Dicas

Delineador secou? O batom quebrou? Aprenda 5 formas de recuperar sua maquiagem!

05/09/2015

5 dicas práticas para recuperar maquiagem que quebrou ou secou!

Foto: Shutterstock

Dia desses fiz um post sobre delineador em gel e uma reclamação apareceu nos comentários: alguns produtos assim secam muito fácil! Mas sabia que tem como recuperar maquiagem sem precisar jogar ela fora tão rápido? Hoje te mostro não só este truque, mas também como recuperar a máscara para cílios que está quase no fim, o batom que quebrou, a sombra que se espatifou e a base que insiste em não sair do potinho. É amiga, em tempos de crise, temos que nos virar para não desperdiçar dinheiro!

Expliquei no próprio texto os truques para recuperar maquiagem, mas caso não entenda algum passo, adicionei vídeos de colegas blogueiras no post para deixar tudo ainda mais didático.

Como recuperar o delineador que secou

Delineador em gel ou em creme é complicado mesmo. Dependendo da marca, com poucos meses de uso, o produto resseca e fica duro para caramba. Uma forma de evitar o problema é sempre manter o item super bem fechado e enquanto estiver aplicando no olho, deixar o frasco tampado ou com a boca virada para baixo. Quanto menos tempo ele ficar aberto e em contato com o ar, melhor!

Se o delineador secou, dê uma olhada na data de validade. Se passou do prazo, não tem jeito. Melhor jogar o item fora e evitar alguma reação adversa na pele. Sem chororô!

Mas se a validade está no prazo, vale abrir mão de alguns truques. Uma é super simples: só pegar uma faquinha ou colher e raspar a parte de cima do delineador, tirando a parte seca. As vezes o produto fica duro apenas na parte de cima, então tirando este tanto ou mexendo ele com um palitinho, já ajuda no problema.

5 dicas práticas para recuperar maquiagem que quebrou ou secou!

Outra dica é colocar uma gota de colírio lubrificante para os olhos – sem nenhum medicamento – ou Bepantol líquido dento do frasco, mexer bem e tentar deixar ele homogêneo e mais cremoso. Mas vale dizer que, adicionando estes produtos no seu delineador, você estará alterando a fórmula dele, então pode perder alumas das características que mais gosta, como a cor forte ou a super fixação. Antes de fazer a misturinha, pensa ai se vale a pena dar uma de alquimista em casa! Se der algo errado, você não poderá reclamar com o fabricante.

Ah, esquentar ou colocar o delineador em banho maria também pode alterar a composição do produto separando os componentes químicos e nunca mais tendo um produto bom em mãos.

Se o problema é a caneta delineadora que secou, este post da Thais pode ajudar.

Como recuperar rímel que secou

A mesma dica acima vale para aquela máscara para cílios que você ama, mas que já está mais espessa do que gostaria. Primeira coisa você já sabe, confira a data de validade!

Depois disso também é possível colocar uma única gota de colírio lubrificante ou Bepantol líquido dentro da embalagem. Aqui também vai o alerta que esse truque pode alterar a composição química do produto fazendo ele mudar sua composição. Vai do freguês ver se vale a pena a ~malandragem.

Neste post eu explico todo o processo para recuperar a máscara para cílios que secou.

5 dicas práticas para recuperar maquiagem que quebrou ou secou!

Como arrumar o batom que quebrou

Seu batom preferido quebrou? Calma que tem dois jeitos molezinha de recuperar seu favorito. O primeiro deles é esquentar a base da parte quebrada no fogão ou na chama de uma vela. A base de todos os batons é feita de cera, então ela derrete com o calor. Esquentando a parte quebrada, o produto amolece e é possível “colar” ele na parte que ficou na embalagem. Só tome cuidado no processo para não derreter o batom inteiro!

Se você tem algum potinho pequeno de maquiagem disponível por ai, também dá para amassar esta parte quebrada do batom e fabricar uma mini paletinha para você. A aparência não é das mais bonitas, mas ainda é uma forma de contornar a situação.

Como recuperar sombra que quebrou

Sua sombra ou pó se espatifaram no chão? Oh tristeza! Se sobraram alguns pedaços inteiros e ainda for possível reunir esses pedaços, coloque tudo de volta na embalagem original e compre álcool 70% na farmácia mais próxima. O álcool vai servir para unir novamente as partículas de pó e vai evaporar ao longo do dia, deixando sua sombra sequinha novamente depois de algumas horas.

O passo a passo é o seguinte: coloque a sombra de volta na embalagem e coloque um tantinho de nada de álcool por cima da sombra. Com a ajuda de uma colher ou de uma espátula, vá apertando a sombra, até formar uma pasta homogênea. Com um papel toalha, pressione a sombra para tirar o excesso de álcool e deixe a embalagem aberta, descansando até evaporar todo o álcool. Já aviso que o produto não fica igualzinho ao que era antes, mas ainda é melhor do que jogar tudo fora.

Como usar a base até o fim

Dai você pagou caro na base, sabe que ainda tem produto dentro da embalagem mas não sai mais nada pela válvula. Ai ai ai, que raiva, hum! Tem algumas embalagens que possuem válvula lacrada e só quebrando o vidro para atingir o restinho de produto. Nesse caso é melhor não correr o risco de estragar tudo. Deixe para lá!

Mas se o produto tiver embalagem de plástico ou tampa de rosquear, as coisas ficam bem mais fáceis. Para as embalagens de vidro e de rosquear, arranje uns palitinhos como o de sorvete e vá CATANDO a base na marra durante o uso. Assim não sobra nem uma gota para contar história.

Já para as embalagens de plástico, arranje um potinho menor e com tampa de rosquear. Depois, com a ajuda de uma faca de serra, corte a embalagem no meio e resgate a quantidade de produto que sobrou transferindo para a outro pote. Já vi muita gente fazendo isso também com primer, que costuma ser bem grossinho e muitas vezes complicado de usar até o final.

5 dicas práticas para recuperar maquiagem que quebrou ou secou!

Você tem alguma dica para compartilhar com a gente? Conta aqui nos comentários.

você pode gostar também destes posts

42 comentários

  • responder Juliana 05/09/2015 às 09:53

    Adorei as dicas! A da base eu sempre faço, faço com hidratante e outros creminhos tb!

  • responder Marcia 05/09/2015 às 10:26

    Eu prefiro recuperar o delineador e a máscara (e sombras cremosas também, funcionou muito bem com as minhas color tatoos) com soro fisiológico comprado na farmácia (também substitui o álcool para recompactar produtos em pó).

    O bacana do soro é que ele é uma fórmula simples, tem três componentes, o que muda menos a fórmula do produto original do que um colírio ou o bephantol. Até agora, tudo certo com os produtos que recuperei.

    Eu sou muito alquimista com minhas makes (mas tenho o cuidado de pesquisa antes sobre misturas). Já misturei dois batons quebrados para fazer uma nova cor, uso primer para o rosto e sombra rosa, vermelha ou laranja para criar blush cremoso super durável (não tem segredo, mistura o primer com a sombra num pote e aplica com esponja dando leve batidinhas e depois esfume bem: pronto, blush cremoso que dura horas sem desaparecer).

    Também diluo corretivo com hidratante para criar base leve (um jeito de usar aquele corretivo de 25 gramas da contém 1g). Taco aí, ainda, sombra iluminadora para criar base iluminada (essas misturas nunca faço para usar depois, uso um pires de cerâmica ou uma placa de alumínio e faço a misturinha para aplicar na hora).

    O negócio é ser mão-de-vaca e usar tudo até acabar ou o pan aparecer, tendo o bom senso de descartar produtos vencidos ou que estão com você a muito tempo (sombra é um problema, as minhas duram anos e eu sempre quero novas, como faz?).

    • responder IANE LEMOS 05/09/2015 às 10:56

      Amei a dica do primer para criar um novo blush, vou fazer!

    • responder Amanda 05/09/2015 às 11:57

      Marcia, adorei suas dicas mão de vaca hahahaha. Vc devia fazer um blog!

    • responder Marcia 05/09/2015 às 15:33

      Iane, tenta mesmo! tem sempre aquela sombra quente rosa ou laranja que a gente usa tão pouco, que vale a pena reciclar. Se ficar muito forte (alguns primers de rosto potencializam a cor), basta misturar com um pouco de hidratante ou base, como é tudo produto para o rosto que a gente usaria uns sobre os outros, não tem problema de dar alguma zica.

    • responder Marcia 05/09/2015 às 15:36

      Oh Amanda, obrigada! Mas acho que blog é a contra-mão do uso mão-de-vaca, eles são, por essência, o espaço das novidades.

    • responder Julia Kubrusly 06/09/2015 às 00:11

      Adorei essa dica do blush, já tinha pensado em usar sombra de blush, mas transformar em blush cremoso nunca. Achei uma ótima pra evitar levar pincel em viagem e durar muito. Mesmo que não dê pra guardar a misturinha pelo tempo da viagem, dá pra esfarelar uma sombra num potinho e fazer a mistura a cada dia. Ou mesmo fazer isso com um blush.

    • responder Sabrina Olivetti 08/09/2015 às 11:19

      Ótimas dicas!

    • responder Amanda 23/02/2022 às 02:36

      Oi como recuperou as color tattoo? Tenho duas q virou pedra !!! Obrigada

  • responder Izabel 05/09/2015 às 10:43

    Essa dica para sombra quebrada já me foi muito útil… Já salvei um blush que tinha comprado há uma semana e se espatifou no chão. Sorte que foi com embalagem fechada, mas lá dentro virou farelinho!

  • responder Márcia Daniella 05/09/2015 às 11:10

    Já coloquei em prática as dicas da base e da sombra e deram super certo. Minha primeira reação ao ver minha paleta de sombra caindo no chão foi chorar, rs, rs. Depois recorri ao YouTube e achei a solução, rs,rs

  • responder Gili 05/09/2015 às 12:01

    Bom post! Esse último truque eu faço sempre. Meu Bb cream da qdb “acabou” esses dias. Cortei o fundo da embalagem e, meu Deus, tinha um monte que ainda dava pra usar!já foi pro potinho!

  • responder Ka Lopes 05/09/2015 às 12:34

    Vou JÁ colocar meu delineador em banho maria hahahahah

  • responder Links da semana. | DeborahVieira.com 05/09/2015 às 13:08

    […] 4. Jogar maquiagem fora nunca mais, no post da Sabrina Olivetti do blog Coisas de Diva tem muitas dicas de como recuperar-las – Link […]

  • responder Polyana 05/09/2015 às 14:04

    Ótimas dicas. Também tenho mania de cortar as embalagens para usar até a última gota. 🙂

  • responder Maria Luiza 05/09/2015 às 14:19

    Adorei o post! Você arrasa sabrina! Bjos

  • responder Cris 05/09/2015 às 14:37

    Isso de cortar o tubo qdo ta no final, faço com tudo com hidratante que não tem refil, condicionador, base, enfim vai tudo no potinho e olha que sempre tem uma boa quantidade nas paredes dos tubinhos.

  • responder Roberta Martins 05/09/2015 às 17:49

    Olá Sabrina!Tudo bem??
    Ótimas dicas,gostei bastante.Economizar é fundamental!
    Prestar atenção é importante,pois, muitas vezes a maquiagem fica estranha antes de vencer,devido ao calor;deixar no banheiro ou na bolsa por muito tempo.
    Beijos,
    Roberta.

  • responder Pedro 05/09/2015 às 18:33

    Eu acho que pode ser perigoso guardar o rímel que recebeu a solução oftalmológica porque pode diminuir a concentração de conservantes essenciais, oferecendo risco de contaminação…

  • responder Julia Kubrusly 06/09/2015 às 00:06

    Já recuperei muita sombra e pó com esse truque do álcool, mas usei álcool normal mesmo, não o 70% e também já usei muito produto até o fim cortando a embalagem, principalmente filtro solar. Já revivi rímel com óleo mineral também, uma gotinha e ele voltou a ficar mais líquido.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Priscila 06/09/2015 às 13:51

    Muito boas as ideias e dicas de como fazer. Confesso que nunca fiz nada disso, mas da um pouco de medinho de colocar alcool nas coisas que vamos passar próximas dos olhos.

  • responder Fernanda Gabriela 06/09/2015 às 19:17

    Ah ja parti muitaaaas embalagem para aproveitar o restinho que fica colado nos frascos kkkkk não só de maquiagem. Essa semana mesmo um batom meu partiu e tive que colocar o “toco” quebrado em um potinho e estou usando com pincel… É chato, mas é bem melhor que jogar fora. Ótimas dicas nesse post… Não conhecia essa técnica para recuperar pós. Super tudo!!

  • responder Fernanda Gabriela 06/09/2015 às 19:19

    A dica do pó é realmente mtooo incríveeeel! Anotar aqui agora!

  • responder Vanessa 07/09/2015 às 17:13

    Meu delineador secou um tempo atrás, procurei soluções no youtube e uma delas dizia pra colocar umas gostas de óleo corporal. Fiz isso, mesmo achando que ia ficar imprestável (já ia jogar fora mesmo, resolvi testar), mas coloquei bem menos do que o indicado e realmente ajudou bastante, ficou cremoso novamente e não ficou oleoso/pegajoso!
    Agora, essa dica da base pra usar até o fim eu faço com tudo que está em tubos e potes. Protetor solar, base, cremes de mão/corporal/pra pé etc…corto tudo com a tesoura e uso até a última gota. Depois que comecei a fazer isso, vi o quanto desperdiçcamos de produto cada vez que jogamos fora uma embalagem intacta.

  • responder Natália Costa 07/09/2015 às 19:21

    Ótimas dicas!!!!
    Amei <3
    Vcs são incríveis 😉

  • responder Marina G. 08/09/2015 às 11:26

    Essa dica de cortar o fundo da embalagem e colocar no potinho faço direto! Não desperdiço nenhuma gotinha!
    Também já “recompactei” um bronzer da Sephora que caiu no chão e quebrou e estou usando até hoje!

  • responder caroline viana 08/09/2015 às 12:30

    ótimas dicas!!! O soro fisiológico também pode substituir o álcool/ bepantol para recompactar ou deixar o delineador normal, funciona mesmo 🙂

  • responder Emilia 08/09/2015 às 19:24

    Eu tenho umas sombras da Maybelline que ressecaram meio rápido, e um dia pesquisando na internet sobre como recuperar (potinhos cheios!!) vi um video em que a moca diz que basta mexer com um palitinho para redistribuir a oleosidade. Eu fiz isso e deu certo.

  • responder Heloisa Carvalho 09/09/2015 às 07:48

    Nunca aconteceu de ter que reconstruir nada (produtos em pó), mas se soubesse dessa história com o delineador em gel tinha tentado! O meu da QDB? não era novo, mas tinha bastante produto ainda 🙁

  • responder Miriã Andrade 10/09/2015 às 00:32

    Esse truque do delineador e do rímel são ótimos, uso sempre! 😉

  • responder Renata 11/09/2015 às 20:12

    Amei a dica de cortar o fundo do produto! anotado 🙂

  • responder Leituras da semana | Frugalidades 12/09/2015 às 16:37

    […] ? Dicas para aproveitar seus itens de maquiagem até o final […]

  • responder Michele Bdz 16/09/2015 às 12:29

    Eu uso esse truque de cortar as embalagens e vi que realmente sobra muito produto pra ser usado…
    Até dei graças quando a Natura mudou suas embalagens (linha Soul)

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 03/10/2015 às 17:46

    Sempre uso soro fisiológico para recuperar rímel seco, mas as outras dicas até agora não tinha visto 😉

  • responder Ana Luiza 09/11/2015 às 12:02

    Gente de Deus sem querer deixei o batom da minha miga cair no xão queria muito consertar nossa to morrendo de medo dela me xingar

  • responder Eva 07/05/2019 às 15:44

    gostaria de saber como armazenar o slin face depois de aberto

  • responder DENISE NEVES 14/05/2019 às 10:33

    Adorei as dicas!

    Alguém sabe me dizer se dá para recuperar rímel com dosador quebrado?
    Tenho 2 novos nesta situação, a vontade é de chorar 🙁

  • responder Rita Monica 25/07/2019 às 09:07

    Como amolecer batom que secou?

  • responder Aline 16/09/2019 às 00:07

    Muito legal as ações para usar o produto por mais tempo, sustentabilidade né! Só cuidado com palitos de madeira, eles não são estéreis e podem contaminar seu produto, trazendo alguma alergia. Outro problema que pode ocorrer é na hora de serrar a embalagem, pequenos pedacinhos de plástico quase invisíveis podem se juntar com o produto, e você vai passar plástico na pele.

  • responder Alessandra Lara 17/09/2020 às 18:50

    E quando a máscara de cílios derrete na embalagem. Acho que a minha amoleceu devido ao calor. Quando eu abri, não dava para usar, pq o produto estava muito mole e o pincel ficou com um excesso absurdo de produto, Quando eu tenter limpar na boca da embalagem, faz uma baita sujeira….

    • responder Fabi Veiga 25/03/2024 às 09:45

      Eu tenho uma base primer a base de ceras (Artdeco eyeshadow base) e ela ressecou…. não sei como recuperar. Podem me ajudar?

    deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB