Receitas

Domingo é dia de cozinhar!

06/09/2015

Vou confessar que era uma pessoa mal acostumada: quando morava com os meus pais, minha mãe vinha todo santo dia pra casa e fazia almoço para a família inteira. Pois bem, a vida era boa, mas me mudei e, por aqui, tive que começar a me virar na cozinha (especialmente porque trabalho em casa, né!).

Sempre gostei de cozinhar, mas quando era pra uma ocasião especial: jantar a dois, sobremesa pra família… Agora, parar tudo o que estou fazendo pra pensar no almoço e no jantar não é das tarefas mais fáceis! Tem que variar o cardápio pra não enjoar e ainda fazer comida pra apenas uma pessoa.

Desde que voltei de viagem, tava me perdendo no universo do fast food e do delivery. Enquanto isso, um monte de alimentos no congelador esperando para serem usados em alguma preparação. Resolvi acabar com a palhaçada e instituí que domingo é dia de cozinhar!

Sabem aquela deprê que bate no finzinho da tarde? Então. Tô fazendo terapia entre as panelas agora, hahahaha! Logo de manhã, tiro do freezer o que quero descongelar e já vou pensando no que fazer durante o dia. Semana passada, consegui, em duas horas, fazer a comida da semana inteira. Tudo caseiro e gostoso!

Já viram o canal Rango pra Um, da Sasá com o Marcelo? Eles ensinam receitinhas fáceis e rápidas para gente como eu! Inclusive, esse prato do vídeo já tá na minha mira!

Tinha peito de frango, batata, couve-flor, cebola, alho, alho poró, aipim, cebolinha, macarrão e frango desfiado pronto me esperando. Aí fiquei lembrando da Rita Lobo dizendo sobre o ponto de multiplicação das receitas no Cozinha Prática, que basicamente é reaproveitar a comida para outros pratos.

O que fiz, então? Preparei sopa de legumes, frango desfiado e macarrão – separei uma parte para a semana e o restante congelei, porque rende bastante. Com o aipim, fiz escondidinho de frango desfiado com alho poró e nhoque alho e óleo com tomate cereja (a massa e as bolinhas preparei de véspera e fiz o prato final rapidinho na quinta-feira). Também grelhei o peito de frango em cubinhos com cebola e cebolinha, dando um toque de shoyu no final. Esse comi com arroz (que a minha querida diarista me trouxe pronto, hahahaha) logo no começo da semana.

Escondidinho de frango com alho poró

Cozinhe o aipim descascado com água e sal na panela de pressão. Quando estiver pronto, deixe esfriar um pouco e retire. Esprema com um garfo ou espremedor, removendo em seguida as fibras mais grossas. Coloque manteiga numa panela, um pouco de leite (ou creme de leite) e misture com o aipim espremido para ajudar a amolecer. Ponha sal a gosto. Reserve.

Corte o alho poró em rodelas finas e frite com óleo vegetal. Acrescente frango desfiado (usei um pronto à vácuo), sal e pimenta-do-reino a gosto.

Para montar, unte um pouco a forma com manteiga ou óleo e coloque uma camada do purê, depois outra de frango e a última de purê para finalizar. No fim, polvilhe queijo ralado e coloque no forno pra assar. Dá para fazer porções individuais e guardar na geladeira, mas lembre-se de que na hora de assar vai demorar mais. Deixe primeiro no fogo baixo – depois, quando esquentar, aumente a temperatura para gratinar.

Ok, mas e a salada? Todas as preparações, exceto a sopa, foram acompanhadas por ela. A questão é que não dá para deixar tudo pronto com antecedência, porque estraga rápido. A solução foi manter tomate cereja, alface desfolhada lavada e cenoura já ralada na geladeira e montar na hora de comer o prato principal. Voilà!

Juro para vocês que a vida está ficando mais fácil. Quando chega a hora do almoço e do jantar, não tenho desculpa: basta esquentar os pratos do dia e mandar pra dentro! hahahaha Também estou aprendendo a congelar, do jeitinho que vocês me indicaram. Vida feliz e mais saudável!

Nhoque de aipim alho e óleo com tomate cereja

Cozinhe o aipim descascado com água e sal na panela de pressão. Quando estiver pronto, deixe esfriar um pouco e retire. Esprema com um garfo ou espremedor, removendo em seguida as fibras mais grossas. Ponha sal a gosto. Deixe a temperatura baixar.

Coloque um pouco de manteiga, um ovo inteiro e farinha de trigo dentro da tigela em que está o aipim espremido – cerca de duas xícaras de chá, que rendem nhoque para duas pessoas (como sou em uma, garanti duas refeições com molhos diferentes!). A quantidade de farinha precisa ser no olhômetro. Lembre-se de que a massa precisa ficar firme, mas não muito! Vá aos poucos.

Depois, faça rolinhos e corte com uma faca. Os nhoques podem ficar prontos assim, mas eu preferi enrolar um a um na mão depois. Ferva água com sal ou caldo de galinha e coloque a massa dentro. Quando boiarem, retire com uma escumadeira.

O molho é bem simples: alho e óleo. Coloque azeite de oliva numa frigideira com laterais altas, frite o alho e acrescente os tomates cereja cortados pela metade e temperados com sal e pimenta-do-reino. Depois, coloque os nhoques para darem uma salteada e finalize com um pouco do caldo do cozimento. Pronto!

você pode gostar também destes posts

40 comentários

  • responder Izabel 06/09/2015 às 10:11

    Amo cozinhar e preparo muitos pratos em casa. Tem hora que enjoa comer fora.
    E quando a gente prepara de tudo, acaba ficando mais crítico e seletivo na hora de escolher um restaurante. Essa de comer qualquer coisinha só pra matar a fome não vai colar mais! Agora, só comida bem preparada. Se for a da mãe, ainda melhor <3
    Achei tudo que vc preparou uma delícia! Posso ir almoçar aí?
    😀

  • responder Luciana Vedove 06/09/2015 às 10:17

    Muito bom exemplo para todas as leitoras! Comer bem e é saudável e deixa a gente com mais disposição e mais bonitas! Força na peruca que deu gisto de ler esse post! Bjks

  • responder Ariane 06/09/2015 às 10:43

    Aqui em casa, ‘oficialmente’ a comida é por minha conta, mas minha mãe tbm ajuda…
    E fazer comida pra um número específico de pessoas, sem faltar e sem sobrar é uma arte! Agora ja acostumei, mas no inicio eu achava muuuito complicado, pq tinha dia que eu fazia comida pra 4, outros dias era pra 3, pra 2 e tinha dia que era só pra mim! Hahaha
    Agora ja vou no olhômetro e é isso ai (mas claro que lá uma vez ou outra ainda dou uma escorregada).
    Thaís, não sei se vc gosta, mas saladas que da pra preparar rapidinho na hora: pepino (só cascar e picar), rabanete (só picar), beterraba (da pra ralar na hora, mas ou vc usa luva, ou vai ficar o resto do dia escondendo a mão manchada de vermelho de outras pessoas haha), repolho… Falo isso, pq as vezes cenoura alface e tomate enjoam (experiência própria!!!)

    Uma dúvida: como que vc faz para congelar a comida?
    Faz ela e congela pronta? ou semi pronta?
    Eu queria me programar melhor pra adiantar muito um dia só e deixar congelado, e não perder um tempão todo dia pensando o que fazer em cada refeição..

    Bjo

    • responder Thais Marques 08/09/2015 às 20:05

      Dicas ótimas! E, realmente, fazer comida pra um número certo de pessoas é uma arte!

      Eu cozinho e congelo a comida pronta, mas para consumo na semana ou na próxima.

      Se compro vegetais e sobram, também coloco no congelador, aí preparo para consumir na hora ou no dia seguinte! 🙂

  • responder vitoria 06/09/2015 às 12:08

    o blog de vcs está no signature 99

    • responder Thais Marques 08/09/2015 às 20:10

      Ah, a gente tinha visto! Mas eles ainda não atualizaram a lista pra esse ano, né? 🙁

  • responder Tatiana 06/09/2015 às 13:14

    ‘tava folheando o “Dona Benta” que minha mãe me deu minutos antes de ler esse post, hahaha.
    Moro sozinha há mais de seis anos e até hoje não cozinho nada. Vou tentar a tática do domingo porque né, shame on me. Agradecemos o incentivo, Thais! : )

  • responder Márcia Daniella 06/09/2015 às 14:49

    Texto e dicas inspiradoras!!! Adorei

  • responder Cris 06/09/2015 às 15:45

    Oi Thaís, eu Moro com meus avós e na maioria das vezes a missão de cozinhar e minha, mais minha avó faz as vezes tbm. Mais o que eu gosto mesmo de fazer e pão e bolo, então o dia q minha avó faz a comida e não tem pão, eu cuido do lanche. Bjos

  • responder Roberta Martins 06/09/2015 às 18:03

    Olá Thais!Como vai?
    Obrigada pelas ótimas sugestões.Assim,o cardápio fica mais incrementado!
    Quando puder,irei fazer alguma(s).
    Abraços,
    Roberta.

  • responder Fernanda Gabriela 06/09/2015 às 19:09

    Comprei alho poró na feira só pra tentar esse seu escondidinho. Tb amo cozinha pra vários dias e sempre prefiro comer em casa. Só como na rua coisas difíceis tipo churrasco, pizza… Mas coisas de almoço e jantar leve é sempre de casa. 🙂

  • responder Juliana Gama 06/09/2015 às 20:36

    Gosto de cozinha mas realmente ter que fazer todo dia e pra uma pessoa só deve ser mais enjoativo.

  • responder Polyana 06/09/2015 às 21:12

    Eu gosto de cozinhar, mas amo mesmo fazer sobremesa. Cozinho todo dia pra duas pessoas. Só o feijão, que faço na pressão, é que faço e congelo as porções. Tem que ter cuidado, Thais. Pois o alimento cru, uma vez descongelado, só pode ser congelado novamente preparado (cozido). E alimento na geladeira é recomendável só por 48h. Comida cheirando bem não quer dizer, necessariamente, que está boa para consumo 🙂

    • responder Thais Marques 08/09/2015 às 19:37

      Verdade, tem que tomar cuidado mesmo, você está certíssima! 🙂

  • responder Julia Kubrusly 07/09/2015 às 01:25

    Uma coisa que não gosto, cozinhar. Quando morava com meus pais nem me preocupava com isso, mas agora tenho que me preocupar. Acho essa ideia de tirar um dia pra fazer várias porções, ótima, só precisa se organizar, né… Adorei esse nhoque de aipim, nunca tinha visto, quem sabe eu não me arrisco?
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Vanessa 07/09/2015 às 15:56

    Detesto cozinhar, quem faz isso aqui em casa é minha mãe, no máximo me arrisco a fazer macarrão e omeletes kkkkk. Já morei fora pra estudar e comia mal, era sempre arroz + algo fácil, tipo cenoura (sim, isso mesmo, só arroz e cenoura), bife, ovo, filé de frango e feijão era de vez em quando se alguém que morava comigo resolvesse fazer…Não tem jeito, não consigo gostar de mexer com comida (só pra comer, claro kkk).

  • responder Inês Ferreira 07/09/2015 às 21:27

    Parabéns Thaís! Você está se reinventando! ?

    • responder Thais Marques 08/09/2015 às 19:32

      Necessário, senão os quilos só aumentam e a saúde vai pro espaço, né? 🙂

  • responder Inês Ferreira 07/09/2015 às 21:29

    Oops! Sem o sinal de interrogação. Beijos

  • responder Marina G. 08/09/2015 às 10:32

    Quando eu morava com meus pais, detestava cozinhar! Mas tinha minha mãe para resolver tudo… Agora, estou aprendendo. Eu só faço a refeição da noite em casa (como trabalho perto da casa dos meus pais, consigo almoçar lá), então sempre deixo peito de frango e bife congelados em porções individuais ou duplas (para quando o namorido vai jantar em casa também) e na hora de comer, descongelo no microondas e grelho a carne (se eu lembro, deixo descongelando na geladeira antes de sair para o trabalho). Só sinto falta de uma salada, que acabo não comprando por preguiça de fazer na hora. Mas gostei da dica de guardar a cenoura já ralada e a alface lavada, vou comprar no super e fazer isso também!
    Se puder, faz um post com dicas para congelar! 😉

  • responder caroline viana 08/09/2015 às 12:03

    ahh que delícia! Adorei as sugestões! 🙂

  • responder Francielle Kistner 08/09/2015 às 14:24

    Thais, eu guardo as folhas já lavadas, cenoura/beterraba/abobrinha e afins já ralados, tudo em potes de vidro bem fechados. Sabe aqueles de geléia? Então, sou cheia deles! A rainha dos potinhos! kkkkk.. Guardo cada ingrediente no seu potinho. No domingo, ou um dia de semana a noite, eu faço o que dure pra alguns dias, e fica super bem conservado.
    Tem gente que já monta a salada misturada nos potes, mas eu não porque como coisas que meu marido não come. Então guardo separado e cada um monta sua salada a gosto na hora de almoçar.
    As vezes também ja deixo os temperos verdes, cebola e alho picados. É empenho num dia, mas praticidade no resto da semana.
    Uso esses mesmos potes de vidro pra trazer fruta picada ou granola pro trabalho. Uso uma termicazinha de 15x15cm e sou feliz ^^

  • responder Sylvia Aline 08/09/2015 às 16:20

    eu gosto muito de cozinhar (e odeio lavar a louça, rsrs), mas não tenho muito tempo. por isso acabo fazendo coisas mais práticas e rápidas. vou usar a sua técnica de fazer a comida e congelar.

  • responder Heloisa Carvalho 09/09/2015 às 08:47

    Quando estava na faculdade, sempre cozinhava, depois que casei e fiquei sozinha (é né, sou do avesso, marido fica fora do país de 6 a 8 meses) foi bem difícil cozinhar só pra mim… Dava aquela depressão. No primeiro ano eu tentei, mas acabava sobrando muita coisa, depois larguei e comecei a comer em restaurante e esse ano – graças ao meu estômago que resolveu ir pras cucuias – comecei a cozinhar de novo! Meus dias de cozinhar são domingo, terça e quinta à noite. Sempre almoço repetido, mas é melhor do que comer fora ou comer porcaria 🙂 Coisas que gosto de ter congeladas são feijão ou ervilha, caldo de legumes, vegetais e peixe, na hora do aperto são a salvação!

  • responder Miriã Andrade 09/09/2015 às 23:06

    Agora que me casei que estou começando a me aventurar na cozinha, até arrisquei a fazer o bolo do meu aniversário e olha que ficou bom, hehe. 🙂

  • responder Renata 11/09/2015 às 20:15

    Cozinhar coisas gostosas e maravilhoso! não tenho tanta habilidade mas me viro bem!

  • responder Michele Bdz 16/09/2015 às 12:33

    Nossa… de comer com os olhos mesmo..
    Que delícia!!!
    Tá quase uma Rita Lobo já!! 😀

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 04/10/2015 às 16:59

    Costumo cozinhar no começo da semana para durar a semana toda kkkkk 😀

  • responder Melhores da semana #19 | Che Bello 10/11/2015 às 10:12

    […] de plantão (ou pra quem quiser, porque não?!): a Thais, do Coisas de Diva, ensina um jeitinho de se organizar na hora de fazer a comida da semana. De bônus, tem algumas […]

  • responder Dieta detox: minha experiência de 3 dias! 20/11/2015 às 09:30

    […] comecei numa segunda, o domingo à noite (seguindo minha própria dica de cozinhar para parte da semana) foi usado pro preparo da sopa, que parecia ser a parte mais trabalhosa. Quando comprei a tal […]

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB