Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

Se tem um problema com o qual acredito que a maioria de nós já precisou lidar ou lida até hoje, esse problema são unhas fracas. Afinal, quando a gente fala nesse assunto, tem coisa mais frustrante do que unhas descamando, esbranquiçadas ou lascando? Então, como sei que muita gente por aqui adora falar de unhas e manicure, separei algumas dicas legais a respeito.

Unhas fracas: cuidados de fora para dentro

unhas fracas

 

    •  Falando especificamente sobre manicure e esmaltes: evite retirar o esmalte das unhas e logo em seguida pintá-las novamente. As unhas são basicamente lâminas de queratina e não deixá-las respirar é algo que resseca essa queratina. 

 

  •  Aproveite para tirar o esmalte à noite, aí aplique uma boa camada de hidratante (pode ser o mesmo que você usa nas mãos ou pés) também nas unhas e cutículas e deixe agindo enquanto você dorme. Ah, prefira também os removedores de esmalte sem acetona, já que a acetona também resseca e faz mal para as unhas.

 

 

  •  Quando for pintar as unhas, nunca esqueça da base: é ela que vai proteger as unhas dos pigmentos do esmalte, evitar manchas e também ajudar a fortalecer.

 

 

  • As cutículas são a proteção das unhas, logo, retirá-las demais é abrir a porta para bactérias. Além disso, tanto as cutículas quanto pelinhas em volta das unhas funcionam da mesma forma: quanto mais você tira, mais elas crescem. Falando especificamente da minha experiência pessoal com isso (o post tá linkado aqui embaixo!), parei de tirar as cutículas há mais de um ano e minhas unhas são outras, raramente descamam ou lascam, nem pretendo voltar a tirá-las.

 

Aqui contei um pouco da minha experiência de parar de tirar as cutículas, já viu?

Unhas fracas: cuidados de dentro pra fora

    • Às vezes, as unhas fracas denunciam também outros problemas de saúde, como estresse ou falta de algum nutriente no corpo. “Unhas fracas e queda de cabelo podem ser um alerta para alguma deficiência de vitaminas, sais minerais (ferro, principalmente) ou mesmo uma doença mais grave, como o hipotireoidismo. As vitaminas A, C, E e as do complexo B ajudam a ter pele e cabelos bonitos. A vitamina A é responsável pela renovação celular, C e E protegem conta o envelhecimento e  têm ação antioxidante. Cada uma destas vitaminas é encontrada num grupo específico de alimentos, que em uma dieta equilibrada tem suas necessidades facilmente supridas.”, explica Livia de Andrade Bessa, médica dermatologista do Centro Dermatológico Giovanni Bojanini.

 

  • Para ter unhas e cabelos mais saudáveis, é bom incluir certos alimentos na dieta, como por exemplo: – Frutas cítricas: limão, laranja e tangerina são ricas em vitamina C fundamental para a síntese do colágeno – proteína que dá estrutura para a pele, cabelo e unhas.

    – As oleoginosas: castanha do Pará (selênio), amêndoas (cromo) e nozes (magnésio) – contêm vitamina E e gorduras monoinsaturadas.- A linhaça tem gordura poliinsaturadas, vitamina E e lignanas (substância importante pela apoptose: morte de células defeituosas) e isoflavonas (substância semelhante ao estrógeno: hormônio feminino muito importante para a beleza e feminilidade). É uma excelente opção de gorduras insaturadas: Omega 3 e 6 – previnem o envelhecimento precoce da pele e melhora a circulação.

    – O ovo, em especial a gema é rica em biotina (vitamina H). Trabalha como enzima, processa gorduras, açúcares, proteínas e carboidratos. Gera energia para o corpo e atua no sistema nervoso como calmante.

 

– O abacate além de ser uma boa fonte de vitamina E é rico em compostos fenólicos responsáveis por aumentar as defesas antioxidantes do nosso organismo.

– Cenoura, abóbora e tomate: alimentos ricos em carotenoides são excelentes antioxidantes, auxiliam na reparação das células e na pigmentação da pele responsáveis pela cor bonita e bronzeada.

Gostaram das dicas? Espero que tenham sido úteis! 🙂

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
31 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Priscila

    Minhas unhas começaram a melhorar (e hoje estão mega fortes) depois que parei de esmaltar. Infelizmente para mim é uma escolha…unhas pintadas x unhas que não quebram/descamam.

  2. Tamiris

    Esse blog é muito mais do que beleza <3
    Vou incluir esses alimentos na minha com maior frequência! Fico apavorada quando cabeleireiros/manicures ficam indicando comprimidos para melhora de unhas e cabelos.

    • Tamiris

      *na minha dieta

  3. Fernanda

    Marina, está escrito duas vezes de fora pra dentro 😉

  4. Juliana Gama

    Muito legal! As minhas unhas já tiveram sua fase fraquinha.. agora estão bem fortes.

  5. Utilizar base é algo essencial, eu tenho uma técnica caseira de colocar cravos na base, gosto do resultado fortalecedor, mas o que faz realmente a diferença é a alimentação, tanto para as unhas quanto para os cabelos!
    http://www.cantinhob.com

  6. Marina G.

    A alimentação faz muita diferença na saúde das unhas, por isso, é importante procurar uma dermatologista e fazer um exame de sangue, vendo se não falta algum nutriente no organismo que pode estar afetando a saúde das unhas. No meu caso, as unhas fracas eram resultado da falta de ferro!
    Uma dica para quem faz as unhas em casa: gosto de passar uma camada de bepantol nas cutículas a noite, principalmente se vou fazer as unhas no dia seguinte. As cutículas ficam lisinhas, fica muito mais fácil fazer as unhas!

  7. Heloisa Carvalho

    As minhas, que sempre foram fortes (mesmo fazendo um monte de coisas erradas), estão descamando bastante agora. Também parei com a retirada de cutículas e sempre faço uma pausa entre uma esmaltação e outra, às vezes, tiro uma semana pra deixar elas respirarem!. No meu caso acho que essa descamação é estresse mesmo…

  8. Isa

    Ótimo post!!!! clap clap clap!!!!

  9. Márcia Daniella

    Tenho usado um oleosinho da granado que ajudou muito a fortalecer minha unhas. Ele é da linha Pink e vem em uma embalagem super fofa de conta-gotas 🙂

  10. Sylvia Aline

    eu como todos esses alimentos e mesmo assim minhas unhas enfraquecem. mas é de época, tem época que estão lindas e fortes.

  11. Sandrinha

    Eu sou daquelas que dificilmente faço as unhas em manicure, porque como tenho as cutículas muito finas, ou os dedos ficavam doloridos ou acontecia o famoso bife. Uso removedor de cutículas da Sally Hansen ou simplesmente só tiro as que ficam levantadas depois de usar Mira cuticle. Além de tomar complexo vitamínico. Nunca tive problemas de unhas descamando, etc. E também hidrato todas as noites. 🙂

  12. Caroline

    Comigo esse negócio de ficar um tempo sem passar esmalte só piora tudo. O ideal pra mim é assim que remover um esmalte já passar outro, nem que seja uma base; qualquer camada que seja sobre as unhas para protegê-las. Até aqueles reparos no esmalte descascado ajudam a proteger as unhas de papel. E sempre foi assim, minha vida toda tive unhas fracas. E acho muito feio manicure sem tirar as cutículas.
    Mas as dicas tão muito boas, Marina. A do removedor de esmalte sem acetona e a de sempre aplicar base antes do esmalte são pra levar pra vida.

  13. Roberta Martins

    Olá Marina!Tudo bem??
    Ótimo post,ajudou bastante.Obrigada!
    Beijos,
    Roberta.

  14. Minhas unhas são fracas, não tiro cutículas, me alimento bem, deixo a unha respirar, uso base e tals, mas elas quebram bastante. Pode não ser o mais recomendado, mas uso uma base com formol (foi indicação da dermato) e resolveu meus problemas, gosto de unhas grandes e agora posso ter.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  15. Maria Paula

    Olá meninas! Minhas unhas estavam rachando ao meio e descamando de tão fracas. Minha dermato me receitou uma “base” (parece mais um óleo) chamado Onicut da Biolab, e Biotina. Minhas unhas (e os cabelos!) estão bem mais fortes!
    Beijos!

  16. Pelo que vejo, minha descamação é pelo stress mesmo…
    Ai fica complicado ter as unhas compridas e lindas… :/

  17. Vanessa

    As minhas não são tãooo fracas, mas se elas ficam grandes, eu engancho em tudo e quebra…acho que é mais problema de falta de jeito mesmo! kkk

  18. Como eu queria parar de tirar as cutículas </3 Os cantinhos me matam! Alguém tem alguma dica power? http://simsemfrescura.blogspot.com.br/

  19. Fernanda Gabriela

    Eu acho que unhas finas e fracas são meio que uma condição genética quase. Posso estar enganada, mas, minha família tem unhas bem finas, o que as torna mais quebradiças mesmo. Já fiz de tuuudo… já fiz exames, já tomei vitaminas. As unhas ficam saudáveis, mas não deixam de ser finas e mais frágeis que a média. O que eu quero dizer é que, talvez, algumas pessoas nunca consigam unhas duríssimas do tipo que nunnnca quebra por uma condição pessoal mesmo, sabe? Eu me conformei em usar as unhas mais curtinhas e sou bem mais feliz do que no tempo em que eu morria de quebrar unhas tentando tê-las enooormes.
    bjs, meninas!!

  20. Marina Torres

    Depois que eu comecei usar o fortalecedor de unhas da Marina Smith do blog 2 beauty elas melhoram MUITOOOO!
    Vale a pena viu

  21. Miriã Andrade

    Dicas super importantes e que vou dar mais atenção daqui pra frente! 😉

  22. Gabriela Ronchi Salomon

    Depois que parei de tirar as cutículas minhas unhas são outras! Só tiro o excesso para não ficar muita cutícula, e isso depois de umas 2 semanas :). Foi com ajuda do seu post, Marina que eu consegui parar de tirá-las 😀 Hoje não fico sem hidratantes, também.

  23. […] com as unhas fracas? Aqui tem algumas dicas práticas para deixá-las mais […]

  24. […] com as unhas fracas? Aqui tem algumas dicas práticas para deixá-las mais […]

  25. Larissa

    Minhas unhas são muito fracas não posso deixar crescer um pouquinho que ela já começa a quebrar, e descasca direto vou usar essas dicas pra ver se melhoram.

    • Sara

      experimente incluir beterraba nas refeições pelo menos 1x na semana, para mim ajudou muito 🙂

  26. Camila

    Não esqueçam da vitamina D! Dosá-la e repô-la, no meu caso, fez A diferença!
    Conversem com seu médico de confiança!

  27. Sara

    eu sempre tive unhas fortes, mas mudei minha alimentação diminuindo o consumo de carne, começou a descamar, mas ai comecei a comer beterraba 1x na semana e ela voltou mais forte do que nunca <3

  28. […] Dicas para lidar com unhas fracas […]

  29. usei a cavalo de troia e gostei, indicada para unhas fracas, quebradiças, que lascam e são difíceis de crescer. Sua fórmula fortalece e endurece a unha, permitindo crescimento saudável e uniforme, evitando a quebra. Ela realmente funciona! Um dos melhores produtos do mercado. Lembrando que o produto é ORIGINAL!!