Coisas de Diva Coisas de Diva Coisas de Diva

O vestido tubinho é um clássico do guarda-roupa feminino. Sua principal característica é a modelagem simples, bastante aproximada do corpo. O mais tradicional é o pretinho básico, mas existem outras opções legais com estampas e muita cor. No post de hoje, mostro modelos e formas de usar!

Como funciona em cada tipo de corpo

Para começar, é preciso entender que esse tipo de peça marca bem a silhueta. Por isso, costuma cair melhor em mulheres com cintura menor que a medida dos ombros e quadris. Na classificação usada pela consultora de moda Cris Bemvenutti, destaco os tipos físicos que vestem melhor o tubinho:

vestido tubinho

X: É a mulher violão, aquela que possui ombros e quadril mais ou menos do mesmo tamanho e cintura fina. Basicamente, aquela gata/gostosa que fica bonita com quase tudo.

H: Tem ombros, cintura e quadril praticamente do mesmo tamanho. Como geralmente são mulheres magras e com pouco busto, podem abusar do estilo sequinho e colocar um cinto para criar a ilusão de cintura.

A: É o corpo típico da brasileira – ombros pequenos, cintura fina e quadril mais largo do que o resto. Esse tipo de vestido fica bom em quem adora suas curvas. Nesse caso, vale investir num modelo com mais peso na parte superior do corpo, que ajuda a equilibrar a parte de baixo.

Deixei de lado os tipos O (com cintura mais larga que ombros e quadril) e V (que é o meu tipo de corpo: ombros largos, cintura e quadril menores) porque existem outros vestidos que valorizam mais. Mas isso não significa que seja proibido usar! É preciso sempre experimentar para se descobrir.

Modelos e formas de usar

vestido tubinho

01. Vestido Tubinho Borboletas, Triya para Shop2Gether | 02. Vestido Decote V Plus Size Estampa de Cobra, Marguerite para Posthaus | 03. Vestido Plus Size Listrado, Marguerite para Posthaus | 04. Vestido Neoprene Color, Blue Man para OQVestir | 05. Vestido de Manga Longa Azul, Colcci para Passarela.com | 06. Vestido Listrado com Recorte Vazado, Sommer para Passarela.com | 07. Vestido Tubinho Couro, Vi And Co. para Shop2Gether | 08. Vestido Tubinho Tricô, Market 33 Off para OQVestir | 09. Tubinho Estampado, Ellus 2nd Floor para Passarela.com | 10. Vestido Floral Japonês com Recorte nas Costas, Queens para Passarela.com | 11. Vestido Tubinho Azul, Up Close para Posthaus | 12. Vestido Natural, Queens para Passarela.com | 13. Vestido Tubinho com Abertura nas Costas Coral, Quintess para Posthaus | 14. Vestido Tubinho Étnico Plus Size, Quintess para Posthaus | 15. Vestido Busto Tule, Market 33 Off para OQVestir

Como disse, existem vários modelos legais de vestido tubinho por aí. É preciso sempre ficar atenta à ocasião, que influencia na escolha de cores, estampas e comprimento. Os modelos mini são lindos pro verão e ficam bons também no inverno com a ajuda de meias calças quentinhas e casacos pesados. Já os de comprimento midi vão com classe a um jantar chique e até a uma festa. Quanto mais colorido e estampado, mais informal, e vice-versa.

vestido tubinho

Pesquisei bastante e encontrei muitas referências de como usar o tubinho em variados tipos de corpos e nas mais diferentes ocasiões – inclusive, em temperaturas altas e baixas. Esse é um verdadeiro coringa do guarda-roupa que pode fazer milagres como base do look!

Procurando outras opções? Tem post da Sá com modelos de vestidos de festa para copiar e uma seleção minha de vestidos de renda por menos de R$ 100!

E aí, gostaram das dicas?

Categorias
Compartilhe nas redes sociais
41 Comentários: Nos conte o que tem a dizer
Visualizar Comentários
Nos conte o que tem a dizer

Para usar avatar, cadastre-se com seu email em gravatar.com
O que nossas divas já nos disseram
  1. Lorenna

    Faltou o meu tipo, triângulo invertido.
    Ombros mais largos que o quadril.

    • Gabriela

      Poxa, o meu tb.. 🙁

    • Esse é o V, que é meu tipo de corpo também. Como temos o quadril menor, vale usar roupas que tragam volume para a área inferior do corpo. Por isso, o tubinho, que é reto, não é o mais indicado.

  2. Heloisa Carvalho

    Eu amo tubinho e sou A, o que eu faz com que eu sempre tenha que ajustar os vestidos… Tenho que comprar tamanho grande por causa do quadril, aí acaba sobrando nas costas/busto/ombro, mas depois de uma passadinha na costureira é só alegria, rsrs. Mas por causa desse detalhe acabo comprando mais modelos com cintura marcada e saia rodada. Só estou aqui me perguntando: “daonde” essa marca da nº14 tirou que essa modelo é plus size?

    • É, gente, nem todas as marcas colocam mulheres realmente plus size nas fotos. Mas a numeração, de fato, é.

  3. Priscila

    Tenho o corpo tipo A, e não me sinto bem usando tubinho ou roupas mega coladas que valorizem o quadril largo com a cintura fina.

  4. Sylvia Aline

    depois que eu emagreci comecei a gostar de vestido tubinho.

  5. gleika bernardo

    lindossss…ainda bem que apesar de ser magrinha minha estrutura ossea corresponde ao x…mas, todas tem o direito de ficarem lindas com um tubinho..

  6. Danielle

    Também me peguei pensando sobre essa “plus size” nº 14. Haha
    Meu problema com vestido tubinho é conseguir algum modelo sem que a parte de baixo fique “subindo”. Sempre preciso ajustar também… Daí privilegio outros modelos, como disse a Heloisa – com a saia rodada.

    • Heloisa Carvalho

      Essa subidinha é de matar, né? Às vezes dá vontade de colar a barra do vestido na perna, hahaha.

    • Marina G.

      Comigo também ficam subindo! Não gosto de saia justa e vestido tubinho por causa disso…

  7. A mim falta-me a coragem para estes vestidos tubinho!
    Mas adoro ver! Esses looks inspiração são bem giros.
    Beijinhos,
    http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/

  8. Eu sou alta tenho 1,78 e tenho cintura fina e quadril grande mais pouco busto não consigo me ver usando isso, tenho medo de usar… Mais adorei o post tem vários modelos lindíssimos!!!

  9. Fernanda Gabriela

    Tb tenho corpo A, mesmo sendo magra, e não curto mto tubinhos coladíssimos… Prefiro vestidos com saia em A, pois me dão mais segurança e não dão risco de aparentar “gostosona demais sem ser”. Rs

  10. Polyana

    Quanto tubinho lindo. Perdi peso e já estou com alguns aqui no guarda roupa para ajuste. Creio que meu corpo seja A e muitas vezes preciso levar roupas a costureira :/

  11. Márcia Daniella

    Meu corpo é A e as vezes tenho dificuldade de encontrar um modelo que fique bem porque sempre aperta nos quadris e fica folgado em outras partes, rs, rs

  12. Oi tha, acho e espero que o meu seja o exemplo x kk quando eu secar um pouco vai dar para perceber melhor hahahaha minha cintura é fina e tenho quadril mais largo, amei os modelos de vestidos com precinhos bacanas tha s2
    Tha, me visita também:
    http://www.gilvaniaevans.com

  13. Claudia

    Meu corpo é um típico H, a única diferença é que tenho bastante seio. Sempre prefiro usar algo pra marcar a cintura

  14. Jonathan Hirakawa

    Só senti falta dos tubinhos retos! Tudo bem que são poucas as pessoas ‘valorizadas’ por essa modelagem de vestido mas acho tão bonito! Me remete à sofisticação e também adoro ver referência dos anos 40 e 50 com esse tipo de roupa.

    =)

    Mas super útil! Uma roupa que toda mulher deveria ter é um tubinho preto, fica bem para todas, desde que se acerte a modelagem.

    BEIJO!

  15. Michele Bdz

    é mesmo uma verdadeira peça coringa no armário.
    Adoro que ultimamente vcs tem colocado modelos plus size nas fotos..
    Ajuda muito viu!
    Obrigada!!! 😀

  16. adorei o post acho que meu corpo é o A
    rsrs

    bjos
    kammy
    Comer, Blogar, Amar

  17. Mônica

    Meu tipo de corpo é o X e o problema disso,é que muitas vezes,se você não souber escolher,a roupa fica vulgar…o vestido tubinho,no meu caso,é um exemplo,não dá para usar muito justinho.
    Adorei vários modelos!
    Bjs,Thais.

    • Entendo o que você quer dizer! Fica muita VOLUPTUOSIDADE, né?

  18. Marina G.

    Acho tubinho lindo, mas quase não uso e acho que não tenho nenhum. O último que comprei dei para a minha irmã, pois achei que marcava demais… Concordo com as meninas que comentaram que esses vestidos ficam subindo e isso me incomoda muito! Acabo dando preferência para vestidos mais acinturados e soltinhos na parte de baixo.

  19. Amo vestidos, mas tenho poucos, tenho dificuldades de encontrar os que sirvam em mim (muita desproporção entre o quadril que é pequeno e os peitos grandes, mesmo meu corpo sendo tipo X). Gosto de vestidos mais soltinhos embaixo e sou bem fresca com estampa, aí tenho bem poucos (mas amados). Tubinho só tenho um.
    http://www.issoaquiloetal.wordpress.com

  20. Ana Silva

    Adorei o azul, da modelo loira com clutch vermelha. Todos os acessórios deram um toque mais elegante na simplicidade da peça.

  21. Juliana Gama

    Thaís, amo seus posts de moda!

  22. Chay

    Acompanho vcs a tantos anos, mas nunca comentei haha Só queria elogiar o fato de vcs não terem colocado como inspirações apenas mulheres brancas e magras. O blog de vcs está cada vez mais interessante e profissional 🙂

  23. Kézia Dantas

    Muito legal, amei as dicas, amo os vestidos tubinho! Beijos

  24. Gostei demais das explicações e adorei as imagens para nos inspirar a usar!
    xD

  25. Miriã Andrade

    Dicas ótimas mesmo, vestido tubinho é super coringa! 😉

  26. Renata

    Nao me sinto tão confortável com os super justos…sobem!!

  27. Karen Vieira

    Ótimo post! 🙂

  28. Vanessa

    Eu não sei o que eu sou…não consigo me analisar, hahahaa

  29. Roberta Martins

    Olá Thais!Como vai??
    Não consigo usar vestido tão justo,mas,é só ter paciência para procurar outro tipo.
    Beijos,
    Roberta.

  30. Gabriela Ronchi Salomon

    Tenho o corpo tipo A, mas não consigo usar esse tipo de vestido. Me dá uma agonia hehehehhe. Gosto dos que ficam soltinhos da cintura para baixo, é mais meu estilo 😀

  31. Girlane

    Alguém sabe um jeito de fazer com que certos vesttidos assim justinhos não fiquem subindo quando a gente começa a andar? Tenho 2 vestidos assim, um de neoprene e outro que uso mas fico nervosa porque é começar a andar e ele fica subindo e eu tendo que ficar puxando pra baixo no meio da rua parecendo uma piriguete. Me ajudem meninas. Ouvi falar de um silicone que se coloca na barra do vestido para que ele não suba, mas já rodei aqui na minha cidade e não encontro.

  32. Izabel

    Girlane, vc pode tentar usar uma anágua (é uma sainha que vai debaixo da saia, pode ser de vários tecidos), acredito que modelo bem colado ao corpo deve ajudar. Tente algo de cintura alta.
    Em geral, o que vc encontra por aí são as de cetim, mais molinhas, mas elas podem marcar em vestidos mais coladinhos. Mas elas também colaboram.
    Na internet vc encontra várias lojas que vendem essa peça.
    Espero que ajude!