Publieditorial

*Diário da Acne: mais um aliado do tratamento

21/09/2015

Só quem já teve acne sabe o quanto é duro lidar com isso – é uma coisa capaz de deixar qualquer um inseguro e às vezes até frustrado. Sabe quando você faz o tratamento todo certinho, exatamente como o dermatologista indicou, e mesmo assim não consegue o resultado esperado?

Isso é porque, mesmo que muita gente não saiba, às vezes a acne não é só resultado de uma alimentação desequilibrada ou tendência ao problema, por exemplo. A acne pode ser indicativo de um problema hormonal (ou seja, algo que pode acontecer em qualquer fase da vida, não só na adolescência) – é por isso que, nesses casos, é bom consultar, além do dermatologista, um ginecologista também. Assim fica mais fácil descobrir a causa do problema e, com isso, o tratamento mais adequado para o seu caso.

Foi pensando justamente nisso que a Bayer lançou um aplicativo bem legal que pode ajudar quem está fazendo algum tratamento contra acne. Ele se chama Diário da Acne e serve como uma ferramenta para acompanhar mais de perto como está a pele. Ele é facílimo de usar e funciona assim: você faz o download dele no celular e, todos os dias, tira uma foto do seu rosto, focando sempre na parte mais afetada pela acne.

Aí o aplicativo vai compilando todas para que fique mais fácil de observar como fica a pele ao longo de um período específico e também faz um comparativo antes/depois. Para mim, isso é ótimo porque até ajuda a gente a ser mais disciplinada no tratamento, não é? Você vai vendo o progresso e se empenha cada vez mais (e, claro, se não estiver funcionando, você já sabe que é hora de voltar ao médico para rediscutir o tratamento). O mais legal é que o aplicativo é gratuito – tem para iOS e Android e dá para fazer o download clicando aqui ou aqui.

você pode gostar também destes posts

19 comentários

  • responder Raissa Franca 21/09/2015 às 22:04

    Olha… já tive acne severa e um negócio desses jamais serviria para mim. Eu já ficava bitolada com as espinhas do meu rosto sem me forçar a olhar para elas todo dia e tirar uma foto. Mesmo com Roacutan, demora meses e meses para o rosto ficar limpo, um negócio desses ia só aumentar a minha ansiedade. Acho que pode ser um tiro no pé, queria que eles tivessem feito uma campanha para as pessoas se aceitarem…

  • responder Márcia Daniella 21/09/2015 às 22:13

    Por um lado, sei que algo assim não teria funcionado comigo também porque eu não conseguia nem me olhar no espelho na fase que tive acne severa. Tirar foto estaria fora de cogitação porque eu ia chorar toda vez. Eu ficava muito abalada. Por outro lado, entendo que cada pessoa é de um jeito e que o diário pode até funcionar com meninas que consigam lidar com o problema sem ficarem tão sensibilizadas.

  • responder Lais 22/09/2015 às 01:50

    Pra mim também era muito difícil essa relação com fotos e acho que acompanhar tão minuciosamente cada “surto” pode ser emocionalmente desgastante. Apesar disso, acho muito importante falar sobre o fator hormonal na acne. Passei minha adolescência inteira sofrendo bastante com esse problema e seguindo religiosamente o tratamento com dermatologista, mas o problema só melhorou (tipo 110%) quando fui ao ginecologista e ele receitou um anticoncepcional específico (por outros motivos). Fico pensando quanto sofrimento não poderia ser evitado se mais meninas tivessem esse tipo de informação e o tratamento hormonal fosse de fato visto como uma via de tratamento da acne.

    • responder Sylvia Aline 22/09/2015 às 10:35

      a minha também só melhorou com anticoncepcional

  • responder Heloisa Carvalho 22/09/2015 às 09:22

    Não tinha pensado por esse lado que as meninas comentaram, de que pode ser muito doloroso tirar uma foto todo dia. Acho que se a pessoa já não está mais tão sensibilizada com sua aparência, pode ser uma boa! Eu gosto de aplicativos desse tipo, usei um quando precisei mudar minha alimentação por causa de algumas alergias, intolerâncias e também para perder peso. Pra mim foi muito bom!

  • responder Fernanda Gabriela 22/09/2015 às 09:43

    A ideia é legal, mas eu não usaria jamais. Corro de fotos das minhas espinhas. E, como as meninas disseram aí em cima, é um longo processo de melhoras e pioras cuidar de acne… logo, não sei se essas fotos seriam motivadoras. :\

    • responder Priscila 22/09/2015 às 12:48

      Kkkkk idem. Se estou com acnes evito ao máximo fotografar essa tragédia

  • responder Camila B. 22/09/2015 às 10:03

    Muito boa a “intenção” do aplicativo, ver melhoras ou não nas minhas espinhas pode ser um indicativo da eficácia do método de tratamento.
    Podemos comparar o aplicativo de acne com os aplicativos de dieta, é ruim ver quando os resultados não são os esperado, mas isto te motiva a continuar tentando.

  • responder Pollyana 22/09/2015 às 10:11

    Tenho pouquíssimas fotos da minha adolescência, minha acne severa me impedia de me sentir a vontade e isso é muito triste, queria ter mais recordações dessa época, mas pra mim era impossível com aqueles calombos no rosto. Esse app nunca, jamais, em hipótese alguma daria certo pra mim, ia ser motivo de choro!

  • responder Sylvia Aline 22/09/2015 às 10:33

    eu parei de tomar anticoncepcional e as espinhas voltaram com força total. to sofrendo com isso

  • responder Marina G. 22/09/2015 às 10:58

    Num primeiro momento, achei a intenção do app bem legal, pois daria para comparar as fotos e, através delas, verificar se um tratamento está funcionando. Mas, lendo os comentários das meninas que sofreram com acne severa, entendo que ele pode atrapalhar mais do que ajudar, pois quem sofre de problemas de pele, principalmente no rosto, sofre muito para tirar fotos.

  • responder Michele Bdz 22/09/2015 às 11:59

    É um problema e tanto.. bacana ter um app pra acompanhar (por mais que seja doloroso tirar fotos e ver as acnes).

  • responder Marília Lib 22/09/2015 às 16:31

    Gostei da idéia, tive acne severa quando mais nova, agora felizmente só tenho umas marcas que não me incomodam tanto… Não sei se sou eu, mas encarar as acnes nunca foi um problema pra mim… me olhava no espelho, achava horrível mas gosto de focar na solução, então acho que esse app serviria pra mim, sim!!! Ia me estimular ver a evolução e talvez me fizesse ser mais comprometida com o tratamento. Uso muitos apps de emagrecimento, pra acompanhar evolução (ou não) e sempre funciona!

    Tenho um blog sobre emagrecimento, perdi 25 quilos depois de um pé na bunda e de perder o emprego, uma mudança radical na minha vida, sem remédio, sem dietas radicais, quem quiser visitar é http://www.marilianaopodeparar.wordpress.com

  • responder Bárbara 22/09/2015 às 18:02

    Achei o app bem bacana, e acho legal para acompanhar o tratamento, principalmente pra mim que sempre esqueço de passar os produtinhos, assim vou ter um motivo.

  • responder Julia Kubrusly 23/09/2015 às 01:04

    Eu achei a ideia legal, mas realmente se a pessoa não consegue tirar fotos ou se sente péssima usando uma câmera, acho que não funciona.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  • responder Vanessa 24/09/2015 às 00:36

    É uma ideia bem boa, mas lendo os comentários percebi que pra algumas pessoas pode ser difícil ver a si mesmo qdo há acne demais.
    Eu tive mta acne até um tempo atrás, não chegava a ser severa mas era uma quantidade enorme e não era por causa de hormônio. Tentei de tudo durante anos, usei roacutan e mesmo assim não parou. Só consegui o controle com anticoncepcional. Por causa disso, sei o que é se olhar no espelho em uma situação dessas. Não importava o quanto eu me arrumasse, me achava horrorosa, fora a dor que eu sentia, principalmente ao encostar o rosto no travesseiro pra dormir. Odeio usar anticoncepcional, mas foi a unica coisa que deu jeito.

  • responder Renata 25/09/2015 às 18:18

    Nao sei seria legal…a ideia e bacana para uma comparação mas não sei se para as pessoas que sofrem com o problema seria bom!

  • responder Miriã Andrade 25/09/2015 às 23:25

    Achei uma boa ideia e bem interessante! 😉

  • responder Gabriela Ronchi Salomon 26/09/2015 às 14:12

    A ideia é legal, até porque já fiz tratamento de acne e tirava fotos para ver como andava o tratamento. Hoje não tenho mais o problema, mas quem deseja fazer isso é legal.

  • deixe um comentário

    Resenha Tripla: Bruma Fixadora QDB? Testamos o blush 3 em 1 da Vult Resenha Tripla: Batom Sensa Vic Beauté Testei a base da Lady Gaga na pele oleosa Os perfumes da Yasmin Brunet no BBB