curtos. Com isso percebemos que cada pessoa gosta de um estilo de post, nós vamos continuar escrevendo para todo mundo. Com posts mais longos, mais curtos, mais opinativos, mais feministas, mais leves, falando sobre coisas caras, baratas, nacionais, importadas… O público do Coisas de Diva é enorme – ainda bem – e tem pessoas de todos os tipos nos lendo. Vamos continuar tentando fazer coisas que sejam interessantes para todo mundo. Pense que, se as vezes algo não é interessante para você, pode ser legal para outra pessoa. Tentamos sempre agradar a todos, mas as vezes, não tem como.

“No app não tem onde comentar!”

Pois é, não tem mesmo! Mas para fazer essa mudança no nosso app, a empresa nos cobrou uma nota preta. Como estamos numa época de economia, estamos deixando para fazer este investimento ano que vem, quando as coisas estiverem mais tranquilas. Bem gostaríamos de poder mudar isso já, mas a crise também está batendo por aqui. Infelizmente este investimento vai precisar esperar um pouquinho.

“Falem sobre maquiagem para pele negra” / “Falem sobre cabelo cacheado” / “Falem sobre coisas de outras cidades do Brasil”

Você que nos acompanha já sabe, aqui contamos nossa experiência com as coisas que testamos. Não somos especialistas, não somos estudadas no assunto, apenas contamos o que acontece quando testamos os produtos. Por isso fica difícil falar sobre itens que não se encaixam no nosso tipo físico. Do que adianta minha opinião sobre um produto para cabelo cacheado ou alisado? Não adianta nada! Nós sabemos dessa “falha” por aqui. Tentamos contornar a situação chamando outras meninas para falar sobre o assunto de vez em quando, porém, não temos como colocar uma quarta integrante no blog para fazer esse conteúdo. Pense, nós somos uma empresa, com contrato social e acima disso, somos amigas. Como colocaríamos alguém para integrar essa equipe sem ter proximidade com ela? Também não nos sentimos confortáveis em ter colaboradoras, acreditamos que todo trabalho deve ser pago. E como disse agora a pouquinho, anda não podemos investir nessa contratação. Também já tivemos leitoras dando dicas por aqui, mas o que acontecia é que as pessoas tinham a tendência em não acreditar na opinião de uma pessoa que não tinham “intimidade”, por assim dizer. Mas sabemos dessa falha e sabemos que precisamos ter posts para todos. Estamos tentando melhorar nesse sentido.

Também é por isso que não temos dicas de todas as cidades do Brasil. Como vou falar sobre uma maquiador ótimo em Recife se eu moro em Curitiba? A razão de não ter pessoas falando sobre outras cidades é a mesma que comentei aqui em cima. Mas oh, sempre que tiver alguma dica ótima na sua cidade, deixa nos comentários dos posts. As meninas super se ajudam por aqui.

“Façam mais looks do dia” / “Os looks de vocês são fracos”

Mais uma mini polêmica na pesquisa! Algumas pessoas gostam de nós porque somos normais, mulheres “gente como a gente”, sem afetação ou ostentação. Por isso, algumas dizem se identificar com nosso estilo. E também é por causa disso, que algumas não gostam do que vestimos. Dizem faltar informação de moda ou um “Q” mais fashionista. Veja bem, nós somos isso ai que você vê no blog ou nas redes sociais, somos simples, normais. Ficamos de pijama em casa, vamos pra balada de sapatilha e passeamos pelo shopping sem maquiagem. Isso é o que somos e não poderíamos transmitir nada diferente disso. Achamos super legal saber que um montão de meninas se identifica com esse “estilo de vida” e infelizmente não podemos fazer nada para quem espera mais de nossos looks. Não temos como ser algo diferente, entende? Claro que sempre tentamos estar bonitas, arrumadas e aprender dicas novas de como nos vestir. Mas não somos, e nem queremos ser, ícones de estilo.

“Não mudem nunca, continuem desse jeito”

Não vamos mudar! Até complementando a resposta acima, o foco do blog é, sempre foi e sempre será beleza. Mas é normal que, com o passar do tempo, a gente queira imprimir mais personalidade aos nossos posts. Queremos sim que as leitoras saibam que a Marina tem a pele seca, mas que também adora ler, que Thais ama produtos para banho mas também se interessa por decoração e que eu seja a “rainha da pele oleosa” mas que adoro cozinhar. O blog é sobre beleza, mas também é sobre a gente, nossa vida, nossos gostos, nossas experiências. Assim como fico louca para contar sobre um shampoo novo que deu super certo no meu cabelo, também fico ansiosa para contar sobre uma confeitaria maravilhosa aqui em Curitiba e também sobre a série nova que assisti no Netflix. Não tem como o blog não ser a extensão de nossas vidas. Se não fosse assim, era só contratar um jornalista para escrever bonito para mim, entende?

Mas fique tranquila, o blog não vai mudar, o foco não vai mudar, nosso jeito não vai mudar. O Coisas de Diva é essencialmente um blog de resenhas, mas junto disso, também é o blog da Marina, da Thais e da Sabrina. As vezes erramos, em outras acertamos, mas acima de tudo, somos mulheres, seres humanos normais, com todas as imperfeições de qualquer outra pessoa. Algumas novidades são inseridas aqui, outras vão embora, mas isso faz parte da evolução da gente e do blog, porém, não nos muda na essência.
Categorias
Compartilhe nas redes sociais
206 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Silmara

    Meninas, que bom que nada vai mudar…Sou apaixonada pelo blog, e acho que está ótimo desse jeitinho,admiro muito a simplicidade de vocês, sei que sou capaz de identificar o texto sem olhar quem escreveu simplesmente por conhecer o jeitinho de cada uma, adoro o estilo particular de cada uma em relação a moda, e me sentiria a vontade pessoalmente com cada uma de vocês, pois não são “ditadoras” de fashionismo.Temos outros blogs onde posso consultar sobre o meu tipo de cabelo ou sobre minha cidade! Em particular sobre você, confio ainda mais nas resenhas de olhos fechados pois nossas peles são iguais,mas já segui muita dica boa da Thais e da Marina tambem!Desculpe por mec estender tanto,mas exceto pelo Coisas de Macho #volta,rsrsrs, me revoltei com a falta de sentido das reclamações!

  2. Regina Celia

    Meninas, vcs têm a minha admiração justamente pela autenticidade.
    Não mudem nunca. Continuem do jeitinho que vcs são!
    Esse negócio de adicionar informação de moda é um saco: um bando de gente usando coisas estranhas que ficam bem em 1% da população (nem na blogueira fica bem)!!!!
    Um beijo para as 3 gatinhas!

  3. Renata Alves

    clap clap clap clap Muito bem! Adoro o blog do jeitinho que é, vimos a evolução de vocês e quanto o conteúdo melhorou, a qualidade das fotos e etc! Parabéns por tudo isso que construíram e que só tende a crescer! Em relação aos vídeos é realmente uma tendência, achei muito legal gravarem em São Paulo com outras meninas e vos digo, assistir a resenhas de produtos às vezes é chatinho e comprido! Eu prefiro ler! Até consigo ouvir vocês falando enquanto leio! Os conteúdos dos vídeos tem que ser algo diferente de resenhas, assim como a maioria dos que vcs fazem! 😀 Um vídeo que pode ser feito é de novidades, ou queridinhos do mês, pois as resenhas normalmente já estão no blog! E assim seria um atrativo a ler as resenhas 😉 Sei que vídeos são trabalhosos, mas valeria a pena ver uma pouquinho mais de vocês! beijos e parabéns pelo trabalho :*

  4. Roberta Martins

    Olá Sabrina!Tudo bem??
    Gosto de assistir aos vídeos no blog,prefiro comentar aqui.
    Beijos,
    Roberta.

  5. Juliana Gama

    Sá, em relação aos looks do dia de vocês, gosto exatamente disso, de vocês serem gente como a gente! Tem muita blog por aí que é puro luxo e ostentação mas que pra montar um look igual muita gente teria que juntar uns 3 meses de salário, pelo menos. Sem contar que tem muita coisa que é fashion demais pra vida real, só funciona em passarela.

  6. Karol

    Gosto de vocês justamente por serem gente como a gente! Existem tantos tipos diferentes de blogs por aí, pra que querer exigir que vocês mudem? O povo reclama demais de barriga cheia. Continuem maravilhosas como vocês são <3

  7. Ana Paula

    Olá meninas, todos os dias vejo a o blog, assisto os vídeos sempre tbm, nunca comento, sabe como é né a correria do dia a dia RS RS .. Mas dessa vez tenho que comentar, não mudem realmente nada, está tudo ótimo. Parabéns pelo blog.. Bjos

  8. Lola

    Meninas, exatamente por isso adoro o blog de vocês!
    Sei que posso comprar várias coisas que vocês indicam porque ao contrário de outros blogs, não mostram aquelas coisas absurdamente caras! Meu estilo se parece com as das três, então o blog me agrada. Desculpa, faço parte daquelas que não assiste os vídeos, mas é porque como você mesma disse, eu estou inclusa no grupo que acessa do trabalho, ou seja, Youtube é bloqueado. Mesmo em casa, sei lá, não é sempre que tô com saco pra vídeo, sabe?
    E eu tenho cabelo cacheado, mas não reclamo de não ter foco no meu tipo de cabelo! Entendo vocês! O que mais tem é blog para cabelo cacheado, se preciso, vou lá, mas é a vocês que sou fiel hahah
    Adoro que não vão mudar, gosto de vocês assim, como as divas que são <3

  9. Fernanda

    Obrigada por nos darem um retorno da pesquisa. Achei essa atitude bem profissional e ao mesmo tempo gentil com quem respondeu. Como algumas meninas já comentaram, creio que estamos crescendo e amadurecendo com vocês! Fiquei curiosa com a faixa etária das leitoras. Eu, por exemplo, leio e me identifico com o blog por ter quase a mesma faixa etária e estilo de vida de vocês. Se tivesse “look do dia” já teria fugido…rsrsrs (talvez lá no instagram seja legal). Quanto ao youtube, talvez o fato das leitoras demorarem para migrar seja a faixa etária… falo por mim! Que agora estou migrando para o youtube e viciadinha no snap… kkkkk. Agradeço de puderem responder minha curiosidade. Bjos, Fernanda

  10. Heloisa

    Lindonas!!!!!Continuem assim, só estão melhorando cada dia mais!!!
    bjosss!!!!

  11. Cynara

    Muito legal o blog, eu assisto os vídeos e leio o blog todos os dias! Acho muito bacana a forma como fazem as resenhas, os tópicos ficam fáceis de identificar o que quero saber do produto.Nada a reclamar!! Super indico….

  12. Danielle Fabiao

    Olá,meninas!!
    Eu respondi a pesquisa 🙂
    Adorei o retorno de vocês em relação a pesquisa.
    Só mostra como é impossível agradar a todo mundo, sempre vai ter gente que prefere de um jeito e outros de outros.

    Eu adoro o blog, acesso todo dia, vejo todos os vídeos e acompanho no instagran 🙂
    Quero que vocês continuem sempre deste jeitinho, sendo um blog de beleza e sendo um blog de vocês três!!! Adoro vocês e o trabalho de vocês

  13. Cris v.

    Amo vocês <3 e o blog do jeitinho que é <3!!!

  14. Pâmela

    O que mais gosto de vocês sempre foi a sinceridade. Amei as respostas e é exatamente por isso que sigo o blog, pela honestidade, pela normalidade “gente como a gente”, pela falta de montação, pelo posicionamento a favor da auto-estima, enfim, por tudo isso. Parabéns, meninas! Vocês são ótimas e o Coisas de Diva é original e faz sucesso justamente porque vocês nunca se afetaram (pelo menos, não nos posts né!). Sempre foram sinceras quanto a patrocínio, sobre os produtos, de onde eles vêm, se são bons/ruins e, principalmente, porque vocês nunca impuseram nada. Aqui ninguém “tem que ter” e isso é fantástico! Gosto muito do que vocês construíram e admiro o trabalho das três. É sempre aqui que eu venho procurar informações sobre produtos que quero comprar. Vocês são ótimas! <3

  15. Isadora Nascentes

    ARRASARAM, de verdade. vcs sao maravilhosas e muito competentes. acho que é natural, esperado e saudável que o blog mude. não mudanças bruscas, mas fluidas, que sigam as tendências do país.
    mais sucesso ainda pra vcs!

  16. Meriluce Peixoto Gomes

    O que eu sempre admirei e gostei do blog de.vocês, foi essa simplocodade, mostrando a realidade de muitas meninas, garotas, mulheres! Acho que é desse jeito informático e responsável que conquistaram o seu público! Somos mulheres que vivemos hoje para a familia, trabalho e ainda não podemos perder nossa feminilidade! O blog passa exatamente essa segurança de liberdade, de se reinventar a cada momento e ao mesmo tempo mantendo a essência do natural. Nem sempre podemos estar antenadas no mundo fashion, muitas não possuem condições financeiras, tempo, ou desejo de viver plenamente assim. O diferencial no CDD para outros tantos blogs fashionistas, é que podemos ir de uma lado para o outro sendo uma Diva e ao mesmo tempo se olhar no espelho toda manha e se reconhecer com autenticidade! Parabéns Sabrina, Marina e Thaís pelo respeito às leitoras!

  17. Carina

    Só digo uma coisa sobre tudo isso: AMO! (L)

  18. Laura

    Sabrina,
    Eu espero, sinceramente, que um dia eu seja METADE dessa pessoa maravilhosa que você é.
    Você é muito verdadeira, sincera, profissional, determinada, espontânea e LINDA!
    Te encontrei uma vez em Curitiba mas tive vergonha de te dizer tudo isso hihihi mas fica por aqui minha admiração profunda <3

  19. Raissa

    Sabrina,acho que você pode analisar os posts da Chata de Galocha divulgando o video,pois ela resume o vídeo mas dá vontade de assistir,sabe? Como se não revelasse tudo! Dou como exemplo a Lu pois ela também começou com o blog e depois foi para o YouTube, e mesmo sendo também um blog de sucesso,sua audiência no YT foi aos poucos,mesmo com vídeos super elaborados!Como o foco aqui é beleza, lá vocês poderiam gravar vídeos de Diy,rotina de beleza matinal e noturna, vlogs de eventos,comprinhas de roupas,tags…

  20. Camilla

    Apenas palmas pra vcs!!! Gostamos de vcs pq vcs são autenticas e do jeito que se são! Simplesmente sensacional a resposta de vcs!

  21. Raíssa

    Sabrina, você é uma fofa. Obrigada pelos esclarecimentos, muito bom saber que a opinião das leitoras é levada sempre em consideração por aqui.

  22. Marcella

    Uau! Gostei demais desse post! Gostaria de dizer que o blog de voces eh meu preferido justamente pela essencia de vcs três. Percebo que alguns blogs que eu costumava ver hoje nao tenho paciencia pois a dona do blog esta muito estrela, com temas que fogem totalmente do que costumava ser. Eh mto bacana ver q vcs permanecem as mesmas mesmo depois de mudancas na blogosfera (existe essa palavra? rs). E concordo com colocar mais da cara de vcs no blog… mostrando series, restaurantes, filmes, decoração, etc. Muito bacana! Enfim, gosto demais de vcs, parabens pela excelente qualidade do blog! Beijos meninas!

  23. Aline Pimenta

    Muito esclarecedor o post. Acho que só faltou falar sobre a polêmica dos publipost’s, dá pra acrescentar? hahahaha
    Sobre os vídeos do youtube, eu particularmente quase não vejo. Na época da viagem da Sabrina pro Japão eu vi todos, e as primeiras resenhas em vídeo (acabados do mês, preferidos, aquele que tinha cinco categorias era ótimo), mas parece que o tempo foi ficando curto e acabo dando preferência para os post’s.
    No mais, admiro o trabalho de vocês justamente por ser mais “gente como a gente”, esses blog cheios de looks do dia glamourosos com roupas que jamais irei usar não me agradam. Imagino que tenha gente que goste, e é por isso que a diversidade é importante. Por enquanto vou dando graças a Deus de vocês manterem a originalidade, acho incrível o modo como cada uma expressa a sua personalidade através do blog.

  24. Carol

    Fico feliz em saber que nada vai mudar ^_^
    Mas tem uma galerinha fútil acompanhando o blog, heim?!

  25. Que retorno legal !!!
    Achei demais voces se preocuparem em dar esse feedback!
    Sou fã do blog, faço parte do grupo que prefere os post escritos mas qdo posso também vejo os videos!
    Parabens!
    Beijao Re

  26. Ana Souza

    Às vezes acho que algumas leitoras de blogs acham que pagam uma assinatura para o blog, porque é cada uma. Dizer que os looks são fracos é o absurdo. O CDD é bastante lido justamente pelo formato dele. Eu lia um blog ótimo não profissional o salada médica e a blogueira encerrou justamente por causa dos leitores e seus abusos.Beijos divas continuem assim.

  27. Cris

    Sabrina, eu adoro os vídeos que você faz! Você é muito gente boa e espontânea, dá vontade de ser sua amiga! Continue!

    Sou subscriber do cdd e o rango!

  28. Lu

    Ou seja, vocês leram nossas opniões, comentários e sugestões mas não mudaram em nada o blog. Resultado, continuou exatamente como tava. Pra quê pesquisa então?

    • O blog não vai mudar sua essência exatamente por causa da pesquisa.
      🙂

  29. Juliane

    Acompanho blogs há anos. O Coisas de Divas desde o começo . E vcs e o 2beauty são os que mais confio, gosto e torço pelo sucesso ! Parabéns . Bjo

  30. Lidia

    Sabrina, eu quando quero comentar clico no botãozinho “ver post original” e tá tudo certo. Não precisa gastar dinheiro com isso não. Rsrs
    Outra coisa, vcs são maravilhosas justamente por serem como são. Tentei seguir outros blogs e achei muito ‘ostentação’ sabe?
    Vcs são normais, simpáticas, usam tanto Mac e Dior quanto Dailus e Boticário. Eu não compro quase nada sem ver se tem resenha no blog antes, porque confio na opinião de vcs e sei que são honestas e autênticas com suas leitoras.
    Parabéns pelo blog, críticas sempre haverão, mas se vcs têm tantas seguidoras é por algum motivo né? 😉
    Beijos meninas! Obrigada pela dedicação dispensada para conosco sempre. :*

    • Sim sim, tem essa forma, mas as pessoas acham muito complicado ter que comentar desse jeito. 🙂

  31. Lais Ferreira

    Adoro o blog!! Pra mim é uma referência: consulto diariamente, confio mesmo e , obvio, tento adaptar a minha pele morena que vive no Nordeste. Acima de tudo, e acho que é o q me faz leitora fiel (apesar de participar pouco nos comentários ) é q gosto da “normalidade” de suas escritoras. Na boa, spw, pfw e lfw não fazem parte da minha realidade, assim como tdas estas haute culture!! Ficar olhando look do dia pra ver o povo grifado cansa! Como gosto do “normal”, natural, sem afetações, mas com credibilidade, o blog de vocês é “sensa”!!! ! Parabéns

  32. Édina

    Oi Meninas. Olha, eu acompanho o blog mais ou menos desde que começou. Posso garantir a vcs, que eu era viciada em blogs de moda/beleza. Aconteceu que, com o tempo, fui desistindo de entrar na maioria dos blogs. O de vcs, eu entro todo dia!!! Me identifico com vcs, gosto dos posts, acho que vcs estão evoluindo, enfim. Continuem assim. Gosto muito de todas! Beijosss

  33. Simone

    Adorei!!! Acabei de ler um texto da Fê Neute (http://www.felizcomavida.com/) SOBRE REDES SOCIAIS, VIDA REAL E FELICIDADE… E tem muito disto que vcs querem, ser vcs mesmas, o importante é se sentir bem, fazer o que se gosta, e não ficar tentando agradar os outros e aos poucos perder a identidade….
    bjinhos!

  34. Márcia Daniella

    Que essência linda a de vcs!! Eu adorooooo o blog do jeitinho que vcs o fazem! E as suas escolhas de temas refletem as pessoas bacanas que vcs são 😉

  35. Paula

    Olá meninas! Sou relativamente nova por aqui,vejo o blog há uns 6 meses… mas vejo TODOS os dias!
    Gostaria de dizer que vcs são muito profissionais,éticas e transparentes. Amo o jeito com que vocês abordam os assuntos e o posicionamento de vocês em relação a algumas polêmicas também! Vocês estão de parabéns! 🙂

  36. Eu adorava quando os meninos – ria tanto com eles

    bjs

    http://ladycatblog1.blogspot.com/

  37. Anna Luísa Dufan

    Oi, meninas! Acompanho vocês há um bom tempo, mas é a primeira vez que comento! Só gostaria de dizer que A-M-O o trabalho de vocês e que o Coisas de Diva é um dos blogs que mais me dá gosto de acompanhar. Me sinto muito bem sabendo que vocês são gente que nem a gente e também me identifico bastante com o conteúdo postado aqui, é muito vida real, aplicável ao dia a dia e isso é lindo! Sempre consulto o blog quando quero alguma inspiração ou ver uma resenha de algum produto que pode me ser útil (tbm tenho cabelo liso e pele oleosa rsrsrs). Continuem simpáticas e competentes como sempre! <3

  38. Victoria

    O Coisas de Diva é um dos poucos blogs que eu acompanho diariamente e faço isso por vocês três serem maravilhosas! Adoro o trabalho de vocês!

  39. Nunca comentei aqui, mas hoje senti vontade!
    Parabéns pelo posicionamento. Acredito que quanto mais fazemos as coisas com nosso coração, mas sucesso conseguimos e vejo que vcs estão cada dia mais prezando por isso.
    Pra mim vocês hoje integram o melhor blog de beleza brasileiro. Simplicidade, verdade e auto estima.

  40. Daniele

    Eu leio o blog, assisto os videos porque adoro os 2 hehebe, o blog eu leio todos os dias e os videos vou vendo quando dá e sempre deixo meu curtir!! Eu estou sempre por aqui porque me identifico com a filosofia do blog, é logico que não são 100% dos posts que me interessam mas sei que interessam pra muita gente intão não gosto de ficar reclamando.
    Ps: Sá estou adorando o Rango pra Um hehehehe.

  41. Ludja

    É por isso que este é o únicp blog que sigo fielmente. Vocês são autênticas e verdadeiras. Muito obrigada pelo blog.

  42. Mari

    Sou leitora do blog ha anos, mas sou daquelas pessimas que nunca comentam! Hahah
    Sigo o mundo dos blogs desde a epoca que a Lia postava escondido na aula de informatica e, com o passar dos anos, a lista de blogs que eu lia foi aumentando… Ate que quase acabou. O que me faz ler um blog ao inves da Vogue é justamente o fato das informacoes serem pessoais e genuinas. A maioria dos blogs perdeu isso ha muito tempo, mas não sinto isso aqui. Eu confio que so é publi quando vcs avisam e que o que importa mesmo é a opiniao de vcs. Quanto aos posts serem longos, eu acho é que eles sao completos. Eu não uso batom nunca, entao não leio resenha de batom porque não me interessa. Mas se eu quiser comprar um, venho aqui e leio as resenhas ate sabero que comprar. Isso funciona com tudo!
    E sim, vcs serem “gente como a gente” é incrivel. Mesmo que vcs não representem 100% da populacao, é legal que vcs tenham uma vida mais real. Se os produtos especificos não vao servir pra todo mundo, pelo menos vcs dao opcoes de marcas pra todos os bolsos e isso é otimo.
    Parabens pelo trabalho de vcs e, principalmente, por terem amadurecido o conteudo. O “coisas de macho” era tosco mesmo e precisamos nos empoderar!
    Ainda não aderi a era do youtube, mas vou dar uma olhada nos videos de vcs (so vi o seu DIY da parede de giz, Sabrina… E imitei!). 🙂

  43. Fernanda

    Eu era uma das que reclamava do coisas de macho no início. Depois, só pulava os posts. Podia até ser brincadeira, mas de mau gosto, na minha opinião, e seeeem graça!
    Parabéns pelas escolhas! Vocês são lindas!

  44. Ana Matias

    Acompanho o CDD há muitos anos, descobri o blog logo que começaram e estou por aqui todos os dias. Não estou entre as top comentaristas, mas só fico um dia sem ler o blog se acontece algum atropelo comigo mesmo, o “normal” é ler os posts quando acordo e a noite quando chego da aula. Não acho ruim as mudanças que aconteceram por aqui, porque eu mudei junto! De todos os blogs de beleza que já li, o CDD é o que mais tem a ver comigo e um dos que eu mais confio e a cereja do bolo: vocês moram na minha cidade (tecnicamente eu moro na de vocês, pq nasceram antes de mim!). A maioria dos blogs traz conteúdo Rio/SP e acho o máximo poder ver ao vivo algumas das dicas que vocês dão por aqui, entendo a revolta de quem não é daqui, mas é justo que a turma do leitE quentE tenha esse espaço. Sem falar que eu sempre presto atenção quando estou andando em lugares onde vocês podem estar (abafa que vi a Marina no Botânico e fiquei com vergonha de dizer oi! Mas foi muito legal ver que ao vivo ela é igualzinha a pessoa do blog). Outro ponto que, pra mim, faz toda a diferença: minhas melhores amigas também são leitoras do CDD, ou seja, os assuntos do blog automaticamente migram pras nossas conversas… O blog é parte MESMO das nossas vidas. Assisto aos vídeos no YT, mas não necessariamente nos dias em que são postados, as vezes deixo acumular e assisto 3 ou 4 de uma vez e gosto justamente porque não são megaproduzidos. Não me sinto uma consumidora assistindo, não passa aquela imagem de que estão tentando vender alguma coisa, pelo contrário! Dá vontade de marcar uma balada com vocês! Confesso que antes a Sá era minha única favorita e tinha minhas ressalvas com Thais e Marina, mas com a evolução do blog acabou que hoje não tenho mais uma Diva preferida, amo as três! Cada uma com seu jeitinho! E é confortante saber que assim como a gente vocês deixam de comprar coisas porque o preço é salgado pra proposta, que travam lutas contra a balança, tem medos e inseguranças e até repetem roupa! Sendo assim, não tenho NADA, nasda mesmo pra reclamar, na verdade só tenho a agradecer a companhia de todo dia. E se possível, vamos envelhecer juntas!

    • Andréa

      AMO quando repetem roupa. Acho tão “mundo real”, abre a minha mente pra novas combinações e é muito mais sustentável.

  45. Deia

    Gurias,antigamente eu acompanhava mais os blogs, hoje eu confesso que prefiro mais o youtube. Mas como gosto muito do blog de vocês eu acompanho os dois e também curto olhar alguns snaps. Querendo ou não vamos aos poucos aderindo as novidades,redes sociais, etc. Mas no caso de vocês o blog continua muito bom.Beijos

  46. Carol Vargas

    Como muitas já disseram aí em cima, também nunca comento. Mas leio o blog todos os dias e curto muito o estilo de vcs. Adorei o post explicativo, gosto da sinceridade que vcs imprimem em cada post. Que vcs tenham ainda mais sucesso… Beijos

  47. Quezia

    Ultimamente só acompanho vcs no insta e no youtube (já tinha percebido que são poucas visualizações msm)…e hj resolvi abrir o blog e esse post me surpreendeu. Adoro o jeito normal de vcs!!
    O “Coisas de Macho” era divertido…rs
    Continuem assim…bjos

  48. Keka

    Oi gente!!!! Oi Divas!!!

    Sim, leio no trabalho (sempre)
    Sim, gostava do coisas de macho, acho muito nada a ver as reclamações das “feministas” de plantão aqui.
    Sim, leio o blog várias vezes ao dia e não vejo os vídeos (fico chateada por não ver, inclusive).
    Sim, amo vocês, não mudem nunca!

    • Keka

      Só pra completar, meu cabelo é alisado, tingido de ruivo, pele seca e moro no RJ, nada a ver com vocês, e amo mesmo assim amo muito esse blog!!! Sinceridade é tudo!!!

    • Ana

      vai ter feminista de plantão simmmmmmm!!
      o choro é livre!

    • Marcia

      Vai ter feminista de plantão! (2)

      E muito ‘comentão’ em todos os post, até o fim da vida…

    • Amanda

      Poxa, muito triste ainda ver mulheres reclamando das feministas “de plantão”, toda mulher deveria ser feminista! Coisas de macho, a não ser que ele também goste de dicas de beleza, claro, não é em um blog voltado para o público feminino mesmo.

    • Pode deixar!

  49. Thami

    Sou negra não tenho o mesmo “TIPO FISICO” que vocês
    então o blog não é pra mim?
    Percebi seu cuidado ao falar do assunto mas me senti tipo excluida.

    • O que eu quis dizer é que algumas resenhas talvez não sejam tão úteis como deveriam.
      Claro que blog é para você sim, é para todo mundo!

    • Carol

      Thami… aff… o que a Sabrina quis dizer é tão simples… de novo… como elas vão indicar um shampoo que funcione bem em cabelo cacheado por exemplo, se nenhuma delas têm cabelo assim??
      Para de colocar racismo e exclusão onde não existe!!
      PS: Tenho cabelo cacheado e não me senti excluída nenhum minuto…

    • Carolina

      Carol, embora pense que a Thami não soube interpretar o que Sabrina disse com relação à pele negra e ao cabelo crespo/cacheado, não acho que seja necessária uma resposta tão agressiva!
      O preconceito racial faz sim parte da vida e se Thami se sentiu excluída não foi algo que ela inventou ou falou sem propósito, não haver alguém com as mesmas características físicas dela no blog de fato é algo que não contribui para que ela se veja contemplada por aqui. Entendi a explicação da Sá como também entendo a frustração de Thami, mas se vc não consegue se colocar no lugar dela, não precisa rechaçar!

      Beijo

    • Carol

      Olá, Carolina!
      Que preconceito existe, isso é absolutamente claro para todos nós. E sim, é absurdo que exista!
      No entanto a Sabrina foi extremamente clara e polida ao falar sobre o assunto e em nenhum momento foi racista, então não acredito ser necessário se vitimizar… Ela teria minha total empatia se tivesse sofrido racismo, o que não foi o caso!!
      Bjos

    • Thami

      Gente o que é isso, em nenhum momento disse que a Sabrina é racista só fiquei triste por não ter uma pessoa com meu biotipo no blog, achei super legal o video que a Sabrina entrevistou a menina falando de bases para pele negra, E vou continuar seguindo o blog sem problemas.

    • Thami

      Carol,
      Obrigada por se preocupar com meu comentario,aproveite e deixe o seu sobre o Blog.

    • Carol

      Oi, Thami
      Adoro o blog e já deixei meu comentário sobre ele tb!

  50. Elisa

    Fiquei super contente com o posicionamento sobre o Coisaa de Macho. Não passava perto do blog por “protesto”. Só voltei a acompanhar o blog depois que a tag saiu do ar. Para mim, era uma maneira de as mulheres se sentirem um lixo e de reforçar nossa submissão ao aprovamento masculino, como se precisassemos desse endossamento para sermos tratadas dessa maneira rs

    • Ana

      Eu me sentia da mesma forma. Poxa, já basta as nossas próprias inseguranças, tem que chamar macho pra alimentá-las? Ah não! Vamos nos empoderar, mulherada!!

    • Marcia

      Eu não passava longe, afiava as garras e reclamava como se não houvesse amanhã. Mas era frustrante, para dizer o mínimo, vir a um dos raros espaços de mulheres que eu tenho acesso e ver homens rindo das nossas diversões, como se tudo fosse insignificante.

      Vai ter feminista de plantão, postando ‘comentão’, e a carefree que me aguarde, por que não vou ter sossego até ver sair do blog esses publieditorais de produtos que lucram a insegurança e a imagem de inferioridade do corpo feminino.
      Divas, mas sem neura viu? Discordamos, eu não vou embora não porque gosto daqui, como me importo, opino.

    • Helaine

      Menos, né gente…BEEEEM menos…é por essas e outras coisas que o tal feminismo é tão odiado por tanta gente…Se estressar por causa do Coisas de Macho? Façam meu favor, parem de ser ridículas! Aquilo era uma brincadeira! Pelo amor de deus! Enquanto existir feministas insuportáveis como vcs, o machismo vai existir e na boa…eu dou razão!

    • carolina

      Dá razão para existir o machismo? Querida, acho que vc não sabe o que é machismo então. E muito menos feminismo!
      Fica a sugestão para o blog de fazer esse esclarecimento para as desentendidas.

  51. Sobre os vídeos, alguma leitora comentou que talvez isso esteja ligado também à faixa etária das pessoas que acompanham o blog.
    Concordo. Tenho 30 e a dinâmica da resenha funciona melhor p’ra mim e p’ra todas as amigas da minha idade. Somos do tempo da revista, né, gente. ;D

    • Nossa, agora que você comentou faz todo sentido! Tenho 29 anos e acho que não sou da “geração” que não tem paciência de ver vídeos. rs Vejo os do CDD de vez em quando porque gosto das meninas, acho a Sá super simpática… Mas resenhas e lançamentos em vídeo é algo que geralmente não desperta meu interesse, prefiro em formato de post mesmo. Tanto é que eu acompanho alguns blogs de beleza, mas acho que inscrita em uns 3 no youtube.

    • Leticia Larcher

      Concordo sobre a faixa etária e o modelo post x video. Tenho 31 e leio o blog todo dia. Não tenho interesse em ver tags, lançamentos, comprinhas e outros videos famosos por ai, mas adoro o comprinhas do mês em forma de post. Vai entender… Acho que é o perfil dos novos 20 mesmo!

    • Mariana

      Então, tenho 23 anos e não tenho muita paciência pros vídeos (ao contrário das meninas da minha idade), prefiro o formato de “post” mesmo… Sobre o #CoisasDeMacho, entendo o lado de vocês, mas confesso que me divertia muito, não por tomar minhas decisões baseadas na opinião dos meninos, mas porque era engraçado ver a forma como eles enxergam o universo feminino, apenas. Mas continuem assim, o blog é ótimo, vocês são sinceras, a verdade é me sinto vendo amigas falarem sobre algo… e fico feliz por isso. PS: Não sei se comentei direitinho (primeira vez que comento).

    • Hahahahaha, direitinho sim! Espero te ver mais vezes por aqui.

    • Mah

      Nossa, agora encontrei a explicação do porque não tenho paciência para vídeos! :O
      Choquei rsrs
      Faz super sentido!

    • Estela

      Tenho 28 e também não curto vídeos!Ler é mais rápido e pode ser em qualquer lugar…

    • Marina G.

      Também estou na faixa dos 30 e não tenho tanta paciência para vídeos, principalmente de lançamentos, comprinhas, resenhas. Assisto mais para prestigiar a Sá e as meninas! Mas, por outro lado, gosto de assistir os de DIY, tutoriais de maquiagem e os de dicas, como esses que as meninas fizeram em parceria com outras blogueiras. Esses eu deixo rolando enquanto estou me arrumando para ir trabalhar! Meu preferido até agora foi o de desastres capilares! heheheh

  52. Ana

    pra mim a questão dos videos é exatamete porque apenas acesso o blog no trabalho… sorry, mas eu nunca os vejo! e se não tem descrição de pelo menos que produtos foram usados, eu nem vejo!
    quem sabe quando chegar um dia em que as operadoras não cobrem uma nota pela internet, eu possa assistir no onibus usando o 4g do celular hehe.
    quando eu chego em casa eu apenas como e vou dormir!

  53. Tatá

    Meninas, muito obrigada pelos esclarecimentos. Também gostei de saber a opinião de outras leitoras sobre o blog. Eu sou do time do Não mudem nunca !! rs .. Acho que o blog está ótimo do jeito que está. Na minha opinião o maior diferencial do CDD, alem da qualidade das resenhas, dos textos , dos videos, do profissionalismo de vocês, é que o blog tem uma identidade, um DNA. A gente sabe exatamente qual o foco do blog, a missão de vocês com ele, mas sabe tb as preferencias particulares de cada uma. Não é um blog de variedades, posto o que eu quero aleatoriamente…Isso eu acho muito legal. Eu fiquei chateada qdo o CDM acabou mas concordo com tudo o que foi escrito. Já estava incomodando mesmo as constantes discussões por causa dos comentários dos meninos. Foi legal mas acho que saturou mesmo..
    Acho importante vocês falarem de auto estima, e discutirmos o assunto, nossos sentimentos e nossos preconceitos com relação a imagem, é só pensando e falando sobre o assunto que conseguirmos formar nossa opinião. Sem contar que nunca é demais, tem dia tem q estamos numa boa, tem dia que estamos péssimas e ter quem se preocupe com isso é importante !
    Sobre os videos, vcs tem toda a razão ! Eu sou leitora assídua do blog mas quase nunca vejo os videos . Posso confessar, nem sabia dessa frequencia de postagem no You tubo !!! Que vergonha !!
    Sobre moda, tb prefiro como está. Ja temos blogueiras excelentes falando de moda para todos os gostos e estilo. Falta mesmo falar sobre moda “normal”, do dia a dia….
    Meninas, mais uma vez obrigada e parabéns pelo trabalho !!!

  54. Erika/SP

    Sá, na boa acho que essas “reclamações” da pesquisa não tem fundamento nenhum, porque a grande maioria das leitoras que passam por aqui sabem do principal foco de vcs três. Acho que da forma como vem sendo produzido está excelente, quem quer ler blog lê por aqui e quem pode e tem interesse vai no YT ver os vídeos (eu faço os dois! Leio e vejo vídeos, pra mim é uma forma de relaxar e como se estivesse conversando com uma amiga!). Não percam a essência nunca de vcs! Ultimamente tenho deixado de acompanhar alguns blogs pq fugiram do “ser” para “ter” e me dá preguiça de ver pessoas assim. Sou leitora fiel do CDD! E outra coisa, realmente, a cereja do bolo estão nos comentários dos posts, as meninas por aqui se ajudam muito, eu mesma já peguei várias dicas nos comentários! 🙂 Beijocas e muito sucesso pra vc, Marina e Thais! 😉

  55. Rosane Passos

    Meninas, acompanho vcs há bastante tempo e já disse aqui uma vez que o CDD mudou minha vida! Passei a ter auto estima, a me cuidar mais, a fazer pesquisa de produtos, etc. E isso aconteceu pois foi o unico blog que vi credibilidade. Pq aqui se vcs não gostam de um produto falam na lata, enquanto outros disfarçam a publicidade em resenhas, ou resenhas mal feitas, tipo ” o produto é ótimo, gostei”, sendo aqui vcs explicam tim tim por tim tim..ahaha
    Continuem assim autênticas, sinceras e honestas. Nunca se igualem há algumas blogueiras mediocres que temos por aí.
    É isso que queremos, gente como a gente, gente que repete roupa, gente que usa produto nacional, gente que valoriza o dinheiro.
    Parabéns, vcs são um sucesso!

  56. Nathalia Escobar

    É essa transparência que me faz visitar o blog todo dia. Obrigada por nós dar um retorno sobre a pesquisa e por não mudar nada, gosto de tudo assim do jeito de vocês.

  57. ma sp

    Que legal o post respondendo aos comentários da pesquisa. Eu participei da pesquisa e fiquei feliz com o retorno de vocês. Adorava o Coisas de Macho e fiquei triste quando acabou. Esse negócio de empoderamento feminino acho exagerado, bem como a autoestima aqui no blog. Sou bem politicamente incorreta nesse aspecto. Não curto esses lances feministas. A coluna dos meninos era muito engraçada, não via nada demais contra as mulheres. Beijos e muito sucesso

  58. Sá! Ameeeeeeei esse post! Como vocês são queridas! Acho incrível o carinho e a atenção que vocês tem com as leitoras. Parabéns!
    E, sério, que alívio ao ler essa resposta para o “volta coisas de macho” hahahaha… acho que era a única “categoria” do blog que eu não curtia. Muito feliz com a proposta de vocês de empoderamento! GIRL POWER 🙂 hehehe
    beijão!!!

    http://gabivasconcellos.com.br/

  59. Luiza Oliveira

    O CDD contiua sendo o melhor blog de todos, para não perder nada assinei o feed por email, porque nem sempre tem como entrar no blog todo dia…
    Particularmente não tenho paciência com vídeos, só quando o tema me interessa muito que eu corro para ver… Quanto ao jeito do blog, não vejo necessidade nenhuma de mudanças, do que adianta um blog ,como outros por aí, que fica distante da realidade da maioria das leitoras, vocês são exatamente “gente como a gente” e não vão apenas atrás dos modismos momentâneos, fazem um blog de verdade, pois nem todo mundo tem grana ou vontade de seguir modinhas e tem outros por aí que só falam do “boom” do momento.
    Sobre as dicas sobre assuntos que não estão próximas a vocês, podiam abrir uma tag “espaço da leitora” para ajudar vocês!
    Beijos para vocês três!

  60. Julia

    Eu particularmente não ligo muito pra vídeo, gosto de como está e amo principalmente o consumismo investigativo… ohhh como me leva a comprar hehehe… antes era apaixonada por makes mas pós CDD virei viciada em cosméticos no geral.

  61. Amanda Nogueira

    Adorei o post e adoro o blog, vocês são umas queridas! Acho que a honestidade com que vocês tratam todas as questões aqui do blog são fundamentais para a credibilidade que vocês têm.
    Curto muito os posts com a pegada mais feminista, e acho que seria legal inclusive uma leituras mais aprofundadas para que as discussões aqui fossem mais consistentes, afinal esse é um espaço privilegiado para falar de mulher pra mulher.
    Além disso, eu queria sugerir que, por exemplo, nos links da semana, vocês incluíssem pelo menos um blog de uma mulher negra, ou então procurar resenhas de produtos feitas por mulheres negras para indicar no final das resenhas de vocês. Acho que seria uma forma bacana de incluir os assuntos sobre os quais vocês realmente não tem como falar e dar mais visibilidade para essas blogueiras. O que acham?
    Beijos para as três, continuem o excelente trabalho <3

  62. Amanda

    Uhu! Muito bem, o blog só merece comentários positivos! 🙂
    O que eu acho mais legal é que apesar do Coisas de Diva ser um blog e o trabalho de vocês, eu não vejo vocês como “blogueiras”, acho que atualmente isso de ser blogueira carrega uma conotação negativa às vezes… Como se toda blogueira vivesse uma vida meio fake e o blog se destinasse unicamente a induzir as leitoras a comprar.
    Mas aqui no CDD é diferente, a gente sabe que as resenhas são sinceras, que a vida de vocês é real e que, se vocês fazem, a gente também pode fazer.
    E, ó, sou de MG e bem mais nova que vocês e não acho que tenha que mudar nada mesmo, vocês são como são e é disso que a gente gosta.
    Muito sucesso! Beijos!

  63. Achava o Coisas de Macho divertido, mas acredito que tenha desenvolvido minha “consciência feminista” mais ou menos na mesma época que vocês, porque hoje acho muito mais interessante trabalhar o empoderamento – e enxergo que o que de repente achamos só uma piadinha (tipo “ah, mas eu não me ofendo”) pode ser prejudicial para a autoestima de outra pessoa.
    Me identifico com o fato de vocês terem um estilo mais “gente como a gente”, menos fashionista. Acho legal que mostrem a roupa que vocês usam vez ou outra, e pra mim não ficar fotografando look tem a ver com essa postura.
    Sobre colaboradores: sou meio avessa à ideia, pois existiam blogs que eu adorava acompanhar e simpatizava com a blogueira mas com o ingresso de vários colaboradores senti que perderam a identidade. Porém entendo a necessidade de posts sobre pele negra, sobre cabelo cacheado… afinal, representatividade importa, né? Gostaria muito de vê-las ~abrindo o leque~ de assuntos (por exemplo, seria ótimo ler dicas para meu tipo de cabelo) mas como fazê-lo sem colocar “gente estranha” no blog? (porque eu ia querer as impressões de Marina, Thais e Sabrina, que eu leio e confio há tempos, não a de uma pessoa que nunca vi na vida XD) Ai gente, que complicado! rs Deixo para vocês resolverem a questão, confio que tomarão as decisões certas para lidar com isso e inserir estes assuntos no futuro.
    Mais uma coisa sobre vídeos, que comentei ali em cima e vou reforçar aqui: o blog de vocês tem ~tradição~ no formato post então nós leitoras meio que nos acostumamos com isso. Sinto o mesmo com o 2 beauty, por exemplo, a Marina escreve há tempos mas apenas mais recentemente começou a aumentar a produção de conteúdo em vídeo. Pode ser uma questão de adaptação, mas sempre me sentirei LEITORA acima de ser SUBSCRIBER de ambos os blogs.

  64. As pessoas as vezes encaram um blog de beleza como se ele fosse apenas isso, o toque pessoal de cada uma aqui é que deixa ele mais especial.
    Vocês estão fazendo um ótimo trabalho!

    Beijos!

  65. Júlia Almeida

    Só não gosto mesmo dos posts sobre Curitiba. Quanto porcento das leitoras de vcs são curitibanas? 0,5%? Sei lá, já que são poucos posts por dia acho um desperdício um deles ser dedicado à Ctba, mesmo que só de vez em quando. Não quero que vcs falam sobre outras cidades, claro, até pq vcs moram em uma cidade só, e não em 300, mas enfim, tá registrada minha “”queixa”” kkkkk. Que tal “curitibar” em vídeo (com fotos até, se acharem conveniente) ao invés de um post inteiro dedicado à ela. Visito aqui sempre, bjs!!

    • Ué Júlia, mas não é justo que a gente sendo daqui, possa indicar coisas para as meninas daqui?
      Os posts sobre nossa cidade vão continuar, sim. Perdão.
      E pode deixar que estamos por dentro da porcentagem de leitoras daqui. 🙂

    • Simone

      Não são poucos posts por dia!!! São 2 ou 3, incluindo sabado e domingo!!! Eu não sou de Curitiba e gosto dos posts… e eles servem pra quem não é de la, pra quem vai fazer turismo, pra quem precisa de idéia pra empreender, ou se vc tiver numa conversa com alguém que for pra lá vc pode recomendar pra pessoa ler o blog pra pegar umas dicas… sempre pode ser útil… E quando é alguma dica que infelizmente não vou ter como aproveitar (por exemplo de salões de curitiba) eu não leio…
      Ps: Se não fosse o blog eu não teria conhecido a coxinha da Edelweiss… como faz pra comer outra assim??? Quando vierem em SP comam a do Pão de queijo da Haddock Lobo nos jardins (Pertinho da oscar freire!) o lugar tem um “quê” de Edelweiss…

    • Dica anotada!

    • Tassi

      Entendo que fique meio chato pra quem não é daqui, mas muitas das minhas amigas conterrâneas lêem o blog. Não são só uma ou duas. Eu adoro as dicas sobre comidinhas da Sabrina, hahaha xD
      E sei lá, várias outras blogueiras postam sobre coisas da cidade delas (porque como a Sabrina disse, o blog acaba sendo uma extensão da vida pessoal de quem escreve), mas a maioria é do Rio ou de São Paulo :/ deixa a gente se divertir também, ué

    • Karina

      Não tirem os posts sobre Curitiba, porfa!! Não moro em Curitiba, mas sempre que vou pego alguma dica que vcs passaram sobre gastronomia, passeios para eu e meu marido conhecermos!!

    • Júlia Almeida

      Eu sei, Sabrina e acho justíssimo e bonito querer divulgar experiências curitibanas pra as leitoras, mas como (imagino) que o público interessado seja bem pequeno, e me dá uma dozinha quando eu vejo que só 1 post do dia vai/pode ser útil pra mim(pernambucana) me atrevo a sugerir, já que tanta coisa publicada não vem pro blog necessariamente, que seria bem mais útil que posts curitibanos não viessem também. Sei que vcs amam Curitiba, mas “calma mas não se irrite” kkkkk. #falei. Vejo quase todo dia o blog.

    • Juliani Piske

      Sou de Curitiba, e quase TODAS as minhas amigas daqui lêem o Blog, acredito que a porcentagem seja bem grande sim. Eu ADORO quando falam de Curitiba 😛

    • É grande sim, Juliana. É o segundo maior público depois de SP. 🙂

    • Estela

      Não sou de Curitiba e gosto mesmo assim. Quando visitar a cidade relerei os post. E as meninas tem todo o direito de falar da cidade delas, né?Nossa, que besteira.

    • tania

      Ai,ai,ai!
      AMO quando sai algo aqui de Curitiba! Amo minha cidade !!!

    • Luciana

      Não entendo por que tanto incômodo com os posts de Curitiba. Não sou daí e, realmente, são coisas que não me interessam, então passo direto, como fazia com o Coisas de Macho e faço com produtos para pele oleosa. Normalmente ajo assim quando algo não é do meu interesse. Tem que ser bem centrada no próprio umbigo para achar que se uma coisa não serve pra mim então não serve pra ninguém e, pior ainda, que não deve ser feito.

    • Marina G.

      Não entendo porque as pessoas se incomodam tanto com os posts de Curitiba. Eu não sou da cidade, mas acho interessante de ler, pois pode haver algo semelhante na minha cidade e porque um dia posso visitar a cidade, né? Mas se a dica não me interessa, é só não ler. Não é que nem livro de leitura obrigatória para o vestibular! Não interessou, passa adiante!

  66. Cláudia

    Eu também gostava do coisas de macho, mas é totalmente compreensível que não exista mais, né? Não tem mais espaço, e acho que vocês estão super certas em se importarem mais com empoderamento feminino do que com essas coisas que só são divertidas para alguns.
    Eu acho que falta um pouco de boa vontade também de entender que é óbvio que vocês não vão falar de produtos que não usam. Não tem sentido.
    Outra coisa: eu não gosto muito de look do dia. É sempre uma foto com pé torto, coçando o cabelo, jogando a cabeça pra trás e dando uma gargalhada estilo AHAHAHAHAHAHAHA SOU RYCA!!! Usando umas coisas que não tem cabimento pra gente e nem dá pra se inspirar.
    Ah, eu amo os vídeos. Gosto da Thaís mais espontânea, fico feliz de vê-la rindo e brincando. Aquele vídeo sobre coisas da infância ficou demais.
    Eu fiz minha crítica (não está nos exemplos citados) e prefiro não repeti-la aqui, mas sei que foi levada em consideração. Beijos e sucesso sempre!

    • Luiza Oliveira

      Cláudia eu assinei os comentários dos posts e tive que voltar aqui pra responder você, exatamente “eu não gosto muito de look do dia. É sempre uma foto com pé torto, coçando o cabelo, jogando a cabeça pra trás e dando uma gargalhada estilo AHAHAHAHAHAHAHA SOU RYCA!!! Usando umas coisas que não tem cabimento pra gente e nem dá pra se inspirar.”, melhor definição! kkkkk Gosto quando as meninas colocam as compras do mês e tem uma roupinha ou outra que pode dar vontade de ir atrás, mas todo dia ver a pessoa com um monte de coisa que eu sei que meu pobre salário não vai poder se dar ao luxo é chato mesmo!

    • Cláudia

      Que bom que você gostou, Luiza <3 As roupas que elas mostram (tipo a saia amarela da Sabrina) são USÁVEIS, sabe? Até os publis são de camisas que você pode comprar sem ter que parcelar a alma. E nem to dizendo que você TEM QUE comprar nada que as blogueiras de moda usam, mas a graça dos blogs começou porque eram mulheres normais falando e mostrando coisas para mulheres normais. E isso a gente encontra por aqui

    • Heloisa Carvalho

      Obrigada por trazer a melhor definição de fotos de looks do dia que eu já li na vida, hahahaha! Também não me agradam e prefiro como as meninas fazem aqui, eventualmente mostram o que estavam vestindo, seja numa ocasião especial ou no dia-dia!

    • Marcia

      Claudia que definição ótima de look do dia, também não gosto. Oh, para falar a verdade, eu só leio os post que me interessam, como sempre tem pelo menos um, não fico chateada em encontrar posts sobre Curitiba, roupa ou vídeos (coisas que eu não vejo mesmo). Entendo que não sou o melhor tipo de consumidora, mas acho que as meninas precisam manter o espaço para se expressarem da forma delas, senão a autenticidade vai embora.

    • Carolina Zanchetta

      melhor definição de todas!!!! parabéns!!
      CDD continuem gente como a gente! acho muita consideração quando vcs colocam inspirações de roupas para todos os tamanhos!! SOMOS MULHERES NORMAIS!!!!

    • Cláudia

      auehaeue meninas, obrigada! Não costumo comentar pois tenho vergonha, mas adoro ler os comentários com dicas e sugestões além do post :****

  67. Caroline Cruz

    Eu AMO o Coisas de Diva, exatamente por ele ser do jeitinho que é! Simples, informativo,”acessível” e divertido e pé no chão! É o ÚNICO blog que eu entro todo santo dia! <3

  68. Carla Roman

    Olá, meninas!
    Fiquei contente em ver que não pretendem mudar o jeito de vcs e do site…
    No início dos blogs eu acompanhava vários. Hoje, vcs têm um dos únicos blogs que ainda sigo, pois não aguento essa coisa chata de “look do dia” e “olha como minha vida é cor de rosa”!
    Bjos!

  69. Tassi

    Amei as respostas <3
    Concordo que não há mais espaço para o Coisas de macho. Chega de homem dando pitaco na nossa vida, né? Até concordo que era engraçado, mas como foi explicado no post, não combina mais com a proposta do blog. Eu até estranharia se, com todo esse clima de "use o que te faz feliz" os meninos voltassem a se manifestar por aqui.
    E não mudem nada. Adoro os posts sobre autoestima, adoro posts compridos, ODEIO look do dia XD. Só não vejo vídeos porque no trabalho não abre :/

  70. Priscila Rabelo dos Santos

    “Também sabemos que a grande maioria vê o blog no trabalho” rsrs meninas essa sou eu. Todos os dias já chego e abro página do blog. Fico feliz que nada vai mudar amo ele do jeito que é e acho muito completo um dos melhores que eu visito. Vocês tem minha admiração e que Deus continue abençoando a vida e o trabalho de cada uma. Beijooos.

    • A gente sabe, Pri!
      E também sabemos que o CDD é bloqueado em algumas empresas. hahahahaha

    • Marina G.

      Também leio no trabalho! Ligo o computador, abro o e-mail e o CDD!

  71. Flávia!

    Parabéns pela sinceridade e transparência, meninas.
    Adoro o blog e leio todos os dias, amooo as fotos do instagram, e acompanho os snaps e os vídeos também.
    Vocês são super espontâneas e simpáticas.
    E sobre os looks, gosto muito de vê-los por aqui. Como você mesma disse, Sá, vocês são gente como a gente, e o estilo de vocês é muito fofo, adoro quando postam!
    Parabéns pelo excelente trabalho (que é bastante né), vocês são ótimas!
    Beijos! 🙂

  72. Patrícia

    Olá Meninas!!
    Acompanho o Blog a muito tempo entro diariamente e adoro, não sou muito ligada a blogs e sinceramente são poucos que eu acompanho,alias, nenhum diariamente somente o de vcs!
    Gosto muito da maneira que vocês conduzem e diversificam os assuntos, são autênticas, criativas…resumindo ” gente como a gente” rsrs..
    Nunca havia comentado, mas hoje resolvi comentar por não concordar com o resultado de ” certos assuntos” na pesquisa, e para elogiar o trabalho de vcs!
    Parabéns meninas, admiro muito o trabalho de vcs, continuem assim do mesmo jeitinho! =)

    Bjs

  73. Cis

    Sou leitora assídua do blog de vocês há uns 6 anos.
    Sempre gostei muito dos posicionamentos de vocês.
    Aprendi a gostar mais de maquiagens e outras coisas ditas de mulherzinha por causa do blog de vocês. Passei a me cuidar mais, a cuidar mais do corpo, mas sem nóia.
    Sou cearense e apesar das diferenças de clima/pele/corpo que sei que temos, sempre que posso adquiro os produtos que vocês testam. E muito em breve espero ir visitar a cidade de vocês, Curitiba parece ser uma cidade belíssima.
    Continuem fazendo esse trabalho tão legal. Muita gente gostaria de ganhar a vida trabalhando assim!

  74. Tassi

    E sobre resenhas de produtos para outros tons de pele: a Marina Smith costuma colocar links no final dos posts dela falando “veja como esse produto fica em pele mais clara/pele negra” e eu acho bem interessante 🙂 muitas vezes ela linka posts de vocês para mostrar em pele mais clara. Não precisa colocar pessoas a mais no blog e divulga o trabalho de outras blogueiras, acho bacana.

  75. Mariana Lindenberg

    Parabeeennnsssss!!! Amo o blog de vocês!!! Acho que não tem que mudar nada, simplesmente evoluir mesmo, como por exemplo a questão de ter vídeos no YouTube. Foi com o blog de vocês que comecei a me interessar mais pelos produtos de beleza e consegui aprender um monte de coisas. Por vocês entrei nesse universo e passei a seguir outras blogueiras tb. Não parem com os vídeos!! Sempre assisto. São ótimos!!! E vocês merecem uma salva de palmas, porque acho que é o único blog que conheço que tem novidade todo dia!!!! Adoro vocês!!!! Sigo no snap e no instagram tb. Não perco um conteúdo!!! #viciadaemcoisasdediva
    Bjao!!!!!

  76. Vanessa

    O Coisas de diva é o que é exatamente pela autenticidade e simplicidade de vocês.
    Obrigada por manterem esse espaço tão bacana, eu me sinto em casa aqui!

  77. Rafaela

    Eu adorava o Coisas de Macho, levava super na brincadeira, mas a explicação da Sa por não ter mais foi super lógica, faz muito sentido mesmo!

    Amo este blog, e também acho que não precisa mudar nada! Tb gosto muito dos vídeos, parece que a Sa é uma amiga conversando com a gente.

    Super confio na opinião de vcs!

    Bjos

  78. Regi

    Sobre a não volta do coisas de macho, sobre continuar com posts empoderadores e feministas, sobre vcs serem gente como a gente: amo vcs por isso <3

  79. Meninas, adooooro o blog de vocês, continuem assim porque ele reflete o que vocês são! Sobre os vídeos, também não assisto, não tenho muita paciência, então por favor continuem com os posts escritos!!
    Bjsss

    http://www.simpleness.com.br

  80. Fernanda Gabriela

    Detaaaalhe: O CDD já é famoso aqui no trabalho. rsrsrsrs Meu chefe chama vcs de “Coisas de Divas”. Já espiou, já pegou dica de presente para esposa e de sabonete pra pele oleosa e disse que a Sabrina é muito linda. HAHAHAHAHA Chefe legal, gente? Rsrsrs #timecddnotrabalho

    No mais, quero parabenizar a paciência da Sá em detalhar a pesquisa para nós. Incrível a transparência de vocês e nos passam cada vez mais confiança e autenticidade, sem todo aquele “pseudo glamour” enfadonho dos 103365 blogs desse Brasil. Rs.
    Ok, que vcs estão cada vez mais chiques (e merecem!), mas nós tb estamos crescendo juntas e muitas acessando coisas diferentes, dando aquele jeitinho de comprar algo mais caro e se dando um luxo aqui e ali. Parece fútil, mas é muito prazeroso e nós precisamos desse cuidado. Faz parte da vida!
    Acima de tudo, nos vejo como amigas que se comunicam além de um blog, pois compartilhamos dicas para a vida e amadurecemos todas juntas. 🙂 Obrigada meninas e mudem sim: mudem para melhor! Confio em vcs e no nosso time.
    bjoooooooooos

  81. Paula

    Gosto do CDD pq é um dos poucos blogs com uma pegada mais informativa e ‘jornalística’ sobre as resenhas de produtos, que não subestima a inteligência das leitoras. Todas escrevem super bem, não tem frufru de “Oi meus amoreeeeessss tudo bem??? Hj vou falar desse produto que eu AMOOOO.”, sendo que essas’$amam$’ simplesmente todos os produtos que resenham. Aí não rola credibilidade. Continuem exatamente assim. <3

  82. Carine Kayser

    O fato é que nunca será possível agradar a todos, confesso que olhava o blog todo dia e hoje em dia vejo uma vez por semana no máximo, se não gosto, não leio, não comento, não me incomodo por pouco. Se vejo que a resenha me interessa, leio, dou mina opinião, conto minha experiência! Enfim… Parabéns pelo blog meninas, continuem fazendo o que VOCÊS gostam, muito sucesso 🙂

  83. Luciana

    Que bom que nada vai mudar no blog! Eu acompanho todos os dias e várias vezes por dia acesso 🙂 Gosto muito das postagens da Sabrina e da Thaís. Vou dizer algo mas não me atirem pedras hehehe. Não comento e não costumo ver os posts da Marina, o que aconteceu foi o seguinte: algumas vezes fiz perguntas pra ela e simplesmente fui ignorada. Não é que a pessoa tem obrigação de responder todo mundo, mas acho que fica chato a pessoa responder para o Universo Marvel inteiro, inclusive comentários posteriores aos seus e vc fica no vácuo, sendo que você está fazendo uma pergunta direcionada pra pessoa. Adoro o blog de verdade, mas eu tinha que falar isso. 😉

  84. Rachel

    Oi Sá. Gostei bastante das suas respostas. Foram bem claras e mostram a identidade do blog. É exatamente por isso que eu o acesso, pois sei que é sem afetação e reflete o que vocês realmente são na vida real. Parabéns e continuem realizando o belo trabalho de vocês. Abraços.

  85. Priscila

    Gosto de posts escritos, de vídeos, de beleza, moda, decoração etc. Claro que cheguei aqui pelos posts de beleza, e ainda bem que eles não irão diminuir. Tem espaço para tudo aqui.
    Sou feminista e acho que todas as mulheres deveriam ser pelo menos um pouco…afinal, queremos salários iguais, direitos iguais, não é mesmo? Ou alguém se sente feliz fazendo a mesma tarefa que um homem e recebendo 25% a menos?
    Quando ao coisas de macho, eu gostava pois levava como brincadeira…acho engraçado quando meu namorado ou amigos não entendem nada de moda, maquiagem e acham algo bonito ou feio…é apenas uma brincadeira. Vamos viver a vida mais leve!

  86. Tai

    É o único blog que sigo todos os dias e gosto, de verdade!Pq vcs são gente como a gente. Super me identifico. Vcs são simples, lindas e só compro produtos depois da resenha da Sabrina =)

  87. Fátima

    É isso aí Sabrina. É muita gente querendo dá opinião. Não dá pra ir na “onda”de todo mundo. E é por isso que existe a pesquisa, para as questões serem pensadas, analisadas e colocadas em prática ou não. Muito justo tudo o que você colocou.
    Esse blog é o MÁXIMO.
    Beijos.

  88. Fernanda

    Meninas, o blog é maravilhoso!! É o único blog que acompanho diariamente. Parabéns pelo excelente trabalho e continuem sempre assim 🙂

  89. Laurinha

    A D O R E I este post!
    Sou leitora assídua do CDD, confio nas resenhas dos produtos, respondi à sua pesquisa e sim, há assuntos dos quais me interesso mais e outros, nem tanto.
    Mas ter o ‘retorno’ da pesquisa, foi o melhor de tudo.
    Mostra que o CDD está sim interessado em ouvir os leitores, e que, acima de tudo, se esforça para se aperfeiçoar.
    Só quero ponderar um tantinho: ‘… o blog não vai mudar, o foco não vai mudar, nosso jeito não vai mudar…’. Só lembrando que nós mudamos sim, amadurecemos, nos adaptamos, seja aos novos produtos, à novas tecnologias, à novas foram de expressão…
    Bjo

  90. Gostei muito da explicação que deram pro Coisas de Macho não voltar e pra questão de auto-estima (aliás, os posts sobre isso tem sido os meus favoritos daqui). Coisas de Diva, melhor blog! Admiro muito como você levam a sério o CDD e se dedicam a ele (não é qualquer um que dá conta de fazer esse tantão de posts e vídeos – com qualidade – como vocês fazem).
    Eu acho que é exatamente esse o diferencial: o blog é a extensão da vida de vocês, vocês não se limitam só à maquiagem.
    Um beijão!

  91. Denise

    O blog é ótimo. Visito todos os dias e me identifico muito com o estilo de vocês, por favor não mudem nunca!!! Fashionistas tem aos montes por ai (com gosto duvidoso). A grande qualidade desse blog é a verdade que vocês transmitem. Claro que alguns conteúdos específicos ficam difíceis de ter (dicas para cacheadas, eu sou uma), mas isso não é um defeito até porque a muitos blogs específicos. Minha sugestão é que uma vez ao mês vocês poderiam convidar alguém para dar dicas específicas (maquiagem pele negra, cachos, cabelo ruivo…). Bem é isso desejo vida longa Coisas de Diva!!!

  92. Nossa, fui eu que fiz a sugestão do #VoltaCoisasDeMacho no instagram. Nunca vi a tag como machista, para mim era apenas uma grande brincadeira. Acho uma decisão sábia ter tirado do blog se tantas meninas se sentiam mal com a tag. Isso demonstra como a conscientização está fortíssima no ciberespaço, e isso é ótimo!!! Só peço que não me marginalizem por isso hahahaha
    Ps: Me senti péssima com a resposta #NãoVaiVoltar.

  93. Lorenna

    Amei o feedback!
    Amei principalmente a exclusão de vez do coisasdemacho!

    Mas o que me incomoda é o fato de alguns posts patrocinados não seguirem essa linha de empoderamento de vocês…

  94. Isabel

    Acesso este blog duas vezes por dia (de manhã e à noite)há uns 3 anos e percebo a evolução de vocês em tudo: edição de vídeos, redação, layout, fotos, resenhas e em temas polêmicos também! Aqui é tudo legal, principalmente o carinho e a gentileza com as leitoras.
    Aqui tem de tudo, até campanha pra adoção de animais. Acho que a variedade é fundamental pro sucesso de vocês. Maquiagem é legal, mas falar só disso enjoa.
    Realmente surgem uns pedidos meio sem cabimento, por exemplo, falar sobre cabelo cacheado. Não tem como, né? O meu cabelo é cacheado e procuro outros blogs pra ver resenhas de produtos. Simples assim! E eu vejo que de alguma forma vocês procuram suprir essa “falha”, com posts sobre cortes pra esse tipo de cabelo.
    Também gostava do Coisas de Macho, eu levava numa boa as brincadeiras mas concordo que tenha que parar.
    Continuem assim, meninas!! Super beijo pras três!

  95. Julia

    Acompanho o blog a bastante tempo, acho que desde 2010 e continuo acessando o blog toda semana (quando consigo todos os dias) desde que encontrei vocês! Acompanhei as mudanças e acho que o blog só melhorou com o tempo!!! Confio 100% na opinião de vocês sobre qualquer tipo de produto, justamente pelo fato de que nesses anos todos podem ter mudado algumas coisas, mas o que não mudou foi a simplicidade e a sinceridade com que vocês levam o trabalho aqui no blog. Como a Sabrina disse, a essência do blog é a mesma e isso é o que mantém as leitoras tão fiéis, tanto as mais antigas quanto as que estão chegando recentemente. Parabéns meninas, pelo excelente blog que é o CDD!!!
    Com relação a mostrar os produtos em diferentes tipos de pele, acho que sugestão que já deram de linkar outras blogueiras no final dos posts é bem legal! A Marina2beauty faz isso e acho que é uma forma das meninas que não se enquadram nas características de uma das 3 verem como o produto funciona.
    Já falando sobre os vídeos, eu sou da turma do 25+ e no começo não gostava muito do yt não, mas ultimamente tenho amado ver vídeos. Acho que foi questão de criar intimidade com o yt mesmo hahahahha Adoraria ver mais vídeos do CDD e também ver Marina e Thais arrasando na frente da camera, mas super entendo a dificuldade que encontram por enquanto na logistica, aguardarei por este momento com paciência.
    Sou leitora antiga, mas nunca fui muito de comentar… tentarei criar este hábito, pois sei que é importante para o blog.
    Um beijão e continuem sempre sendo desse jeitinho!

  96. Priscila/SP

    Amo o blog! Acompanho diariamente, pois, percebo o cuidado que vcs tem com todas as leitoras. Mesmo que o blog fale das experiências de vcs, vejo que também procuram incluir, sempre que possível, informações para as mulheres negras, orientais, plus size. Também gosto mt das resenhas sinceras sobre produtos de faixas de preço variadas. Mas, o melhor do blog e o diferencial, é o lema: use o que te faz feliz! Parabéns pelo trabalho, meninas e continuem a nos inspirar!

  97. Fabi B.

    Primeiramente, duas palavras: Adoro vocês!! Atualmente, acompanho o blog todos os dias, pois, quando queria um produto e procurava resenhas na internet, achava a resenha de vcs ótima, mas meu acesso era esporádico. Hj me interesso muito mais pela tema “beleza”. Com relação ao tema “look do dia”, até seguia algumas outras blogueiras que fazem com frequencia esse tipo de foto, mas logo deixei de seguir por ver que aquilo tudo não combinava comigo, fora da minha realidade, superficial. De coração, vida longa e próspera ao CDD.

  98. Eliara

    Meninas eu leio esse blog há uns 4 anos e amo pela sua proximidade com as leitoras, sem mimimi e totalmente honesto! É o meu preferido com certeza e pra mim não precisa mudar nada, os videos eu não vejo por falta de paciência mesmo mas se algum deles me desperta o interesse eu vou lá e assisto, simples assim rs, os posts que não me interessam eu não leio e pronto, sigo em frente sem reclamações, bjos!!!!!

  99. Izabel Soraia

    Meninas estas pesquisas são legais. Claro!
    Mas acredito que o blog é o que é hoje, justamente por ser vocês, por ser autentico.
    Então por favor continuem fazendo-o do jeitinho de vocês.
    As vezes tudo que a gente tem de fazer é seguir nossos instintos.
    Eu tenho cabelo crespo/cacheado e nem por isso reclamo de nada aqui. Oras não dá para ter todo o conteúdo do mundo em um único blog.

  100. Aldreen

    Meninas, eu acompanho vocês há mais de cinco anos e nunca comento (uma característica minha rsrs). Mas gostaria de dividir minha opinião com vocês: acompanho diversos blogs desde 2010/2011, as transições das blogueiras e desse universo. Durante esse período, eu deixei de seguir várias e comecei a seguir novas, mas vocês continuaram e continuam na minha tela de favoritos. Isso se deve (principalmente) a essência de vocês. Como dito, vocês são mulheres normais, como a gente. Nós mudamos, melhoramos, voltamos atrás, erramos, acertamos, mas sempre seguimos um propósito. Tudo é um processo evolutivo. E é por isso que me identifico com vocês (desde uma mensagem feminista até a resenha de um produto – que não compro sem antes pesquisar aqui). Vocês são verdadeiras, reais e defendem o que acreditam. Hoje, eu não busco a perfeição, busca a melhor alternativa para mim, o que me faz sentir bem e me amar.
    O conteúdo do blog vocês vão ajustando, mas o principal já está definido. Às vezes tem post que não me sinto atraída em ler, eu pulo, simples. Nada que vá interferir na minha preferência no
    Blog. Sempre vão existir opiniões divergentes, mas o importante é vocês acreditam mo quenestao transmitindo. Bjs

  101. Marianna

    Aaaai gente! Sinto falta do coisas de macho!! Era muito engraçado!! Os amigos de vcs são muito zoeiros hahahahahahah! Entendo em partes que não vai mais com o jeito do blog hoje em dia (em partes pq sempre vi como uma brincadeira mesmo!!!nunca levei a serio as dicas dos meninos não hahahahah!) mas acho que por outro lado é melhor, pra parar de ter comentários chatos! Mas uma pena, viu?

  102. Luana Melo

    Eu tenho 22 anos e amo o formato do blog. Acho um dos melhores blog que existe.
    Acompanho apenas 3 blogs que é o de vocês (SUAS LINDAS!), Justlia e Chata de Galochas. São as preferidas da vida.

    Continue da maneira que sempre foram, acho incrível a forma que levam este blog e linda a amizade voces.

    Parabéns pelo trabalho!

  103. Maria Luiza

    Olha meninas, só quero dizer que adoro o site de vocês! Tudo! Sou uma cacheada, mas nunca me senti excluída de nada. Sei que vocês tem usar o que combina com vocês, né?
    Sigo muitos sites deste estilo, e o de vocês é o que mais me parece aconchegante. Meio estranha a palavra para se definir um site, mas isso que sinto. Me sinto a vontade. Me identifico muito com vocês, mesmo estando em outra cidade, tendo o cabelo diferente…
    Gosto do modo como vocês pensam e como se expressam, como compartilham boas situações, boas dicas.
    Mas enfim, continuem assim. Curto muito o site!
    Um beijo!

  104. Viviane Cipriano

    Olá meninas, acompanho o blog de vocês diariamente, ainda que nunca tenha comentado por aqui. Achei essa resposta à pesquisa super coerente, e quero dizer que adoro as resenhas de vocês, sempre que quero comprar algo novo busco saber se vcs já o testaram.
    O meu cabelo é ondulado então meio que não bate com o de vocês, mas acho que de todo jeito dá pra aproveitar o que vocês postam. Para as onduladas/cacheadas que estão sem saber onde buscar dicas para os cabelos eu indico o blog cacheia.com. Um beijo meninas!
    Ps: curto os textos de empoderamento de vcs!

  105. Claudia

    Poxa, me senti muito culpada por não acompanhar os vídeos de vocês 🙁
    A gente não tem noção da trabalheira e do investimento necessários. Juro que vou fazer de tudo pra assistir, ou pelo deixar um joinha 😉

  106. Renata

    Hi meninas, passando para dizer que o blog é sensacional.
    Entendo que cada uma tem um biotipo, eu mesma nãoo me enquadro no de vocês, mas sempre leio e aproveito as dicas de alguma forma e ainda indico “prazamiga”. O legal que vocês falam de coisas que vocês vivem e são e isso passa verdade.
    Muitos anos de sucesso pela frente. bjoss a todas 🙂 🙂

  107. Eu faço parte do time de meninas que pediu mais posts sobre cabelos cacheados, mas posso afirmar sem medo: com cachos ou sem, o Coisas de Diva segue sendo um dos meus blogs favoritos <3

    Parabéns pelo trabalho lindo, meninas! E palmas pela decisão de continuar falando sobre auto estima, femininismo e empoderamento. Infelizmente quando se abraça temas como esse a gente acaba perdendo alguns leitores (e me coloco no bolo porque tenho um blog sobre séries e sinto o mesmo) – e conquistando outros! E é por posicionamentos assim que o mundo avança e mais meninas vão crescer se aceitando e se amando! Não é isso o que importa? 😀

  108. Juliani Piske

    Não mudem mesmo, se o Blog tem a repercussão que tem, e tanta gente lê, é pq estão fazendo a coisa certa, é pq gostam do jeito que são, e acho que é bem isso que vocês nos passam o tempo todo, pra nos aceitarmos como somos, e o mesmo serve pro blog, quem gosta fica, se envolve, e adora vocês, se identifica.. Só pq alguns não se agradam, não significa que temos que mudar. 😀

  109. Talita

    Meninas, parabéns pelo post! Amei!!!
    O blog tem muita personalidade e é exatamente isto somado as boas resenhas e textos diversos muito bem escritos que me faz voltar todo dia para ver se alguma novidade já foi postada, sabendo que sempre haverá aquelas que não me agradarão muito.
    Mais uma vez, parabéns meninas!

  110. Luiza

    É por causa disso que vocês foram o primeiro blog que comecei a ler anos atrás e o único que ainda acompanho diariamente. Vocês são gente como a gente mesmo, e é esse o diferencial. Sem máscaras, sem propaganda disfarçada de “dica de amiga”, sem ostentação. Também não pude deixar de notar a evolução de vocês e a aproximação com o feminismo, causa que defendo desde a adolescência (hoje tenho 36). Isso me deixa muito feliz. Se todas as blogueiras tivessem essa preocupação de passar algo de positivo para as leitoras em vez de apenas exibir looks e ostentar cosméticos de luxo, a ~blogosfera seria um espaço bem mais interessante e útil. Beijo pras três.

  111. Eu gosto do blog desde que comecei a ler (claro, se não não ia acompanhar), gostava pelo número de resenhas e pelo foco serem os produtos (e não moda, não gosto de looks, tendências, essas coisas). Mas fui me apaixonar de verdade a partir do momento em que a Sá colocou esse lema do use o que te faz feliz. Eu acho que a partir do momento que vcs expuseram isso começaram a levar muito mais a sério e deixar explicito em diversos posts. Parabéns pelo trabalho de vcs, por tomar posições, por serem feministas, políticas e incitarem a reflexão. Eu acho que precisamos de mais blogs que aproveitem a voz que tem para propor discussões legais e falar sobre auto estima e amor próprio.
    Fiquei muito feliz com as respostas, a cada uma eu ficava mais feliz e concordava.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  112. Renata

    Oi, Sabrina!
    Não sou de comentários, mas quis registrar que achei bacana vocês terem respondido essas questões mais polêmicas/frequentes.

    Tem uma delas que eu concordo em partes. Eu sou da turma que não vê os vídeos. Por tempo, por preguiça, por não me identificar com esse formato…algo nessa linha.
    Mas achei válido ferem falado sobre escrever o conteúdo do vídeo. Te dou toda razão sobre o desperdício em relação ao investimento que voce fez. Mas acho que uma pequena resenha do conteúdo é válido. Não precisa ser uma transcrição do conteúdo do vídeo. Mas uma resenha perspicaz e bem feita pode até funcionar como uma ímã pra essa turma (incluso eu) que não os assiste.
    Por exemplo: um vídeo sobre produtos que a Marina comprou na última viagem. Se o texto de divulgação do vídeo for esse acho que gera menos interesse se tiver uma complemento como: produtos que Marina comprou na última viagem. Tem batom novo da Mac, um produtos super bacana para cabelo oleoso e umas roupas BBB.

    Com mais detalhes, eu posso ver se o vídeo tem algo que eu tenha um interesse e em caso positivo, as chances de ir conferir o vídeo são maiores do que assistir um vídeo “as cegas” e de repente não me interessar ou identificar com nada do conteúdo.
    Enfim. É só uma sugestão, não sou especialista, não sei se dessa forma afetaria a quantidade de views do canal.
    Mas achei válido registar. =)

  113. Camila

    Ohhh Meu Deus, quantas criticas negativas. Ta todos sabemos que quando um blog coloca um post tem as pessoas que entram leem e fazem questão de achar um defeito pelo menos em tudo. Mas existem centenas de blogs por ai, se não se identifica, poderia pelo menos ficar quieto. Mas não vou entrar na questão de pessoas se escondendo atrás de telas de computador.
    Quero apenas agradecer pelo blog, pelos posts, pelas resenhas, pelas opiniões sinceras e por isso e muito mais que vocês meninas são ótimas. Adoro o blog, as opiniões de gente que usa coisas que estão acessíveis, me identifico super com a pele da Sa, com os looks da Thais e gosto das maquiagens da Marina e essa diversidade que faz esse blog INCRIVEL… e mesmo que faltem resenhas para pele morena ou negra (meu caso morena), é só trocar a cor do produto galera, o resto nem muda.
    Meninas mais uma vez obrigada, adoro chegar em casa a noite e ter um post novo para ler.

  114. Izabel

    Clap clap clap!
    Estou sumida dos comentários, mudanças de vida que implicam em adaptações, mas sempre leio com carinho!
    Vcs fazem um trabalho lindo!
    Parabéns, o bem que passamos adiante sempre volta para nós! <3

  115. Manu

    Acho interessante o que disseram, visto que manter um blog desse porte não deve ser fácil. De minha parte, estou tentando diminuir a influência dos blogs na minha vida, mantendo a leitura de um ou dois no máximo. Estou curtindo o Pinterest. Não gosto de blogueiras gringas e sinto que as brasileiras em sua maioria estão perdendo a mão. Acho que estão se distanciando de seu público alvo, pois muitas vão à Europa e aos EUA todo mês, só mostram roupas e maquiagens cara… Minha realidade é Avon, Dailus, às vezes Boticário… Vez ou outra compro Mac e Urban Decay, mas é raríssimo. Não que eu seja pobre, mas tenho outras prioridades . Quanto ao CDD, procurem mostrar mais produtos nacionais e/ou acessíveis (sei que vocês mostram, mas o país tá em crise e o dólar alto) e voltem a fazer posta do tipo investimento/pechincha. Os outros blogs me incomodam porque é só compre, compre, compre. Acho que o futuro dos blogs reside em ensinar a moçada a ficar bonita sem gastar uma fortuna. Estamos mais seletivas, e não é por opção.

  116. Márcia

    Olá,

    este tipo de pesquisa que fizeram, com questionário fechado e sem conversa ou entrevista tete-a-tete dá esse tipo de dificuldade de interpretação de dados. Eu sou antropóloga e no meu mestrado pesquisei o Pinterest. Nós utilizamos as observações e entrevistas mais como conversas, assim podemos traçar um cenário mais aprofundado do que a pesquisa de grande porte que é o questionário. Aconselho a vocês tentarem algo assim na próxima. No mais, acho o blog de vocês ótimo, um oásis de vida inteligente e qualidade no meio de vários outros não tão bacanas. Não podem agradar a todos e cada um tem seu estilo e o bacana da Internet é justamente ser livre pra expressar como quiserem.

    abs

  117. Eu leio o blog, vejo os vídeos e adoro. Acho um dos blogs mais pessoais e verdadeiros. Justamente porque é escrito por vocês mesmas, quando tem muita colaboradora realmente fica menos pessoal, e vocês passam credibilidade.
    Adoro a dinâmica dos vídeos, não mudem!! Acho que por eles serem curtos não tem a necessidade de transcrever em post…
    Ah, adoro os looks também, são bem “gente como a gente”!
    beijos

  118. Dany Dyva

    Sá não liga pra quem fica de mimimi aqui no blog não, tá perfeito do jeito que tá. Tenha paciência com umas tiriças por aqui, mande as tomarem no cool mentalmente e tudo dará certo, ok? hahahah

    Bjssss sua viada linda <3

  119. Meninas, agradeço aos comentários. Estou lendo todos, mas não consigo responder todo mundo. De qualquer forma, agradeço ao apoio e novas sugestões.

    bjs

  120. Lucimara.orto

    Obrigada senhor por existir um blog como o CDD em nossas vidas .
    Espero que, mesmo quando vcs ficarem rycas e puderem andar com louboutin rs , continuem com o blog com o mesmo teor !
    Amo vcs ! Bjos

  121. Laís Medeiros

    Meninas, venho aqui parabenizá-las pelo blog! O CDD é o meu favorito, pois me identifico com os assuntos e com as experiências de vocês. Acompanho o CDD há alguns anos e acho que pode continuar desse jeitinho, sendo vocês mesmas! Beijinhos.

  122. Laís Medeiros

    Ah, e além de acompanhar o blog, sou das que vê os vídeos também. Sá, adorei a nova modalidade “resenha em 1 minuto”. E adorei os videos gravados com as outras blogueiras quando vocês foram a SP. 😉

  123. Sacha

    Eu particularmente gosto de vídeo, tem coisas que ficam mais atraentes desta maneira, mas realmente acho que resenha fica pentelha. Gosto de ver a carinha de vocês, o jeitinho de cada uma, conhecer um pouco mais da vida sabe……..
    Look do dia: GRAÇAS que não fazem, acho chato pra burro. Uma vez ou outra no insta acho bacana!
    Sobre Curitiba: Gente, o que mais tem é o povo falando sobre São Paulo. É natural voce partilhar a sua realidade, as meninas são a minoria no mar de trocentos blog de SP. Se até eu que moro aqui desde sempre me surpreendo com lugares que nunca fui. ADORO, ADORO, ADORO.
    Beijinhos

  124. Vanessa J.

    Gurias!

    Ninguém e nenhum blog agrada todo mundo! Adoro tudo que vcs fazem no blog, mas tbm vou dar meu pitaco: mais resenhas de produtos nacionais do dia-a-dia (shampoo, hidratante, sabonete). Sei que tem bastaaaaaaaaante no blog, mas posso sempre pedir mais né 😛 hehehehe Ahhhh, e também o investimento/po povo reclama, a gente pede sempre mais, mas a gente AMA! Senão não nos daríamos ao trabalho de responder a esquete, os comentários aqui 🙂
    Melhor blog EVER!!!
    Ps.: Sempre que compro algum cosmético com meu namorado ele me pergunta: “Já viu lá nas divas, é?” hehehehehehe

    Bejinhos, adoro vcs!

  125. Miriã Andrade

    Adoro o blog do jeitinho que está! E adoro os vídeos que vocês fazem, nunca é cansativo. E sobre os posts de Curitiba, que vi um bafafá nos comentários, são os meus preferidos, mesmo as que não moram aqui também se beneficiam, pois podem arrumar as malas e vir conhecer nossa linda cidade! 😉

  126. Karine

    É por isso que gosto do blog de vocês! Também sou da turma que se cuida, mas usa pijama em casa, vai para a balada de sapatilha e no shopping sem maquiagem!

  127. Marília

    Eu sou muito satisfeita com o conteúdo do CdD! Todas resenhas de vocês são sinceras e quando o produto é bom, fico com muita vontade de comprar sempre! Olha, se não fossem vocês, não teria meu Bioré Milk, que mudou minha vida. Hoje em dia TODAS minhas amigas usam também, porque eu indiquei depois de experimentar por ter visto aqui. O óleo de limpeza… mesma coisa! Só vocês, na blogosfera que acesso, informam sobre essa maravilha que ganha de qualquer demaquilante. Gosto das viagens interessantes que vocês fazem, dos posts com camisetas legais, dos perfumes… Muito origada por serem do jeitinho que vocês são! <3

  128. hellen kamylla do prado

    É o blog que mais gosto, vejo todo dia e gosto de tudo =*

  129. Diana

    Fiquei emocionada com o carinho de vcs em esclarecer tudo. Mesmo não concordando com tudo, minha admiração por vocês só aumenta. Além de confiar naa resenhas de vcs, gosto de xomo deixam claro a personalidade de cada uma.
    Parabéns!

  130. Fernanda

    Muito legal ter esse retorno sobre a pesquisa! Adoro o formato,confio demais nas resenhas, e sempre que posso vejo os vídeos (quanto aos vídeos do Japão, até meu marido assistiu comigo, ficamos encantados e sim, agora queremos conhecer! Hehe)… Gosto bastante das reflexões e de todo o trabalho que é feito pela valorização de nós, mulheres. Não me sentia incomodada (muito pelo contrário, dava boas risadas)com o Coisas de Macho. Assim como fico muito feliz ao ler textos que mostram que as mulheres são capazes de tudo. Não gosto desse clima de rivalidade que parece se criar entre homens e mulheres. Nos complementamos,não somos adversários… Temos até mesmo que entender que muitos pais educam de forma absurda (o filho depois do jantar vai jogar vídeo game, a filha lavar a louça)as crianças, gerando aí a desigualdade de gênero. Então se conseguirmos mudar isso nas nossas famílias, já será um grande passo. Mas quanto ao que eles escreviam… Faz bem não se levar tão a sério sempre, e sim,pensamos de um jeito diferente, não significa desrespeito. Quanto às feministas, respeito,agradeço e admiro. Assim como acredito que o maior legado que podemos deixar para nossas meninas é o exemplo de acreditar em si mesma, correr atrás dos objetivos, e serem felizes da forma que escolherem. Assim como o blog,deve continuar sendo o que vcs três pensam e tem vontade de publicar! Isso que faz o cdd único e tão especial!

  131. Gabriela Ronchi Salomon

    Achei muito legal esse retorno das respostas da pesquisa. O CDD foi o primeiro blog a eu acessar quando descobri esse mundo e não larguei mais hehehe. Adoro o blog de vocês pois mostram com clareza os produtos, é um blog verdadeiro. Acompanho outros, porém, muitos andam ficando chatos por conta de tanta publicidade e, muitas vezes, nem atualizam mais. Uma coisa peço: Continuem assim, meninas. E até meu namorado sabe que todos os dias acesso o CDD hehehhehehehe. Já mostrei para ele muitas resenhas 😀
    Além disso, quero muito conhecer vocês um dia. É pertinho para eu ir aí se fizerem algum encontrinho \o/ 🙂

  132. Vanessa

    Admiro vcs exatamente por tudo isso! Não poderia ser de outra forma.

  133. Marina G.

    Leio o blog há alguns anos, mas somente nesse tomei a resolução de comentar os posts, pois acho que é uma espécie de retorno para o empenho das meninas em trazer posts interessantes e bem construídos todos os dias! E uma coisa que percebi é que o blog evoluiu com as meninas, e também acompanhou meu amadurecimento, pois tenho mais ou menos a mesma faixa etária.
    Comentei ali em cima, mas gostaria de reafirmar que gosto dos vídeos da Sá, principalmente por causa da Sá, que é muito simpática e divertida, mas acabo deixando para ver em casa pois costumo ler o blog do trabalho e, às vezes, esqueço. Também não tenho muita paciência para vídeos de resenhas e lançamentos, prefiro assistir vídeos de tutoriais, DIY ou dicas em geral (produtos, organização, etc). Gostei muito dos vídeos com as outras blogueiras, embora não siga nenhuma delas, as dicas foram muito legais e os vídeos ficaram ótimos.
    Sobre o CDM, não tinha o costume de ler, achava meio chato e, em uma das poucas vezes que li, fiquei meio traumatizada com o comentário do menino sobre um batom cor de boca, que ele criticou e disse que era cor de patê. Eu era mais novinha e meio impressionável na época, e essa era a única cor de batom que eu costumava usar, mas depois de ver o comentário, fiquei um tempão sem usar nenhum batom…

  134. Aline Coutinho

    Oi! Leio sempre os posts, mas não sou de comentar…
    Tinha que vir falar algo hoje, porque sou negra, tenho cabelo crespo e gosto de muitas coisas que vejo aqui. As dicas sobre pele oleosa, ó! Me ajudam demais! Obrigada, meninas! 🙂

  135. Leio o blog há algum tempo, mas nao uso muita maquiagem. Leio porque acho vocês divertidas demais rs. Gostei muito da transparência em relação à pesquisa, tenho muito dificuldade em acompanhar blogs de beleza justamente por reforçarem padrões de gênero e de consumo. É muito bom saber que é possível cuidar da auto-estima sem desrespeitar a inteligência ou a dignidade de ninguém. A-DO-REI a posição sobre o “coisas de macho” e a ética de não chamar colaboradoras sem remuneração <3
    P.s.: Sabrina e Thaís na tag de leitura labial impagáveis! Vira e mexe assisto de novo e não paro de achar engraçado hahahah

  136. Rosana

    Isso aí. Não mudem nada.
    Me identifico muito com vocês (e acho os looks supertendência, não sei que essa gente tá falando! Sonho com um guarda-roupa meio Sabrina meio Marina haha).

    Acho que as pessoas não se dão conta que simplesmente elas não precisam consumir todo o conteúdo blog. Não curte sobre feminismo, pula o post.
    Noto que o público na internet ainda é uma coisa confusa, pois acredito que não estamos acostumados com todas as possibilidades que ela possui. E acabamos nunca satisfeitos.

  137. Iali

    É isso aí, o blog é de vocês e quem tem qe bater o materlo são vocÊs mesmas. Não tem como agradar a todos, e no final, vocês tem que gostar doque fazem.
    Eu adoro o blog e a sinceridade de vocês, tb nao tenho tempo pra videos, mas quando consigo, vouno yt e assisto vários,pq acho que são super bons (parabéns Sabrina).
    E tb acho que se é pra trasncrever o que tá no video, nao precisa de video.
    E como um conteúdo nao me interessa, tipo produtos para cabelos loiros, eu simplesmente passo por cima, faço uma leitura dinâmica ou nem leio. Simples.
    Há conteúdo para diferentes perfis no blog e isso é muito bom.

  138. Carina

    Nossa, nem lembrava desse coisas de macho. Que bom que ficou no passado do blog.

  139. Ligia

    O que eu mais gosto de vocês é a autenticidade, então, não mudem nunca mesmo!!! Não falo do tipo de mudança que a gente passa e que vem com o tempo, com as experiências, pois aí é natural. Na essência, que é o que importa, e é o que dá a individualidade, não mudem!!! Engraçado que eu conheci o blog por acaso, há alguns anos, num momento bem estressante da vida, e comecei a acompanhar diariamente. No início me empolgava mais por conta dos cosméticos, depois maquiagens, aí pulava os posts de reflexões, não porque não gostava, mas porque eu estava descobrindo o mundo novo da maquiagem… hahahahah.. (nunca soube me maquiar, nem achei que saberia um dia, mas aprendi vendo como vocês e outras blogueiras faziam). O tempo passou e comecei a ler mais os posts de reflexões (passaram a ser os meus preferidos). Passou o tempo comecei a focar nos de cabelo… hahahahah, e por aí vai. Enfim, nem leio o blog de vocês só de forma cronológica, pois é como se conversasse com as amigas sobre diversos assuntos. Admiro pra caramba o trabalho de vocês, a simplicidade, a coragem, a naturalidade como se colocam frente às coisas das quais tratam aqui. Seja em qual tema for. Sempre fui muito tímida, minha auto-estima era abaixo de zero, sofri muito achando que nunca ia conseguir viver direito nesse mundo cheio de gente onde precisamos socializar e nos expor pra seguir em frente… maaaaas, as coisas mudam e melhoram, ainda bem! Crescemos, ficamos mais fortes, entendemos que tudo são altos e baixos, que dar tempo ao tempo não é só um “chavão”. Gente, vocês são demais!!! Já morri de ri, já chorei, me emocionei, já tive meus momentos de “eureka” aqui no blog de vocês, e hoje resolvi escrever também. Espero que vocês continuem firmes e fortes, mesmo que o blog se transforme, porque o que faz ele ser um sucesso são vocês!!! Três abraços com muito carinho!!!

MAQUIAGEM ORGÂNICA!